A systematic review of the literature on the research about the interface between teaching and history of mathematics

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves Feitosa, Raphael
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Coelho da Silva, Isabelle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10611
Resumo: The aim of this investigation is to analyze the literature, in Portuguese, which has been published about the interface between history of mathematics and teaching, especially scientific texts from peer-reviewed journals. Thus, we intend to contribute to an understanding of the recurrent points of investigations on this interface, as well as to detect possible gaps in the field. To do so, we resorted to systematic literature research, carried out on the Portal de Periódicos CAPES. As a result, 19 articles related to the subject were selected. This survey shows that the topic has been increasingly addressed, but there are still gaps to be explained, especially in relation to the pedagogical actions planned and organized within educational institutions. 
id UFPA-7_1f0aa27954db5ae9e0a92a6af71eb0d8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/10611
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling A systematic review of the literature on the research about the interface between teaching and history of mathematicsUma revisão sistemática de literatura acerca dos trabalhos sobre a interface entre ensino e história da matemáticaHistory of mathematics; teaching; interface; systematic reviewHistória da matemática; ensino; interface; revisão sistemáticaThe aim of this investigation is to analyze the literature, in Portuguese, which has been published about the interface between history of mathematics and teaching, especially scientific texts from peer-reviewed journals. Thus, we intend to contribute to an understanding of the recurrent points of investigations on this interface, as well as to detect possible gaps in the field. To do so, we resorted to systematic literature research, carried out on the Portal de Periódicos CAPES. As a result, 19 articles related to the subject were selected. This survey shows that the topic has been increasingly addressed, but there are still gaps to be explained, especially in relation to the pedagogical actions planned and organized within educational institutions. O objetivo da presente investigação é analisar a literatura, em língua portuguesa, que vem sendo publicada acerca da interface entre história da matemática e ensino, sobretudo os textos científicos oriundos de periódicos revisados por pares. Com isso, busca-se colaborar para uma compreensão sobre os pontos recorrentes das investigações nesta interface, bem como detectar possíveis lacunas que o campo possui. Para tanto, recorremos à pesquisa de literatura do tipo sistemática, realizada no Portal de Periódicos CAPES. Como resultado, foram selecionados 19 artigos relacionados ao assunto. Esse levantamento mostra que o tema tem sido cada vez mais abordado, mas ainda há lacunas a serem explanadas, principalmente, em relação às ações pedagógicas planejadas e organizadas dentro das instituições de ensino.Universidade Federal do ParáAlves Feitosa, RaphaelCoelho da Silva, Isabelle2021-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1061110.18542/amazrecm.v17i38.10611Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 17, n. 38 (2021): Ahead of Print; 293-308Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 17, n. 38 (2021): Ahead of Print; 293-3082317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10611/7413/*ref*/ALBUQUERQUE, S. M. de. O uso do ábaco de Gerbert para compreensão do algoritmo da multiplicação moderna: uma proposta de atividade na formação inicial de professores de matemática. In: PEREIRA, A. C. C. et al. Ensino e História da Matemática: enfoques de uma prática. Fortaleza: Eduece, 2020. p. 79-99./*ref*/ALMEIDA, E. C. E. de; GUIMARÃES, J. A.; ALVES, I. T. G. Dez anos do Portal de Periódicos da Capes: histórico, evolução e utilização. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 7, n. 13, p. 218 - 246, 30 nov. 2010. DOI: https://doi.org/10.21713/2358-2332.2010.v7.194./*ref*/ALVES, V. B.; PEREIRA, A. C. C. Instrumentos históricos e o ensino de Matemática: a Régua de Cálculo Circular e suas contribuições na formação do professor. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 2, n. 2, p. 39-50, 9 nov. 2016./*ref*/ALVES, V. B.; PEREIRA, A. C. C. Seno, cosseno e tangente: uma atividade com os círculos de proporção de William Oughtred (1633) na formação de professores de matemática. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 16, n. 35, p. 74-88, abr. 2020. ISSN 2317-5125. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i35.8275./*ref*/ARAMAN, E. M. de O.; BATISTA, I. de L. Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 27, n. 45, p. 1-30, abr. 2013. FapUNIFESP (SciELO). DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0103-636x2013000100002./*ref*/ARAMAN, E. M. de O.; BATISTA, I. de L. O Processo de Construção de Abordagens Históricas na Formação Interdisciplinar do Professor de Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 31, n. 57, p. 380-407, abr. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v31n57a19./*ref*/ARAUJO NETO, A. P. de; MACHADO, S. R. A. A História Institucional no campo da História da Educação Matemática no Brasil. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 22, n. 3, p. 168-195, 9 jan. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i3p168-195./*ref*/BARONI, R. L. S.; TEIXEIRA, M. V.; NOBRE, S. R. História da Matemática em contextos da Educação Matemática: contribuições do GPHM. Bolema, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 153-171, dez. 2011./*ref*/BATISTA, A. N. de S.; PEREIRA, A. C. C. Uma mostra geral de aspectos inseridos na obra Chronographia, Reportorio dos Tempos... (1603). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 5, n. 14, p. 75–84, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.249./*ref*/BATISTA, A. N. DE S.; PEREIRA, A. C. C. A balhestilha (1603) como um instrumento matemático para o estudo de medidas na formação de professores de matemática. Acta Scientiarum. Education, v. 43, n. 1, p. e48188, 23 nov. 2020./*ref*/BELTRAN, M. H. R.; SAITO, F.; TRINDADE, L. dos S. P. História da Ciência para formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014, 128 p. (Série temas em história da ciência)./*ref*/BELTRAM, M. H. R.; TRINDADE, L. dos S. P. (org.). História da Ciência e Ensino: abordagens interdisciplinares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. 226 p. (Série temas em história da ciência)./*ref*/CENDON, B. V.; RIBEIRO, N. A. Análise da literatura acadêmica sobre o Portal Periódico Capes. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.18, n. 2, p. 157-178, maio/ago. 2008./*ref*/CESANA, A.; SAITO, F. Mapeando alguns conhecimentos matemáticos incorporados no “esquadro móvel” de Ottavio Fabri (1544-1612). Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, [S.l.], v. 16, n. 35, p. 89-104, abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i35.8263./*ref*/CYRINO, M. C. de C. T.; CORRÊA, J. F. Reflexões sobre a constituição de uma história orientada para a formação inicial de professores de matemática. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 15, n. 2, p. 413-424, jan. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1516-73132009000200011./*ref*/CLARKE, M.; CHALMERS, I. Reflections on the history of systematic reviews. BMJ Evidence-Based Medicine, n. 23, p. 121-122, 2018./*ref*/CLARKE, J. What is a systematic review? Evidence-Based Nursing, n. 14, p. 64, 2011./*ref*/CORNELL UNIVERSITY LIBRARY, Ithaca, NYA. Guide to Conducting Systematic Reviews: Steps in a Systematic Review, 2018./*ref*/DIAS, M.; SAITO, F. Algumas potencialidades didáticas do “setor trigonal” na interface entre história e ensino de Matemática. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática [Online], v. 16, n. 4, dez. 2014./*ref*/FAUVEL, J.; MAANEN, J. van (Ed.). History in mathematics education: the ICMI study. 6. ed. New York/Boston/Dordrecht/London/Moscow: Kluwer Academic Publishers, 2002./*ref*/FRIED, M. N. Can Mathematics Education and History of Mathematics Coexist? Science & Education, Holanda, v. 10, n. 4, p.391-408, jul. 2001./*ref*/MENDES, I. A. História para o ensino da matemática: uma reinvenção didática para a sala de aula. Revista Cocar, Belém, Edição Especial, n.3, p. 145-166, jul., 2017./*ref*/MENDES, Iran Abreu. Investigação histórica em sala de aula: um exercício de criatividade para a matemática escolar. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza, 2012, p. 1-16./*ref*/MENDES, I. A.; NOBRE, S. João Ângelo Brunelli: um padre matemático e o astrônomo italiano participante da comissão demarcadora de limites da Amazônia na era pombalina. Revista Brasileira de História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 133-152, 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.47976/RBHM2009v9n18133-152./*ref*/MIGUEL, A.; MIORIN, M. Â. História na Educação Matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004./*ref*/OKOLI, C. Guia para realizar uma revisão sistemática da literatura. EaD em Foco, v. 9, n. 1, e748, 2019. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.748./*ref*/OLIVEIRA, F. W. S. Um primeiro olhar sobre a reconstrução do instrumento Jacente no Plano de Pedro Nunes na formação do professor de matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 7, n. 20, p. 67–79, 2020. DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2868./*ref*/OLIVEIRA, R. L. de. Experiências de utilização de artefatos históricos em atividades de ensino. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 4, n. 11, p. 71–80, 2018. DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v4i11.41./*ref*/OLIVEIRA, S. L. de; SIQUEIRA, A. F.; ROMÃO, E. C. Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino Médio: estudo comparativo entre métodos de ensino. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 34, n. 67, p. 764-785, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a20./*ref*/PAIVA, A. B. A história da matemática no ensino e na aprendizagem do sistema de numeração decimal. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 5, n. 14, p. 85-97, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.224./*ref*/PEÑA, Z. J. D.; MORAIS, O.; GAMBOA, S. S. Portal de Periódicos Capes e a webqualis: contribuição em pesquisas sobre Educação e Educação Física. