Educação na web: caracterização de perfis voltados ao ensino de Química no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sousa, Amanda Pereira
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Firmino, Nairley Cardoso Sá, Firmino, Diego Farias, Barbano, Elton Patrick
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15453
Resumo: O objetivo deste trabalho foi caracterizar os perfis na rede social Instagram voltados ao ensino de Química, nos quesitos: conteúdo das postagens, linguagem, identidade visual e interação dos seguidores. A pesquisa de campo em ambientes virtuais, exploratória e qualitativa, ocorreu por meio das hashtags: #ensinodequímica e #professordequímica, em agosto de 2022. Os perfis selecionados foram distribuídos em três categorias: 1) conhecimento específico, 2) empreendedorismo digital e 3) caráter humorístico e cultura pop. As publicações e comentários foram analisados quando possível. Ao todo, os nove perfis estudados continham aproximadamente 250 mil seguidores. Os criadores de conteúdo dedicam atenção à identidade visual e utilizam diferentes estratégias de engajamento, inclusive a criação de personagens para facilitar a interlocução com o público. Conclui-se que o Instagram é um veículo atrativo de disseminação do conhecimento, com potencial para o trabalho com educadores químicos e empreendedorismo
id UFPA-7_23501635029821ed8b0119b4c3101906
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/15453
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Educação na web: caracterização de perfis voltados ao ensino de Química no InstagramEducation on the web: characterization of profiles specific to Chemistry teaching on Instagramrede social; educadores químicos; estudantes; educaçãosocial network; chemical educators; students; educationO objetivo deste trabalho foi caracterizar os perfis na rede social Instagram voltados ao ensino de Química, nos quesitos: conteúdo das postagens, linguagem, identidade visual e interação dos seguidores. A pesquisa de campo em ambientes virtuais, exploratória e qualitativa, ocorreu por meio das hashtags: #ensinodequímica e #professordequímica, em agosto de 2022. Os perfis selecionados foram distribuídos em três categorias: 1) conhecimento específico, 2) empreendedorismo digital e 3) caráter humorístico e cultura pop. As publicações e comentários foram analisados quando possível. Ao todo, os nove perfis estudados continham aproximadamente 250 mil seguidores. Os criadores de conteúdo dedicam atenção à identidade visual e utilizam diferentes estratégias de engajamento, inclusive a criação de personagens para facilitar a interlocução com o público. Conclui-se que o Instagram é um veículo atrativo de disseminação do conhecimento, com potencial para o trabalho com educadores químicos e empreendedorismoThis work aimed to characterize the profiles on the social network Instagram focused on teaching Chemistry in terms of post content, language, visual identity, and follower interaction. Field research in virtual environments, exploratory and qualitative, took place using the hashtags: #ensinodequímica and #professordequímica, in August 2022. The selected profiles were distributed into three categories: 1) specific knowledge, 2) digital entrepreneurship, and 3) humorous nature and pop culture. Publications and comments were analyzed when possible. In total, the nine profiles studied had approximately 250 thousand followers. Content creators pay attention to visual identity and use different engagement strategies, including creating characters to facilitate dialogue with the audience. It is concluded that Instagram is an attractive vehicle for disseminating knowledge, with the potential for working with chemistry educators and entrepreneurshipUniversidade Federal do Paráde Sousa, Amanda PereiraFirmino, Nairley Cardoso SáFirmino, Diego FariasBarbano, Elton Patrick2024-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1545310.18542/amazrecm.v20i44.15453Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 20, n. 44 (2024); 105-120Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 20, n. 44 (2024); 105-1202317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15453/11169/*ref*/AVIO. Agência Digital. São Bernardo do Campo – SP, 2023. Disponível em: https://avio.com.br/blog/instagram-react-como-fazer-e-o-que-e-exatamente-essa-novidade/. Acesso em: 04 de outubro de 2023./*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2015. 