O que sabem e como ensinam os professores: Investigando estratégias para mudanças paradigmáticas e de atitudes enfocando a educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Melo, Katarina Vasconcelos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Jófili, Zélia Maria Soares, Leão, Ana Maria dos Anjos Carneiro, de Oliveira, Gilvaneide Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1688
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar a contribuição do uso de mapas conceituais, oficinas pedagógicas e entrevistas, no apoio à reflexão crítica dos professores sobre a sua prática pedagógica em Educação Ambiental, tendo como foco os ambientes recifais. A pesquisa foi desenvolvida numa Escola da Rede Pública de Ensino com três professores de Biologia. Os resultados evidenciam lacunas conceituais e dificuldades na articulação dos conceitos, bem como a percepção, pelos docentes, dos equívocos conceituais cometidos e, consequentemente, das próprias falhas na prática pedagógica. Ficou claramente estabelecida a necessidade de intervenções substanciais na formação docente para abalar as certezas sedimentadas por anos de ensino transmissivo numa visão disciplinar cartesiana e linear.
id UFPA-7_23f267ad3722d4209e06abaaae48f9fb
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1688
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling O que sabem e como ensinam os professores: Investigando estratégias para mudanças paradigmáticas e de atitudes enfocando a educação ambientalambientes recifais; educação ambiental; formação docente; reflexão críticaO objetivo deste estudo foi investigar a contribuição do uso de mapas conceituais, oficinas pedagógicas e entrevistas, no apoio à reflexão crítica dos professores sobre a sua prática pedagógica em Educação Ambiental, tendo como foco os ambientes recifais. A pesquisa foi desenvolvida numa Escola da Rede Pública de Ensino com três professores de Biologia. Os resultados evidenciam lacunas conceituais e dificuldades na articulação dos conceitos, bem como a percepção, pelos docentes, dos equívocos conceituais cometidos e, consequentemente, das próprias falhas na prática pedagógica. Ficou claramente estabelecida a necessidade de intervenções substanciais na formação docente para abalar as certezas sedimentadas por anos de ensino transmissivo numa visão disciplinar cartesiana e linear.Universidade Federal do Paráde Melo, Katarina VasconcelosJófili, Zélia Maria SoaresLeão, Ana Maria dos Anjos Carneirode Oliveira, Gilvaneide Ferreira2011-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/168810.18542/amazrecm.v8i15.1688Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 8, n. 15 (2011); 45-60Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 8, n. 15 (2011); 45-602317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1688/2096/*ref*/AMARAL, F. D. et al. Cnidarians of Saint Peter and St. Paul Archipelago, Northeast Brazil. In: 10 International Coral Reef Symposium. Proceedings.., v.1, 2002a. p. 567-572./*ref*/AMARAL, F. D.et al. Corais e hidrocorais de alguns ambientes recifais de Pernambuco. In: Congresso Brasileiro de Zoologia, 24, 2002 b, Itajaí. Resumos... Itajaí.. 2002b, p 22./*ref*/AMARAL, F. M. D. et al. Atividades de extensão do Laboratório de Ambientes Recifais (LAR/UFRPE). In: Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 1, 2003, João Pessoa. Anais... João Pessoa: EDUFPB, 2003. p.1-8./*ref*/BEHRENS, M. A. A prática pedagógica e o desafio do paradigma emergente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 80, n. 196, 1999, p. 383-403./*ref*/BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis: Vozes. 2005, 117p./*ref*/BONOTO, D. M. B. et al. Educação Ambiental e o trabalho com valores reflexões sobre experiências de formação continuada. Revista Educação - Teoria e prática, vol. 10, n. 18 e n. 19, 2002, p. 67-71. Disponível em: cecemca.rc.unesp.br. Data de acesso: 06 abr 2009./*ref*/BRASIL. Constituição da Repúbica Federativa do Brasil de 1988. Capítulo VI – Art. 225. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm. Data de acesso: 10 jul. 2012./*ref*/CANDAU, V. M. Da didática fundamental ao fundamental da didática. In: ANDRE, M. e OLIVEIRA, M. R. (Org.) Alternativas no ensino de didática, 2 ed. Papirus, 2000, p. 71-95./*ref*/CAPRA, F. A Teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996. 256p./*ref*/CARNEIRO-LEÃO, A. M. A. et al. Ensinando Biologia numa perspectiva de complexidade. In: JÓFILI, Z.; ALMEIDA, A. (Org.) Ensino de Biologia, meio ambiente e cidadania: olhares que se cruzam. Recife: UFRPE: SBenBio/Regional 5,. 2009, p. 197-206./*ref*/CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental crítica: nomes e endereçamentos da educação. In: LAYRARGUES, P. P. (Coord.) Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental. Brasília: MMA, 2004a. 156p./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 165p./*ref*/GOULART, M. & CALLISTO, M. Bioindicadores de qualidade de água como ferramenta em estudos de impacto ambiental. Revista da FAPAM, ano 2, n. 1, 2003. 9p./*ref*/GUIMARÃES, M. A Educação Ambiental crítica. In: LAYRARGUES, P. P. (Coord.) Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental. Brasília: MMA, 2004. 