The importance of models for teaching Physics: focusing on Archimedes' principle in high school textbooks

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Landi Júnior, Salmon
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Mesquita, Nyuara Araújo da Silva, Queirós, Wellington Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15538
Resumo: This study sought to identify and discuss the explanatory models for approaching Archimedes' principle in Natural Sciences textbooks approved by the Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2021. In addition, an explanatory model that can be implemented in Physics classes, based on the relationship between experimentation and mathematical and theoretical elements was proposed. Regarding the analysis of the textbooks, it was observed that the presentation of Archimedes' principle, in most cases, was disconnected from the theoretical foundation and supported by mathematical equations that are not properly explained. In turn, the explanatory model proposed here seeks to elucidate conceptual and mathematical aspects, contributing to a more reflective approach in High School Physics classes.
id UFPA-7_2860855a8fa1cd0ed6738a0676f61f9a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/15538
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling The importance of models for teaching Physics: focusing on Archimedes' principle in high school textbooksA importância de modelos para o ensino de Física: em foco o princípio de Arquimedes nos livros didáticos de Ensino Médiophysics teaching; hydrostatics; buoyancyensino de Física; hidrostática; empuxoThis study sought to identify and discuss the explanatory models for approaching Archimedes' principle in Natural Sciences textbooks approved by the Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2021. In addition, an explanatory model that can be implemented in Physics classes, based on the relationship between experimentation and mathematical and theoretical elements was proposed. Regarding the analysis of the textbooks, it was observed that the presentation of Archimedes' principle, in most cases, was disconnected from the theoretical foundation and supported by mathematical equations that are not properly explained. In turn, the explanatory model proposed here seeks to elucidate conceptual and mathematical aspects, contributing to a more reflective approach in High School Physics classes.Neste trabalho, buscou-se identificar e discutir os modelos explicativos para a abordagem do princípio de Arquimedes em livros didáticos de Ciências da Natureza aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2021. Além disso, propôs-se um modelo explicativo, que pode ser implementado em aulas de Física, a partir da relação entre experimentação e elementos matemáticos e teóricos. Quanto à análise dos livros didáticos, observou-se que a apresentação do princípio de Arquimedes, na maioria dos casos, mostrou-se desvinculada da fundamentação teórica e sustentada por equações matemáticas que não são devidamente explicadas. Por sua vez, o modelo explicativo proposto aqui busca elucidar aspectos conceituais e matemáticos, contribuindo com uma abordagem mais reflexiva em aulas de Física do Ensino Médio.Universidade Federal do ParáLandi Júnior, SalmonMesquita, Nyuara Araújo da SilvaQueirós, Wellington Pereira de2024-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1553810.18542/amazrecm.v20i44.15538Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 20, n. 44 (2024); 269-284Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 20, n. 44 (2024); 269-2842317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15538/11249/*ref*/ARAÚJO, M. S. T.; ABIB, M. L. V. S. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 2, p. 176–194, 2003./*ref*/ASSIS, A. K. T. Sobre os corpos flutuantes, tradução comentada de um texto de Arquimedes, Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência, v. 16, p. 69-80, 1996./*ref*/BRANCO, E. P.; BRANCO, A. B. G.; IWASSE, L. F. A.; ZANATTA, S. C. Uma visão crítica sobre a implantação da Base Nacional Comum Curricular em consonância com a reforma do Ensino Médio. Debates em Educação, v. 10, n. 21, p. 47-70, 2018./*ref*/BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 18 nov. 2023./*ref*/BRASIL. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Brasília: MEC, 2018b. Disponi?vel em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file. Acesso em: 18 nov. 2023./*ref*/BRASIL. Guia Digital PNLD 2021. Brasi?lia: MEC, 2021. Disponível em: https://pnld.nees.ufal.br/assets-pnld/guias/Guia_pnld_2021_didatico_pnld-2021-obj2-ciencias-natureza-suas-tecnologias.pdf. Acesso em: 07 de nov. 2023./*ref*/COELHO, M. N.; MOURA, V. H. F. A abordagem do tema “gravitação” nas coleções de Ciências da Natureza e Tecnologias no PNLD 2021: qual a "Natureza da Ciência" que eles comunicam? Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 19, n. 43, p. 49-67, 2023. Disponível em https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14702/10730. Acesso em: 30 jul. 2024./*ref*/CUPANI, A.; PIETROCOLA, M. A relevância da epistemologia de Mario Bunge para o ensino de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, n. especial, p. 100-125, 2002./*ref*/DRIVER, R.; ASOKO, H.; LEACH, J.; MORTIMER, E.; SCOTT, P. Construindo o conhecimento científico na sala de aula. Química Nova na Escola, n. 9, p. 31-40, 1999./*ref*/FRONTALI, C. History of physical terms: ‘pressure’, Physics Education, v. 48, n. 4, p. 484-490, 2013./*ref*/GIL-PERÉZ, D.; MONTORO, I. F.; ALÍS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem na?o deformada do trabalho cienti?fico. Cie?ncia & Educac?a?o, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001./*ref*/HIDALGO, J. M.; QUEIROZ, D. M.; OLIVEIRA, M. C. J. A História da Ciência no PNLD 2018: o Princípio de Arquimedes como estudo de caso. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 2, p. 1251-1281, 2021./*ref*/HIDALGO, J. M.; RAMALHO, E.; ANSELMO, D. H. A. L. A historical and conceptual analysis of Archimedes’ Principle in higher education textbooks and its relevance for teachers. Physics Education, v. 58, n. 5, p. 055009, 2023./*ref*/KOEHL, G. M. Archimedes’ Principle and the Hydrostatic Paradox – Simple Demonstration. American Journal of Physics, v. 17, n. 9, p. 579-580, 1949./*ref*/LANDI JÚNIOR, S.; CARVALHO, T. M.; SOUZA, A. D. An Instructive Apparatus for Determining the Density of Liquids Based on Archimedes’ Principle. The Physics Teacher, v. 62, n. 2, p. 114-115, 2024. Disponível em https://pubs.aip.org/aapt/pte/article-abstract/62/2/114/3176027/An-Instructive-Apparatus-for-Determining-the?redirectedFrom=fulltext. Acesso em 25 de ago. de 2024./*ref*/LANDI JÚNIOR, S.; MESQUITA, N. A. S.; QUEIRÓS, W. P. Uma análise conceitual do princípio de Arquimedes nos livros didáticos de Ciências da Natureza do Ensino Médio. Revista de Educação Pública, v. 33, p. 78-102, 2024./*ref*/LEROY, B. Archimedes principle: a simple derivation. European Journal of Physics, v. 6, n. 1, p. 56, 1985./*ref*/LIMA, F. M. S. Using surface integrals for checking Archimedes’ law of buoyancy. European Journal of Physics, v. 33, n. 1, p. 101-113, 2012./*ref*/LIMA, F. M. S.; VENCESLAU, G. M.; BRASIL, G. T. A downward buoyant force experiment. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 2, p. 2309, 2014./*ref*/LUCIE, P. H. La bilancetta – a pequena balança ou a balança hidrostática. Cadernos de História e Filosofia da Ciência, v. 9, p. 105-107, 1986./*ref*/LU?DKE, M.; ANDRE?, M. E. D. A. Pesquisa em educac?a?o: abordagens qualitativas. Sa?o Paulo: EPU, 1986./*ref*/MACHADO, J.; CRUZ, S. M. S. C. S. Conhecimento, realidade e ensino de Física: modelização em uma inspiração bungeana. Ciência & Educação, v. 17, n. 4, p. 887-902, 2011./*ref*/MOLLETA, E.; ZANIM, A. P.; VERONEZ, M. R. D. Tipos de modeladores revelados no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 20, n. 44, p. 21-40, 2024. Disponível em https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15006. Acesso em: 30 de jul. 2024./*ref*/MOREIRA, M. A. Desafios no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 43, suppl. 1, p. e20200451, 2021./*ref*/NELSON, J.; BRAY NELSON, J. Buoyancy Can-Can. The Physics Teacher, v. 53, n. 5, p. 279-281, 2015./*ref*/PIETROCOLA, M. A matemática como estruturante do conhecimento físico. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 19, n. 1, p. 89-109, 2002. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9297/8588/*ref*/NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica. v. 2. 5 Ed. Fluidos, Oscilações e Ondas, Calor. São Paulo: Blucher, 2013./*ref*/OLIVEIRA, B. M.; MELO FILHO, J. M.; AFONSO, J. C. A densidade e a evolução do densímetro. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 1, p. 1601, 2013./*ref*/OLIVEIRA, L. D.; RAMOS, T. C.; CARNEIRO, J. A. S. A. O.; LANDI JÚNIOR, S. Conhecimentos de Matemática básica de graduandos nos anos iniciais de Engenharia: desafios, fragilidades e enfrentamentos possíveis. Revista BOEM, v. 8, n. 16, p. 134-152, 2020. Disponível em https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/18000. Acesso em: 25 de ago. 2024./*ref*/OLIVEIRA, L. D.; RAMOS, T. C.; VISEU, F.; ROCHA SEGUNDO, I. G.; LANDI JÚNIOR, S. A formação dos acadêmicos como fator de entrave ao ensino: um estudo exploratório nas engenharias. Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 18, p. 1-23, 2023. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/95894. Acesso em 25 de ago. de 2024./*ref*/SANTOS, F. C.; SANTOS, W. M. S.; BERBAT, S. C. Uma análise da flutuação dos corpos e o princípio de Arquimedes. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p. 295-298, 2007./*ref*/SANTOS JÚNIOR, E. R.; HIDALGO, J. M.; PAULA, T. A. Contribuições ao ensino do Princípio de Arquimedes. A Física na Escola, v. 21, p. 230073, 2023./*ref*/SELLES, S. E. A BNCC e a Resolução CNE/CP nº. 2/2015 para a formação docente: a “carroça na frente dos bois”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 2, p. 337-344, 2018./*ref*/SILVA, W. R. F.; FONSECA, J. M. Utilizando uma balanc?a digital de baixo custo como densi?metro e sua aplicac?a?o a so?lidos e li?quidos. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, p. e20200364, 2021./*ref*/SILVEIRA, F. L.; MEDEIROS, A. O paradoxo hidrostático de Galileu e a lei de Arquimedes. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26, n. 2, p. 273-294, 2009./*ref*/SNIR, J. Sink or float - What do the experts think?: The historical development of explanations for floatation. Science Education, v. 75, n. 5, p. 595-609, 1991./*ref*/TANIGUCHI, D. A. A.; ROHR, J.; RIDGWAY, S.; SCHULZ, K. Two Beakers, Five E’s, Twenty Pennies, and Archimedes’ Principle. The Physics Teacher, v. 57, n. 3, p. 138-141, 2019./*ref*/WINKELMANN, J. On Idealizations and Models in Science Education. Science & Education, v. 32, p. 277-295, 2023.Direitos autorais 2024 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-26T13:34:38Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/15538Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2024-08-26T13:34:38Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv The importance of models for teaching Physics: focusing on Archimedes' principle in high school textbooks
A importância de modelos para o ensino de Física: em foco o princípio de Arquimedes nos livros didáticos de Ensino Médio
title The importance of models for teaching Physics: focusing on Archimedes' principle in high school textbooks
spellingShingle The importance of models for teaching Physics: focusing on Archimedes' principle in high school textbooks
Landi Júnior, Salmon
physics teaching; hydrostatics; buoyancy
ensino de Física; hidrostática; empuxo
title_short The importance of models for teaching Physics: focusing on Archimedes' principle in high school textbooks
title_full The importance of models for teaching Physics: focusing on Archimedes' principle in high school textbooks
title_fullStr The importance of models for teaching Physics: focusing on Archimedes' principle in high school textbooks
title_full_unstemmed The importance of models for teaching Physics: focusing on Archimedes' principle in high school textbooks
title_sort The importance of models for teaching Physics: focusing on Archimedes' principle in high school textbooks
author Landi Júnior, Salmon
author_facet Landi Júnior, Salmon
Mesquita, Nyuara Araújo da Silva
Queirós, Wellington Pereira de
author_role author
author2 Mesquita, Nyuara Araújo da Silva
Queirós, Wellington Pereira de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Landi Júnior, Salmon
Mesquita, Nyuara Araújo da Silva
Queirós, Wellington Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv physics teaching; hydrostatics; buoyancy
ensino de Física; hidrostática; empuxo
topic physics teaching; hydrostatics; buoyancy
ensino de Física; hidrostática; empuxo
description This study sought to identify and discuss the explanatory models for approaching Archimedes' principle in Natural Sciences textbooks approved by the Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2021. In addition, an explanatory model that can be implemented in Physics classes, based on the relationship between experimentation and mathematical and theoretical elements was proposed. Regarding the analysis of the textbooks, it was observed that the presentation of Archimedes' principle, in most cases, was disconnected from the theoretical foundation and supported by mathematical equations that are not properly explained. In turn, the explanatory model proposed here seeks to elucidate conceptual and mathematical aspects, contributing to a more reflective approach in High School Physics classes.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15538
10.18542/amazrecm.v20i44.15538
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15538
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v20i44.15538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15538/11249
/*ref*/ARAÚJO, M. S. T.; ABIB, M. L. V. S. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 2, p. 176–194, 2003.
