Environmental knowledge of teachers from islands of Belém/Pará: Perceptions and teachers' practices

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Rafaela Lebrego
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1680
Resumo: In this paper, we focus on one specific part of a research, presenting here the discussion of the axes of analysis on environmental knowledge of teachers from the early years of elementary school working on three non-urbanized islands of the city of Belem, Para. This is a qualitative research, in the narrative approach, whose data analysis was implemented through discursive textual analysis. We investigated environmental problems experienced by teachers in the unique context of non-urbanized islands where they live and work and the practical environmental knowledge that emerge from the reports of their teaching practices. We used semi-structured interviews, from questions that provoke free narrative. We consider that environment practical knowledge that is based on the valorization of the natural environment, on the development of environmental education actions from the perception of the problems observed, with the goal of intervening in the context and form social-environmentally critical students, as the foundation for the practice of environmental education teachers of the islands studied
id UFPA-7_8c3035c7926e3835fe61e7a00e5d2361
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1680
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Environmental knowledge of teachers from islands of Belém/Pará: Perceptions and teachers' practicesSaberes ambientais de professoras ilhoas de Belém do Pará: Percepções e práticas docentesnarrative research; teacher education; environmental knowledgepesquisa narrativa; formação de professores; saberes ambientaisIn this paper, we focus on one specific part of a research, presenting here the discussion of the axes of analysis on environmental knowledge of teachers from the early years of elementary school working on three non-urbanized islands of the city of Belem, Para. This is a qualitative research, in the narrative approach, whose data analysis was implemented through discursive textual analysis. We investigated environmental problems experienced by teachers in the unique context of non-urbanized islands where they live and work and the practical environmental knowledge that emerge from the reports of their teaching practices. We used semi-structured interviews, from questions that provoke free narrative. We consider that environment practical knowledge that is based on the valorization of the natural environment, on the development of environmental education actions from the perception of the problems observed, with the goal of intervening in the context and form social-environmentally critical students, as the foundation for the practice of environmental education teachers of the islands studiedNeste artigo, fazemos recorte de uma pesquisa, apresentando, neste espaço, discussão do eixo de análise sobre saberes ambientais de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental que trabalham em três ilhas não urbanizadas da cidade de Belém, Pará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na abordagem narrativa, cuja análise de dados foi realizada por meio da análise textual discursiva. Investigamos problemas ambientais percebidos pelas professoras no contexto singular de ilhas não urbanizadas em que vivem e trabalham e os saberes ambientais práticos que emergem dos relatos de suas práticas docentes. Utilizamos entrevistas semiestruturadas, a partir de perguntas que provocassem livre narrativa. Consideramos os saberes práticos ambientais que partem da valorização do ambiente natural, do desenvolvimento de ações educativas ambientais a partir da percepção das problemáticas observadas, com o objetivo de intervir no contexto e formar alunos críticos sócio-ambientalmente, como estruturantes da prática de educação ambiental das professoras das ilhas estudadas.Universidade Federal do ParáAraujo, Rafaela LebregoGonçalves, Terezinha Valim Oliver2011-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/168010.18542/amazrecm.v8i15.1680Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 8, n. 15 (2011); 1-13Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 8, n. 15 (2011); 1-132317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1680/2091/*ref*/ANDRADE, E. O. de. Constituir-se professor nas ilhas de Belém: ensinando e aprendendo matemática. Belém, 2007. Dissertação de mestrado, Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará./*ref*/BUENO, B. O. O método autobiográfico e os estudos com Histórias de vida de Professores: a questão da subjetividade. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.28, n.1, p. 11-30, jan./jun. 2002./*ref*/CAPRA, F.. A teia da vida. São Paulo: editora Cultrix, 1996./*ref*/CARVALHO, I. C. de M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004./*ref*/CONNELLY, F. M. e CLANDININ, D. J. Relatos de Experiência e Investigación Narrativa. In: LARROSA, J. (org.) Déjame que te cuente. Ensaios sobre narrativa y educación. Barcelona: Editorial Alertes, 1995./*ref*/FERRAROTTI, F. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (Orgs.). O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde. Depart. de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. p. 17-34./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996./*ref*/GUIMARÃES, M.. Ambiente como realidade complexa.In: ARAUJO, M. L. ; SILVA, M. L. da (orgs). Múltiplas falas, saberes e olhares: os encontros de educação ambiental no estado do Pará. Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente. Belém: SECTAM, 2005./*ref*/GUIMARÃES, M. (org.). Caminhos da educação ambiental: da forma à ação. Campinas, São Paulo: Papirus, 2006 ( Coleção Papirus Educação)/*ref*/LAPO, F. R. Dos bancos de escola à cadeira de professora. In: BUENO, B.; CATANI, D. B.; SOUSA, C.P. (org.). A vida e o ofício dos professores.São Paulo: Escrituras Editora, 1998./*ref*/LEME, T. N. conhecimentos práticos dos professores e sua formação continuada: um caminho para a Educação Ambiental na escola. In: GUIMARÃES, M. (org). Caminhos da educação ambiental: da forma à ação. Campinas, São Paulo: Papirus, 2006 – Coleção Papirus Educação./*ref*/MARTINS, A. K. A. A ruralidade da ilha de Cotijuba: um olhar etnográfico. Lato & Sensu, Belém, v. 4, n. 1. p. 3-5, out, 2003./*ref*/MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva.Ijuí: Unijuí, 2007./*ref*/PAR METROS CURRICULARES NACIONAIS. Meio ambiente e saúde. Secretaria de Educação fundamental – Brasília: 1997./*ref*/RODRIGUES, D. S. S. & JUNIOR, W. P. da M. Formação histórica de São Domingos do Capim. In: Cartografias ribeirinhas: saberes e representações sobre práticas sociais cotidianas de alfabetizandos amazônidas. Belém, Pará: CSSE – UEPA, 2004./*ref*/SANTANA, A.R. de. O ambiente no olhar de alunos em diferentes momentos de escolarização. Belém, 2004. Dissertação de Mestrado. Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará.Direitos autorais 2011 CC-BYinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-17T00:59:14Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1680Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-08-17T00:59:14Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Environmental knowledge of teachers from islands of Belém/Pará: Perceptions and teachers' practices
