Decolonialidade na Educação Matemática: uma revisão sistemática de literatura
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Data de Publicação: | 2023 |
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Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13383 |
Resumo: | O movimento de decolonialidade matemática possui entrelugares de resistência, que sugerem posturas de emancipação política, epistêmica e pedagógica. Nesse sentido, o artigo tem como objetivo identificar como os conceitos decoloniais foram colocados em movimento com a Educação Matemática. Metodologicamente, trata-se de uma revisão sistemática de literatura, que segue os protocolos de PRISMA com suporte nas ferramentas de AMSTAR. Os trabalhos revisados discutem a perspectiva decolonial com a Educação Matemática na tentativa de mobilizar sentidos às escolas e universidades. Em análise, os resultados revelam que a decolonialidade ganha evidência no campo educacional, no entanto são escassas as pesquisas teóricas que mostrem outros caminhos matemáticos que decolonizem práticas tão hegemônicas, para além de trajetórias etnomatemáticas. |
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Decolonialidade na Educação Matemática: uma revisão sistemática de literaturaDecoloniality in Mathematics Education: a systematic literature reviewEducação Matemática; Decolonialidade; EtnomatemáticaMathematics Education; Decoloniality; EthnomathematicsO movimento de decolonialidade matemática possui entrelugares de resistência, que sugerem posturas de emancipação política, epistêmica e pedagógica. Nesse sentido, o artigo tem como objetivo identificar como os conceitos decoloniais foram colocados em movimento com a Educação Matemática. Metodologicamente, trata-se de uma revisão sistemática de literatura, que segue os protocolos de PRISMA com suporte nas ferramentas de AMSTAR. Os trabalhos revisados discutem a perspectiva decolonial com a Educação Matemática na tentativa de mobilizar sentidos às escolas e universidades. Em análise, os resultados revelam que a decolonialidade ganha evidência no campo educacional, no entanto são escassas as pesquisas teóricas que mostrem outros caminhos matemáticos que decolonizem práticas tão hegemônicas, para além de trajetórias etnomatemáticas.The mathematical decoloniality movement has between-places of resistance, that suggest postures of political, epistemic and pedagogical emancipation. In this sense, the article aims to identify how decolonial concepts were put into motion with Mathematics Education. Methodologically, this is a systematic literature review, which follows PRISMA protocols supported by AMSTAR tools. The reviewed works discuss the decolonial perspective with Mathematics Education in an attempt to mobilize meanings to schools and universities. In analysis, the results reveal that decoloniality gains evidence in the educational field, however there is little theoretical research that shows other mathematical paths that decolonize such hegemonic practices, beyond ethnomathematics trajectories.Universidade Federal do ParáPereira, Sandy AparecidaGodoy, Elenilton Vieira2023-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1338310.18542/amazrecm.v19i42.13383Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 19, n. 42 (2023); 53-69Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 19, n. 42 (2023); 53-692317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13383/10242/*ref*/ALMEIDA JÚNIOR, D. O. et al. 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