Science Education and Citizenship: perspective for sustainable consumption

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Darlene Teixeira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Freitas, Nádia Magalhães da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
DOI: 10.18542/amazrecm.v10i19.2187
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2187
Resumo: In the context of the Decade of Education for Sustainable Development, we believe that teachers of Natural Sciences may include, in their classes, discussions related to the causes and consequences of the environmental crisis. The consumption is one of the issues that can be addressed, because it has a direct relationship with environmental problems. With this article, we emphasize the importance of integrating the consumption theme in teaching natural science and present possibilities for discussions regarding its contemporary features and their consequences, in order to contribute to the realization of the assumption of  sustainable consumption in our society
id UFPA-7_68e13ad7f74b3700c4641c47378eef62
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/2187
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
spelling Science Education and Citizenship: perspective for sustainable consumptionEnsino de ciências e cidadania: perspectivas para o consumo sustentáveleducation for sustainable development; natural sciences teaching; sustainable consumptioneducação para o desenvolvimento sustentável; ensino de ciências naturais; consumo sustentávelIn the context of the Decade of Education for Sustainable Development, we believe that teachers of Natural Sciences may include, in their classes, discussions related to the causes and consequences of the environmental crisis. The consumption is one of the issues that can be addressed, because it has a direct relationship with environmental problems. With this article, we emphasize the importance of integrating the consumption theme in teaching natural science and present possibilities for discussions regarding its contemporary features and their consequences, in order to contribute to the realization of the assumption of  sustainable consumption in our societyNo contexto da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, consideramos que professores de Ciências Naturais podem inserir, nas suas aulas, discussões relacionadas às causas e às consequências da crise ambiental. O consumo é um dos temas que pode ser abordado, notadamente por ter relação direta com os problemas ambientais em vigência. Objetivamos com este artigo ressaltar a importância da inserção do tema consumo no ensino de ciências naturais e apresentar possibilidades de discussões, no que tange as suas características contemporâneas e suas consequências, na perspectiva de contribuir para a efetivação do pressuposto do consumo sustentável na nossa sociedade.Universidade Federal do ParáFerreira, Darlene TeixeiraFreitas, Nádia Magalhães da Silva2013-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/218710.18542/amazrecm.v10i19.2187Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 10, n. 19 (2013); 78-93Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 10, n. 19 (2013); 78-932317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2187/2478/*ref*/AFONSO, Cintia Maria. Sustentabilidade: caminho ou utopia. São Paulo: Annablume, 2006. 72 p./*ref*/AMARAL, Marta Teixeira do. A dimensão ambiental na cultura educacional brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 88, n. 218, p. 107-121, 2005./*ref*/BOCCHI, Nerilso; FERRACIN, Luiz Carlos; BIAGGIO, Sonia Regina. Pilhas e baterias: funcionamento e impacto ambiental. Revista Química Nova na Escola, São Paulo. n. 11, p. 3-9, 2000./*ref*/BOFF, Leonardo. Virtudes para um outro Mundo possível. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. 128 p./*ref*/BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Senado Federal; Subsecretaria de Edições Técnicas, 2003. 181 p./*ref*/BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacional para o Ensino Médio. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. 109 p./*ref*/BRASIL. Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Disponível em: < http://www.abes-dn.org.br/camresiduos/docs/lei-12305.pdf>. Acesso em: 20 set. 2013./*ref*/BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, DF: Secretária da Educação Básica, 2006. 135 p./*ref*/CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Introduzindo os alunos no universo das ciências. In: WERTHEIN, Jorge; CUNHA, Célio da (Org.). Ensino de Ciências e desenvolvimento: o que pensam os cientistas. Brasília: UNESCO; Instituto Sangari, 2009. p. 71-77./*ref*/CARVALHO FILHO, Carlos Alberto Aragão. Formação científica para o desenvolvimento. In: WERTHEIN, Jorge; CUNHA, Célio da (Org.). Ensino de Ciências e desenvolvimento: o que pensam os cientistas. Brasília: UNESCO; Instituto Sangari, 2009. p. 97-101./*ref*/COMISSÃO MUNDIAL SOBRE O MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: FGV, 1991. 430 p./*ref*/CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. 2. ed. Brasília, DF: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 1997. 598 p./*ref*/D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação para compatibilizar desenvolvimento e sustentabilidade. