Feira de ciências como espaço de formação e desenvolvimento de professores e alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Luciana de Nazaré
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1729
Resumo: Nesta pesquisa narrativa buscamos analisar em que medida as Feiras de Ciências podem configurar-se como espaços de formação e desenvolvimento de professores e alunos. Para tanto, analisamos entrevistas semi-estruturadas que desenvolvemos com seis professores e cinco alunos, participantes da XI FEICIPA - Feira de Ciências do Estado do Pará que ocorreu no município de Abaetetuba PA, em dezembro de 2003. Constituíram-se, também, objeto de análise os diários de pesquisa e documentos referentes à realização das Feiras de Ciências no Estado do Pará. Percebemos, a partir do relato dos sujeitos de pesquisa, diferentes oportunidades formativas advindas das experiências por eles vividas/compartilhadas em Feiras de Ciências. São valorizadas pelos sujeitos investigados as oportunidades de socialização e troca de experiências no âmbito da trilogia ensino-aprendizagem-conhecimentos, possibilitando uma ampliação da visão de mundo dos participantes e expositores da Feira, permitindo a divulgação dos resultados das pesquisas realizadas, troca de experiências entre os pares, como forma de validação dos conhecimentos construídos a partir da realidade investigada.
id UFPA-7_8bc55e925e271e7e1a10bb20d0108db5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1729
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Feira de ciências como espaço de formação e desenvolvimento de professores e alunosScience fairs as space of formation and development of teachers and pupilsfeira de ciências; pesquisa narrativa; formação e desenvolvimento profissional.science fair; narrative research; education and professional developmentNesta pesquisa narrativa buscamos analisar em que medida as Feiras de Ciências podem configurar-se como espaços de formação e desenvolvimento de professores e alunos. Para tanto, analisamos entrevistas semi-estruturadas que desenvolvemos com seis professores e cinco alunos, participantes da XI FEICIPA - Feira de Ciências do Estado do Pará que ocorreu no município de Abaetetuba PA, em dezembro de 2003. Constituíram-se, também, objeto de análise os diários de pesquisa e documentos referentes à realização das Feiras de Ciências no Estado do Pará. Percebemos, a partir do relato dos sujeitos de pesquisa, diferentes oportunidades formativas advindas das experiências por eles vividas/compartilhadas em Feiras de Ciências. São valorizadas pelos sujeitos investigados as oportunidades de socialização e troca de experiências no âmbito da trilogia ensino-aprendizagem-conhecimentos, possibilitando uma ampliação da visão de mundo dos participantes e expositores da Feira, permitindo a divulgação dos resultados das pesquisas realizadas, troca de experiências entre os pares, como forma de validação dos conhecimentos construídos a partir da realidade investigada.In this narrative research we analyzed in which sense the Science Fairs can set themselves up as spaces for teachers and students' education and development. Therefore, we analyzed semistructured interviews we made with six teachers and five students, participants of the XI FEICIPA - XI Science Fair of Path State - that occurred in the city of Abaetetuba - PA in December, 2003. It was also constituted as object of analysis the diaries research and documents concerning the conduct of Science Fairs in the State of Path noticed from the report of the study subjects, different education opportunities resulingt from the experiences they lived / shared in Science Fairs by the subjects investigated value the opportunities to socialize and exchange experiences in the trilogy teaching-learning-knowledge, enabling a worldview expansion of the participants and exhibitors at the fair, allowing the dissemination of researches' results, experiences exchange between pairs as a way of validating knowledge built from the reality investigatedUniversidade Federal do ParáFarias, Luciana de NazaréGonçalves, Terezinha Valim Oliver2007-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/172910.18542/amazrecm.v3i0.1729Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 3 (2007); 25-33Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 3 (2007); 25-332317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1729/2131/*ref*/ALARCÃO, I. Professores reflexivos numa escola reflexiva. São Paulo: Ed. Cortez, 2003./*ref*/AMARAL, L. O. F. Apresentação do livro: LIMA, M. E. C. de C; AGUIAR, O. G. de; BRAGA, S. A. de M. Aprender ciências: um mundo de materiais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004./*ref*/AULER, D. e DELIZOICOV, D. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO - TECNOLÓGICA PARA QUÊ?. ENSAIO Pesquisa em Educação em Ciências, Volume 03, Número 1 Jun. 2001./*ref*/ENSAIO Pesquisa em Educação em Ciências, Volume 03, Número 1 Jun. 2001. 