Science and math teaching and learning: transversality. interdisciplinarity and contextualization

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Levy, Lênio Fernandes
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Espírito Santo, Adilson Oliveira do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1617
Resumo: This is an analysis of the influence of the modem paradigm in Science and Math teaching and learning as well as that of the emergence of the complexity paradigm in opposition to Cartesian principles. It focuses on ideas of difference in combination with union and, thus, highlighting indefinition and creativity. It is no longer based on believes and the fragmentation and rationalist/mechanicist determinism. The new theoretical approach takes into consideration the concepts of transversality, interdisciplinarity and contextualization and is discussed in its use in Science and Math teaching and learning
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spelling Science and math teaching and learning: transversality. interdisciplinarity and contextualizationO ensino e a aprendizagem de ciências e matemáticas, a transversalidade, a interdisciplinaridade e a contextualizaçãoparadigm; science and math teaching and learning; transversality; interdisciplinarity; contextualizationinterdisciplinaridade; contextualização; transversalidadeThis is an analysis of the influence of the modem paradigm in Science and Math teaching and learning as well as that of the emergence of the complexity paradigm in opposition to Cartesian principles. It focuses on ideas of difference in combination with union and, thus, highlighting indefinition and creativity. It is no longer based on believes and the fragmentation and rationalist/mechanicist determinism. The new theoretical approach takes into consideration the concepts of transversality, interdisciplinarity and contextualization and is discussed in its use in Science and Math teaching and learningO presente artigo aborda os influxos exercidos pelo paradigma moderno sobre o ensino e a aprendizagem de ciências e matemáticas. Trata ainda da emergência de uma tendência paradigmática, pautada pela “complexidade”, que é diametralmente oposta aos princípios da modernidade cartesiana na medida em que trata de ideias 'baseadas na “distinção com união” e, portanto, na “indeterminação/criatividade”, ao invés de se fundar nas crenças a propósito da fragmentação e do determinismo racionalistas/mecanicistas. O novo 'ideário integra as concepções de transversalidade, interdisciplinaridade e contextualização, que serão analisadas ao longo deste texto, sobremaneira no que pertence à sua utilização no ensino e na aprendizagem de ciências e matemáticas.Universidade Federal do ParáLevy, Lênio FernandesEspírito Santo, Adilson Oliveira do2005-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/161710.18542/amazrecm.v1i0.1617Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 1 (2005); 99-103Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 1 (2005); 99-1032317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1617/2059/*ref*/CORDIOLLI, M. Para entender os PCNs: os temas transversais. Curitiba: Módulo, 1999./*ref*/CREMA, R. Além das disciplinas: reflexões sobre transdisciplinaridade geral. In: WEIL, P.; D’ AMBRÓSIL, U.; CREMA, R. Rumo à nova transdiscipliradade: sistemas abertos de conhecimentos. São Paulo: Summus, 1993, p. 125-173./*ref*/JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário básico de filosofia. 3ed.Rio de Janeiro:Jorge Zahar, 1996./*ref*/MALDANER, O. A. Concepções epistemológicas no ensino de ciências. In: SCHNETZLER, R. P.; ARAGÃO, R. M. R. (Orgs.). Ensino de ciências: fundamentos e abordagens. Piracicaba: R. Vieira. 2000. p. 60-81./*ref*/MARCONDES, D. O empirismo inglês. In: REZENDE, A. (Org.). Curso de filosofia: para professores e alunos dos cursos de segundo grau e de graduação. 13.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005, p. 117-126./*ref*/MORIN, E. A epistemologia da complexidade. In: MORIN, E.; LE MOIGNE, J. L. A inteligência da complexidade.2.ed. São Paulo: Peirópolis, 2001. p. 43-138./*ref*/MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2002./*ref*/MORIN. E.; KERN, A. N. Terra-pátria. 3.ed. Porto Alegre: Sulina, 2002./*ref*/NOGUEIRA, N.. R. Temas transversais: reflexões e práticas rumo a uma nova educação. 8.ed. São Paulo: Érica, 2005./*ref*/PETRAGLIA, I. C. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. 7.ed. Petrópolis: Vozes, 2002./*ref*/WEIL, P. Axiomática transdisciplinar para um novo paradigma holístico. In: WEIL, P. D’ AMBRÓSIL, U.; CREMA, R.Rumo à nova transdisciplinaridade: sistemas abertos de conhecimento. São Paulo: Summus. 1993. p. 9-73.Direitos autorais 2005 CC-BYinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-17T00:59:05Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1617Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-08-17T00:59:05Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
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