288p./*ref*/BORTOLAI, M. M. S; LIMA, R. S.; DUTRA-PEREIRA, F. K. “Ser professor de química é”: percepções sobre a docência e seu papel social. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 46, p. 315-333, 2021./*ref*/BRASIL. Senado Federal. Projeto de Lei n° 2944, de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir os temas do empreendedorismo e da inovação nos currículos da educação básica e superior. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/149527. Acesso em: 29 out. 2022./*ref*/CARVALHO, L. S. et al. Ensino remoto emergencial: proposic?o?es e tutoriais para o uso de Recursos Digitais em aulas remotas. UFRN: SEDIS, 2021./*ref*/CARVALHO, L. S.; MELO, M. S. As redes sociais no ensino remoto: As possibilidades de aplicac?a?o e as percepc?o?es de professores a partir de uma experie?ncia formativa. Revista Extensa?o em Foco, n. 27, p. 120-139, 2022./*ref*/CERICATO, I. L. A profissão docente em análise no Brasil: uma revisão bibliográfica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, p. 273-289, 2016./*ref*/ESPÓSITO, V. H. E. Pesquisa qualitativa de natureza fenomenológica e hermenêutica em educação: trajetórias. Motricidades: Revista SPQMH, v. 5, n. 2, p. 225-234, 2021./*ref*/FIRMINO, N. C. S. A linguagem regionalizada nas redes sociais como alternativa para a prática da reflexão-ação de professores de química. 2022. (Dissertação) – Universidade da Integração internacional da Lusofonia afro-brasileira, Redenção, p.67, 2022./*ref*/FIRMINO, N. C. S. et al. O uso da Aprendizagem Baseada em Equipes como ferramenta diagnóstica no ensino-aprendizagem de Química. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, p. 1227 – 1249, 2020./*ref*/FIRMINO, N. C. S.; MARTINS. E. S. Re(des)construindo o ser profissional: histórias de vida e de (trans)formação docente de uma professora de Química. In: MARTINS, E. S. et al. Ensino e Pesquisa na Pós-graduação: teoria, prática e práxis [recurso eletrônico], Fortaleza: EdUECE, p. 235-252, 2021./*ref*/GERONIMO, A. S.; CERVERÓ, A. C.; OLIVEIRA, H. P. C. Fake News no ambiente digital: um fenômeno mercadológico de narrativas populistas nas redes sociais. Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, v. 15, n. 1, 2022./*ref*/GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. [recurso eletrônico] – Barueri: Atlas, 2022. 186p./*ref*/GONÇALVES, J. P. P. Identidade visual no Instagram: o impacto de três grandes marcas no que tange a captação da atenção do usuário. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, 2020./*ref*/JANERINE, A. S.; QUADROS, A. L. A reflexa?o coletiva na formac?a?o de professores: uma experie?ncia no curso de licenciatura em Qui?mica da UFVJM. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 23, e24328, p. 1 – 16, 2021./*ref*/LIMA, S. G. S.; COSTA, A. S.; PINHEIRO, M. T. F. Redes sociais na educac?a?o: desdobramentos contempora?neos diante de contextos tecnolo?gicos. Brazilian Journal of Development, v.7, n.4, p. 42341-42357, 2021./*ref*/LOZADA, G; NUNES, K. da S. Metodologia cienti?fica [recurso eletro?nico]. Porto Alegre: SAGAH, 2018, 238p./*ref*/MACHADO, A. H.; MORTIMER, E. F. Química para o Ensino Médio: fundamentos, pressupostos e o fazer cotidiano. In: MALDANER, O. A.; ZANON, L. B. Fundamentos e Propostas do Ensino de Química para a Educação Básica no Brasil. Formato Digital. Ijuí:Ed. Unijuí, 