Educação Ambiental crítica e arte participativa: a construção de reflexão e ação em uma escola da Baixada Fluminense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Luciana Simões Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bomfim, Alexandre Maia do, Fonseca, Giselle Roças de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5921
Resumo: Este artigo integra parte de uma pesquisa maior intitulada “Educação Ambiental e Arte Participativa: questões socioambientais através da sensibilidade e criticidade”. Aqui, apresenta uma reflexão sobre as contribuições que a Educação Ambiental Crítica associada à arte participativa pode trazer para a formação específica de estudantes, no que se refere à temática ambiental. O contorno desta investigação se deu por meio de uma prática que uniu elementos cognitivos e afetivos, a partir da análise de questões locais, promovendo a participação coletiva e cooperativa dos envolvidos, a partir da experiência estética e da capacidade questionadora. A metodologia caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, com os princípios de uma pesquisa participante, aplicada em duas turmas de ensino médio de uma escola estadual da Baixada Fluminense, num intervalo de três meses. Foram utilizados dois instrumentos para a coleta de dados – observação e desenhos produzidos pelos alunos – que possibilitaram analisar as representações e a imaginação dos educandos sobre o ambiente que os cerca. Avaliando as atividades e produções ao longo deste trabalho, levamos os alunos para uma observação crítica de seu ambiente, sob uma perspectiva social e histórica, promovendo um aprendizado com significativo potencial de transformação, deslocando conteúdos, que normalmente são abordados de forma generalista e descontextualizada, para a realidade dos educandos.
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O contorno desta investigação se deu por meio de uma prática que uniu elementos cognitivos e afetivos, a partir da análise de questões locais, promovendo a participação coletiva e cooperativa dos envolvidos, a partir da experiência estética e da capacidade questionadora. A metodologia caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, com os princípios de uma pesquisa participante, aplicada em duas turmas de ensino médio de uma escola estadual da Baixada Fluminense, num intervalo de três meses. Foram utilizados dois instrumentos para a coleta de dados – observação e desenhos produzidos pelos alunos – que possibilitaram analisar as representações e a imaginação dos educandos sobre o ambiente que os cerca. Avaliando as atividades e produções ao longo deste trabalho, levamos os alunos para uma observação crítica de seu ambiente, sob uma perspectiva social e histórica, promovendo um aprendizado com significativo potencial de transformação, deslocando conteúdos, que normalmente são abordados de forma generalista e descontextualizada, para a realidade dos educandos.This article integrates part of a larger research entitled "Environmental Education and Participatory Art: social-environmental issues through sensitivity and criticality". Here, it presents a reflection on the contributions that the Environmental Critical Education associated with the participatory art can bring to the specific formation of students, in what refers to the environmental theme. The outline of this investigation was through a practice that linked cognitive and affective elements, from the analysis of local issues, promoting the collective and cooperative participation of those involved, based on aesthetic experience and questioning capacity. The methodology was characterized by a qualitative approach, with the principles of a participant research, applied in two high school classes of a state school of Baixada Fluminense, in an interval of three months. Two instruments were used to collect data - observation and drawings produced by the students - that made it possible to analyze the representations and the imagination of the students about the environment that surrounds them. Evaluating the activities and productions throughout this work, we take the students to a critical observation of their environment, from a social and historical perspective, promoting a learning with significant transformation potential, displacing contents, which are usually approached in a generalist and decontextualized way, to the reality of learners.Universidade Federal do ParáNunes, Luciana Simões RodriguesBomfim, Alexandre Maia doFonseca, Giselle Roças de Souza2018-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/592110.18542/amazrecm.v14i30.5921Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 14, n. 30 (2018); 42-58Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 14, n. 30 (2018); 42-582317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. 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