Magnitude Studium: um micromundo para o ensino de área e perímetro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Anderson Douglas
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bellemain, Franck Gilbert
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7776
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo explicitar uma parte do percurso de concepção e desenvolvimento de um micromundo denominado de Magnitude Studium (MS), que foi desenvolvido e validado em nossa tese de doutorado (SILVA, 2019), como um suporte ao professor para o ensino de área e perímetro. A fundamentação teórico-metodológica contou com os pressupostos da Engenharia Didático-Informática desenvolvida por Ricardo Tibúrcio que alia aspectos da Engenharia Didática estudada e divulgada por Michele Artigue à Engenharia de Software explanada nos textos de Roger S. Pressman. Nela, discutimos a abordagem de área como grandeza das pesquisadoras francesas Régine Douady e Marie-Jeanne Perrin-Glorian. Em seguida, realizamos uma revisão de literatura com pesquisas nacionais que vêm corroborando com esse tratamento.  Tal estudo nos permitiu elencar requisitos pertinentes ao novo micromundo para o ensino e aprendizagem de área e perímetro. Por fim, apresentamos a primeira versão do protótipo, o funcionamento de suas ferramentas e menus, como também, seu diferencial em relação a um software de geometria belga intitulado de Apprenti Géomètre 2 do qual vem nossa motivação para o desenvolvimento do MS.
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spelling Magnitude Studium: um micromundo para o ensino de área e perímetroMagnitude Studium: a microworld for area and perimeter teachingárea, engenharia didático-informática, engenharia de software educativoarea; didactics-computer engineering; educational software engineeringEsta pesquisa tem como objetivo explicitar uma parte do percurso de concepção e desenvolvimento de um micromundo denominado de Magnitude Studium (MS), que foi desenvolvido e validado em nossa tese de doutorado (SILVA, 2019), como um suporte ao professor para o ensino de área e perímetro. A fundamentação teórico-metodológica contou com os pressupostos da Engenharia Didático-Informática desenvolvida por Ricardo Tibúrcio que alia aspectos da Engenharia Didática estudada e divulgada por Michele Artigue à Engenharia de Software explanada nos textos de Roger S. Pressman. Nela, discutimos a abordagem de área como grandeza das pesquisadoras francesas Régine Douady e Marie-Jeanne Perrin-Glorian. Em seguida, realizamos uma revisão de literatura com pesquisas nacionais que vêm corroborando com esse tratamento.  Tal estudo nos permitiu elencar requisitos pertinentes ao novo micromundo para o ensino e aprendizagem de área e perímetro. Por fim, apresentamos a primeira versão do protótipo, o funcionamento de suas ferramentas e menus, como também, seu diferencial em relação a um software de geometria belga intitulado de Apprenti Géomètre 2 do qual vem nossa motivação para o desenvolvimento do MS.This research aims to explain a part of the path of conception and development of a micro world called Magnitude Studium (MS) that was developed and validated in our doctoral thesis (SILVA, 2019), as a support to the teacher for teaching in the area and perimeter. The theoretical and methodological foundation relied on the assumptions of Didactic-Informatics Engineering developed by Ricardo Tibúrcio that combines aspects of Didactic Engineering studied and disseminated by Michele Artigue with Software Engineering explained in the texts of Roger S. Pressman. In it, we discuss the area approach as magnitudes of the French researchers Régine Douady and Marie-Jeanne Perrin-Glorian. Then, we conducted a literature review with national surveys that have corroborated this treatment. This study allowed us to list requirements relevant to the new micro world for the teaching and learning of area and perimeter. Finally, we present the first version of the prototype, the operation of its tools and menus, as well as its differential in relation to a Belgian geometry software entitled Apprenti Géomètre 2 from which our motivation for the development of MS comes.Universidade Federal do ParáSilva, Anderson DouglasBellemain, Franck Gilbert2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/777610.18542/amazrecm.v16i37.7776Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 16, n. 37 (2020); 177-194Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 16, n. 37 (2020); 177-1942317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7776/6697/*ref*/ADLER, J. Conceptualising resources as a theme for teacher education. 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