A systematic review of the literature on the research about the interface between teaching and history of mathematics
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10611 |
Resumo: | The aim of this investigation is to analyze the literature, in Portuguese, which has been published about the interface between history of mathematics and teaching, especially scientific texts from peer-reviewed journals. Thus, we intend to contribute to an understanding of the recurrent points of investigations on this interface, as well as to detect possible gaps in the field. To do so, we resorted to systematic literature research, carried out on the Portal de Periódicos CAPES. As a result, 19 articles related to the subject were selected. This survey shows that the topic has been increasingly addressed, but there are still gaps to be explained, especially in relation to the pedagogical actions planned and organized within educational institutions. |
id |
UFPA-7_1f0aa27954db5ae9e0a92a6af71eb0d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/10611 |
network_acronym_str |
UFPA-7 |
network_name_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A systematic review of the literature on the research about the interface between teaching and history of mathematicsUma revisão sistemática de literatura acerca dos trabalhos sobre a interface entre ensino e história da matemáticaHistory of mathematics; teaching; interface; systematic reviewHistória da matemática; ensino; interface; revisão sistemáticaThe aim of this investigation is to analyze the literature, in Portuguese, which has been published about the interface between history of mathematics and teaching, especially scientific texts from peer-reviewed journals. Thus, we intend to contribute to an understanding of the recurrent points of investigations on this interface, as well as to detect possible gaps in the field. To do so, we resorted to systematic literature research, carried out on the Portal de Periódicos CAPES. As a result, 19 articles related to the subject were selected. This survey shows that the topic has been increasingly addressed, but there are still gaps to be explained, especially in relation to the pedagogical actions planned and organized within educational institutions. O objetivo da presente investigação é analisar a literatura, em língua portuguesa, que vem sendo publicada acerca da interface entre história da matemática e ensino, sobretudo os textos científicos oriundos de periódicos revisados por pares. Com isso, busca-se colaborar para uma compreensão sobre os pontos recorrentes das investigações nesta interface, bem como detectar possíveis lacunas que o campo possui. Para tanto, recorremos à pesquisa de literatura do tipo sistemática, realizada no Portal de Periódicos CAPES. Como resultado, foram selecionados 19 artigos relacionados ao assunto. Esse levantamento mostra que o tema tem sido cada vez mais abordado, mas ainda há lacunas a serem explanadas, principalmente, em relação às ações pedagógicas planejadas e organizadas dentro das instituições de ensino.Universidade Federal do ParáAlves Feitosa, RaphaelCoelho da Silva, Isabelle2021-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1061110.18542/amazrecm.v17i38.10611Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 17, n. 38 (2021): Ahead of Print; 293-308Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 17, n. 38 (2021): Ahead of Print; 293-3082317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10611/7413/*ref*/ALBUQUERQUE, S. M. de. O uso do ábaco de Gerbert para compreensão do algoritmo da multiplicação moderna: uma proposta de atividade na formação inicial de professores de matemática. In: PEREIRA, A. C. C. et al. Ensino e História da Matemática: enfoques de uma prática. Fortaleza: Eduece, 2020. p. 79-99./*ref*/ALMEIDA, E. C. E. de; GUIMARÃES, J. A.; ALVES, I. T. G. Dez anos do Portal de Periódicos da Capes: histórico, evolução e utilização. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 7, n. 13, p. 218 - 246, 30 nov. 2010. DOI: https://doi.org/10.21713/2358-2332.2010.v7.194./*ref*/ALVES, V. B.; PEREIRA, A. C. C. Instrumentos históricos e o ensino de Matemática: a Régua de Cálculo Circular e suas contribuições na formação do professor. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 2, n. 2, p. 39-50, 9 nov. 2016./*ref*/ALVES, V. B.; PEREIRA, A. C. C. Seno, cosseno e tangente: uma atividade com os círculos de proporção de William Oughtred (1633) na formação de professores de matemática. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 16, n. 35, p. 74-88, abr. 2020. ISSN 2317-5125. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i35.8275./*ref*/ARAMAN, E. M. de O.; BATISTA, I. de L. Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 27, n. 45, p. 1-30, abr. 2013. FapUNIFESP (SciELO). DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0103-636x2013000100002./*ref*/ARAMAN, E. M. de O.; BATISTA, I. de L. O Processo de Construção de Abordagens Históricas na Formação Interdisciplinar do Professor de Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 31, n. 57, p. 380-407, abr. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v31n57a19./*ref*/ARAUJO NETO, A. P. de; MACHADO, S. R. A. A História Institucional no campo da História da Educação Matemática no Brasil. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 22, n. 3, p. 168-195, 9 jan. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i3p168-195./*ref*/BARONI, R. L. S.; TEIXEIRA, M. V.; NOBRE, S. R. História da Matemática em contextos da Educação Matemática: contribuições do GPHM. Bolema, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 153-171, dez. 2011./*ref*/BATISTA, A. N. de S.; PEREIRA, A. C. C. Uma mostra geral de aspectos inseridos na obra Chronographia, Reportorio dos Tempos... (1603). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 5, n. 14, p. 75–84, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.249./*ref*/BATISTA, A. N. DE S.; PEREIRA, A. C. C. A balhestilha (1603) como um instrumento matemático para o estudo de medidas na formação de professores de matemática. Acta Scientiarum. Education, v. 43, n. 1, p. e48188, 23 nov. 2020./*ref*/BELTRAN, M. H. R.; SAITO, F.; TRINDADE, L. dos S. P. História da Ciência para formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014, 128 p. (Série temas em história da ciência)./*ref*/BELTRAM, M. H. R.; TRINDADE, L. dos S. P. (org.). História da Ciência e Ensino: abordagens interdisciplinares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. 226 p. (Série temas em história da ciência)./*ref*/CENDON, B. V.; RIBEIRO, N. A. Análise da literatura acadêmica sobre o Portal Periódico Capes. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.18, n. 2, p. 157-178, maio/ago. 2008./*ref*/CESANA, A.; SAITO, F. Mapeando alguns conhecimentos matemáticos incorporados no “esquadro móvel” de Ottavio Fabri (1544-1612). Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, [S.l.], v. 16, n. 35, p. 89-104, abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i35.8263./*ref*/CYRINO, M. C. de C. T.; CORRÊA, J. F. Reflexões sobre a constituição de uma história orientada para a formação inicial de professores de matemática. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 15, n. 2, p. 413-424, jan. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1516-73132009000200011./*ref*/CLARKE, M.; CHALMERS, I. Reflections on the history of systematic reviews. BMJ Evidence-Based Medicine, n. 23, p. 121-122, 2018./*ref*/CLARKE, J. What is a systematic review? Evidence-Based Nursing, n. 14, p. 64, 2011./*ref*/CORNELL UNIVERSITY LIBRARY, Ithaca, NYA. Guide to Conducting Systematic Reviews: Steps in a Systematic Review, 2018./*ref*/DIAS, M.; SAITO, F. Algumas potencialidades didáticas do “setor trigonal” na interface entre história e ensino de Matemática. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática [Online], v. 16, n. 4, dez. 2014./*ref*/FAUVEL, J.; MAANEN, J. van (Ed.). History in mathematics education: the ICMI study. 6. ed. New York/Boston/Dordrecht/London/Moscow: Kluwer Academic Publishers, 2002./*ref*/FRIED, M. N. Can Mathematics Education and History of Mathematics Coexist? Science & Education, Holanda, v. 10, n. 4, p.391-408, jul. 2001./*ref*/MENDES, I. A. História para o ensino da matemática: uma reinvenção didática para a sala de aula. Revista Cocar, Belém, Edição Especial, n.3, p. 145-166, jul., 2017./*ref*/MENDES, Iran Abreu. Investigação histórica em sala de aula: um exercício de criatividade para a matemática escolar. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza, 2012, p. 1-16./*ref*/MENDES, I. A.; NOBRE, S. João Ângelo Brunelli: um padre matemático e o astrônomo italiano participante da comissão demarcadora de limites da Amazônia na era pombalina. Revista Brasileira de História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 133-152, 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.47976/RBHM2009v9n18133-152./*ref*/MIGUEL, A.; MIORIN, M. Â. História na Educação Matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004./*ref*/OKOLI, C. Guia para realizar uma revisão sistemática da literatura. EaD em Foco, v. 9, n. 1, e748, 2019. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.748./*ref*/OLIVEIRA, F. W. S. Um primeiro olhar sobre a reconstrução do instrumento Jacente no Plano de Pedro Nunes na formação do professor de matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 7, n. 20, p. 67–79, 2020. DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2868./*ref*/OLIVEIRA, R. L. de. Experiências de utilização de artefatos históricos em atividades de ensino. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 4, n. 11, p. 71–80, 2018. DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v4i11.41./*ref*/OLIVEIRA, S. L. de; SIQUEIRA, A. F.; ROMÃO, E. C. Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino Médio: estudo comparativo entre métodos de ensino. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 34, n. 67, p. 764-785, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a20./*ref*/PAIVA, A. B. A história da matemática no ensino e na aprendizagem do sistema de numeração decimal. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 5, n. 14, p. 85-97, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.224./*ref*/PEÑA, Z. J. D.; MORAIS, O.; GAMBOA, S. S. Portal de Periódicos Capes e a webqualis: contribuição em pesquisas sobre Educação e Educação Física. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 8, n. 3, p. 123–141, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.20396/rfe.v8i3.8647578./*ref*/PEREIRA, D. E. É possível utilizar fontes históricas nas aulas de matemática da educação básica?. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 4, n. 11, p. 93-104, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v4i11.42./*ref*/PEREIRA, A. C. C.; SAITO, F. Os instrumentos matemáticos na interface entre história e ensino de matemática: compreendendo o cenário nacional nos últimos 10 anos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 5, n. 14, p. 109–122, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.225./*ref*/PEREIRA, A. C. C.; SAITO, F. A reconstrução do Báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática. Revista Cocar, Belém, v. 13, n. 25, p. 342-372, jan./abr. 2019./*ref*/SAITO, F. Construindo interfaces entre história e ensino da matemática. Ensino da Matemática em Debate, v. 3, n. 1, p. 3-19, ago. 2016./*ref*/SAITO, F.; DIAS, M. da S. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século xvi. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 19, n. 1, p. 89-111, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1516-73132013000100007./*ref*/SAMPAIO, R. F; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, fev. 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-35552007000100013./*ref*/SILVA, I. C. da; SILVA, J. H. da; PEREIRA, A. C. C. Os versos de Lilavati como fonte histórica para o ensino de Matemática: propondo uma prática. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 4, n. 1, p. 78-87, 4 ago. 2018.Direitos autorais 2021 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-17T00:58:53Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/10611Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-08-17T00:58:53Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A systematic review of the literature on the research about the interface between teaching and history of mathematics Uma revisão sistemática de literatura acerca dos trabalhos sobre a interface entre ensino e história da matemática |
title |
A systematic review of the literature on the research about the interface between teaching and history of mathematics |
spellingShingle |
A systematic review of the literature on the research about the interface between teaching and history of mathematics Alves Feitosa, Raphael History of mathematics; teaching; interface; systematic review História da matemática; ensino; interface; revisão sistemática |
title_short |
A systematic review of the literature on the research about the interface between teaching and history of mathematics |
title_full |
A systematic review of the literature on the research about the interface between teaching and history of mathematics |
title_fullStr |
A systematic review of the literature on the research about the interface between teaching and history of mathematics |
title_full_unstemmed |
A systematic review of the literature on the research about the interface between teaching and history of mathematics |
title_sort |
A systematic review of the literature on the research about the interface between teaching and history of mathematics |
author |
Alves Feitosa, Raphael |
author_facet |
Alves Feitosa, Raphael Coelho da Silva, Isabelle |
author_role |
author |
author2 |
Coelho da Silva, Isabelle |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves Feitosa, Raphael Coelho da Silva, Isabelle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
History of mathematics; teaching; interface; systematic review História da matemática; ensino; interface; revisão sistemática |
topic |
History of mathematics; teaching; interface; systematic review História da matemática; ensino; interface; revisão sistemática |
description |