/*ref*/ASSIS, A. K. T. Sobre os corpos flutuantes, tradução comentada de um texto de Arquimedes, Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência, v. 16, p. 69-80, 1996.
/*ref*/BRANCO, E. P.; BRANCO, A. B. G.; IWASSE, L. F. A.; ZANATTA, S. C. Uma visão crítica sobre a implantação da Base Nacional Comum Curricular em consonância com a reforma do Ensino Médio. Debates em Educação, v. 10, n. 21, p. 47-70, 2018.
/*ref*/BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 18 nov. 2023.
/*ref*/BRASIL. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Brasília: MEC, 2018b. Disponi?vel em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file. Acesso em: 18 nov. 2023.
/*ref*/BRASIL. Guia Digital PNLD 2021. Brasi?lia: MEC, 2021. Disponível em: https://pnld.nees.ufal.br/assets-pnld/guias/Guia_pnld_2021_didatico_pnld-2021-obj2-ciencias-natureza-suas-tecnologias.pdf. Acesso em: 07 de nov. 2023.
/*ref*/COELHO, M. N.; MOURA, V. H. F. A abordagem do tema “gravitação” nas coleções de Ciências da Natureza e Tecnologias no PNLD 2021: qual a "Natureza da Ciência" que eles comunicam? Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 19, n. 43, p. 49-67, 2023. Disponível em https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14702/10730. Acesso em: 30 jul. 2024.
/*ref*/CUPANI, A.; PIETROCOLA, M. A relevância da epistemologia de Mario Bunge para o ensino de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, n. especial, p. 100-125, 2002.
/*ref*/DRIVER, R.; ASOKO, H.; LEACH, J.; MORTIMER, E.; SCOTT, P. Construindo o conhecimento científico na sala de aula. Química Nova na Escola, n. 9, p. 31-40, 1999.
/*ref*/FRONTALI, C. History of physical terms: ‘pressure’, Physics Education, v. 48, n. 4, p. 484-490, 2013.
/*ref*/GIL-PERÉZ, D.; MONTORO, I. F.; ALÍS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem na?o deformada do trabalho cienti?fico. Cie?ncia & Educac?a?o, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.
/*ref*/HIDALGO, J. M.; QUEIROZ, D. M.; OLIVEIRA, M. C. J. A História da Ciência no PNLD 2018: o Princípio de Arquimedes como estudo de caso. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 2, p. 1251-1281, 2021.
/*ref*/HIDALGO, J. M.; RAMALHO, E.; ANSELMO, D. H. A. L. A historical and conceptual analysis of Archimedes’ Principle in higher education textbooks and its relevance for teachers. Physics Education, v. 58, n. 5, p. 055009, 2023.
/*ref*/KOEHL, G. M. Archimedes’ Principle and the Hydrostatic Paradox – Simple Demonstration. American Journal of Physics, v. 17, n. 9, p. 579-580, 1949.
/*ref*/LANDI JÚNIOR, S.; CARVALHO, T. M.; SOUZA, A. D. An Instructive Apparatus for Determining the Density of Liquids Based on Archimedes’ Principle. The Physics Teacher, v. 62, n. 2, p. 114-115, 2024. Disponível em https://pubs.aip.org/aapt/pte/article-abstract/62/2/114/3176027/An-Instructive-Apparatus-for-Determining-the?redirectedFrom=fulltext. Acesso em 25 de ago. de 2024.
/*ref*/LANDI JÚNIOR, S.; MESQUITA, N. A. S.; QUEIRÓS, W. P. Uma análise conceitual do princípio de Arquimedes nos livros didáticos de Ciências da Natureza do Ensino Médio. Revista de Educação Pública, v. 33, p. 78-102, 2024.
/*ref*/LEROY, B. Archimedes principle: a simple derivation. European Journal of Physics, v. 6, n. 1, p. 56, 1985.
/*ref*/LIMA, F. M. S. Using surface integrals for checking Archimedes’ law of buoyancy. European Journal of Physics, v. 33, n. 1, p. 101-113, 2012.