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 8, n. 3, p. 123–141, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.20396/rfe.v8i3.8647578./*ref*/PEREIRA, D. E. É possível utilizar fontes históricas nas aulas de matemática da educação básica?. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 4, n. 11, p. 93-104, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v4i11.42./*ref*/PEREIRA, A. C. C.; SAITO, F. Os instrumentos matemáticos na interface entre história e ensino de matemática: compreendendo o cenário nacional nos últimos 10 anos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 5, n. 14, p. 109–122, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.225./*ref*/PEREIRA, A. C. C.; SAITO, F. A reconstrução do Báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática. Revista Cocar, Belém, v. 13, n. 25, p. 342-372, jan./abr. 2019./*ref*/SAITO, F. Construindo interfaces entre história e ensino da matemática. Ensino da Matemática em Debate, v. 3, n. 1, p. 3-19, ago. 2016./*ref*/SAITO, F.; DIAS, M. da S. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século xvi. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 19, n. 1, p. 89-111, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1516-73132013000100007./*ref*/SAMPAIO, R. F; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, fev. 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-35552007000100013./*ref*/SILVA, I. C. da; SILVA, J. H. da; PEREIRA, A. C. C. Os versos de Lilavati como fonte histórica para o ensino de Matemática: propondo uma prática. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 4, n. 1, p. 78-87, 4 ago. 2018.Direitos autorais 2021 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-17T00:58:53Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/10611Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-08-17T00:58:53Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A systematic review of the literature on the research about the interface between teaching and history of mathematics
Uma revisão sistemática de literatura acerca dos trabalhos sobre a interface entre ensino e história da matemática
title A systematic review of the literature on the research about the interface between teaching and history of mathematics
spellingShingle A systematic review of the literature on the research about the interface between teaching and history of mathematics
Alves Feitosa, Raphael
History of mathematics; teaching; interface; systematic review
História da matemática; ensino; interface; revisão sistemática
title_short A systematic review of the literature on the research about the interface between teaching and history of mathematics
title_full A systematic review of the literature on the research about the interface between teaching and history of mathematics
title_fullStr A systematic review of the literature on the research about the interface between teaching and history of mathematics
title_full_unstemmed A systematic review of the literature on the research about the interface between teaching and history of mathematics
title_sort A systematic review of the literature on the research about the interface between teaching and history of mathematics
author Alves Feitosa, Raphael
author_facet Alves Feitosa, Raphael
Coelho da Silva, Isabelle
author_role author
author2 Coelho da Silva, Isabelle
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Alves Feitosa, Raphael
Coelho da Silva, Isabelle
dc.subject.por.fl_str_mv History of mathematics; teaching; interface; systematic review
História da matemática; ensino; interface; revisão sistemática
topic History of mathematics; teaching; interface; systematic review
História da matemática; ensino; interface; revisão sistemática
description The aim of this investigation is to analyze the literature, in Portuguese, which has been published about the interface between history of mathematics and teaching, especially scientific texts from peer-reviewed journals. Thus, we intend to contribute to an understanding of the recurrent points of investigations on this interface, as well as to detect possible gaps in the field. To do so, we resorted to systematic literature research, carried out on the Portal de Periódicos CAPES. As a result, 19 articles related to the subject were selected. This survey shows that the topic has been increasingly addressed, but there are still gaps to be explained, especially in relation to the pedagogical actions planned and organized within educational institutions. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10611
10.18542/amazrecm.v17i38.10611
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10611
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v17i38.10611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10611/7413
/*ref*/ALBUQUERQUE, S. M. de. O uso do ábaco de Gerbert para compreensão do algoritmo da multiplicação moderna: uma proposta de atividade na formação inicial de professores de matemática. In: PEREIRA, A. C. C. et al. Ensino e História da Matemática: enfoques de uma prática. Fortaleza: Eduece, 2020. p. 79-99.