2020./*ref*/MARCONDES, M. E. R.; PEIXOTO, H. R. C. Interações e transformações - Química para o Ensino Médio: uma contribuição para a melhoria do ensino. In: MALDANER, O. A.; ZANON, L. B. Fundamentos e Propostas do Ensino de Química para a Educação Básica no Brasil. Formato Digital. Ijuí:Ed. Unijuí, 2020./*ref*/MARTINS, G. C.; GALVÃO, V. S.; ALTARUGIO, M. H. Explorando o uso de memes como recurso significativo em aulas do Programa Ciências na Escola. Amazônia Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 19, n. 43, p. 34 – 38, 2023./*ref*/MATTAR, J.; RAMOS, D. K. Metodologia da pesquisa em educac?a?o: Abordagens Qualitativas, Quantitativas e Mistas. Portugal: Grupo Almedina, 2021. 470p./*ref*/MATTÉ, A. A.; CASTRO, R. M.; REIS, V. C. T. A formação de professores e a didática: alguns aspectos históricos e teóricos. Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia, v. 2, n. 14, p. 18-30, 2016./*ref*/OLIVEIRA, A. B. S. Instagram e ensino de Química: Análise de alguns perfis destinados a abordagem de conhecimentos químicos na rede social. 2022. (Monografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022./*ref*/OLIVEIRA, K. E. J.; PORTO, C. M.; ALVES, A. L. Memes de redes sociais digitais enquanto objetos de aprendizagem na Cibercultura: da viralizac?a?o a? educac?a?o. Acta Scientiarum, v. 41, p. 1 – 11, 2019./*ref*/ÓRFÃO, L. G; ALVIM, M. H. Análise da perspectiva sobre a contextualização no ensino de química e a ruptura com o paradigma positivista. Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 6, n.1, p.39 - 54, 2022./*ref*/PAIVA, V. L. M. de O. A linguagem dos emojis. Trabalhos em Linguística Aplicada. v. 55, n. 2, p. 379-399, 2016./*ref*/PATIAS, N. D; HOHENDORFF, J. V. Critérios de qualidade para artigos de pesquisa qualitativa. Psicologia em estudo, v. 24, e43536, P. 1 - 14, 2019./*ref*/PEIXOTO, R; OLIVEIRA, E. E. M. O. As mídias digitais no contexto da sociedade contemporânea: influências na educação escolar. Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v.5, n.1, p.180, 2021./*ref*/PEREIRA, J. A.; SILVA JÚNIOR, J. F da; DA SILVA, E. V. Instagram como Ferramenta de Aprendizagem Colaborativa Aplicada ao Ensino de Química. Revista Debates em ensino de Química, v. 5, n. 1, p. 119 – 131, 2019./*ref*/PESSANHA, E. B. Química – Desafios e Metas do Ensino. Shamballah Produções Gráficas Belém-PA, 2020. 129 p./*ref*/RIGUE, F. M.; GONÇALVES, D. F. A formação docente em Química e os paradoxos da atuação profissional. Educação Química en Punto de Vista, v. 4, n. 2, 2020./*ref*/SANTOS, B. F. dos; MORTIMER, E. F. Ondas semânticas e a dimensão epistêmica do discurso na sala de aula de química. Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 1, 2019./*ref*/SANTOS, B. A. P.; SANTOS, M. J.; MELLO, R. M. A. V. Redes sociais e o Ensino de Química: o que as pesquisas na área dizem? Revista Cocar, v. 17, n. 35, p. 1 – 19, 2022./*ref*/SILVA, G. M. F.; GOMES, E. B. Cultura pop e pra?ticas pedago?gicas: uma reflexa?o para a Educac?a?o Ba?sica. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 1, p. 1-14, 2023./*ref*/SILVA, S. M. B. Q.; CORDEIRO, A. T. ‘Seguindo!’ Marketing digital, Instagram e consumo. Cadernos de Gestão e Empreendedorismo, v. 8, n. 2, p. 153-164, 2020./*ref*/VERMELHO, S. C. et al. Refletindo sobre as redes sociais digitais. Educação & Sociedade, v. 35, n. 126, p. 179-196, 2014./*ref*/ZEFERINO, A. F. S.; SILVA, C.; SILVA, J. A. A Instagram ?s influence on chemistry education in the COVID-19 pandemic period. Diversitas Journal, v. 7, n. 1, p. 424 - 434, 2022./*ref*/ZENHA, L. Redes sociais online: o que sa?o as redes sociais e como se organizam? Cadernos de Educação, v.1, n. 49, p. 19 - 42, 2018.Direitos autorais 2024 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-26T13:18:53Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/15453Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2024-08-26T13:18:53Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação na web: caracterização de perfis voltados ao ensino de Química no Instagram
