Educação na web: caracterização de perfis voltados ao ensino de Química no Instagram
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Data de Publicação: | 2024 |
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Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15453 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi caracterizar os perfis na rede social Instagram voltados ao ensino de Química, nos quesitos: conteúdo das postagens, linguagem, identidade visual e interação dos seguidores. A pesquisa de campo em ambientes virtuais, exploratória e qualitativa, ocorreu por meio das hashtags: #ensinodequímica e #professordequímica, em agosto de 2022. Os perfis selecionados foram distribuídos em três categorias: 1) conhecimento específico, 2) empreendedorismo digital e 3) caráter humorístico e cultura pop. As publicações e comentários foram analisados quando possível. Ao todo, os nove perfis estudados continham aproximadamente 250 mil seguidores. Os criadores de conteúdo dedicam atenção à identidade visual e utilizam diferentes estratégias de engajamento, inclusive a criação de personagens para facilitar a interlocução com o público. Conclui-se que o Instagram é um veículo atrativo de disseminação do conhecimento, com potencial para o trabalho com educadores químicos e empreendedorismo |
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Educação na web: caracterização de perfis voltados ao ensino de Química no InstagramEducation on the web: characterization of profiles specific to Chemistry teaching on Instagramrede social; educadores químicos; estudantes; educaçãosocial network; chemical educators; students; educationO objetivo deste trabalho foi caracterizar os perfis na rede social Instagram voltados ao ensino de Química, nos quesitos: conteúdo das postagens, linguagem, identidade visual e interação dos seguidores. A pesquisa de campo em ambientes virtuais, exploratória e qualitativa, ocorreu por meio das hashtags: #ensinodequímica e #professordequímica, em agosto de 2022. Os perfis selecionados foram distribuídos em três categorias: 1) conhecimento específico, 2) empreendedorismo digital e 3) caráter humorístico e cultura pop. As publicações e comentários foram analisados quando possível. Ao todo, os nove perfis estudados continham aproximadamente 250 mil seguidores. Os criadores de conteúdo dedicam atenção à identidade visual e utilizam diferentes estratégias de engajamento, inclusive a criação de personagens para facilitar a interlocução com o público. Conclui-se que o Instagram é um veículo atrativo de disseminação do conhecimento, com potencial para o trabalho com educadores químicos e empreendedorismoThis work aimed to characterize the profiles on the social network Instagram focused on teaching Chemistry in terms of post content, language, visual identity, and follower interaction. Field research in virtual environments, exploratory and qualitative, took place using the hashtags: #ensinodequímica and #professordequímica, in August 2022. The selected profiles were distributed into three categories: 1) specific knowledge, 2) digital entrepreneurship, and 3) humorous nature and pop culture. Publications and comments were analyzed when possible. In total, the nine profiles studied had approximately 250 thousand followers. Content creators pay attention to visual identity and use different engagement strategies, including creating characters to facilitate dialogue with the audience. It is concluded that Instagram is an attractive vehicle for disseminating knowledge, with the potential for working with chemistry educators and entrepreneurshipUniversidade Federal do Paráde Sousa, Amanda PereiraFirmino, Nairley Cardoso SáFirmino, Diego FariasBarbano, Elton Patrick2024-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1545310.18542/amazrecm.v20i44.15453Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 20, n. 44 (2024); 105-120Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 20, n. 44 (2024); 105-1202317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15453/11169/*ref*/AVIO. Agência Digital. São Bernardo do Campo – SP, 2023. Disponível em: https://avio.com.br/blog/instagram-react-como-fazer-e-o-que-e-exatamente-essa-novidade/. Acesso em: 04 de outubro de 2023./*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2015. 288p./*ref*/BORTOLAI, M. M. S; LIMA, R. S.; DUTRA-PEREIRA, F. K. “Ser professor de química é”: percepções sobre a docência e seu papel social. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 46, p. 315-333, 2021./*ref*/BRASIL. Senado Federal. Projeto de Lei n° 2944, de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir os temas do empreendedorismo e da inovação nos currículos da educação básica e superior. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/149527. Acesso em: 29 out. 2022./*ref*/CARVALHO, L. S. et al. Ensino remoto emergencial: proposic?o?es e tutoriais para o uso de Recursos Digitais em aulas remotas. UFRN: SEDIS, 2021./*ref*/CARVALHO, L. S.; MELO, M. S. As redes sociais no ensino remoto: As possibilidades de aplicac?a?o e as percepc?o?es de professores a partir de uma experie?ncia formativa. Revista Extensa?o em Foco, n. 27, p. 120-139, 2022./*ref*/CERICATO, I. L. A profissão docente em análise no Brasil: uma revisão bibliográfica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, p. 273-289, 2016./*ref*/ESPÓSITO, V. H. E. Pesquisa qualitativa de natureza fenomenológica e hermenêutica em educação: trajetórias. Motricidades: Revista SPQMH, v. 5, n. 2, p. 225-234, 2021./*ref*/FIRMINO, N. C. S. A linguagem regionalizada nas redes sociais como alternativa para a prática da reflexão-ação de professores de química. 2022. 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Identidade visual no Instagram: o impacto de três grandes marcas no que tange a captação da atenção do usuário. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, 2020./*ref*/JANERINE, A. S.; QUADROS, A. L. A reflexa?o coletiva na formac?a?o de professores: uma experie?ncia no curso de licenciatura em Qui?mica da UFVJM. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 23, e24328, p. 1 – 16, 2021./*ref*/LIMA, S. G. S.; COSTA, A. S.; PINHEIRO, M. T. F. Redes sociais na educac?a?o: desdobramentos contempora?neos diante de contextos tecnolo?gicos. Brazilian Journal of Development, v.7, n.4, p. 42341-42357, 2021./*ref*/LOZADA, G; NUNES, K. da S. Metodologia cienti?fica [recurso eletro?nico]. Porto Alegre: SAGAH, 2018, 238p./*ref*/MACHADO, A. H.; MORTIMER, E. F. Química para o Ensino Médio: fundamentos, pressupostos e o fazer cotidiano. In: MALDANER, O. A.; ZANON, L. B. Fundamentos e Propostas do Ensino de Química para a Educação Básica no Brasil. 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Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 20, n. 44 (2024); 105-120 Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 20, n. 44 (2024); 105-120 2317-5125 1980-5128 reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
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