Saberes ambientais de professoras ilhoas de Belém do Pará: Percepções e práticas docentes
title Environmental knowledge of teachers from islands of Belém/Pará: Perceptions and teachers' practices
spellingShingle Environmental knowledge of teachers from islands of Belém/Pará: Perceptions and teachers' practices
Araujo, Rafaela Lebrego
narrative research; teacher education; environmental knowledge
pesquisa narrativa; formação de professores; saberes ambientais
title_short Environmental knowledge of teachers from islands of Belém/Pará: Perceptions and teachers' practices
title_full Environmental knowledge of teachers from islands of Belém/Pará: Perceptions and teachers' practices
title_fullStr Environmental knowledge of teachers from islands of Belém/Pará: Perceptions and teachers' practices
title_full_unstemmed Environmental knowledge of teachers from islands of Belém/Pará: Perceptions and teachers' practices
title_sort Environmental knowledge of teachers from islands of Belém/Pará: Perceptions and teachers' practices
author Araujo, Rafaela Lebrego
author_facet Araujo, Rafaela Lebrego
Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
author_role author
author2 Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Rafaela Lebrego
Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
dc.subject.por.fl_str_mv narrative research; teacher education; environmental knowledge
pesquisa narrativa; formação de professores; saberes ambientais
topic narrative research; teacher education; environmental knowledge
pesquisa narrativa; formação de professores; saberes ambientais
description In this paper, we focus on one specific part of a research, presenting here the discussion of the axes of analysis on environmental knowledge of teachers from the early years of elementary school working on three non-urbanized islands of the city of Belem, Para. This is a qualitative research, in the narrative approach, whose data analysis was implemented through discursive textual analysis. We investigated environmental problems experienced by teachers in the unique context of non-urbanized islands where they live and work and the practical environmental knowledge that emerge from the reports of their teaching practices. We used semi-structured interviews, from questions that provoke free narrative. We consider that environment practical knowledge that is based on the valorization of the natural environment, on the development of environmental education actions from the perception of the problems observed, with the goal of intervening in the context and form social-environmentally critical students, as the foundation for the practice of environmental education teachers of the islands studied
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1680
10.18542/amazrecm.v8i15.1680
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1680
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v8i15.1680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1680/2091
/*ref*/ANDRADE, E. O. de. Constituir-se professor nas ilhas de Belém: ensinando e aprendendo matemática. Belém, 2007. Dissertação de mestrado, Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará.
/*ref*/BUENO, B. O. O método autobiográfico e os estudos com Histórias de vida de Professores: a questão da subjetividade. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.28, n.1, p. 11-30, jan./jun. 2002.
/*ref*/CAPRA, F.. A teia da vida. São Paulo: editora Cultrix, 1996.
/*ref*/CARVALHO, I. C. de M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.
/*ref*/CONNELLY, F. M. e CLANDININ, D. J. Relatos de Experiência e Investigación Narrativa. In: LARROSA, J. (org.) Déjame que te cuente. Ensaios sobre narrativa y educación. Barcelona: Editorial Alertes, 1995.
/*ref*/FERRAROTTI, F. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (Orgs.). O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde. Depart. de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. p. 17-34.
/*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
/*ref*/GUIMARÃES, M.. Ambiente como realidade complexa.In: ARAUJO, M. L. ; SILVA, M. L. da (orgs). Múltiplas falas, saberes e olhares: os encontros de educação ambiental no estado do Pará. Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente. Belém: SECTAM, 2005.
/*ref*/GUIMARÃES, M. (org.). Caminhos da educação ambiental: da forma à ação. Campinas, São Paulo: Papirus, 2006 ( Coleção Papirus Educação)
/*ref*/LAPO, F. R. Dos bancos de escola à cadeira de professora. In: BUENO, B.; CATANI, D. B.; SOUSA, C.P. (org.). A vida e o ofício dos professores.São Paulo: Escrituras Editora, 1998.
/*ref*/LEME, T. N. conhecimentos práticos dos professores e sua formação continuada: um caminho para a Educação Ambiental na escola. In: GUIMARÃES, M. (org). Caminhos da educação ambiental: da forma à ação. Campinas, São Paulo: Papirus, 2006 – Coleção Papirus Educação.
/*ref*/MARTINS, A. K. A. A ruralidade da ilha de Cotijuba: um olhar etnográfico. Lato & Sensu, Belém, v. 4, n. 1. p. 3-5, out, 2003.
/*ref*/MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva.Ijuí: Unijuí, 2007.
/*ref*/PAR METROS CURRICULARES NACIONAIS. Meio ambiente e saúde. Secretaria de Educação fundamental – Brasília: 1997.
/*ref*/RODRIGUES, D. S. S. & JUNIOR, W. P. da M. Formação histórica de São Domingos do Capim. In: Cartografias ribeirinhas: saberes e representações sobre práticas sociais cotidianas de alfabetizandos amazônidas. Belém, Pará: CSSE – UEPA, 2004.
/*ref*/SANTANA, A.R. de. O ambiente no olhar de alunos em diferentes momentos de escolarização. Belém, 2004. Dissertação de Mestrado. Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2011 CC-BY
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2011 CC-BY
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 8, n. 15 (2011); 1-13
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 8, n. 15 (2011); 1-13
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1809465146817380352