Education on the web: characterization of profiles specific to Chemistry teaching on Instagram
title Educação na web: caracterização de perfis voltados ao ensino de Química no Instagram
spellingShingle Educação na web: caracterização de perfis voltados ao ensino de Química no Instagram
de Sousa, Amanda Pereira
rede social; educadores químicos; estudantes; educação
social network; chemical educators; students; education
title_short Educação na web: caracterização de perfis voltados ao ensino de Química no Instagram
title_full Educação na web: caracterização de perfis voltados ao ensino de Química no Instagram
title_fullStr Educação na web: caracterização de perfis voltados ao ensino de Química no Instagram
title_full_unstemmed Educação na web: caracterização de perfis voltados ao ensino de Química no Instagram
title_sort Educação na web: caracterização de perfis voltados ao ensino de Química no Instagram
author de Sousa, Amanda Pereira
author_facet de Sousa, Amanda Pereira
Firmino, Nairley Cardoso Sá
Firmino, Diego Farias
Barbano, Elton Patrick
author_role author
author2 Firmino, Nairley Cardoso Sá
Firmino, Diego Farias
Barbano, Elton Patrick
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv de Sousa, Amanda Pereira
Firmino, Nairley Cardoso Sá
Firmino, Diego Farias
Barbano, Elton Patrick
dc.subject.por.fl_str_mv rede social; educadores químicos; estudantes; educação
social network; chemical educators; students; education
topic rede social; educadores químicos; estudantes; educação
social network; chemical educators; students; education
description O objetivo deste trabalho foi caracterizar os perfis na rede social Instagram voltados ao ensino de Química, nos quesitos: conteúdo das postagens, linguagem, identidade visual e interação dos seguidores. A pesquisa de campo em ambientes virtuais, exploratória e qualitativa, ocorreu por meio das hashtags: #ensinodequímica e #professordequímica, em agosto de 2022. Os perfis selecionados foram distribuídos em três categorias: 1) conhecimento específico, 2) empreendedorismo digital e 3) caráter humorístico e cultura pop. As publicações e comentários foram analisados quando possível. Ao todo, os nove perfis estudados continham aproximadamente 250 mil seguidores. Os criadores de conteúdo dedicam atenção à identidade visual e utilizam diferentes estratégias de engajamento, inclusive a criação de personagens para facilitar a interlocução com o público. Conclui-se que o Instagram é um veículo atrativo de disseminação do conhecimento, com potencial para o trabalho com educadores químicos e empreendedorismo
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15453
10.18542/amazrecm.v20i44.15453
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15453
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v20i44.15453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15453/11169
/*ref*/AVIO. Agência Digital. São Bernardo do Campo – SP, 2023. Disponível em: https://avio.com.br/blog/instagram-react-como-fazer-e-o-que-e-exatamente-essa-novidade/. Acesso em: 04 de outubro de 2023.
/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2015. 288p.
/*ref*/BORTOLAI, M. M. S; LIMA, R. S.; DUTRA-PEREIRA, F. K. “Ser professor de química é”: percepções sobre a docência e seu papel social. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 46, p. 315-333, 2021.
/*ref*/BRASIL. Senado Federal. Projeto de Lei n° 2944, de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir os temas do empreendedorismo e da inovação nos currículos da educação básica e superior. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/149527. Acesso em: 29 out. 2022.
/*ref*/CARVALHO, L. S. et al. Ensino remoto emergencial: proposic?o?es e tutoriais para o uso de Recursos Digitais em aulas remotas. UFRN: SEDIS, 2021.