/*ref*/LIMA, F. M. S.; VENCESLAU, G. M.; BRASIL, G. T. A downward buoyant force experiment. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 2, p. 2309, 2014.
/*ref*/LUCIE, P. H. La bilancetta – a pequena balança ou a balança hidrostática. Cadernos de História e Filosofia da Ciência, v. 9, p. 105-107, 1986.
/*ref*/LU?DKE, M.; ANDRE?, M. E. D. A. Pesquisa em educac?a?o: abordagens qualitativas. Sa?o Paulo: EPU, 1986.
/*ref*/MACHADO, J.; CRUZ, S. M. S. C. S. Conhecimento, realidade e ensino de Física: modelização em uma inspiração bungeana. Ciência & Educação, v. 17, n. 4, p. 887-902, 2011.
/*ref*/MOLLETA, E.; ZANIM, A. P.; VERONEZ, M. R. D. Tipos de modeladores revelados no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 20, n. 44, p. 21-40, 2024. Disponível em https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15006. Acesso em: 30 de jul. 2024.
/*ref*/MOREIRA, M. A. Desafios no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 43, suppl. 1, p. e20200451, 2021.
/*ref*/NELSON, J.; BRAY NELSON, J. Buoyancy Can-Can. The Physics Teacher, v. 53, n. 5, p. 279-281, 2015.
/*ref*/PIETROCOLA, M. A matemática como estruturante do conhecimento físico. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 19, n. 1, p. 89-109, 2002. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9297/8588
/*ref*/NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica. v. 2. 5 Ed. Fluidos, Oscilações e Ondas, Calor. São Paulo: Blucher, 2013.
/*ref*/OLIVEIRA, B. M.; MELO FILHO, J. M.; AFONSO, J. C. A densidade e a evolução do densímetro. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 1, p. 1601, 2013.
/*ref*/OLIVEIRA, L. D.; RAMOS, T. C.; CARNEIRO, J. A. S. A. O.; LANDI JÚNIOR, S. Conhecimentos de Matemática básica de graduandos nos anos iniciais de Engenharia: desafios, fragilidades e enfrentamentos possíveis. Revista BOEM, v. 8, n. 16, p. 134-152, 2020. Disponível em https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/18000. Acesso em: 25 de ago. 2024.
/*ref*/OLIVEIRA, L. D.; RAMOS, T. C.; VISEU, F.; ROCHA SEGUNDO, I. G.; LANDI JÚNIOR, S. A formação dos acadêmicos como fator de entrave ao ensino: um estudo exploratório nas engenharias. Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 18, p. 1-23, 2023. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/95894. Acesso em 25 de ago. de 2024.
/*ref*/SANTOS, F. C.; SANTOS, W. M. S.; BERBAT, S. C. Uma análise da flutuação dos corpos e o princípio de Arquimedes. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p. 295-298, 2007.
/*ref*/SANTOS JÚNIOR, E. R.; HIDALGO, J. M.; PAULA, T. A. Contribuições ao ensino do Princípio de Arquimedes. A Física na Escola, v. 21, p. 230073, 2023.
/*ref*/SELLES, S. E. A BNCC e a Resolução CNE/CP nº. 2/2015 para a formação docente: a “carroça na frente dos bois”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 2, p. 337-344, 2018.
/*ref*/SILVA, W. R. F.; FONSECA, J. M. Utilizando uma balanc?a digital de baixo custo como densi?metro e sua aplicac?a?o a so?lidos e li?quidos. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, p. e20200364, 2021.
/*ref*/SILVEIRA, F. L.; MEDEIROS, A. O paradoxo hidrostático de Galileu e a lei de Arquimedes. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26, n. 2, p. 273-294, 2009.
/*ref*/SNIR, J. Sink or float - What do the experts think?: The historical development of explanations for floatation. Science Education, v. 75, n. 5, p. 595-609, 1991.
/*ref*/TANIGUCHI, D. A. A.; ROHR, J.; RIDGWAY, S.; SCHULZ, K. Two Beakers, Five E’s, Twenty Pennies, and Archimedes’ Principle. The Physics Teacher, v. 57, n. 3, p. 138-141, 2019.
/*ref*/WINKELMANN, J. On Idealizations and Models in Science Education. Science & Education, v. 32, p. 277-295, 2023.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 20, n. 44 (2024); 269-284
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 20, n. 44 (2024); 269-284
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1809465146473447424