Formação inicial de professores: Prática docente e atitudes reflexivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Terezinha Valim
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1484
Resumo: O propósito deste trabalho é investigar o desenvolvimento de atitudes reflexivas e construção de conhecimentos/saberes profissionais em estudantes do Curso de Licenciatura em Biologia noturno da Universidade Federal do Pará, no decorrer do módulo “Prática de Ensino II”, em situação de formação compartilhada com professores da Rede Pública Estadual de Ensino de Belém. Foram analisados seis episódios de aula, a partir de diários de campo dos sujeitos da pesquisa, evidenciando-se formação de conhecimentos estratégicos, atitudes re?exivas (Dewey, 1910) e destrezas ou habilidades necessárias, segundo Pollard e Tann (1987) apud Garcia (1995), à realização de um ensino reflexivo.
id UFPA-7_beb6dc8f90f321da7a55c467ff27cdcc
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1484
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Formação inicial de professores: Prática docente e atitudes reflexivasTeacher trainning: teachers' practice and reflective attitudesprofessor reflexivo; formação de professores; professores de biologiareflective teachers' trainning; reflective attitudes; skills and abilities for reflectionO propósito deste trabalho é investigar o desenvolvimento de atitudes reflexivas e construção de conhecimentos/saberes profissionais em estudantes do Curso de Licenciatura em Biologia noturno da Universidade Federal do Pará, no decorrer do módulo “Prática de Ensino II”, em situação de formação compartilhada com professores da Rede Pública Estadual de Ensino de Belém. Foram analisados seis episódios de aula, a partir de diários de campo dos sujeitos da pesquisa, evidenciando-se formação de conhecimentos estratégicos, atitudes re?exivas (Dewey, 1910) e destrezas ou habilidades necessárias, segundo Pollard e Tann (1987) apud Garcia (1995), à realização de um ensino reflexivo.This is an investigation on reflective attitudes and professional knowledge building among Federal University of Pate (UFPA) - Brazil -Biology Students who were taking Teaching Practice II Course. Analysis took into consideration six classroom events as reported by the teachers. Theoretical framework of analysis is based on Dewey's (1910) strategic knowledge building, reflective attitudes and necessary abilities and skills as they promote reflective teachingUniversidade Federal do ParáGonçalves, Terezinha Valim2005-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/148410.18542/amazrecm.v1i0.1484Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 1 (2005); 73-79Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 1 (2005); 73-792317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1484/1875/*ref*/ALARCÃO, I. (org) Formação Reflexiva de Professores. Estratégias de Supervisão. Porto: Editora Lda Portugal, 1996./*ref*/DEWEY, J. How tive think. Boston, Heath & Co. Publishers, 1910 apud ALARCÃO, I. (org) Formação Reflexiva de Professores. Estratégias de Supervisão. Porto: Editora Lda Portugal, 1996./*ref*/DEWEY, J. Como Pensamos-Como se relaciona o Pensamento Reflexivo com o Processo Educativo: uma Reexposição. 3. ed. São Paulo. Cia Ed. Nacional, 1959. Apud ALARCÃO, I. (org) Formação Reflexiva de Professores. Estratégias de Supervisão. Porto: Editora Lda Portugal, 1996./*ref*/CAMARGO, M.P.D'AV. de. A reflexão de estudantes a professores da UNIMEP sobre sua formação profissional em Matemática e Ciências: subsídios para um novo projeto de Licenciatura. Piracicaba/SP: 1998. (Mestrado)/*ref*/CARR, W. & KEMMIS, S. Teoria Crítica de la EnseFianza. Barcelona: Martínez Roca, 1988 APUD GARCÍA, C.M. A Formação de Professores: Novas perspectivas baseadas na Investigação sobre o Pensamento do Professor. In: NÓVOA, A. (ORG). Os Professores e sua Formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999./*ref*/FRIZZO, M. N. A Formação Profissional do Professor pela Pesquisa e Interação com a Escola. Espaços da Escola. n. 31. buí: Ed. UNIJUÍ, Jan/1999«. p. 31-42./*ref*/GALIAZZI, M. do C. Professor pesquisador: é preciso mudar de paradigma. IN: Ciência, Ética e Cultura. São Leopoldo/RS: Ed. UNISINOS, 1998./*ref*/GARCÍA, C.M. A Formação de Professores: Novas perspectivas baseadas na Investigação sobre o Pensamento do Professor. IN: NÓVOA, A. (ORG). Os Professores e sua Formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995./*ref*/GONÇALVES, T. V. O. METODOLOGIA DA CONVERGÊNCIA: Indivíduo, Conhecimento e Realidade — uma proposta para formação de professores de Ciências. São Paulo: UNICAMP, 1981. 