/*ref*/CARVALHO, L. S.; MELO, M. S. As redes sociais no ensino remoto: As possibilidades de aplicac?a?o e as percepc?o?es de professores a partir de uma experie?ncia formativa. Revista Extensa?o em Foco, n. 27, p. 120-139, 2022.
/*ref*/CERICATO, I. L. A profissão docente em análise no Brasil: uma revisão bibliográfica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, p. 273-289, 2016.
/*ref*/ESPÓSITO, V. H. E. Pesquisa qualitativa de natureza fenomenológica e hermenêutica em educação: trajetórias. Motricidades: Revista SPQMH, v. 5, n. 2, p. 225-234, 2021.
/*ref*/FIRMINO, N. C. S. A linguagem regionalizada nas redes sociais como alternativa para a prática da reflexão-ação de professores de química. 2022. (Dissertação) – Universidade da Integração internacional da Lusofonia afro-brasileira, Redenção, p.67, 2022.
/*ref*/FIRMINO, N. C. S. et al. O uso da Aprendizagem Baseada em Equipes como ferramenta diagnóstica no ensino-aprendizagem de Química. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, p. 1227 – 1249, 2020.
/*ref*/FIRMINO, N. C. S.; MARTINS. E. S. Re(des)construindo o ser profissional: histórias de vida e de (trans)formação docente de uma professora de Química. In: MARTINS, E. S. et al. Ensino e Pesquisa na Pós-graduação: teoria, prática e práxis [recurso eletrônico], Fortaleza: EdUECE, p. 235-252, 2021.
/*ref*/GERONIMO, A. S.; CERVERÓ, A. C.; OLIVEIRA, H. P. C. Fake News no ambiente digital: um fenômeno mercadológico de narrativas populistas nas redes sociais. Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, v. 15, n. 1, 2022.
/*ref*/GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. [recurso eletrônico] – Barueri: Atlas, 2022. 186p.
/*ref*/GONÇALVES, J. P. P. Identidade visual no Instagram: o impacto de três grandes marcas no que tange a captação da atenção do usuário. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, 2020.
/*ref*/JANERINE, A. S.; QUADROS, A. L. A reflexa?o coletiva na formac?a?o de professores: uma experie?ncia no curso de licenciatura em Qui?mica da UFVJM. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 23, e24328, p. 1 – 16, 2021.
/*ref*/LIMA, S. G. S.; COSTA, A. S.; PINHEIRO, M. T. F. Redes sociais na educac?a?o: desdobramentos contempora?neos diante de contextos tecnolo?gicos. Brazilian Journal of Development, v.7, n.4, p. 42341-42357, 2021.
/*ref*/LOZADA, G; NUNES, K. da S. Metodologia cienti?fica [recurso eletro?nico]. Porto Alegre: SAGAH, 2018, 238p.
/*ref*/MACHADO, A. H.; MORTIMER, E. F. Química para o Ensino Médio: fundamentos, pressupostos e o fazer cotidiano. In: MALDANER, O. A.; ZANON, L. B. Fundamentos e Propostas do Ensino de Química para a Educação Básica no Brasil. Formato Digital. Ijuí:Ed. Unijuí, 2020.
/*ref*/MARCONDES, M. E. R.; PEIXOTO, H. R. C. Interações e transformações - Química para o Ensino Médio: uma contribuição para a melhoria do ensino. In: MALDANER, O. A.; ZANON, L. B. Fundamentos e Propostas do Ensino de Química para a Educação Básica no Brasil. Formato Digital. Ijuí:Ed. Unijuí, 2020.
/*ref*/MARTINS, G. C.; GALVÃO, V. S.; ALTARUGIO, M. H. Explorando o uso de memes como recurso significativo em aulas do Programa Ciências na Escola. Amazônia Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 19, n. 43, p. 34 – 38, 2023.
/*ref*/MATTAR, J.; RAMOS, D. K. Metodologia da pesquisa em educac?a?o: Abordagens Qualitativas, Quantitativas e Mistas. Portugal: Grupo Almedina, 2021. 470p.
