Questões energéticas e suas relações com parâmetros CTS: análise em livros didáticos a partir de uma matriz de referência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ewerling da Rosa, Suiane
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos e Silva, Marcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10565
Resumo: A educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) tem como um dos seus objetivos a proposição educacional em torno de temas sociais de ciência e tecnologia, a partir de uma abordagem interdisciplinar e contextualizada, alinhada a processos de democratização. Neste sentido, buscamos investigar de que maneira esse propósito é proporcionado e potencializado nos livros didáticos. Considerando uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, temos como objetivo analisar livros didáticos de Física tendo como pano de fundo uma matriz de referência CTS. Como base teórica para este trabalho nos fundamentamos em referenciais da educação CTS e suas articulações com os pressupostos teórico-filosóficos de Paulo Freire e do Pensamento Latino-Americano em CTS. Como resultado destacamos aspectos limitadores e potencializadores referentes ao objetivo em questão, sendo que, de maneira geral, os parâmetros CTS são apresentados pontualmente e sem problematizações profundas, evidenciando, portanto, desafios para a área.
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spelling Questões energéticas e suas relações com parâmetros CTS: análise em livros didáticos a partir de uma matriz de referênciaEnergy issues and their relationship with STS parameters: analysis in textbooks from a reference matrixensino de ciências; CTS; livro didáticoscience teaching; STS; textbookA educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) tem como um dos seus objetivos a proposição educacional em torno de temas sociais de ciência e tecnologia, a partir de uma abordagem interdisciplinar e contextualizada, alinhada a processos de democratização. Neste sentido, buscamos investigar de que maneira esse propósito é proporcionado e potencializado nos livros didáticos. Considerando uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, temos como objetivo analisar livros didáticos de Física tendo como pano de fundo uma matriz de referência CTS. Como base teórica para este trabalho nos fundamentamos em referenciais da educação CTS e suas articulações com os pressupostos teórico-filosóficos de Paulo Freire e do Pensamento Latino-Americano em CTS. Como resultado destacamos aspectos limitadores e potencializadores referentes ao objetivo em questão, sendo que, de maneira geral, os parâmetros CTS são apresentados pontualmente e sem problematizações profundas, evidenciando, portanto, desafios para a área.The Science-Technology-Society (STS) education has as one objective the educational proposition around social themes of science and technology, from an interdisciplinary and contextualized approach, aligned with democratization processes. In this sense, we seek to investigate how this purpose is provided and enhanced in textbooks. Considering a qualitative and bibliographical research, we aim to analyze Physics textbooks against the backdrop of a STS reference matrix. As a theoretical basis for this work, we are based on references of STS education and its articulations with the theoretical-philosophical assumptions of Paulo Freire and Latin American Thought on STS. As a result, we highlight limiting and enhancing aspects related to the objective in question, and, in general, the STS parameters are presented punctually and without deep problematization, thus evidencing challenges for the area.Universidade Federal do ParáUFOBAEwerling da Rosa, SuianeSantos e Silva, Marcia2021-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1056510.18542/amazrecm.v17i38.10565Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 17, n. 38 (2021): Ahead of Print; 267-281Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 17, n. 38 (2021): Ahead of Print; 267-2812317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. 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