Os sete aspectos considerados nas tarefas de passagem da Aritmética para a Álgebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Lourival Pereira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dias, Marlene Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/4582
Resumo: Neste artigo são apresentados os sete aspectos considerados como importantes para o ensino e aprendizagem da Álgebra, quando se pondera sobre a passagem da Aritmética para a Álgebra. Iniciamos pela exposição das definições e exemplos dos sete aspectos considerados, os quais são associados às pesquisas de Chevallard, Robinet e Duval, que auxiliaram na identificação e definição desses aspectos. A metodologia utilizada na pesquisa consistiu em: análise documental, diagnóstico de estudantes de uma escola privada desde o Ensino Fundamental ao Ensino Médio e avaliações de um dos autores enquanto professor de estudantes do Ensino Superior. Na exposição dos sete aspectos, apresentamos alguns exemplos encontrados no decorrer da pesquisa. Concluímos que é preciso desenvolver esses aspectos durante a Educação Básica para que os estudantes possam aplicá-los em diferentes tarefas, em particular, naquelas que correspondem ao seu cotidiano e às suas aspirações profissionais.
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spelling Os sete aspectos considerados nas tarefas de passagem da Aritmética para a ÁlgebraThe seven aspects considered in the tasks of transition from Arithmetic to Algebraaspectos da álgebra; passagem da aritmética para a álgebra; educação básicaaspects of algebra; transition from arithmetic to algebra; basic educationNeste artigo são apresentados os sete aspectos considerados como importantes para o ensino e aprendizagem da Álgebra, quando se pondera sobre a passagem da Aritmética para a Álgebra. Iniciamos pela exposição das definições e exemplos dos sete aspectos considerados, os quais são associados às pesquisas de Chevallard, Robinet e Duval, que auxiliaram na identificação e definição desses aspectos. A metodologia utilizada na pesquisa consistiu em: análise documental, diagnóstico de estudantes de uma escola privada desde o Ensino Fundamental ao Ensino Médio e avaliações de um dos autores enquanto professor de estudantes do Ensino Superior. Na exposição dos sete aspectos, apresentamos alguns exemplos encontrados no decorrer da pesquisa. Concluímos que é preciso desenvolver esses aspectos durante a Educação Básica para que os estudantes possam aplicá-los em diferentes tarefas, em particular, naquelas que correspondem ao seu cotidiano e às suas aspirações profissionais.In this article, we present the seven aspects considered important for the teaching and learning of algebra when considering the transition from Arithmetic to Algebra. We begin by exposing the definitions and examples of the seven aspects considered, which are associated with the researchers of Chevallard, Robinet, and Duval, that helped in the identification and definition of these aspects. The methodology used in the research was the documentary analysis, the diagnosis of students from a private elementary school to high school and assessments as a teacher of higher education students. In the discussion of the seven aspects, we present some examples found during the research. We conclude that it is necessary to develop these aspects during the basic education so that the students can apply them in different tasks, in particular, those that correspond to their daily life and their professional aspirations.Universidade Federal do ParáMartins, Lourival PereiraDias, Marlene Alves2017-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/458210.18542/amazrecm.v13i28.4582Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 13, n. 28 (2017); 90-103Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 13, n. 28 (2017); 90-1032317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. 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