Estratégias de resolução de situação problema de modelagem matemática e o pensamento proporcional: um estudo com estudantes de pedagogia
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7704 |
Resumo: | O estudo objetiva compreender e identificar as estratégias utilizadas pelos estudantes de Pedagogia para resolver uma situação problema de Modelagem Matemática que podem envolver raciocínio proporcional. Para isso, um estudo de caso foi desenvolvido com uma turma de 32 estudantes do quinto semestre de Pedagogia de uma instituição pública. Os dados advieram de uma prática de Modelagem Matemática desenvolvida em sala durante o período destinado ao estudo da tendência, e foram obtidos do material elaborado pelos 13 grupos participantes. A análise evidenciou que os acadêmicos, diante da situação problema de Modelagem Matemática, fazem uso de diferentes estratégias para resolução, nas quais foi evidenciado a utilização do fator escalar multiplicativo e do fator funcional, principalmente. Dentre as estratégias, as com erro não foram identificadas e, em todas elas, há possibilidades de que sejam exploradas nos anos iniciais. Concluiu-se que, em 11 grupos, as estratégias evidenciam utilização de pensamento proporcional avançado e pré-formal. |
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Estratégias de resolução de situação problema de modelagem matemática e o pensamento proporcional: um estudo com estudantes de pedagogiaSituation resolution strategies mathematical modelling problem and proportional thinking: a study with pedagogy studentsanos inicias; pedagogia; proporcionalidadeprimary school; pedagogy students; proportionalityO estudo objetiva compreender e identificar as estratégias utilizadas pelos estudantes de Pedagogia para resolver uma situação problema de Modelagem Matemática que podem envolver raciocínio proporcional. Para isso, um estudo de caso foi desenvolvido com uma turma de 32 estudantes do quinto semestre de Pedagogia de uma instituição pública. Os dados advieram de uma prática de Modelagem Matemática desenvolvida em sala durante o período destinado ao estudo da tendência, e foram obtidos do material elaborado pelos 13 grupos participantes. A análise evidenciou que os acadêmicos, diante da situação problema de Modelagem Matemática, fazem uso de diferentes estratégias para resolução, nas quais foi evidenciado a utilização do fator escalar multiplicativo e do fator funcional, principalmente. Dentre as estratégias, as com erro não foram identificadas e, em todas elas, há possibilidades de que sejam exploradas nos anos iniciais. Concluiu-se que, em 11 grupos, as estratégias evidenciam utilização de pensamento proporcional avançado e pré-formal.The study aims to understand and identify the strategies used by Pedagogy students to solve a Mathematical Modelling problem situation that may involve proportional reasoning. For this, a case study was developed with a group of 32 academics from the fifth semester of Pedagogy from a public institution. Data came from a Mathematical Modeling practice developed in the classroom, in a dedicated time to study trends and were obtained from the material prepared by the 13 participating groups. The analysis showed that academics in the face of a Mathematical Modeling problem situation make use of different strategies for solving, in which a multiplicative scalar factor and a functional factor are evidenced. Among the strategies, those with errors were not identified and, in all of them, there are possibilities for them to be applied in the initial years. It was concluded that in 11 groups the strategies show the use of advanced and pre-formal proportional thinking.Universidade Federal do ParáScheller, MorganaBonotto, Danusa de Lara2020-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/770410.18542/amazrecm.v16i36.7704Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 16, n. 36 (2020); 197-223Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 16, n. 36 (2020); 197-2232317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7704/6331/*ref*/ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012./*ref*/ALVES-MAZZOTTI, A. J. O método nas Ciências Sociais. In: ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. 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