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Paraná, n.15, jan./jun. p. 11-20, 2007./*ref*/DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009. 366 p./*ref*/FELDMANN, Fábio. Meio Ambiente e consumismo. In: TRIGUEIRO, André (Coord.). Meio ambiente no século XXI: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Campinas, SP: Armazém do Ipê, 2005. p. 143-157./*ref*/FIGUEIREDO, Orlando; ALMEIDA, Paulo; CÉSAR. O papel das metaciências na promoção da educação para o desenvolvimento sustentável. Revista Eletrônica de Enseñanza de las Ciencias, España, v.3, n. 3. p. 320-338, 2004./*ref*/FIGUEIREDO, Orlando. A controvérsia na educação para a sustentabilidade: uma reflexão sobre a escola do século XXI. Revista Interacções. Portugal: Santarém, v. 2, n. 4, p. 3-23, 2006./*ref*/FURRIELA, Rachel Biderman. Educação para o consumo sustentável. Ciclo de Palestras sobre Meio Ambiente. MEC/SEF/COEA, 2001. p. 47-55./*ref*/GADOTTI, Moacir. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o Desenvolvimento Sustentável. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2008. 127 p./*ref*/KRASILCHIK, Myriam; MARANDINO, Martha. Ensino de Ciências e Cidadania. São Paulo: Moderna, 2007. 87 p./*ref*/LEFF, Enrique. Epistemologia Ambiental. São Paulo: Cortez, 2002. 240 p./*ref*/LEIS, Héctor Ricardo. Ambientalismo: um projeto realista-utópico para a política mundial. In: VIOLA, Eduardo. Meio ambiente, desenvolvimento e cidadania: desafios para as Ciências Sociais. São Paulo: Cortez, 2001. p. 15-43./*ref*/LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Crise ambiental, Educação e Cidadania. In: LOUREIRO, Carlos Frederico et al. (Org.). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2005. p. 109-141./*ref*/MELLO, Leonardo Freire. População, consumo e mudança climática. In: HOGAN, Daniel Joseph; MARANDOLA JÚNIOR, Eduardo. População e mudança climática: dimensões humanas das mudanças ambientais globais. São Paulo: Núcleo de Estudos de População (NEPO), 2009. p. 109-135./*ref*/MENEZES, Luís Carlos de. Cultura científica na sociedade pós-industrial. In: WERTHEIN, Jorge; CUNHA, Célio da (Org.). Ensino de Ciências e desenvolvimento: o que pensam os cientistas. Brasília, DF: UNESCO, Instituto Sangari, 2009. p.181-186./*ref*/MÉSZÁROS, István. O poder da ideologia. São Paulo: Boitempo, 2004. 568 p. S/*ref*/MINAYO, Maria Cecília de. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 9-29./*ref*/MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. 128 p./*ref*/NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do. Educação e desenvolvimento na contemporaneidade: dilema ou desafio? In: BURSZTYN, Marcel (Org.) Ciência, ética e sustentabilidade: desafios ao novo século. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001. p. 95-113./*ref*/NOVAES, Washington; RIBAS, Otto; NOVAES, Pedro da Costa (Coord.). Agenda 21 Brasileira: bases para discussão. Brasília, DF: MMA; PNUD, 2001. 196 p./*ref*/PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; MATOS, Eloiza Aparecida Ávila de; BAZZO, Walter Antonio. Refletindo acerca da ciência, tecnologia e sociedade: enfocando o ensino médio. Revista Iberoamericana de Educación, Espanã, n. 44, p. 147-166, 2007./*ref*/PORTILHO, Fátima. Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. São Paulo: Cortez, 2005. 255 p./*ref*/REIS, Carlos. Aparelhos usados: um presente envenenado. 2006. Revista Além-Mar. Lisboa. Disponível em: . Acesso em 20 set. 2013./*ref*/SACHS, Ignacy. O desafio do meio ambiente. In: SACHS, Ignacy; VIEIRA, Paulo Freire (Org.). Rumo à ecossocioeconomia: teoria e prática do desenvolvimento. São Paulo: Editora, 2007. p. 201-246./*ref*/SANTOS, Filipe Duarte. Riscos de insustentabilidade. Quais os Caminhos para um Desenvolvimento Sustentável? In: V Seminário Ibérico/I Seminário Ibero-americano: Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências Educação Científica e Desenvolvimento Sustentável, 03 a 05, 2001, Aveiro. Anais. Portugal: Universidade de Aveiro, 2008. p. 14-20./*ref*/SCOTTO, Gabriela; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; GUIMARÃES, Leandro Belinaso. Desenvolvimento Sustentável. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. 112 p./*ref*/UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Escola de Aplicação. Regimento da Escola de Aplicação da UFPA. 2009. Disponível em: http://www.alem-mar.org/cgi-bin/quickregister/scripts/redirect.cgi?redirect=EEuEkpAEluKovfIIfh. Acesso em 10 Fev. 2010./*ref*/UNESCO. Década das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação-Brasília, DF: UNESCO, 2005.Direitos autorais 2013 CC-BYinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-17T00:59:24Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/2187Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-08-17T00:59:24Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Science Education and Citizenship: perspective for sustainable consumption
Ensino de ciências e cidadania: perspectivas para o consumo sustentável
title Science Education and Citizenship: perspective for sustainable consumption
spellingShingle Science Education and Citizenship: perspective for sustainable consumption
Science Education and Citizenship: perspective for sustainable consumption
Ferreira, Darlene Teixeira