234p.(Dissertação Mestrado Metodologia do Ensino)/*ref*/GONÇALVES, T.V.O. Ensino de Ciências e Matemática e Formação de Professores: marcas da Diferença. São Paulo/Campinas: UNICAMP (Tese de Doutorado), 2000./*ref*/GUNSTONE, R e NORTHFIELD, J. Metacognition and learning to teach. International Journal of Science Education. 1994. v.16, n. 5. p. 523-537./*ref*/MAFFESOLI, M. Elogio da Razão Sensível. Trad. de Albert Christophe Migueis Stuckenbruck. Petrópolis/RJ: Vozes, 1998./*ref*/POLLARD, A & TANN, S. Reflective Teaching in the Primary School. A Handbookfor the Classroom. London: Cassell, 1987 apud GARCÍA, C.M. A Formação de Professores: Novas perspectivas baseadas na Investigação sobre o Pensamento, do Professor. IN: NÓVOA, A. (ORG). Os Professores e sua Formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995./*ref*/SCHÓN, D. A. La Formación de Profesionales Reflexivos. Hacia un nuevo diseijo de la ensefi anza y el aprendizaje en las profesiones. Barcelona: Paidós, 1992./*ref*/SHULMNAN, L. Those who understand• the knowledge growths in teaching. IN: Educational Researcher. fev. 1986. 4-14./*ref*/ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: Idéias e Práticas. Lisboa: Educa Professor, 1993.Direitos autorais 2005 CC-BYinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-17T00:59:05Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1484Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-08-17T00:59:05Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial de professores: Prática docente e atitudes reflexivas
Teacher trainning: teachers' practice and reflective attitudes
title Formação inicial de professores: Prática docente e atitudes reflexivas
spellingShingle Formação inicial de professores: Prática docente e atitudes reflexivas
Gonçalves, Terezinha Valim
professor reflexivo; formação de professores; professores de biologia
reflective teachers' trainning; reflective attitudes; skills and abilities for reflection
title_short Formação inicial de professores: Prática docente e atitudes reflexivas
title_full Formação inicial de professores: Prática docente e atitudes reflexivas
title_fullStr Formação inicial de professores: Prática docente e atitudes reflexivas
title_full_unstemmed Formação inicial de professores: Prática docente e atitudes reflexivas
title_sort Formação inicial de professores: Prática docente e atitudes reflexivas
author Gonçalves, Terezinha Valim
author_facet Gonçalves, Terezinha Valim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Terezinha Valim
dc.subject.por.fl_str_mv professor reflexivo; formação de professores; professores de biologia
reflective teachers' trainning; reflective attitudes; skills and abilities for reflection
topic professor reflexivo; formação de professores; professores de biologia
reflective teachers' trainning; reflective attitudes; skills and abilities for reflection
description O propósito deste trabalho é investigar o desenvolvimento de atitudes reflexivas e construção de conhecimentos/saberes profissionais em estudantes do Curso de Licenciatura em Biologia noturno da Universidade Federal do Pará, no decorrer do módulo “Prática de Ensino II”, em situação de formação compartilhada com professores da Rede Pública Estadual de Ensino de Belém. Foram analisados seis episódios de aula, a partir de diários de campo dos sujeitos da pesquisa, evidenciando-se formação de conhecimentos estratégicos, atitudes re?exivas (Dewey, 1910) e destrezas ou habilidades necessárias, segundo Pollard e Tann (1987) apud Garcia (1995), à realização de um ensino reflexivo.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1484
10.18542/amazrecm.v1i0.1484
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1484
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v1i0.1484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1484/1875
/*ref*/ALARCÃO, I. (org) Formação Reflexiva de Professores. Estratégias de Supervisão. Porto: Editora Lda Portugal, 1996.