/*ref*/ALMEIDA, E. C. E. de; GUIMARÃES, J. A.; ALVES, I. T. G. Dez anos do Portal de Periódicos da Capes: histórico, evolução e utilização. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 7, n. 13, p. 218 - 246, 30 nov. 2010. DOI: https://doi.org/10.21713/2358-2332.2010.v7.194.
/*ref*/ALVES, V. B.; PEREIRA, A. C. C. Instrumentos históricos e o ensino de Matemática: a Régua de Cálculo Circular e suas contribuições na formação do professor. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 2, n. 2, p. 39-50, 9 nov. 2016.
/*ref*/ALVES, V. B.; PEREIRA, A. C. C. Seno, cosseno e tangente: uma atividade com os círculos de proporção de William Oughtred (1633) na formação de professores de matemática. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 16, n. 35, p. 74-88, abr. 2020. ISSN 2317-5125. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i35.8275.
/*ref*/ARAMAN, E. M. de O.; BATISTA, I. de L. Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 27, n. 45, p. 1-30, abr. 2013. FapUNIFESP (SciELO). DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0103-636x2013000100002.
/*ref*/ARAMAN, E. M. de O.; BATISTA, I. de L. O Processo de Construção de Abordagens Históricas na Formação Interdisciplinar do Professor de Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 31, n. 57, p. 380-407, abr. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v31n57a19.
/*ref*/ARAUJO NETO, A. P. de; MACHADO, S. R. A. A História Institucional no campo da História da Educação Matemática no Brasil. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 22, n. 3, p. 168-195, 9 jan. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i3p168-195.
/*ref*/BARONI, R. L. S.; TEIXEIRA, M. V.; NOBRE, S. R. História da Matemática em contextos da Educação Matemática: contribuições do GPHM. Bolema, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 153-171, dez. 2011.
/*ref*/BATISTA, A. N. de S.; PEREIRA, A. C. C. Uma mostra geral de aspectos inseridos na obra Chronographia, Reportorio dos Tempos... (1603). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 5, n. 14, p. 75–84, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.249.
/*ref*/BATISTA, A. N. DE S.; PEREIRA, A. C. C. A balhestilha (1603) como um instrumento matemático para o estudo de medidas na formação de professores de matemática. Acta Scientiarum. Education, v. 43, n. 1, p. e48188, 23 nov. 2020.
/*ref*/BELTRAN, M. H. R.; SAITO, F.; TRINDADE, L. dos S. P. História da Ciência para formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014, 128 p. (Série temas em história da ciência).
/*ref*/BELTRAM, M. H. R.; TRINDADE, L. dos S. P. (org.). História da Ciência e Ensino: abordagens interdisciplinares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. 226 p. (Série temas em história da ciência).
/*ref*/CENDON, B. V.; RIBEIRO, N. A. Análise da literatura acadêmica sobre o Portal Periódico Capes. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.18, n. 2, p. 157-178, maio/ago. 2008.
/*ref*/CESANA, A.; SAITO, F. Mapeando alguns conhecimentos matemáticos incorporados no “esquadro móvel” de Ottavio Fabri (1544-1612). Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, [S.l.], v. 16, n. 35, p. 89-104, abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i35.8263.
/*ref*/CYRINO, M. C. de C. T.; CORRÊA, J. F. Reflexões sobre a constituição de uma história orientada para a formação inicial de professores de matemática. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 15, n. 2, p. 413-424, jan. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1516-73132009000200011.
/*ref*/CLARKE, M.; CHALMERS, I. Reflections on the history of systematic reviews. BMJ Evidence-Based Medicine, n. 23, p. 121-122, 2018.
/*ref*/CLARKE, J. What is a systematic review? Evidence-Based Nursing, n. 14, p. 64, 2011.