education for sustainable development; natural sciences teaching; sustainable consumption
educação para o desenvolvimento sustentável; ensino de ciências naturais; consumo sustentável
Ferreira, Darlene Teixeira
education for sustainable development; natural sciences teaching; sustainable consumption
educação para o desenvolvimento sustentável; ensino de ciências naturais; consumo sustentável
title_short Science Education and Citizenship: perspective for sustainable consumption
title_full Science Education and Citizenship: perspective for sustainable consumption
title_fullStr Science Education and Citizenship: perspective for sustainable consumption
Science Education and Citizenship: perspective for sustainable consumption
title_full_unstemmed Science Education and Citizenship: perspective for sustainable consumption
Science Education and Citizenship: perspective for sustainable consumption
title_sort Science Education and Citizenship: perspective for sustainable consumption
author Ferreira, Darlene Teixeira
author_facet Ferreira, Darlene Teixeira
Ferreira, Darlene Teixeira
Freitas, Nádia Magalhães da Silva
Freitas, Nádia Magalhães da Silva
author_role author
author2 Freitas, Nádia Magalhães da Silva
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Darlene Teixeira
Freitas, Nádia Magalhães da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv education for sustainable development; natural sciences teaching; sustainable consumption
educação para o desenvolvimento sustentável; ensino de ciências naturais; consumo sustentável
topic education for sustainable development; natural sciences teaching; sustainable consumption
educação para o desenvolvimento sustentável; ensino de ciências naturais; consumo sustentável
description In the context of the Decade of Education for Sustainable Development, we believe that teachers of Natural Sciences may include, in their classes, discussions related to the causes and consequences of the environmental crisis. The consumption is one of the issues that can be addressed, because it has a direct relationship with environmental problems. With this article, we emphasize the importance of integrating the consumption theme in teaching natural science and present possibilities for discussions regarding its contemporary features and their consequences, in order to contribute to the realization of the assumption of  sustainable consumption in our society
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2187
10.18542/amazrecm.v10i19.2187
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2187
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v10i19.2187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2187/2478
/*ref*/AFONSO, Cintia Maria. Sustentabilidade: caminho ou utopia. São Paulo: Annablume, 2006. 72 p.
/*ref*/AMARAL, Marta Teixeira do. A dimensão ambiental na cultura educacional brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 88, n. 218, p. 107-121, 2005.
/*ref*/BOCCHI, Nerilso; FERRACIN, Luiz Carlos; BIAGGIO, Sonia Regina. Pilhas e baterias: funcionamento e impacto ambiental. Revista Química Nova na Escola, São Paulo. n. 11, p. 3-9, 2000.
/*ref*/BOFF, Leonardo. Virtudes para um outro Mundo possível. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. 128 p.
/*ref*/BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Senado Federal; Subsecretaria de Edições Técnicas, 2003. 181 p.
/*ref*/BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacional para o Ensino Médio. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. 109 p.
/*ref*/BRASIL. Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Disponível em: < http://www.abes-dn.org.br/camresiduos/docs/lei-12305.pdf>. Acesso em: 20 set. 2013.
/*ref*/BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, DF: Secretária da Educação Básica, 2006. 135 p.
/*ref*/CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Introduzindo os alunos no universo das ciências. In: WERTHEIN, Jorge; CUNHA, Célio da (Org.). Ensino de Ciências e desenvolvimento: o que pensam os cientistas. Brasília: UNESCO; Instituto Sangari, 2009. p. 71-77.
/*ref*/CARVALHO FILHO, Carlos Alberto Aragão. Formação científica para o desenvolvimento. In: WERTHEIN, Jorge; CUNHA, Célio da (Org.). Ensino de Ciências e desenvolvimento: o que pensam os cientistas. Brasília: UNESCO; Instituto Sangari, 2009. p. 97-101.
/*ref*/COMISSÃO MUNDIAL SOBRE O MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: FGV, 1991. 430 p.
/*ref*/CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. 2. ed. Brasília, DF: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 1997. 598 p.
/*ref*/D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação para compatibilizar desenvolvimento e sustentabilidade. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Paraná, n.15, jan./jun. p. 11-20, 2007.
/*ref*/DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009. 366 p.
/*ref*/FELDMANN, Fábio. Meio Ambiente e consumismo. In: TRIGUEIRO, André (Coord.). Meio ambiente no século XXI: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Campinas, SP: Armazém do Ipê, 2005. p. 143-157.
/*ref*/FIGUEIREDO, Orlando; ALMEIDA, Paulo; CÉSAR. O papel das metaciências na promoção da educação para o desenvolvimento sustentável. Revista Eletrônica de Enseñanza de las Ciencias, España, v.3, n. 3. p. 320-338, 2004.
