Tipos de modeladores revelados no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moletta, Erica
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Zanim, Ana Paula, Veronez, Michele Regiane Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15006
Resumo: Pautadas na assertiva de que atividades de modelagem matemática são orientadas pela busca por solução(ões) para um problema da realidade, delimitamos como foco de estudo olhar para tal busca. Assim, nosso objetivo consiste em evidenciar tipos de modeladores revelados em duas atividades de modelagem matemática que foram desenvolvidas por alunos de um 8º ano do Ensino Fundamental. As produções dos alunos, bem como as transcrições das gravações em áudio figuram nossos materiais de análise, que se baseia na abordagem qualitativa de pesquisa. Como resultados ponderamos que nas duas atividades desenvolvidas foi possível identificar modeladores do tipo: modelador realidade-distante e modeladores reflexivos. Ademais, concluímos que os tipos de modeladores revelados podem contribuir para o professor pensar em ações que façam um aluno evoluir de modelador menos interessados para modeladores reflexivos.
id UFPA-7_47a1ad73f2279e895655d3e66024b563
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/15006
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Tipos de modeladores revelados no desenvolvimento de atividades de modelagem matemáticaTypes of modelers revealed in the development of mathematical modeling activitieseducação matemática; modelagem matemática; tipos de modeladores.mathematics education; mathematical modeling; types of modelers.Pautadas na assertiva de que atividades de modelagem matemática são orientadas pela busca por solução(ões) para um problema da realidade, delimitamos como foco de estudo olhar para tal busca. Assim, nosso objetivo consiste em evidenciar tipos de modeladores revelados em duas atividades de modelagem matemática que foram desenvolvidas por alunos de um 8º ano do Ensino Fundamental. As produções dos alunos, bem como as transcrições das gravações em áudio figuram nossos materiais de análise, que se baseia na abordagem qualitativa de pesquisa. Como resultados ponderamos que nas duas atividades desenvolvidas foi possível identificar modeladores do tipo: modelador realidade-distante e modeladores reflexivos. Ademais, concluímos que os tipos de modeladores revelados podem contribuir para o professor pensar em ações que façam um aluno evoluir de modelador menos interessados para modeladores reflexivos.Guided by the assertion that mathematical modeling activities are guided by the search for solution(s) to a real problem, we delimited the focus of study to look at such a search. Thus, our objective is to highlight types of modelers revealed in two mathematical modeling activities that were developed by students of an 8th year of Elementary School. The students' productions, as well as the transcriptions of the audio recordings, are included in our analysis materials, which are based on a qualitative research approach. As a result, we consider that in the two activities developed, it was possible to identify modelers of the type: distant-reality modeler and reflective modelers. Furthermore, we conclude that the types of modelers revealed can help the teacher to think of actions that make a student evolve from a less interested modeler to a reflective modeler.Universidade Federal do ParáMoletta, EricaZanim, Ana PaulaVeronez, Michele Regiane Dias2024-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1500610.18542/amazrecm.v20i44.15006Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 20, n. 44 (2024); 21-40Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 20, n. 44 (2024); 21-402317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15006/11040/*ref*/ALMEIDA, L. M. W. Uma abordagem didático-pedagógica da modelagem matemática. VYDIA, Santa Maria, v. 42, n. 2, p. 121-145, 2022./*ref*/ALMEIDA, L. M. W. Um olhar semiótico sobre modelos e modelagem: metáforas como foco de análise. Zetetiké, Campinas, v. 18, número temático, 2010./*ref*/ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012./*ref*/ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. P. Ciclo de modelagem matemática interpretado à luz de estratégias heurísticas dos alunos. REnCiMa, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 1-27, 2021./*ref*/ALMEIDA, L. M. W.; CASTRO, E. M. V.; SILVA, M. H. S. Recursos semióticos em atividades de modelagem matemática e o contexto online. ALEXANDRIA (UFSC), Florianopolis, v. 14, p. 383-406, 2021./*ref*/BORROMEO FERRI, R. B. Theoretical and empirical differentiations of phases in the modelling process. ZDM, Berlin, v. 38, n. 2, p. 86-95, 2006./*ref*/BORSSOI, A. H. Modelagem Matemática, Aprendizagem Significativa e Tecnologias: articulações em diferentes contextos educacionais. 