22ª Reunião Anual da ANPEd, Caxambu:2004. disponível em: www.anped.org.br/27/gt08/t0818.pdf. acessado em: 15/10/2005./*ref*/BAGNO, M. Pesquisa na escola: o que é/ como se faz?. São Paulo: Ed. Loyola, 2003./*ref*/CARVALHO, A. M. P; GIL-PÉREZ, D.Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações. São Paulo: Ed. Cortez, 2001./*ref*/CHAVES,S.N. História e Filosofia da Ciência: Limites e Possibilidades no Ensino de Ciências. Artigo não publicado, 1996./*ref*/CHAVES,S.N. A construção coletiva de uma prática de formação de professores de ciências : tensões entre o pensar e o agir. Campinas : FE/UNICAMP, 2000. (Tese de Doutorado)./*ref*/CHASSOT, A. I. Alfabetização Científica: Questões e desafios para a Educação.3ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003./*ref*/CONNELLY, F. M. e CLANDININ, D.J. Relatos de Experiência e O investigación Narrativa IN: LARROSA, J. (org) Déjame que te cuente.Ensayos sobre narrativa y educación, Barcelona: EditorIal Laertes, 1995./*ref*/CORZO Aula Investigativa: Reencuentro, Análisis de Problemas Universitários nº 26. Disponível em: http://reencuentro.xoc.uam.mx/~cuaree/no26/ Aula/Aula.htm, acessado em 16/11/2005./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999./*ref*/GALIAZZI M.C; MORAES, R. Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de Professores de ciências Ciência & Educação, v. 8, n. 2, p. 237- 252, 2002./*ref*/GONÇALVES, T. V.O. Ensino de Ciências e Matemática e formação de professores: Marcas da diferenças. Tese (doutorado) Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Campinas, SP, 2000./*ref*/GONÇALVES, T. V.O. Educação Em Ciências e Comunidade: Investigando a construção de saberes em ensaios de professores na Amazônia Brasileira, Acerca De Uma Prática Docente Diferenciada. Revista da ABRAPEC, 2004./*ref*/GONÇALVES, T. V. O; GONÇALVES, T. O. Reflexões sobre uma prática docente situada: Buscando novas perspectivas para a formação de professores. In: GERALDI, C. M. G; FIORENTINI, D; PEREIRA, E. M. deA.(orgs.). Campinas, SP: Editora Mercado de Letras, 1998./*ref*/GONÇALVES T. V. O. e NEVES S. R. G. Feiras de Ciências. São Paulo: Revista do Ensino de Ciências, nº 24, 1987./*ref*/HENNING, G.J. Metodologia do Ensino de Ciências. Porto Alegre RS: Ed. Mercado Aberto, 1986./*ref*/MANCUSO, R.A. Evolução do Programa de Feiras de Ciências do Rio Grande do Sul. Avaliação Tradicional X Avaliação Participativa. Florianópolis: UFSC, 1993. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal de Santa Catarina, 1993./*ref*/MANCUSO, R.A. Contexto Educativo: Revista digital de Educación y Nuevas Tecnologias Nº 6, abril 2000./*ref*/MORAES, R; GALIAZZI, LIMA, V. M. do R. Pesquisa em sala de aula: fundamentos e pressupostos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002./*ref*/MORTIMER, E.F; e ROMANELLI, L. I. MACHADO, A.H A Proposta Curricular de Química do estado de Minas Gerais: Fundamentos e Pressupostos. In: Química Nova. V. 23, nº 2, p. 273-283, 2000./*ref*/OAIGEN, A iniciação à Educação Científica e a compreensão dos fenômenos científicos: a função das atividades informais. Anais do XII ENDIPE, Painel Aberto, Curitiba, 2004./*ref*/PAVÃO, A. C. Feiras de Ciências: Revolução Pedagógica. Disponível em : www.espacçciencia.pe.gov.br. Acessado em 06/04/06./*ref*/PESSOA, W. R. Interações sociais em aulas de química: a conservação de alimentos como tema de estudos. Belém, NPADC/UFPA, 2005 (dissertação de mestrado)./*ref*/SANTOS, W. L. P dos . e SCHNETZLER, R.P. Educação em Química: Compromisso com a cidadania. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2000./*ref*/SANTOS, P.R. O Ensino de Ciências e a idéia de Cidadania. Disponível em: http://www.hottopos.com/mirand17/prsantos.h tm. Acessado em: 14/04/2006./*ref*/SCHÖN, D. A. La Formación de Profesionales Reflexivos. Hacia un nuevo diseño de laenseñanza y el aprendizaje en las profesiones. Barcelona: Paidós, 1992./*ref*/STENHOUSE, L. La investigación como base de la enseñanza. Madrid, Ediciones MORATA, 1993./*ref*/ZEICHNER K. M. A formação reflexiva de professores: Idéias e Práticas. Lisboa: Educa Professor, 1993.Direitos autorais 2007 CC-BYinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-17T00:59:08Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1729Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-08-17T00:59:08Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Feira de ciências como espaço de formação e desenvolvimento de professores e alunos
Science fairs as space of formation and development of teachers and pupils
title Feira de ciências como espaço de formação e desenvolvimento de professores e alunos
spellingShingle Feira de ciências como espaço de formação e desenvolvimento de professores e alunos
Farias, Luciana de Nazaré
feira de ciências; pesquisa narrativa; formação e desenvolvimento profissional.
