Mathematical modeling environment as a promoter changes traditional conceptions of the math teacher

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado Junior, Arthur Gonçalves
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: do Espírito Santo, Adílson Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1712
Resumo: The purpose of this paper is to present, through episodes, modifications made by the teacher during the interaction in the research environment, a state public school in the outskirts of Belem. Were analyzed four episodes, in which we see significant changes in his posture classroom. The episodes are meant to highlight these changes, which we believe are the interactions of the characters from the environment, the teacher with the teacher-researcher and it with his students
id UFPA-7_b5776009a24cf8e122983313421dcc0a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1712
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Mathematical modeling environment as a promoter changes traditional conceptions of the math teacherO ambiente de modelagem matemática como promotor de mudanças de concepções tradicionalistas do professor de matemáticaenvironment; modeling; mathematics; changes; desingambiente; modelagem; matemática; mudança; concepçãoThe purpose of this paper is to present, through episodes, modifications made by the teacher during the interaction in the research environment, a state public school in the outskirts of Belem. Were analyzed four episodes, in which we see significant changes in his posture classroom. The episodes are meant to highlight these changes, which we believe are the interactions of the characters from the environment, the teacher with the teacher-researcher and it with his studentsO propósito deste trabalho é apresentar, através de episódios , modificações apresentadas pelo professor durante o período de interação no ambiente de investigação, uma escola pública estadual, localizada na periferia de Belém. Foram analisados quatro episódios, nos quais percebemos mudanças significativas em sua postura de sala de aula. Os episódios têm a função de evidenciar essas mudanças, que acreditamos serem provenientes das interações dos personagens do ambiente, professor com o professor-pesquisador e dele com seus alunos.Universidade Federal do ParáMachado Junior, Arthur Gonçalvesdo Espírito Santo, Adílson Oliveira2009-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/171210.18542/amazrecm.v5i0.1712Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 5 (2009); 28-36Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 5 (2009); 28-362317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1712/2118/*ref*/ARAÚJO, Jussara de Loiola. Cálculo, tecnologias modelagem matemática: as discussões dos alunos. 2002. Tese (Doutorado) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2001./*ref*/FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2005./*ref*/GONÇALVES, T. O. A formação e desenvolvimento profissional de formadores de professores: o caso dos professores de matemática da UFPA. Campinas, SP, 2000. (Tese de doutorado)./*ref*/HUETE, J. C. Sánchez; BRAVO, J. A. Fernández. O ensino da matemática: fundamentos teóricos e bases psicopedagógicas. PortoAlegre:Artemd, 2006./*ref*/MACHADO JÚNIOR, Arthur Gonçalves. Modelagem matemática no ensino - aprendizagem: ação e resultados. Belém: UFPA NPADC, 2005 (Dissertação, Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas). http://www.ufpa.br/npadc/gemm/index.htm./*ref*/MORETI, Méricles Thadeu; SOARES, Maricélia; ARRUDA, Joseane Pinto de. O jogo das relações didáticas sob a influência dos projetos de trabalho. Zetetike- Cempem-FEUNI CAMP-V.11-N°.20- Julho/Dezembro de 2003- p.85-110./*ref*/MORETTO, Vasco Pedro. Construtivismo: a produção do conhecimento em aula -3ª edição. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.Direitos autorais 2009 CC-BYinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-17T00:59:10Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1712Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-08-17T00:59:10Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Mathematical modeling environment as a promoter changes traditional conceptions of the math teacher
O ambiente de modelagem matemática como promotor de mudanças de concepções tradicionalistas do professor de matemática
title Mathematical modeling environment as a promoter changes traditional conceptions of the math teacher
spellingShingle Mathematical modeling environment as a promoter changes traditional conceptions of the math teacher
Machado Junior, Arthur Gonçalves
environment; modeling; mathematics; changes; desing
ambiente; modelagem; matemática; mudança; concepção
title_short Mathematical modeling environment as a promoter changes traditional conceptions of the math teacher
title_full Mathematical modeling environment as a promoter changes traditional conceptions of the math teacher
title_fullStr Mathematical modeling environment as a promoter changes traditional conceptions of the math teacher
title_full_unstemmed Mathematical modeling environment as a promoter changes traditional conceptions of the math teacher
title_sort Mathematical modeling environment as a promoter changes traditional conceptions of the math teacher
author Machado Junior, Arthur Gonçalves
author_facet Machado Junior, Arthur Gonçalves
do Espírito Santo, Adílson Oliveira
author_role author
author2 do Espírito Santo, Adílson Oliveira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Machado Junior, Arthur Gonçalves
do Espírito Santo, Adílson Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv environment; modeling; mathematics; changes; desing
ambiente; modelagem; matemática; mudança; concepção
topic environment; modeling; mathematics; changes; desing
ambiente; modelagem; matemática; mudança; concepção
description The purpose of this paper is to present, through episodes, modifications made by the teacher during the interaction in the research environment, a state public school in the outskirts of Belem. Were analyzed four episodes, in which we see significant changes in his posture classroom. The episodes are meant to highlight these changes, which we believe are the interactions of the characters from the environment, the teacher with the teacher-researcher and it with his students
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1712
10.18542/amazrecm.v5i0.1712
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1712
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v5i0.1712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1712/2118
/*ref*/ARAÚJO, Jussara de Loiola. Cálculo, tecnologias modelagem matemática: as discussões dos alunos. 2002. Tese (Doutorado) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2001.
/*ref*/FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
/*ref*/GONÇALVES, T. O. A formação e desenvolvimento profissional de formadores de professores: o caso dos professores de matemática da UFPA. Campinas, SP, 2000. (Tese de doutorado).
/*ref*/HUETE, J. C. Sánchez; BRAVO, J. A. Fernández. O ensino da matemática: fundamentos teóricos e bases psicopedagógicas. PortoAlegre:Artemd, 2006.
/*ref*/MACHADO JÚNIOR, Arthur Gonçalves. Modelagem matemática no ensino - aprendizagem: ação e resultados. Belém: UFPA NPADC, 2005 (Dissertação, Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas). http://www.ufpa.br/npadc/gemm/index.htm.
/*ref*/MORETI, Méricles Thadeu; SOARES, Maricélia; ARRUDA, Joseane Pinto de. O jogo das relações didáticas sob a influência dos projetos de trabalho. Zetetike- Cempem-FEUNI CAMP-V.11-N°.20- Julho/Dezembro de 2003- p.85-110.
/*ref*/MORETTO, Vasco Pedro. Construtivismo: a produção do conhecimento em aula -3ª edição. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2009 CC-BY
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2009 CC-BY
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 5 (2009); 28-36
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 5 (2009); 28-36
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1797068754165694464