156p./*ref*/JÓFILI, Z. Pedagogia crítica freireana e a formação de professores. In: JÓFILI, Z. (Org.) Aprimorando-se com Paulo Freire... no que fazer educativo. Recife: Bagaço. (Coleção Paulo Rosas, vol 3). 2006, p. 47-67./*ref*/LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental transformadora. In: LOUREIRO, C. F. B (Coord.) Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental. Brasília: MMA, 2004. 156p./*ref*/LOUREIRO, C. F. B; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. (Orgs.). Pensamento complexo, dialética e Educação Ambiental. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 213 p./*ref*/MEDINA, N. M. & SANTOS, E. C. Educação Ambiental: uma metodologia participativa de formação, 3 ed. Petrópolis, RJ: Vozes. 1999. 231p./*ref*/MELO, R. S.; CRISPIM, M. C.; LIMA, E. R. V. Turismo em ambientes recifais: em busca da transição para a sustentabilidade. Caderno virtual de turismo, vol 5, n. 4, 2005. p. 1-9./*ref*/NOVAK, J. D.; CAÑAS, A. J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usálos. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.5, n.1, jan.-jun. 2010 p. 9-29. Disponível em: Data de acesso: 08 out. 2011./*ref*/NÓVOA, A. (Org.) Vidas de professores, 2 ed. Portugal. Ed: Porto, 1995. 215p./*ref*/OLIVA, J. T. A Educação Ambiental no ensino formal. Congresso brasileiro de qualidade na educação. MARFAN, M. (Org.). Brasília, vol. 3. MEC, SEF, 2002. p. 41-48./*ref*/REIGOTA, M. A floresta e a escola. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2002. 167p./*ref*/RUPPERT, E. E.; BARNES, R. D. Zoologia dos Invertebrados, 6. ed. São Paulo: Ed. Roca, 1996. 1028 p./*ref*/SORRENTINO, M. De Tbilisi a Thessalonik: a Educação Ambiental no Brasil. In: QUINTAS, J. S. (Org.). Pensando e praticando a Educação Ambiental no Brasil. Brasília: Ibama, 2002.Direitos autorais 2011 CC-BYinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-17T00:59:15Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1688Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-08-17T00:59:15Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O que sabem e como ensinam os professores: Investigando estratégias para mudanças paradigmáticas e de atitudes enfocando a educação ambiental
title O que sabem e como ensinam os professores: Investigando estratégias para mudanças paradigmáticas e de atitudes enfocando a educação ambiental
spellingShingle O que sabem e como ensinam os professores: Investigando estratégias para mudanças paradigmáticas e de atitudes enfocando a educação ambiental
de Melo, Katarina Vasconcelos
ambientes recifais; educação ambiental; formação docente; reflexão crítica
title_short O que sabem e como ensinam os professores: Investigando estratégias para mudanças paradigmáticas e de atitudes enfocando a educação ambiental
title_full O que sabem e como ensinam os professores: Investigando estratégias para mudanças paradigmáticas e de atitudes enfocando a educação ambiental
title_fullStr O que sabem e como ensinam os professores: Investigando estratégias para mudanças paradigmáticas e de atitudes enfocando a educação ambiental
title_full_unstemmed O que sabem e como ensinam os professores: Investigando estratégias para mudanças paradigmáticas e de atitudes enfocando a educação ambiental
title_sort O que sabem e como ensinam os professores: Investigando estratégias para mudanças paradigmáticas e de atitudes enfocando a educação ambiental
author de Melo, Katarina Vasconcelos
author_facet de Melo, Katarina Vasconcelos
Jófili, Zélia Maria Soares
Leão, Ana Maria dos Anjos Carneiro
de Oliveira, Gilvaneide Ferreira
author_role author
author2 Jófili, Zélia Maria Soares
Leão, Ana Maria dos Anjos Carneiro
de Oliveira, Gilvaneide Ferreira
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Melo, Katarina Vasconcelos
Jófili, Zélia Maria Soares
Leão, Ana Maria dos Anjos Carneiro
de Oliveira, Gilvaneide Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv ambientes recifais; educação ambiental; formação docente; reflexão crítica
topic ambientes recifais; educação ambiental; formação docente; reflexão crítica
description O objetivo deste estudo foi investigar a contribuição do uso de mapas conceituais, oficinas pedagógicas e entrevistas, no apoio à reflexão crítica dos professores sobre a sua prática pedagógica em Educação Ambiental, tendo como foco os ambientes recifais. A pesquisa foi desenvolvida numa Escola da Rede Pública de Ensino com três professores de Biologia. Os resultados evidenciam lacunas conceituais e dificuldades na articulação dos conceitos, bem como a percepção, pelos docentes, dos equívocos conceituais cometidos e, consequentemente, das próprias falhas na prática pedagógica. Ficou claramente estabelecida a necessidade de intervenções substanciais na formação docente para abalar as certezas sedimentadas por anos de ensino transmissivo numa visão disciplinar cartesiana e linear.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1688
10.18542/amazrecm.v8i15.1688
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1688
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v8i15.1688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1688/2096
/*ref*/AMARAL, F. D. et al. Cnidarians of Saint Peter and St. Paul Archipelago, Northeast Brazil. In: 10 International Coral Reef Symposium. Proceedings.., v.1, 2002a. p. 567-572.