The aim of this investigation is to analyze the literature, in Portuguese, which has been published about the interface between history of mathematics and teaching, especially scientific texts from peer-reviewed journals. Thus, we intend to contribute to an understanding of the recurrent points of investigations on this interface, as well as to detect possible gaps in the field. To do so, we resorted to systematic literature research, carried out on the Portal de Periódicos CAPES. As a result, 19 articles related to the subject were selected. This survey shows that the topic has been increasingly addressed, but there are still gaps to be explained, especially in relation to the pedagogical actions planned and organized within educational institutions. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10611 10.18542/amazrecm.v17i38.10611 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10611 |
identifier_str_mv |
10.18542/amazrecm.v17i38.10611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10611/7413 /*ref*/ALBUQUERQUE, S. M. de. O uso do ábaco de Gerbert para compreensão do algoritmo da multiplicação moderna: uma proposta de atividade na formação inicial de professores de matemática. In: PEREIRA, A. C. C. et al. Ensino e História da Matemática: enfoques de uma prática. Fortaleza: Eduece, 2020. p. 79-99. /*ref*/ALMEIDA, E. C. E. de; GUIMARÃES, J. A.; ALVES, I. T. G. Dez anos do Portal de Periódicos da Capes: histórico, evolução e utilização. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 7, n. 13, p. 218 - 246, 30 nov. 2010. DOI: https://doi.org/10.21713/2358-2332.2010.v7.194. /*ref*/ALVES, V. B.; PEREIRA, A. C. C. Instrumentos históricos e o ensino de Matemática: a Régua de Cálculo Circular e suas contribuições na formação do professor. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 2, n. 2, p. 39-50, 9 nov. 2016. /*ref*/ALVES, V. B.; PEREIRA, A. C. C. Seno, cosseno e tangente: uma atividade com os círculos de proporção de William Oughtred (1633) na formação de professores de matemática. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 16, n. 35, p. 74-88, abr. 2020. ISSN 2317-5125. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i35.8275. /*ref*/ARAMAN, E. M. de O.; BATISTA, I. de L. Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 27, n. 45, p. 1-30, abr. 2013. FapUNIFESP (SciELO). DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0103-636x2013000100002. /*ref*/ARAMAN, E. M. de O.; BATISTA, I. de L. O Processo de Construção de Abordagens Históricas na Formação Interdisciplinar do Professor de Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 31, n. 57, p. 380-407, abr. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v31n57a19. /*ref*/ARAUJO NETO, A. P. de; MACHADO, S. R. A. A História Institucional no campo da História da Educação Matemática no Brasil. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 22, n. 3, p. 168-195, 9 jan. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i3p168-195. /*ref*/BARONI, R. L. S.; TEIXEIRA, M. V.; NOBRE, S. R. História da Matemática em contextos da Educação Matemática: contribuições do GPHM. Bolema, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 153-171, dez. 2011. /*ref*/BATISTA, A. N. de S.; PEREIRA, A. C. C. Uma mostra geral de aspectos inseridos na obra Chronographia, Reportorio dos Tempos... (1603). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 5, n. 14, p. 75–84, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.249. /*ref*/BATISTA, A. N. DE S.; PEREIRA, A. C. C. A balhestilha (1603) como um instrumento matemático para o estudo de medidas na formação de professores de matemática. Acta Scientiarum. Education, v. 43, n. 1, p. e48188, 23 nov. 2020. /*ref*/BELTRAN, M. H. R.; SAITO, F.; TRINDADE, L. dos S. P. História da Ciência para formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014, 128 p. (Série temas em história da ciência). /*ref*/BELTRAM, M. H. R.; TRINDADE, L. dos S. P. (org.). História da Ciência e Ensino: abordagens interdisciplinares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. 226 p. (Série temas em história da ciência). /*ref*/CENDON, B. V.; RIBEIRO, N. A. Análise da literatura acadêmica sobre o Portal Periódico Capes. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.18, n. 2, p. 157-178, maio/ago. 2008. /*ref*/CESANA, A.; SAITO, F. Mapeando alguns conhecimentos matemáticos incorporados no “esquadro móvel” de Ottavio Fabri (1544-1612). Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, [S.l.], v. 16, n. 35, p. 89-104, abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i35.8263. /*ref*/CYRINO, M. C. de C. T.; CORRÊA, J. F. Reflexões sobre a constituição de uma história orientada para a formação inicial de professores de matemática. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 15, n. 2, p. 413-424, jan. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1516-73132009000200011. /*ref*/CLARKE, M.; CHALMERS, I. Reflections on the history of systematic reviews. BMJ Evidence-Based Medicine, n. 23, p. 121-122, 2018. /*ref*/CLARKE, J. What is a systematic review? Evidence-Based Nursing, n. 14, p. 64, 2011. /*ref*/CORNELL UNIVERSITY LIBRARY, Ithaca, NYA. Guide to Conducting Systematic Reviews: Steps in a Systematic Review, 2018. /*ref*/DIAS, M.; SAITO, F. Algumas potencialidades didáticas do “setor trigonal” na interface entre história e ensino de Matemática. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática [Online], v. 16, n. 4, dez. 2014. /*ref*/FAUVEL, J.; MAANEN, J. van (Ed.). History in mathematics education: the ICMI study. 6. ed. New York/Boston/Dordrecht/London/Moscow: Kluwer Academic Publishers, 2002. /*ref*/FRIED, M. N. Can Mathematics Education and History of Mathematics Coexist? Science & Education, Holanda, v. 10, n. 4, p.391-408, jul. 2001. /*ref*/MENDES, I. A. História para o ensino da matemática: uma reinvenção didática para a sala de aula. Revista Cocar, Belém, Edição Especial, n.3, p. 145-166, jul., 2017. /*ref*/MENDES, Iran Abreu. Investigação histórica em sala de aula: um exercício de criatividade para a matemática escolar. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza, 2012, p. 1-16. /*ref*/MENDES, I. A.; NOBRE, S. João Ângelo Brunelli: um padre matemático e o astrônomo italiano participante da comissão demarcadora de limites da Amazônia na era pombalina. Revista Brasileira de História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 133-152, 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.47976/RBHM2009v9n18133-152. /*ref*/MIGUEL, A.; MIORIN, M. Â. História na Educação Matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. /*ref*/OKOLI, C. Guia para realizar uma revisão sistemática da literatura. EaD em Foco, v. 9, n. 1, e748, 2019. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.748. /*ref*/OLIVEIRA, F. W. S. Um primeiro olhar sobre a reconstrução do instrumento Jacente no Plano de Pedro Nunes na formação do professor de matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 7, n. 20, p. 67–79, 2020. DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2868. /*ref*/OLIVEIRA, R. L. de. Experiências de utilização de artefatos históricos em atividades de ensino. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 4, n. 11, p. 71–80, 2018. DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v4i11.41. /*ref*/OLIVEIRA, S. L. de; SIQUEIRA, A. F.; ROMÃO, E. C. Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino Médio: estudo comparativo entre métodos de ensino. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 34, n. 67, p. 764-785, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a20. /*ref*/PAIVA, A. B. A história da matemática no ensino e na aprendizagem do sistema de numeração decimal. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 5, n. 14, p. 85-97, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.224. /*ref*/PEÑA, Z. J. D.; MORAIS, O.; GAMBOA, S. S. Portal de Periódicos Capes e a webqualis: contribuição em pesquisas sobre Educação e Educação Física. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 8, n. 3, p. 123–141, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.20396/rfe.v8i3.8647578. /*ref*/PEREIRA, D. E. É possível utilizar fontes históricas nas aulas de matemática da educação básica?. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 4, n. 11, p. 93-104, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v4i11.42. /*ref*/PEREIRA, A. C. C.; SAITO, F. Os instrumentos matemáticos na interface entre história e ensino de matemática: compreendendo o cenário nacional nos últimos 10 anos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 5, n. 14, p. 109–122, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.225. /*ref*/PEREIRA, A. C. C.; SAITO, F. A reconstrução do Báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática. Revista Cocar, Belém, v. 13, n. 25, p. 342-372, jan./abr. 2019. /*ref*/SAITO, F. Construindo interfaces entre história e ensino da matemática. Ensino da Matemática em Debate, v. 3, n. 1, p. 3-19, ago. 2016. /*ref*/SAITO, F.; DIAS, M. da S. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século xvi. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 19, n. 1, p. 89-111, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1516-73132013000100007. /*ref*/SAMPAIO, R. F; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, fev. 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-35552007000100013. /*ref*/SILVA, I. C. da; SILVA, J. H. da; PEREIRA, A. C. C. Os versos de Lilavati como fonte histórica para o ensino de Matemática: propondo uma prática. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 4, n. 1, p. 78-87, 4 ago. 2018. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 17, n. 38 (2021): Ahead of Print; 293-308 Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 17, n. 38 (2021): Ahead of Print; 293-308 2317-5125 1980-5128 reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
collection |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br |
_version_ |
1797068754543181824 |