Identidade no discurso: aspectos constituintes em professores de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/9662 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo identificar aspectos identitários presentes no discurso de professores de matemática que atuam na rede pública da educação básica. Para tanto, a pesquisa consistiu na realização de entrevistas com 3 professores, que foram registradas e transcritas em áudios para análise. Pois, é instrumento de coleta utilizada como registro transcrito dos áudios das entrevistas, integralmente. Os resultados encontrados apontam que professores da rede pública da educação básica possuem uma identidade situada no ponto de equilíbrio entre as ações planejadas e executadas em sala de aula, representando uma mediação entre a objetividade e a subjetividade. |
id |
UFPA-7_80029a888ceff93bee944c372e6305a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/9662 |
network_acronym_str |
UFPA-7 |
network_name_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Identidade no discurso: aspectos constituintes em professores de matemáticaIdentity in speech: constituent aspects in mathematics teachersidentidade docente; professores de matemática; subjetividadeteaching identity; mathematics teachers; subjectivityO presente artigo tem por objetivo identificar aspectos identitários presentes no discurso de professores de matemática que atuam na rede pública da educação básica. Para tanto, a pesquisa consistiu na realização de entrevistas com 3 professores, que foram registradas e transcritas em áudios para análise. Pois, é instrumento de coleta utilizada como registro transcrito dos áudios das entrevistas, integralmente. Os resultados encontrados apontam que professores da rede pública da educação básica possuem uma identidade situada no ponto de equilíbrio entre as ações planejadas e executadas em sala de aula, representando uma mediação entre a objetividade e a subjetividade.This research paper aims to identify the aspects of identity that are present in the discourse employed by math teachers in the public school system. Researchers interviewed three teachers and recorded data on audio, which were then turned into transcriptions. The interviews, taken in their entirety, were used as the basis for this research. Results show that the identity of teachers in the public school system is found at the intersection of their planned actions with the actions actually executed in the classroom, thus representing a compromise between objectivity and subjectivity.Universidade Federal do ParáRossy, Nayra da CunhaGonçalves, Tadeu OliverBarbosa, Mauro Guterres2021-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/966210.18542/amazrecm.v17i38.9662Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 17, n. 38 (2021): Ahead of Print; 58-70Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 17, n. 38 (2021): Ahead of Print; 58-702317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/9662/6956/*ref*/ARISTÓTELES. Metafísica: livro I e livro II. São Paulo: Abril S.A. Cultura, 1984./*ref*/BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001./*ref*/BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005./*ref*/BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 7ª edição – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014./*ref*/DUBAR, Claude. A Crise das identidades. Edusp. São Paulo, 2009./*ref*/DUBAR, Claude. A Socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Porto: Porto Editora, 1997./*ref*/FARIA, Ederson de., SOUZA, Vera Lúcia Trevisan. Sobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre formação de professores. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. v. 15, n. 1, p. 35-42, 2011./*ref*/OLIVEIRA, C. A. V. de, GOMES, A. A. Apontamentos sobre o conceito de identidade profissional de professores. Série-estudos – Periódico do Mestrado em Educação da UCDB, n. 18, p. 193-202, 2004./*ref*/FREITAS, F. L. A constituição da identidade docente: discutindo a prática no processo de formação. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2006./*ref*/PANDOLPHO, M. M. S. Ensino de biologia em questão: os valores e as referências da graduação na prática docente sob o olhar de egressos. Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de Campinas. São Paulo, 2006./*ref*/VIEIRA, M. M. S. Tornar-se professor em uma escola confessional: um estudo sobre a constituição identitária na perspectiva da dimensão da espiritualidade. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2009./*ref*/WACQUANT, Lioc. Esclarecer o Habitus. Educação e Linguagem, n. 16, 2007.Direitos autorais 2021 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-17T00:58:53Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/9662Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-08-17T00:58:53Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidade no discurso: aspectos constituintes em professores de matemática Identity in speech: constituent aspects in mathematics teachers |
title |
Identidade no discurso: aspectos constituintes em professores de matemática |
spellingShingle |
Identidade no discurso: aspectos constituintes em professores de matemática Rossy, Nayra da Cunha identidade docente; professores de matemática; subjetividade teaching identity; mathematics teachers; subjectivity |
title_short |
Identidade no discurso: aspectos constituintes em professores de matemática |
title_full |
Identidade no discurso: aspectos constituintes em professores de matemática |
title_fullStr |
Identidade no discurso: aspectos constituintes em professores de matemática |
title_full_unstemmed |
Identidade no discurso: aspectos constituintes em professores de matemática |
title_sort |
Identidade no discurso: aspectos constituintes em professores de matemática |
author |
Rossy, Nayra da Cunha |
author_facet |
Rossy, Nayra da Cunha Gonçalves, Tadeu Oliver Barbosa, Mauro Guterres |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Tadeu Oliver Barbosa, Mauro Guterres |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossy, Nayra da Cunha Gonçalves, Tadeu Oliver Barbosa, Mauro Guterres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
identidade docente; professores de matemática; subjetividade teaching identity; mathematics teachers; subjectivity |
topic |
identidade docente; professores de matemática; subjetividade teaching identity; mathematics teachers; subjectivity |
description |
O presente artigo tem por objetivo identificar aspectos identitários presentes no discurso de professores de matemática que atuam na rede pública da educação básica. Para tanto, a pesquisa consistiu na realização de entrevistas com 3 professores, que foram registradas e transcritas em áudios para análise. Pois, é instrumento de coleta utilizada como registro transcrito dos áudios das entrevistas, integralmente. Os resultados encontrados apontam que professores da rede pública da educação básica possuem uma identidade situada no ponto de equilíbrio entre as ações planejadas e executadas em sala de aula, representando uma mediação entre a objetividade e a subjetividade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/9662 10.18542/amazrecm.v17i38.9662 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/9662 |
identifier_str_mv |
10.18542/amazrecm.v17i38.9662 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/9662/6956 /*ref*/ARISTÓTELES. Metafísica: livro I e livro II. São Paulo: Abril S.A. Cultura, 1984. /*ref*/BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. /*ref*/BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005. /*ref*/BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 7ª edição – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. /*ref*/DUBAR, Claude. A Crise das identidades. Edusp. São Paulo, 2009. /*ref*/DUBAR, Claude. A Socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Porto: Porto Editora, 1997. /*ref*/FARIA, Ederson de., SOUZA, Vera Lúcia Trevisan. Sobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre formação de professores. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. v. 15, n. 1, p. 35-42, 2011. /*ref*/OLIVEIRA, C. A. V. de, GOMES, A. A. Apontamentos sobre o conceito de identidade profissional de professores. Série-estudos – Periódico do Mestrado em Educação da UCDB, n. 18, p. 193-202, 2004. /*ref*/FREITAS, F. L. A constituição da identidade docente: discutindo a prática no processo de formação. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2006. /*ref*/PANDOLPHO, M. M. S. Ensino de biologia em questão: os valores e as referências da graduação na prática docente sob o olhar de egressos. Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de Campinas. São Paulo, 2006. /*ref*/VIEIRA, M. M. S. Tornar-se professor em uma escola confessional: um estudo sobre a constituição identitária na perspectiva da dimensão da espiritualidade. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2009. /*ref*/WACQUANT, Lioc. Esclarecer o Habitus. Educação e Linguagem, n. 16, 2007. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 17, n. 38 (2021): Ahead of Print; 58-70 Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 17, n. 38 (2021): Ahead of Print; 58-70 2317-5125 1980-5128 reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
collection |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br |
_version_ |
1809465146478690304 |