O que sabem e como ensinam os professores: Investigando estratégias para mudanças paradigmáticas e de atitudes enfocando a educação ambiental
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Data de Publicação: | 2011 |
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Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1688 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi investigar a contribuição do uso de mapas conceituais, oficinas pedagógicas e entrevistas, no apoio à reflexão crítica dos professores sobre a sua prática pedagógica em Educação Ambiental, tendo como foco os ambientes recifais. A pesquisa foi desenvolvida numa Escola da Rede Pública de Ensino com três professores de Biologia. Os resultados evidenciam lacunas conceituais e dificuldades na articulação dos conceitos, bem como a percepção, pelos docentes, dos equívocos conceituais cometidos e, consequentemente, das próprias falhas na prática pedagógica. Ficou claramente estabelecida a necessidade de intervenções substanciais na formação docente para abalar as certezas sedimentadas por anos de ensino transmissivo numa visão disciplinar cartesiana e linear. |
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O que sabem e como ensinam os professores: Investigando estratégias para mudanças paradigmáticas e de atitudes enfocando a educação ambientalambientes recifais; educação ambiental; formação docente; reflexão críticaO objetivo deste estudo foi investigar a contribuição do uso de mapas conceituais, oficinas pedagógicas e entrevistas, no apoio à reflexão crítica dos professores sobre a sua prática pedagógica em Educação Ambiental, tendo como foco os ambientes recifais. A pesquisa foi desenvolvida numa Escola da Rede Pública de Ensino com três professores de Biologia. Os resultados evidenciam lacunas conceituais e dificuldades na articulação dos conceitos, bem como a percepção, pelos docentes, dos equívocos conceituais cometidos e, consequentemente, das próprias falhas na prática pedagógica. Ficou claramente estabelecida a necessidade de intervenções substanciais na formação docente para abalar as certezas sedimentadas por anos de ensino transmissivo numa visão disciplinar cartesiana e linear.Universidade Federal do Paráde Melo, Katarina VasconcelosJófili, Zélia Maria SoaresLeão, Ana Maria dos Anjos Carneirode Oliveira, Gilvaneide Ferreira2011-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/168810.18542/amazrecm.v8i15.1688Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 8, n. 15 (2011); 45-60Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 8, n. 15 (2011); 45-602317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1688/2096/*ref*/AMARAL, F. D. et al. 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