/*ref*/CORNELL UNIVERSITY LIBRARY, Ithaca, NYA. Guide to Conducting Systematic Reviews: Steps in a Systematic Review, 2018.
/*ref*/DIAS, M.; SAITO, F. Algumas potencialidades didáticas do “setor trigonal” na interface entre história e ensino de Matemática. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática [Online], v. 16, n. 4, dez. 2014.
/*ref*/FAUVEL, J.; MAANEN, J. van (Ed.). History in mathematics education: the ICMI study. 6. ed. New York/Boston/Dordrecht/London/Moscow: Kluwer Academic Publishers, 2002.
/*ref*/FRIED, M. N. Can Mathematics Education and History of Mathematics Coexist? Science & Education, Holanda, v. 10, n. 4, p.391-408, jul. 2001.
/*ref*/MENDES, I. A. História para o ensino da matemática: uma reinvenção didática para a sala de aula. Revista Cocar, Belém, Edição Especial, n.3, p. 145-166, jul., 2017.
/*ref*/MENDES, Iran Abreu. Investigação histórica em sala de aula: um exercício de criatividade para a matemática escolar. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza, 2012, p. 1-16.
/*ref*/MENDES, I. A.; NOBRE, S. João Ângelo Brunelli: um padre matemático e o astrônomo italiano participante da comissão demarcadora de limites da Amazônia na era pombalina. Revista Brasileira de História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 133-152, 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.47976/RBHM2009v9n18133-152.
/*ref*/MIGUEL, A.; MIORIN, M. Â. História na Educação Matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
/*ref*/OKOLI, C. Guia para realizar uma revisão sistemática da literatura. EaD em Foco, v. 9, n. 1, e748, 2019. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.748.
/*ref*/OLIVEIRA, F. W. S. Um primeiro olhar sobre a reconstrução do instrumento Jacente no Plano de Pedro Nunes na formação do professor de matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 7, n. 20, p. 67–79, 2020. DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2868.
/*ref*/OLIVEIRA, R. L. de. Experiências de utilização de artefatos históricos em atividades de ensino. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 4, n. 11, p. 71–80, 2018. DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v4i11.41.
/*ref*/OLIVEIRA, S. L. de; SIQUEIRA, A. F.; ROMÃO, E. C. Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino Médio: estudo comparativo entre métodos de ensino. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 34, n. 67, p. 764-785, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a20.
/*ref*/PAIVA, A. B. A história da matemática no ensino e na aprendizagem do sistema de numeração decimal. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 5, n. 14, p. 85-97, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.224.
/*ref*/PEÑA, Z. J. D.; MORAIS, O.; GAMBOA, S. S. Portal de Periódicos Capes e a webqualis: contribuição em pesquisas sobre Educação e Educação Física. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 8, n. 3, p. 123–141, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.20396/rfe.v8i3.8647578.
/*ref*/PEREIRA, D. E. É possível utilizar fontes históricas nas aulas de matemática da educação básica?. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 4, n. 11, p. 93-104, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v4i11.42.
/*ref*/PEREIRA, A. C. C.; SAITO, F. Os instrumentos matemáticos na interface entre história e ensino de matemática: compreendendo o cenário nacional nos últimos 10 anos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 5, n. 14, p. 109–122, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.225.
/*ref*/PEREIRA, A. C. C.; SAITO, F. A reconstrução do Báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática. Revista Cocar, Belém, v. 13, n. 25, p. 342-372, jan./abr. 2019.
/*ref*/SAITO, F. Construindo interfaces entre história e ensino da matemática. Ensino da Matemática em Debate, v. 3, n. 1, p. 3-19, ago. 2016.
/*ref*/SAITO, F.; DIAS, M. da S. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século xvi. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 19, n. 1, p. 89-111, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1516-73132013000100007.
/*ref*/SAMPAIO, R. F; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, fev. 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-35552007000100013.
/*ref*/SILVA, I. C. da; SILVA, J. H. da; PEREIRA, A. C. C. Os versos de Lilavati como fonte histórica para o ensino de Matemática: propondo uma prática. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 4, n. 1, p. 78-87, 4 ago. 2018.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 17, n. 38 (2021): Ahead of Print; 293-308
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 17, n. 38 (2021): Ahead of Print; 293-308
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1797068754543181824