science fair; narrative research; education and professional development
title_short Feira de ciências como espaço de formação e desenvolvimento de professores e alunos
title_full Feira de ciências como espaço de formação e desenvolvimento de professores e alunos
title_fullStr Feira de ciências como espaço de formação e desenvolvimento de professores e alunos
title_full_unstemmed Feira de ciências como espaço de formação e desenvolvimento de professores e alunos
title_sort Feira de ciências como espaço de formação e desenvolvimento de professores e alunos
author Farias, Luciana de Nazaré
author_facet Farias, Luciana de Nazaré
Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
author_role author
author2 Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Luciana de Nazaré
Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
dc.subject.por.fl_str_mv feira de ciências; pesquisa narrativa; formação e desenvolvimento profissional.
science fair; narrative research; education and professional development
topic feira de ciências; pesquisa narrativa; formação e desenvolvimento profissional.
science fair; narrative research; education and professional development
description Nesta pesquisa narrativa buscamos analisar em que medida as Feiras de Ciências podem configurar-se como espaços de formação e desenvolvimento de professores e alunos. Para tanto, analisamos entrevistas semi-estruturadas que desenvolvemos com seis professores e cinco alunos, participantes da XI FEICIPA - Feira de Ciências do Estado do Pará que ocorreu no município de Abaetetuba PA, em dezembro de 2003. Constituíram-se, também, objeto de análise os diários de pesquisa e documentos referentes à realização das Feiras de Ciências no Estado do Pará. Percebemos, a partir do relato dos sujeitos de pesquisa, diferentes oportunidades formativas advindas das experiências por eles vividas/compartilhadas em Feiras de Ciências. São valorizadas pelos sujeitos investigados as oportunidades de socialização e troca de experiências no âmbito da trilogia ensino-aprendizagem-conhecimentos, possibilitando uma ampliação da visão de mundo dos participantes e expositores da Feira, permitindo a divulgação dos resultados das pesquisas realizadas, troca de experiências entre os pares, como forma de validação dos conhecimentos construídos a partir da realidade investigada.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1729
10.18542/amazrecm.v3i0.1729
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1729
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v3i0.1729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1729/2131
/*ref*/ALARCÃO, I. Professores reflexivos numa escola reflexiva. São Paulo: Ed. Cortez, 2003.
/*ref*/AMARAL, L. O. F. Apresentação do livro: LIMA, M. E. C. de C; AGUIAR, O. G. de; BRAGA, S. A. de M. Aprender ciências: um mundo de materiais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004.
/*ref*/AULER, D. e DELIZOICOV, D. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO - TECNOLÓGICA PARA QUÊ?. ENSAIO Pesquisa em Educação em Ciências, Volume 03, Número 1 Jun. 2001.
/*ref*/ENSAIO Pesquisa em Educação em Ciências, Volume 03, Número 1 Jun. 2001. 22ª Reunião Anual da ANPEd, Caxambu:2004. disponível em: www.anped.org.br/27/gt08/t0818.pdf. acessado em: 15/10/2005.
/*ref*/BAGNO, M. Pesquisa na escola: o que é/ como se faz?. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.
/*ref*/CARVALHO, A. M. P; GIL-PÉREZ, D.Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações. São Paulo: Ed. Cortez, 2001.
/*ref*/CHAVES,S.N. História e Filosofia da Ciência: Limites e Possibilidades no Ensino de Ciências. Artigo não publicado, 1996.