/*ref*/DEWEY, J. How tive think. Boston, Heath & Co. Publishers, 1910 apud ALARCÃO, I. (org) Formação Reflexiva de Professores. Estratégias de Supervisão. Porto: Editora Lda Portugal, 1996.
/*ref*/DEWEY, J. Como Pensamos-Como se relaciona o Pensamento Reflexivo com o Processo Educativo: uma Reexposição. 3. ed. São Paulo. Cia Ed. Nacional, 1959. Apud ALARCÃO, I. (org) Formação Reflexiva de Professores. Estratégias de Supervisão. Porto: Editora Lda Portugal, 1996.
/*ref*/CAMARGO, M.P.D'AV. de. A reflexão de estudantes a professores da UNIMEP sobre sua formação profissional em Matemática e Ciências: subsídios para um novo projeto de Licenciatura. Piracicaba/SP: 1998. (Mestrado)
/*ref*/CARR, W. & KEMMIS, S. Teoria Crítica de la EnseFianza. Barcelona: Martínez Roca, 1988 APUD GARCÍA, C.M. A Formação de Professores: Novas perspectivas baseadas na Investigação sobre o Pensamento do Professor. In: NÓVOA, A. (ORG). Os Professores e sua Formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.
/*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
/*ref*/FRIZZO, M. N. A Formação Profissional do Professor pela Pesquisa e Interação com a Escola. Espaços da Escola. n. 31. buí: Ed. UNIJUÍ, Jan/1999«. p. 31-42.
/*ref*/GALIAZZI, M. do C. Professor pesquisador: é preciso mudar de paradigma. IN: Ciência, Ética e Cultura. São Leopoldo/RS: Ed. UNISINOS, 1998.
/*ref*/GARCÍA, C.M. A Formação de Professores: Novas perspectivas baseadas na Investigação sobre o Pensamento do Professor. IN: NÓVOA, A. (ORG). Os Professores e sua Formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.
/*ref*/GONÇALVES, T. V. O. METODOLOGIA DA CONVERGÊNCIA: Indivíduo, Conhecimento e Realidade — uma proposta para formação de professores de Ciências. São Paulo: UNICAMP, 1981. 234p.(Dissertação Mestrado Metodologia do Ensino)
/*ref*/GONÇALVES, T.V.O. Ensino de Ciências e Matemática e Formação de Professores: marcas da Diferença. São Paulo/Campinas: UNICAMP (Tese de Doutorado), 2000.
/*ref*/GUNSTONE, R e NORTHFIELD, J. Metacognition and learning to teach. International Journal of Science Education. 1994. v.16, n. 5. p. 523-537.
/*ref*/MAFFESOLI, M. Elogio da Razão Sensível. Trad. de Albert Christophe Migueis Stuckenbruck. Petrópolis/RJ: Vozes, 1998.
/*ref*/POLLARD, A & TANN, S. Reflective Teaching in the Primary School. A Handbookfor the Classroom. London: Cassell, 1987 apud GARCÍA, C.M. A Formação de Professores: Novas perspectivas baseadas na Investigação sobre o Pensamento, do Professor. IN: NÓVOA, A. (ORG). Os Professores e sua Formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.
/*ref*/SCHÓN, D. A. La Formación de Profesionales Reflexivos. Hacia un nuevo diseijo de la ensefi anza y el aprendizaje en las profesiones. Barcelona: Paidós, 1992.
/*ref*/SHULMNAN, L. Those who understand• the knowledge growths in teaching. IN: Educational Researcher. fev. 1986. 4-14.
/*ref*/ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: Idéias e Práticas. Lisboa: Educa Professor, 1993.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2005 CC-BY
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2005 CC-BY
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 1 (2005); 73-79
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 1 (2005); 73-79
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1809465144360566784