Researches about Science Technology and Society/Environment education and scientific and technological literacy socialized at ENPEC (2011-2017)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Bruna
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Alinne, Lorenzetti, Leonir, Zanlorenzi, Marcos Aurélio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7900
Resumo: The study aimed to analyze the socialized productions at the National Research Meeting in Science Education from 2011 to 2019, focusing on the thematic line that discusses Scientific and Technological Literacy CTS / CTSA approaches and Science Education. The research is characterized as bibliographic of the type “State of the Art”, in which it analyzed 303 articles, being 241 works related to CTS / CTSA and 62 works of AC / ACT. The research descriptors were: number of authors; theoretical side; origin of the works; production by region; methodological approach and research tools; knowledge area; level of education; research subjects and theoretical framework used by the authors. There is a predominance of research that uses the theoretical aspect CTS and AC, as well as a greater number of studies carried out in the south and southeast regions and with high school students. Some trends and challenges in mapped productions are evidenced, and it is expected that the research carried out can bring dialogical contributions to Science Teaching.
id UFPA-7_6b1f87db21b4a5b2a8e8f8219ae84825
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/7900
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Researches about Science Technology and Society/Environment education and scientific and technological literacy socialized at ENPEC (2011-2017)As pesquisas sobre Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade/Ambiente e alfabetização científica e tecnológica socializadas no ENPEC (2011-2017)state of art; science-technology-Society-environment; scientific-literacy and technologic; science educationestado da arte; ciência-tecnologia-sociedade-ambiente; alfabetização científica e tecnológica; educação em ciênciasThe study aimed to analyze the socialized productions at the National Research Meeting in Science Education from 2011 to 2019, focusing on the thematic line that discusses Scientific and Technological Literacy CTS / CTSA approaches and Science Education. The research is characterized as bibliographic of the type “State of the Art”, in which it analyzed 303 articles, being 241 works related to CTS / CTSA and 62 works of AC / ACT. The research descriptors were: number of authors; theoretical side; origin of the works; production by region; methodological approach and research tools; knowledge area; level of education; research subjects and theoretical framework used by the authors. There is a predominance of research that uses the theoretical aspect CTS and AC, as well as a greater number of studies carried out in the south and southeast regions and with high school students. Some trends and challenges in mapped productions are evidenced, and it is expected that the research carried out can bring dialogical contributions to Science Teaching.O estudo teve como objetivo analisar as produções socializadas no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências no período de 2011 a 2019 com foco na linha temática que discute Alfabetização Científica e Tecnológica, abordagens CTS/CTSA e Educação em Ciências. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, do tipo “Estado da Arte”, na qual foram analisados 303 artigos, sendo que, desses, 241 são trabalhos referentes a CTS/CTSA e 62 são trabalhos de AC/ACT. Os descritores da pesquisa foram: número de autores; vertente teórica; origem dos trabalhos; produção por região; enfoque metodológico e instrumentos de pesquisa; área do conhecimento; nível de ensino; sujeitos da pesquisa e referencial teórico utilizado pelos autores. Percebe-se uma predominância de pesquisas que utilizam a vertente teórica CTS e AC, bem como um número maior de trabalhos realizados na região Sul e Sudeste do Brasil e com sujeitos alunos do Ensino Médio. Evidencia-se algumas tendências e desafios nas produções mapeadas, sendo esperado que a pesquisa realizada possa trazer contribuições dialógicas para o Ensino de Ciências.Universidade Federal do ParáGarcia, BrunaOliveira, AlinneLorenzetti, LeonirZanlorenzi, Marcos Aurélio2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/790010.18542/amazrecm.v16i37.7900Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 16, n. 37 (2020); 151-163Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 16, n. 37 (2020); 151-1632317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7900/6695/*ref*/ANDRADE, R. R. M. Pesquisas sobre formação de professores: uma comparação entre os anos 90 e 2000. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 1, 2007, Caxambu. Anais [...] Caxambu, 2007./*ref*/ANDRÉ, M. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Revista Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez, 2010./*ref*/ANGOTTI, J. A. P.; DELIZOICOV D. Metodologia do Ensino de Ciência. São Paulo: Cortez, 1990./*ref*/AUGUSTO, T. G. S.; CALDEIRA, A. M. A. Dificuldades para a implantação de práticas interdisciplinares em escolas estaduais, apontadas por professores da área de Ciências da Natureza. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.12, n. 1. p. 139-154, 2007./*ref*/AULER, D.; BAZZO, W. A. Reflexões para a implementação do movimento CTA no contexto educacional brasileiro. Revista Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 1, p. 1-12, 2001./*ref*/AULER, D.; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científico-Tecnológica para quê? Revista Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 122-134, jun, 2001./*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011./*ref*/CACHAPUZ, A. F.; DE PAIXÃO, F. M. La enseñanza de las ciencias y la formación de profesores de enseñanza primaria para la reforma curricular: de la teoría a la práctica. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, v. 17, n. 1, p. 69-78, 1999./*ref*/CASSIANI, S.; VON LINSINGEN, I. Formação inicial de professores de Ciências: perspectiva discursiva na educação CTS. Educar em Revista, Curitiba, n. 34, p. 127-147, 2009./*ref*/CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafios para a Educação. Ijuí: Unijuí, 2000./*ref*/CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 22, p. 89-100, Jan/Fev/Mar/Abr, 2003./*ref*/CHRISPINO, A; LIMA, L. S; ALBUQUERQUE, M. B; FREITAS, A. C. C; SILVA, M. A. F. B. A área CTS no Brasil vista como rede social: onde aprendemos? Revista Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 2, p. 455-479, 2013./*ref*/FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 257- 272, ago. 2002./*ref*/FOUREZ, G. Crise no Ensino de Ciências? Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 8. n. 2, p. 109-123, 2003./*ref*/FOUREZ, G. Alfabetización científica y tecnológica: acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. Buenos Aires, Argentina: Ediciones Colihue, 1994./*ref*/FREITAS, L. M.; GHEDIN, E. Pesquisas sobre Estado da Arte em CTS: análise comparativa com a produção em periódicos nacionais. Alexandria - Revista Educação em Ciências e Tecnologia, Florianópolis, v, 8, n. 3, p. 3-25, nov. 2015./*ref*/GARVÃO, M. Ensino de Ciências nos Anos Iniciais: dados a partir de um levantamento nas atas do ENPEC. Trabalho de Graduação (Licenciatura em Pedagogia). Universidade Federal da Fronteira do Sul, Chapecó, 2016./*ref*/GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª edição. São Paulo: Atlas, 2008./*ref*/HILÁRIO, T. W.; SOUZA, R. R. Alfabetização Científica nos Anos Iniciais do Ensino fundamental: uma revisão nos últimos ENPEC. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis, Anais […] Florianópolis: ABRAPEC, 2017./*ref*/LORENZETTI, L. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000./*ref*/LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. Revista Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 3, n.1, p. 45-61, jun, 2001./*ref*/LORENZETTI, L. Estilos de pensamento em educação ambiental: uma análise a partir das dissertações e teses. 2008. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008./*ref*/LUZ, R.; ARAÚJO- QUEIROZ, M. B; PRUDÊNCIO, C. A. V. CTS ou CTSA: O Que (Não) Dizem as Pesquisas sobre Educação Ambiental e Meio Ambiente? Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 12. n.1, p.31-54, 2019./*ref*/MAMEDE, M.; ZIMMERMANN, E. Letramento científico e CTS na formação de professores para o ensino de física. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 16, Rio de Janeiro. Anais [...] Rio de Janeiro, 2005./*ref*/MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. A Linguagem em uma Aula de Ciências. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 2, n.11, p. 49-57, 1996./*ref*/MOZENA, E. R.; OSTERMANN, F. Uma revisão bibliográfica sobre a interdisciplinaridade no Ensino das Ciências da Natureza. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 16, n. 2, p. 185-206, 2014./*ref*/PIMENTA, S. G.; LISITA, V. M. S. de S. Pesquisas sobre professores e sua formação: uma análise de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação da FEUSP ? 1990 a 1998. Educar em Revista, Curitiba, n. 24, p. 97-109, 2004./*ref*/RIBAS, J. F.; BROIETTI, F. C. D. Um estudo da produção escrita de estudantes do Ensino Médio em questões de Ciências do PISA. Amazônia – Revista de Educação em Ciências e em Matemática, Belém, v. 16, n. 36, p. 244-262, 2020./*ref*/RODRÍGUEZ, A. S. M.; PINO, J. C. D. Estudo da produção científica sobre o enfoque CTS em revistas brasileiras especializadas. Amazônia – Revista de Educação em Ciências e Matemática, Belém, v. 15, n.33, p. 167-198, jan/jun, 2019./*ref*/ROSÁRIO, K. D. S.; VENTURIERI, B.; GUSMÃO, A. Z. A formação de professores de Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental: análise preliminar nas atas do ENPEC. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11 2017, Florianópolis, Anais [...], Florianópolis: ABRAPEC, 2017./*ref*/SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Revista Ciência & Ensino, Piracicaba, v. 1, número especial, p. 1-12, 2007./*ref*/SANTOS, W. L. P dos. Educação CTS e cidadania: confluências e diferenças. Amazônia – Revista de Educação em Ciências e em Matemática, Belém, v. 9, n. 17, p. 49-62, jul, 2012./*ref*/SANTOS, W. L. P. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 36, p. 474- 492, set./dez. 2007./*ref*/SANTOS, W. L. P dos.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira. Revista Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 110-132, dez., 2002./*ref*/SASSERON, L. H. Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: estrutura e indicadores deste processo em sala de aula. 2008, 265p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008./*ref*/SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma Revisão Bibliográfica. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011./*ref*/SLONGO, I. I. P. A produção acadêmica em ensino de biologia: um estudo a partir de teses e dissertações. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004./*ref*/SLONGO, I. I. P.; LORENZETTI, L.; GARVÃO, M. A pesquisa em educação em Ciências disseminada no ENPEC (2007 a 2013): explicitando dados e analisando tendências. In: X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10, Águas de Lindóia Anais […]. Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015./*ref*/SOUSA, F. L. Uma contribuição teórica da utilização da abordagem CTS no Ensino de Ciências. Amazônia – Revista de Educação em Ciências e em Matemática, Belém, v. 9, n. 17, p. 109-121, jun, 2012./*ref*/TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. A Produção Acadêmica em Ensino de Biologia no Brasil – 40 anos (1972–2011): Base Institucional e Tendências Temáticas e Metodológicas. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 521-549, ago., 2017./*ref*/TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. Investigando a pesquisa educacional: um estudo enfocando dissertações e teses sobre o Ensino de biologia no Brasil. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 261-282, 2006./*ref*/VASCO, A. P. ZAKRZEVSKI, S. B. B. O Estado da Arte das pesquisas sobre Percepção Ambiental no Brasil. Revista Perspectiva, Erechim, v. 34, n. 125, p. 17-28, mar, 2010./*ref*/VIECHENESKI, J. P.; LORENZETTI, L.; CARLETTO, M. R. A alfabetização científica nos anos iniciais: uma análise dos trabalhos apresentados nos ENPECs. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10, 2015, Águas de Lindóia, Anais […] Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015.Direitos autorais 2020 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-21T13:25:57Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/7900Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-01-21T13:25:57Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Researches about Science Technology and Society/Environment education and scientific and technological literacy socialized at ENPEC (2011-2017)
As pesquisas sobre Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade/Ambiente e alfabetização científica e tecnológica socializadas no ENPEC (2011-2017)
title Researches about Science Technology and Society/Environment education and scientific and technological literacy socialized at ENPEC (2011-2017)
spellingShingle Researches about Science Technology and Society/Environment education and scientific and technological literacy socialized at ENPEC (2011-2017)
Garcia, Bruna
state of art; science-technology-Society-environment; scientific-literacy and technologic; science education
estado da arte; ciência-tecnologia-sociedade-ambiente; alfabetização científica e tecnológica; educação em ciências
title_short Researches about Science Technology and Society/Environment education and scientific and technological literacy socialized at ENPEC (2011-2017)
title_full Researches about Science Technology and Society/Environment education and scientific and technological literacy socialized at ENPEC (2011-2017)
title_fullStr Researches about Science Technology and Society/Environment education and scientific and technological literacy socialized at ENPEC (2011-2017)
title_full_unstemmed Researches about Science Technology and Society/Environment education and scientific and technological literacy socialized at ENPEC (2011-2017)
title_sort Researches about Science Technology and Society/Environment education and scientific and technological literacy socialized at ENPEC (2011-2017)
author Garcia, Bruna
author_facet Garcia, Bruna
Oliveira, Alinne
Lorenzetti, Leonir
Zanlorenzi, Marcos Aurélio
author_role author
author2 Oliveira, Alinne
Lorenzetti, Leonir
Zanlorenzi, Marcos Aurélio
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Bruna
Oliveira, Alinne
Lorenzetti, Leonir
Zanlorenzi, Marcos Aurélio
dc.subject.por.fl_str_mv state of art; science-technology-Society-environment; scientific-literacy and technologic; science education
estado da arte; ciência-tecnologia-sociedade-ambiente; alfabetização científica e tecnológica; educação em ciências
topic state of art; science-technology-Society-environment; scientific-literacy and technologic; science education
estado da arte; ciência-tecnologia-sociedade-ambiente; alfabetização científica e tecnológica; educação em ciências
description The study aimed to analyze the socialized productions at the National Research Meeting in Science Education from 2011 to 2019, focusing on the thematic line that discusses Scientific and Technological Literacy CTS / CTSA approaches and Science Education. The research is characterized as bibliographic of the type “State of the Art”, in which it analyzed 303 articles, being 241 works related to CTS / CTSA and 62 works of AC / ACT. The research descriptors were: number of authors; theoretical side; origin of the works; production by region; methodological approach and research tools; knowledge area; level of education; research subjects and theoretical framework used by the authors. There is a predominance of research that uses the theoretical aspect CTS and AC, as well as a greater number of studies carried out in the south and southeast regions and with high school students. Some trends and challenges in mapped productions are evidenced, and it is expected that the research carried out can bring dialogical contributions to Science Teaching.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7900
10.18542/amazrecm.v16i37.7900
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7900
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v16i37.7900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7900/6695
/*ref*/ANDRADE, R. R. M. Pesquisas sobre formação de professores: uma comparação entre os anos 90 e 2000. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 1, 2007, Caxambu. Anais [...] Caxambu, 2007.
