Identidade no discurso: aspectos constituintes em professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossy, Nayra da Cunha
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gonçalves, Tadeu Oliver, Barbosa, Mauro Guterres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/9662
Resumo: O presente artigo tem por objetivo identificar aspectos identitários presentes no discurso de professores de matemática que atuam na rede pública da educação básica. Para tanto, a pesquisa consistiu na realização de entrevistas com 3 professores, que foram registradas e transcritas em áudios para análise. Pois, é instrumento de coleta utilizada como registro transcrito dos áudios das entrevistas, integralmente. Os resultados encontrados apontam que professores da rede pública da educação básica possuem uma identidade situada no ponto de equilíbrio entre as ações planejadas e executadas em sala de aula, representando uma mediação entre a objetividade e a subjetividade.
id UFPA-7_80029a888ceff93bee944c372e6305a6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/9662
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Identidade no discurso: aspectos constituintes em professores de matemáticaIdentity in speech: constituent aspects in mathematics teachersidentidade docente; professores de matemática; subjetividadeteaching identity; mathematics teachers; subjectivityO presente artigo tem por objetivo identificar aspectos identitários presentes no discurso de professores de matemática que atuam na rede pública da educação básica. Para tanto, a pesquisa consistiu na realização de entrevistas com 3 professores, que foram registradas e transcritas em áudios para análise. Pois, é instrumento de coleta utilizada como registro transcrito dos áudios das entrevistas, integralmente. Os resultados encontrados apontam que professores da rede pública da educação básica possuem uma identidade situada no ponto de equilíbrio entre as ações planejadas e executadas em sala de aula, representando uma mediação entre a objetividade e a subjetividade.This research paper aims to identify the aspects of identity that are present in the discourse employed by math teachers in the public school system.  Researchers interviewed three teachers and recorded data on audio, which were then turned into transcriptions. The interviews, taken in their entirety, were used as the basis for this research. Results show that the identity of teachers in the public school system is found at the intersection of their planned actions with the actions actually executed in the classroom, thus representing a compromise between objectivity and subjectivity.Universidade Federal do ParáRossy, Nayra da CunhaGonçalves, Tadeu OliverBarbosa, Mauro Guterres2021-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/966210.18542/amazrecm.v17i38.9662Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 17, n. 38 (2021): Ahead of Print; 58-70Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 17, n. 38 (2021): Ahead of Print; 58-702317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/9662/6956/*ref*/ARISTÓTELES. Metafísica: livro I e livro II. São Paulo: Abril S.A. Cultura, 1984./*ref*/BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001./*ref*/BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005./*ref*/BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 7ª edição – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014./*ref*/DUBAR, Claude. A Crise das identidades. Edusp. São Paulo, 2009./*ref*/DUBAR, Claude. A Socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Porto: Porto Editora, 1997./*ref*/FARIA, Ederson de., SOUZA, Vera Lúcia Trevisan. Sobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre formação de professores. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. v. 15, n. 1, p. 35-42, 2011./*ref*/OLIVEIRA, C. A. V. de, GOMES, A. A. Apontamentos sobre o conceito de identidade profissional de professores. Série-estudos – Periódico do Mestrado em Educação da UCDB, n. 18, p. 193-202, 2004./*ref*/FREITAS, F. L. A constituição da identidade docente: discutindo a prática no processo de formação. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2006./*ref*/PANDOLPHO, M. M. S. Ensino de biologia em questão: os valores e as referências da graduação na prática docente sob o olhar de egressos. Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de Campinas. São Paulo, 2006./*ref*/VIEIRA, M. M. S. Tornar-se professor em uma escola confessional: um estudo sobre a constituição identitária na perspectiva da dimensão da espiritualidade. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2009./*ref*/WACQUANT, Lioc. Esclarecer o Habitus. Educação e Linguagem, n. 16, 2007.Direitos autorais 2021 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-17T00:58:53Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/9662Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-08-17T00:58:53Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidade no discurso: aspectos constituintes em professores de matemática
Identity in speech: constituent aspects in mathematics teachers
title Identidade no discurso: aspectos constituintes em professores de matemática
spellingShingle Identidade no discurso: aspectos constituintes em professores de matemática
Rossy, Nayra da Cunha
identidade docente; professores de matemática; subjetividade
teaching identity; mathematics teachers; subjectivity
title_short Identidade no discurso: aspectos constituintes em professores de matemática
title_full Identidade no discurso: aspectos constituintes em professores de matemática
title_fullStr Identidade no discurso: aspectos constituintes em professores de matemática
title_full_unstemmed Identidade no discurso: aspectos constituintes em professores de matemática
title_sort Identidade no discurso: aspectos constituintes em professores de matemática
author Rossy, Nayra da Cunha
author_facet Rossy, Nayra da Cunha
Gonçalves, Tadeu Oliver
Barbosa, Mauro Guterres
author_role author
author2 Gonçalves, Tadeu Oliver
Barbosa, Mauro Guterres
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Rossy, Nayra da Cunha
Gonçalves, Tadeu Oliver
Barbosa, Mauro Guterres
dc.subject.por.fl_str_mv identidade docente; professores de matemática; subjetividade
teaching identity; mathematics teachers; subjectivity
topic identidade docente; professores de matemática; subjetividade
teaching identity; mathematics teachers; subjectivity
description O presente artigo tem por objetivo identificar aspectos identitários presentes no discurso de professores de matemática que atuam na rede pública da educação básica. Para tanto, a pesquisa consistiu na realização de entrevistas com 3 professores, que foram registradas e transcritas em áudios para análise. Pois, é instrumento de coleta utilizada como registro transcrito dos áudios das entrevistas, integralmente. Os resultados encontrados apontam que professores da rede pública da educação básica possuem uma identidade situada no ponto de equilíbrio entre as ações planejadas e executadas em sala de aula, representando uma mediação entre a objetividade e a subjetividade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/9662
10.18542/amazrecm.v17i38.9662
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/9662
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v17i38.9662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/9662/6956
/*ref*/ARISTÓTELES. Metafísica: livro I e livro II. São Paulo: Abril S.A. Cultura, 1984.
/*ref*/BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
/*ref*/BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
/*ref*/BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 7ª edição – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
/*ref*/DUBAR, Claude. A Crise das identidades. Edusp. São Paulo, 2009.
/*ref*/DUBAR, Claude. A Socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Porto: Porto Editora, 1997.
/*ref*/FARIA, Ederson de., SOUZA, Vera Lúcia Trevisan. Sobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre formação de professores. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. v. 15, n. 1, p. 35-42, 2011.
/*ref*/OLIVEIRA, C. A. V. de, GOMES, A. A. Apontamentos sobre o conceito de identidade profissional de professores. Série-estudos – Periódico do Mestrado em Educação da UCDB, n. 18, p. 193-202, 2004.
/*ref*/FREITAS, F. L. A constituição da identidade docente: discutindo a prática no processo de formação. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2006.
/*ref*/PANDOLPHO, M. M. S. Ensino de biologia em questão: os valores e as referências da graduação na prática docente sob o olhar de egressos. Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de Campinas. São Paulo, 2006.
/*ref*/VIEIRA, M. M. S. Tornar-se professor em uma escola confessional: um estudo sobre a constituição identitária na perspectiva da dimensão da espiritualidade. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2009.
/*ref*/WACQUANT, Lioc. Esclarecer o Habitus. Educação e Linguagem, n. 16, 2007.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 17, n. 38 (2021): Ahead of Print; 58-70
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 17, n. 38 (2021): Ahead of Print; 58-70
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1809465146478690304