/*ref*/AMARAL, F. D.et al. Corais e hidrocorais de alguns ambientes recifais de Pernambuco. In: Congresso Brasileiro de Zoologia, 24, 2002 b, Itajaí. Resumos... Itajaí.. 2002b, p 22.
/*ref*/AMARAL, F. M. D. et al. Atividades de extensão do Laboratório de Ambientes Recifais (LAR/UFRPE). In: Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 1, 2003, João Pessoa. Anais... João Pessoa: EDUFPB, 2003. p.1-8.
/*ref*/BEHRENS, M. A. A prática pedagógica e o desafio do paradigma emergente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 80, n. 196, 1999, p. 383-403.
/*ref*/BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis: Vozes. 2005, 117p.
/*ref*/BONOTO, D. M. B. et al. Educação Ambiental e o trabalho com valores reflexões sobre experiências de formação continuada. Revista Educação - Teoria e prática, vol. 10, n. 18 e n. 19, 2002, p. 67-71. Disponível em: cecemca.rc.unesp.br. Data de acesso: 06 abr 2009.
/*ref*/BRASIL. Constituição da Repúbica Federativa do Brasil de 1988. Capítulo VI – Art. 225. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm. Data de acesso: 10 jul. 2012.
/*ref*/CANDAU, V. M. Da didática fundamental ao fundamental da didática. In: ANDRE, M. e OLIVEIRA, M. R. (Org.) Alternativas no ensino de didática, 2 ed. Papirus, 2000, p. 71-95.
/*ref*/CAPRA, F. A Teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996. 256p.
/*ref*/CARNEIRO-LEÃO, A. M. A. et al. Ensinando Biologia numa perspectiva de complexidade. In: JÓFILI, Z.; ALMEIDA, A. (Org.) Ensino de Biologia, meio ambiente e cidadania: olhares que se cruzam. Recife: UFRPE: SBenBio/Regional 5,. 2009, p. 197-206.
/*ref*/CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental crítica: nomes e endereçamentos da educação. In: LAYRARGUES, P. P. (Coord.) Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental. Brasília: MMA, 2004a. 156p.
/*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 165p.
/*ref*/GOULART, M. & CALLISTO, M. Bioindicadores de qualidade de água como ferramenta em estudos de impacto ambiental. Revista da FAPAM, ano 2, n. 1, 2003. 9p.
/*ref*/GUIMARÃES, M. A Educação Ambiental crítica. In: LAYRARGUES, P. P. (Coord.) Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental. Brasília: MMA, 2004. 156p.
/*ref*/JÓFILI, Z. Pedagogia crítica freireana e a formação de professores. In: JÓFILI, Z. (Org.) Aprimorando-se com Paulo Freire... no que fazer educativo. Recife: Bagaço. (Coleção Paulo Rosas, vol 3). 2006, p. 47-67.
/*ref*/LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental transformadora. In: LOUREIRO, C. F. B (Coord.) Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental. Brasília: MMA, 2004. 156p.
/*ref*/LOUREIRO, C. F. B; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. (Orgs.). Pensamento complexo, dialética e Educação Ambiental. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 213 p.
/*ref*/MEDINA, N. M. & SANTOS, E. C. Educação Ambiental: uma metodologia participativa de formação, 3 ed. Petrópolis, RJ: Vozes. 1999. 231p.
/*ref*/MELO, R. S.; CRISPIM, M. C.; LIMA, E. R. V. Turismo em ambientes recifais: em busca da transição para a sustentabilidade. Caderno virtual de turismo, vol 5, n. 4, 2005. p. 1-9.
/*ref*/NOVAK, J. D.; CAÑAS, A. J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usálos. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.5, n.1, jan.-jun. 2010 p. 9-29. Disponível em: Data de acesso: 08 out. 2011.
/*ref*/NÓVOA, A. (Org.) Vidas de professores, 2 ed. Portugal. Ed: Porto, 1995. 215p.
/*ref*/OLIVA, J. T. A Educação Ambiental no ensino formal. Congresso brasileiro de qualidade na educação. MARFAN, M. (Org.). Brasília, vol. 3. MEC, SEF, 2002. p. 41-48.
/*ref*/REIGOTA, M. A floresta e a escola. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2002. 167p.
/*ref*/RUPPERT, E. E.; BARNES, R. D. Zoologia dos Invertebrados, 6. ed. São Paulo: Ed. Roca, 1996. 1028 p.
/*ref*/SORRENTINO, M. De Tbilisi a Thessalonik: a Educação Ambiental no Brasil. In: QUINTAS, J. S. (Org.). Pensando e praticando a Educação Ambiental no Brasil. Brasília: Ibama, 2002.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2011 CC-BY
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2011 CC-BY
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 8, n. 15 (2011); 45-60
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 8, n. 15 (2011); 45-60
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1809465147570257920