/*ref*/ANDRÉ, M. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Revista Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez, 2010.
/*ref*/ANGOTTI, J. A. P.; DELIZOICOV D. Metodologia do Ensino de Ciência. São Paulo: Cortez, 1990.
/*ref*/AUGUSTO, T. G. S.; CALDEIRA, A. M. A. Dificuldades para a implantação de práticas interdisciplinares em escolas estaduais, apontadas por professores da área de Ciências da Natureza. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.12, n. 1. p. 139-154, 2007.
/*ref*/AULER, D.; BAZZO, W. A. Reflexões para a implementação do movimento CTA no contexto educacional brasileiro. Revista Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 1, p. 1-12, 2001.
/*ref*/AULER, D.; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científico-Tecnológica para quê? Revista Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 122-134, jun, 2001.
/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
/*ref*/CACHAPUZ, A. F.; DE PAIXÃO, F. M. La enseñanza de las ciencias y la formación de profesores de enseñanza primaria para la reforma curricular: de la teoría a la práctica. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, v. 17, n. 1, p. 69-78, 1999.
/*ref*/CASSIANI, S.; VON LINSINGEN, I. Formação inicial de professores de Ciências: perspectiva discursiva na educação CTS. Educar em Revista, Curitiba, n. 34, p. 127-147, 2009.
/*ref*/CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafios para a Educação. Ijuí: Unijuí, 2000.
/*ref*/CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 22, p. 89-100, Jan/Fev/Mar/Abr, 2003.
/*ref*/CHRISPINO, A; LIMA, L. S; ALBUQUERQUE, M. B; FREITAS, A. C. C; SILVA, M. A. F. B. A área CTS no Brasil vista como rede social: onde aprendemos? Revista Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 2, p. 455-479, 2013.
/*ref*/FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 257- 272, ago. 2002.
/*ref*/FOUREZ, G. Crise no Ensino de Ciências? Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 8. n. 2, p. 109-123, 2003.
/*ref*/FOUREZ, G. Alfabetización científica y tecnológica: acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. Buenos Aires, Argentina: Ediciones Colihue, 1994.
/*ref*/FREITAS, L. M.; GHEDIN, E. Pesquisas sobre Estado da Arte em CTS: análise comparativa com a produção em periódicos nacionais. Alexandria - Revista Educação em Ciências e Tecnologia, Florianópolis, v, 8, n. 3, p. 3-25, nov. 2015.
/*ref*/GARVÃO, M. Ensino de Ciências nos Anos Iniciais: dados a partir de um levantamento nas atas do ENPEC. Trabalho de Graduação (Licenciatura em Pedagogia). Universidade Federal da Fronteira do Sul, Chapecó, 2016.
/*ref*/GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª edição. São Paulo: Atlas, 2008.
/*ref*/HILÁRIO, T. W.; SOUZA, R. R. Alfabetização Científica nos Anos Iniciais do Ensino fundamental: uma revisão nos últimos ENPEC. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis, Anais […] Florianópolis: ABRAPEC, 2017.
/*ref*/LORENZETTI, L. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.
/*ref*/LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. Revista Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 3, n.1, p. 45-61, jun, 2001.