2013. 256f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013./*ref*/BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994./*ref*/CASTRO, É. M. V. Procedimentos dos alunos associados às suas ações cognitivas em atividades de modelagem matemática. 2017. 111f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, 2017./*ref*/FONTANINI, M. L. C. Modelagem matemática X aprendizagem significativa: uma investigação usando mapas conceituais. 2007. 248f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007./*ref*/KLÜBER, T. E. Uma metacompreensão da Modelagem Matemática na Educação Matemática. 2012. 396p. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012./*ref*/LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986./*ref*/MAA?, K. What are modelling competences?. ZDM, Berlin, v. 38, ed. 2, 2006./*ref*/TAMBARUSSI, C. M.; KLÜBER, T. E. Focos da pesquisa stricto sensu em Modelagem Matemática na Educação Matemática. Educação Matemática Pesquisa (Online), São Paulo, v. 16, n. 1, p. 209-225, 2014./*ref*/TORTOLA, E.; ALMEIDA, L. W. Um olhar sobre os usos da linguagem por alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental em atividades de Modelagem Matemática. Revista Paranaense de Educação, Campo Mourão, v. 5, p. 83-105, 2016./*ref*/VERONEZ, M.R.D.; CASTRO, E.M.V.; MARTINS, M.A. Uma Investigação Acerca do Problema em Atividades de Modelagem Matemática. VIDYA, Santa Maria, v. 38, n. 1, p. 223-235, jan./jun., 2018./*ref*/VERONEZ, M. R. D; ALMEIDA, L. M. W. Sobre o papel dos signos em atividades de modelagem matemática. REnCiMa, São Paulo, v. 8, p. 142-157, 2017./*ref*/VERONEZ, M. R. D. As funções dos signos em atividades de modelagem matemática. 2013. 176p. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013./*ref*/VERTUAN, R. E. Práticas de Monitoramento Cognitivo em Atividades de Modelagem Matemática. 2013. 247p. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013./*ref*/VERTUAN, R. E; ALMEIDA, L. M. W. . Modelagem Matemática na Educação Básica: um passeio pelas diferentes séries. In: VI Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2009, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, p. 1-15, 2009./*ref*/ZANIM, A. P. Um método para a análise de competências dos alunos em atividades de modelagem matemática. 2021. 136f. Tese de doutorado (Doutorado em Ensino de Ciência e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2021.Direitos autorais 2024 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-26T13:18:53Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/15006Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2024-08-26T13:18:53Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Tipos de modeladores revelados no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática
Types of modelers revealed in the development of mathematical modeling activities
title Tipos de modeladores revelados no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática
spellingShingle Tipos de modeladores revelados no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática
Moletta, Erica
educação matemática; modelagem matemática; tipos de modeladores.
mathematics education; mathematical modeling; types of modelers.
title_short Tipos de modeladores revelados no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática
title_full Tipos de modeladores revelados no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática
title_fullStr Tipos de modeladores revelados no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática
title_full_unstemmed Tipos de modeladores revelados no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática
title_sort Tipos de modeladores revelados no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática
author Moletta, Erica
author_facet Moletta, Erica
Zanim, Ana Paula
Veronez, Michele Regiane Dias
author_role author
author2 Zanim, Ana Paula
Veronez, Michele Regiane Dias
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Moletta, Erica
Zanim, Ana Paula
Veronez, Michele Regiane Dias
dc.subject.por.fl_str_mv educação matemática; modelagem matemática; tipos de modeladores.
mathematics education; mathematical modeling; types of modelers.
topic educação matemática; modelagem matemática; tipos de modeladores.
mathematics education; mathematical modeling; types of modelers.