/*ref*/CHAVES,S.N. A construção coletiva de uma prática de formação de professores de ciências : tensões entre o pensar e o agir. Campinas : FE/UNICAMP, 2000. (Tese de Doutorado).
/*ref*/CHASSOT, A. I. Alfabetização Científica: Questões e desafios para a Educação.3ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.
/*ref*/CONNELLY, F. M. e CLANDININ, D.J. Relatos de Experiência e O investigación Narrativa IN: LARROSA, J. (org) Déjame que te cuente.Ensayos sobre narrativa y educación, Barcelona: EditorIal Laertes, 1995.
/*ref*/CORZO Aula Investigativa: Reencuentro, Análisis de Problemas Universitários nº 26. Disponível em: http://reencuentro.xoc.uam.mx/~cuaree/no26/ Aula/Aula.htm, acessado em 16/11/2005.
/*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
/*ref*/GALIAZZI M.C; MORAES, R. Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de Professores de ciências Ciência & Educação, v. 8, n. 2, p. 237- 252, 2002.
/*ref*/GONÇALVES, T. V.O. Ensino de Ciências e Matemática e formação de professores: Marcas da diferenças. Tese (doutorado) Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Campinas, SP, 2000.
/*ref*/GONÇALVES, T. V.O. Educação Em Ciências e Comunidade: Investigando a construção de saberes em ensaios de professores na Amazônia Brasileira, Acerca De Uma Prática Docente Diferenciada. Revista da ABRAPEC, 2004.
/*ref*/GONÇALVES, T. V. O; GONÇALVES, T. O. Reflexões sobre uma prática docente situada: Buscando novas perspectivas para a formação de professores. In: GERALDI, C. M. G; FIORENTINI, D; PEREIRA, E. M. deA.(orgs.). Campinas, SP: Editora Mercado de Letras, 1998.
/*ref*/GONÇALVES T. V. O. e NEVES S. R. G. Feiras de Ciências. São Paulo: Revista do Ensino de Ciências, nº 24, 1987.
/*ref*/HENNING, G.J. Metodologia do Ensino de Ciências. Porto Alegre RS: Ed. Mercado Aberto, 1986.
/*ref*/MANCUSO, R.A. Evolução do Programa de Feiras de Ciências do Rio Grande do Sul. Avaliação Tradicional X Avaliação Participativa. Florianópolis: UFSC, 1993. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal de Santa Catarina, 1993.
/*ref*/MANCUSO, R.A. Contexto Educativo: Revista digital de Educación y Nuevas Tecnologias Nº 6, abril 2000.
/*ref*/MORAES, R; GALIAZZI, LIMA, V. M. do R. Pesquisa em sala de aula: fundamentos e pressupostos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
/*ref*/MORTIMER, E.F; e ROMANELLI, L. I. MACHADO, A.H A Proposta Curricular de Química do estado de Minas Gerais: Fundamentos e Pressupostos. In: Química Nova. V. 23, nº 2, p. 273-283, 2000.
/*ref*/OAIGEN, A iniciação à Educação Científica e a compreensão dos fenômenos científicos: a função das atividades informais. Anais do XII ENDIPE, Painel Aberto, Curitiba, 2004.
/*ref*/PAVÃO, A. C. Feiras de Ciências: Revolução Pedagógica. Disponível em : www.espacçciencia.pe.gov.br. Acessado em 06/04/06.
/*ref*/PESSOA, W. R. Interações sociais em aulas de química: a conservação de alimentos como tema de estudos. Belém, NPADC/UFPA, 2005 (dissertação de mestrado).
/*ref*/SANTOS, W. L. P dos . e SCHNETZLER, R.P. Educação em Química: Compromisso com a cidadania. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2000.
/*ref*/SANTOS, P.R. O Ensino de Ciências e a idéia de Cidadania. Disponível em: http://www.hottopos.com/mirand17/prsantos.h tm. Acessado em: 14/04/2006.
/*ref*/SCHÖN, D. A. La Formación de Profesionales Reflexivos. Hacia un nuevo diseño de laenseñanza y el aprendizaje en las profesiones. Barcelona: Paidós, 1992.
/*ref*/STENHOUSE, L. La investigación como base de la enseñanza. Madrid, Ediciones MORATA, 1993.
/*ref*/ZEICHNER K. M. A formação reflexiva de professores: Idéias e Práticas. Lisboa: Educa Professor, 1993.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2007 CC-BY
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2007 CC-BY
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 3 (2007); 25-33
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 3 (2007); 25-33
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1797068755246776320