/*ref*/LORENZETTI, L. Estilos de pensamento em educação ambiental: uma análise a partir das dissertações e teses. 2008. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
/*ref*/LUZ, R.; ARAÚJO- QUEIROZ, M. B; PRUDÊNCIO, C. A. V. CTS ou CTSA: O Que (Não) Dizem as Pesquisas sobre Educação Ambiental e Meio Ambiente? Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 12. n.1, p.31-54, 2019.
/*ref*/MAMEDE, M.; ZIMMERMANN, E. Letramento científico e CTS na formação de professores para o ensino de física. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 16, Rio de Janeiro. Anais [...] Rio de Janeiro, 2005.
/*ref*/MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. A Linguagem em uma Aula de Ciências. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 2, n.11, p. 49-57, 1996.
/*ref*/MOZENA, E. R.; OSTERMANN, F. Uma revisão bibliográfica sobre a interdisciplinaridade no Ensino das Ciências da Natureza. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 16, n. 2, p. 185-206, 2014.
/*ref*/PIMENTA, S. G.; LISITA, V. M. S. de S. Pesquisas sobre professores e sua formação: uma análise de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação da FEUSP ? 1990 a 1998. Educar em Revista, Curitiba, n. 24, p. 97-109, 2004.
/*ref*/RIBAS, J. F.; BROIETTI, F. C. D. Um estudo da produção escrita de estudantes do Ensino Médio em questões de Ciências do PISA. Amazônia – Revista de Educação em Ciências e em Matemática, Belém, v. 16, n. 36, p. 244-262, 2020.
/*ref*/RODRÍGUEZ, A. S. M.; PINO, J. C. D. Estudo da produção científica sobre o enfoque CTS em revistas brasileiras especializadas. Amazônia – Revista de Educação em Ciências e Matemática, Belém, v. 15, n.33, p. 167-198, jan/jun, 2019.
/*ref*/ROSÁRIO, K. D. S.; VENTURIERI, B.; GUSMÃO, A. Z. A formação de professores de Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental: análise preliminar nas atas do ENPEC. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11 2017, Florianópolis, Anais [...], Florianópolis: ABRAPEC, 2017.
/*ref*/SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Revista Ciência & Ensino, Piracicaba, v. 1, número especial, p. 1-12, 2007.
/*ref*/SANTOS, W. L. P dos. Educação CTS e cidadania: confluências e diferenças. Amazônia – Revista de Educação em Ciências e em Matemática, Belém, v. 9, n. 17, p. 49-62, jul, 2012.
/*ref*/SANTOS, W. L. P. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 36, p. 474- 492, set./dez. 2007.
/*ref*/SANTOS, W. L. P dos.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira. Revista Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 110-132, dez., 2002.
/*ref*/SASSERON, L. H. Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: estrutura e indicadores deste processo em sala de aula. 2008, 265p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
/*ref*/SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma Revisão Bibliográfica. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.
/*ref*/SLONGO, I. I. P. A produção acadêmica em ensino de biologia: um estudo a partir de teses e dissertações. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
/*ref*/SLONGO, I. I. P.; LORENZETTI, L.; GARVÃO, M. A pesquisa em educação em Ciências disseminada no ENPEC (2007 a 2013): explicitando dados e analisando tendências. In: X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10, Águas de Lindóia Anais […]. Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015.
/*ref*/SOUSA, F. L. Uma contribuição teórica da utilização da abordagem CTS no Ensino de Ciências. Amazônia – Revista de Educação em Ciências e em Matemática, Belém, v. 9, n. 17, p. 109-121, jun, 2012.
/*ref*/TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. A Produção Acadêmica em Ensino de Biologia no Brasil – 40 anos (1972–2011): Base Institucional e Tendências Temáticas e Metodológicas. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 521-549, ago., 2017.
/*ref*/TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. Investigando a pesquisa educacional: um estudo enfocando dissertações e teses sobre o Ensino de biologia no Brasil. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 261-282, 2006.
/*ref*/VASCO, A. P. ZAKRZEVSKI, S. B. B. O Estado da Arte das pesquisas sobre Percepção Ambiental no Brasil. Revista Perspectiva, Erechim, v. 34, n. 125, p. 17-28, mar, 2010.
/*ref*/VIECHENESKI, J. P.; LORENZETTI, L.; CARLETTO, M. R. A alfabetização científica nos anos iniciais: uma análise dos trabalhos apresentados nos ENPECs. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10, 2015, Águas de Lindóia, Anais […] Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 16, n. 37 (2020); 151-163
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 16, n. 37 (2020); 151-163
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1809465146524827648