/*ref*/MATTÉ, A. A.; CASTRO, R. M.; REIS, V. C. T. A formação de professores e a didática: alguns aspectos históricos e teóricos. Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia, v. 2, n. 14, p. 18-30, 2016.
/*ref*/OLIVEIRA, A. B. S. Instagram e ensino de Química: Análise de alguns perfis destinados a abordagem de conhecimentos químicos na rede social. 2022. (Monografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
/*ref*/OLIVEIRA, K. E. J.; PORTO, C. M.; ALVES, A. L. Memes de redes sociais digitais enquanto objetos de aprendizagem na Cibercultura: da viralizac?a?o a? educac?a?o. Acta Scientiarum, v. 41, p. 1 – 11, 2019.
/*ref*/ÓRFÃO, L. G; ALVIM, M. H. Análise da perspectiva sobre a contextualização no ensino de química e a ruptura com o paradigma positivista. Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 6, n.1, p.39 - 54, 2022.
/*ref*/PAIVA, V. L. M. de O. A linguagem dos emojis. Trabalhos em Linguística Aplicada. v. 55, n. 2, p. 379-399, 2016.
/*ref*/PATIAS, N. D; HOHENDORFF, J. V. Critérios de qualidade para artigos de pesquisa qualitativa. Psicologia em estudo, v. 24, e43536, P. 1 - 14, 2019.
/*ref*/PEIXOTO, R; OLIVEIRA, E. E. M. O. As mídias digitais no contexto da sociedade contemporânea: influências na educação escolar. Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v.5, n.1, p.180, 2021.
/*ref*/PEREIRA, J. A.; SILVA JÚNIOR, J. F da; DA SILVA, E. V. Instagram como Ferramenta de Aprendizagem Colaborativa Aplicada ao Ensino de Química. Revista Debates em ensino de Química, v. 5, n. 1, p. 119 – 131, 2019.
/*ref*/PESSANHA, E. B. Química – Desafios e Metas do Ensino. Shamballah Produções Gráficas Belém-PA, 2020. 129 p.
/*ref*/RIGUE, F. M.; GONÇALVES, D. F. A formação docente em Química e os paradoxos da atuação profissional. Educação Química en Punto de Vista, v. 4, n. 2, 2020.
/*ref*/SANTOS, B. F. dos; MORTIMER, E. F. Ondas semânticas e a dimensão epistêmica do discurso na sala de aula de química. Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 1, 2019.
/*ref*/SANTOS, B. A. P.; SANTOS, M. J.; MELLO, R. M. A. V. Redes sociais e o Ensino de Química: o que as pesquisas na área dizem? Revista Cocar, v. 17, n. 35, p. 1 – 19, 2022.
/*ref*/SILVA, G. M. F.; GOMES, E. B. Cultura pop e pra?ticas pedago?gicas: uma reflexa?o para a Educac?a?o Ba?sica. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 1, p. 1-14, 2023.
/*ref*/SILVA, S. M. B. Q.; CORDEIRO, A. T. ‘Seguindo!’ Marketing digital, Instagram e consumo. Cadernos de Gestão e Empreendedorismo, v. 8, n. 2, p. 153-164, 2020.
/*ref*/VERMELHO, S. C. et al. Refletindo sobre as redes sociais digitais. Educação & Sociedade, v. 35, n. 126, p. 179-196, 2014.
/*ref*/ZEFERINO, A. F. S.; SILVA, C.; SILVA, J. A. A Instagram ?s influence on chemistry education in the COVID-19 pandemic period. Diversitas Journal, v. 7, n. 1, p. 424 - 434, 2022.
/*ref*/ZENHA, L. Redes sociais online: o que sa?o as redes sociais e como se organizam? Cadernos de Educação, v.1, n. 49, p. 19 - 42, 2018.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 20, n. 44 (2024); 105-120
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 20, n. 44 (2024); 105-120
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1809465145698549760