/*ref*/FIGUEIREDO, Orlando. A controvérsia na educação para a sustentabilidade: uma reflexão sobre a escola do século XXI. Revista Interacções. Portugal: Santarém, v. 2, n. 4, p. 3-23, 2006.
/*ref*/FURRIELA, Rachel Biderman. Educação para o consumo sustentável. Ciclo de Palestras sobre Meio Ambiente. MEC/SEF/COEA, 2001. p. 47-55.
/*ref*/GADOTTI, Moacir. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o Desenvolvimento Sustentável. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2008. 127 p.
/*ref*/KRASILCHIK, Myriam; MARANDINO, Martha. Ensino de Ciências e Cidadania. São Paulo: Moderna, 2007. 87 p.
/*ref*/LEFF, Enrique. Epistemologia Ambiental. São Paulo: Cortez, 2002. 240 p.
/*ref*/LEIS, Héctor Ricardo. Ambientalismo: um projeto realista-utópico para a política mundial. In: VIOLA, Eduardo. Meio ambiente, desenvolvimento e cidadania: desafios para as Ciências Sociais. São Paulo: Cortez, 2001. p. 15-43.
/*ref*/LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Crise ambiental, Educação e Cidadania. In: LOUREIRO, Carlos Frederico et al. (Org.). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2005. p. 109-141.
/*ref*/MELLO, Leonardo Freire. População, consumo e mudança climática. In: HOGAN, Daniel Joseph; MARANDOLA JÚNIOR, Eduardo. População e mudança climática: dimensões humanas das mudanças ambientais globais. São Paulo: Núcleo de Estudos de População (NEPO), 2009. p. 109-135.
/*ref*/MENEZES, Luís Carlos de. Cultura científica na sociedade pós-industrial. In: WERTHEIN, Jorge; CUNHA, Célio da (Org.). Ensino de Ciências e desenvolvimento: o que pensam os cientistas. Brasília, DF: UNESCO, Instituto Sangari, 2009. p.181-186.
/*ref*/MÉSZÁROS, István. O poder da ideologia. São Paulo: Boitempo, 2004. 568 p. S
/*ref*/MINAYO, Maria Cecília de. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 9-29.
/*ref*/MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. 128 p.
/*ref*/NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do. Educação e desenvolvimento na contemporaneidade: dilema ou desafio? In: BURSZTYN, Marcel (Org.) Ciência, ética e sustentabilidade: desafios ao novo século. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001. p. 95-113.
/*ref*/NOVAES, Washington; RIBAS, Otto; NOVAES, Pedro da Costa (Coord.). Agenda 21 Brasileira: bases para discussão. Brasília, DF: MMA; PNUD, 2001. 196 p.
/*ref*/PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; MATOS, Eloiza Aparecida Ávila de; BAZZO, Walter Antonio. Refletindo acerca da ciência, tecnologia e sociedade: enfocando o ensino médio. Revista Iberoamericana de Educación, Espanã, n. 44, p. 147-166, 2007.
/*ref*/PORTILHO, Fátima. Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. São Paulo: Cortez, 2005. 255 p.
/*ref*/REIS, Carlos. Aparelhos usados: um presente envenenado. 2006. Revista Além-Mar. Lisboa. Disponível em: . Acesso em 20 set. 2013.
/*ref*/SACHS, Ignacy. O desafio do meio ambiente. In: SACHS, Ignacy; VIEIRA, Paulo Freire (Org.). Rumo à ecossocioeconomia: teoria e prática do desenvolvimento. São Paulo: Editora, 2007. p. 201-246.
/*ref*/SANTOS, Filipe Duarte. Riscos de insustentabilidade. Quais os Caminhos para um Desenvolvimento Sustentável? In: V Seminário Ibérico/I Seminário Ibero-americano: Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências Educação Científica e Desenvolvimento Sustentável, 03 a 05, 2001, Aveiro. Anais. Portugal: Universidade de Aveiro, 2008. p. 14-20.
/*ref*/SCOTTO, Gabriela; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; GUIMARÃES, Leandro Belinaso. Desenvolvimento Sustentável. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. 112 p.
/*ref*/UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Escola de Aplicação. Regimento da Escola de Aplicação da UFPA. 2009. Disponível em: http://www.alem-mar.org/cgi-bin/quickregister/scripts/redirect.cgi?redirect=EEuEkpAEluKovfIIfh. Acesso em 10 Fev. 2010.
/*ref*/UNESCO. Década das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação-Brasília, DF: UNESCO, 2005.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2013 CC-BY
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2013 CC-BY
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 10, n. 19 (2013); 78-93
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 10, n. 19 (2013); 78-93
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1822183581298982912
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.18542/amazrecm.v10i19.2187