description Pautadas na assertiva de que atividades de modelagem matemática são orientadas pela busca por solução(ões) para um problema da realidade, delimitamos como foco de estudo olhar para tal busca. Assim, nosso objetivo consiste em evidenciar tipos de modeladores revelados em duas atividades de modelagem matemática que foram desenvolvidas por alunos de um 8º ano do Ensino Fundamental. As produções dos alunos, bem como as transcrições das gravações em áudio figuram nossos materiais de análise, que se baseia na abordagem qualitativa de pesquisa. Como resultados ponderamos que nas duas atividades desenvolvidas foi possível identificar modeladores do tipo: modelador realidade-distante e modeladores reflexivos. Ademais, concluímos que os tipos de modeladores revelados podem contribuir para o professor pensar em ações que façam um aluno evoluir de modelador menos interessados para modeladores reflexivos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15006
10.18542/amazrecm.v20i44.15006
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15006
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v20i44.15006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15006/11040
/*ref*/ALMEIDA, L. M. W. Uma abordagem didático-pedagógica da modelagem matemática. VYDIA, Santa Maria, v. 42, n. 2, p. 121-145, 2022.
/*ref*/ALMEIDA, L. M. W. Um olhar semiótico sobre modelos e modelagem: metáforas como foco de análise. Zetetiké, Campinas, v. 18, número temático, 2010.
/*ref*/ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.
/*ref*/ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. P. Ciclo de modelagem matemática interpretado à luz de estratégias heurísticas dos alunos. REnCiMa, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 1-27, 2021.
/*ref*/ALMEIDA, L. M. W.; CASTRO, E. M. V.; SILVA, M. H. S. Recursos semióticos em atividades de modelagem matemática e o contexto online. ALEXANDRIA (UFSC), Florianopolis, v. 14, p. 383-406, 2021.
/*ref*/BORROMEO FERRI, R. B. Theoretical and empirical differentiations of phases in the modelling process. ZDM, Berlin, v. 38, n. 2, p. 86-95, 2006.
/*ref*/BORSSOI, A. H. Modelagem Matemática, Aprendizagem Significativa e Tecnologias: articulações em diferentes contextos educacionais. 2013. 256f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.
/*ref*/BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
/*ref*/CASTRO, É. M. V. Procedimentos dos alunos associados às suas ações cognitivas em atividades de modelagem matemática. 2017. 111f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, 2017.
/*ref*/FONTANINI, M. L. C. Modelagem matemática X aprendizagem significativa: uma investigação usando mapas conceituais. 2007. 248f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.
/*ref*/KLÜBER, T. E. Uma metacompreensão da Modelagem Matemática na Educação Matemática. 2012. 396p. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
/*ref*/LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
/*ref*/MAA?, K. What are modelling competences?. ZDM, Berlin, v. 38, ed. 2, 2006.
/*ref*/TAMBARUSSI, C. M.; KLÜBER, T. E. Focos da pesquisa stricto sensu em Modelagem Matemática na Educação Matemática. Educação Matemática Pesquisa (Online), São Paulo, v. 16, n. 1, p. 209-225, 2014.
/*ref*/TORTOLA, E.; ALMEIDA, L. W. Um olhar sobre os usos da linguagem por alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental em atividades de Modelagem Matemática. Revista Paranaense de Educação, Campo Mourão, v. 5, p. 83-105, 2016.
/*ref*/VERONEZ, M.R.D.; CASTRO, E.M.V.; MARTINS, M.A. Uma Investigação Acerca do Problema em Atividades de Modelagem Matemática. VIDYA, Santa Maria, v. 38, n. 1, p. 223-235, jan./jun., 2018.
/*ref*/VERONEZ, M. R. D; ALMEIDA, L. M. W. Sobre o papel dos signos em atividades de modelagem matemática. REnCiMa, São Paulo, v. 8, p. 142-157, 2017.
/*ref*/VERONEZ, M. R. D. As funções dos signos em atividades de modelagem matemática. 2013. 176p. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.
/*ref*/VERTUAN, R. E. Práticas de Monitoramento Cognitivo em Atividades de Modelagem Matemática. 2013. 247p. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.
/*ref*/VERTUAN, R. E; ALMEIDA, L. M. W. . Modelagem Matemática na Educação Básica: um passeio pelas diferentes séries. In: VI Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2009, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, p. 1-15, 2009.
/*ref*/ZANIM, A. P. Um método para a análise de competências dos alunos em atividades de modelagem matemática. 2021. 136f. Tese de doutorado (Doutorado em Ensino de Ciência e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2021.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 20, n. 44 (2024); 21-40
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 20, n. 44 (2024); 21-40
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1809465144187551744