Formação inicial de professores: Prática docente e atitudes reflexivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1484 |
Resumo: | O propósito deste trabalho é investigar o desenvolvimento de atitudes reflexivas e construção de conhecimentos/saberes profissionais em estudantes do Curso de Licenciatura em Biologia noturno da Universidade Federal do Pará, no decorrer do módulo “Prática de Ensino II”, em situação de formação compartilhada com professores da Rede Pública Estadual de Ensino de Belém. Foram analisados seis episódios de aula, a partir de diários de campo dos sujeitos da pesquisa, evidenciando-se formação de conhecimentos estratégicos, atitudes re?exivas (Dewey, 1910) e destrezas ou habilidades necessárias, segundo Pollard e Tann (1987) apud Garcia (1995), à realização de um ensino reflexivo. |
id |
UFPA-7_beb6dc8f90f321da7a55c467ff27cdcc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1484 |
network_acronym_str |
UFPA-7 |
network_name_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação inicial de professores: Prática docente e atitudes reflexivasTeacher trainning: teachers' practice and reflective attitudesprofessor reflexivo; formação de professores; professores de biologiareflective teachers' trainning; reflective attitudes; skills and abilities for reflectionO propósito deste trabalho é investigar o desenvolvimento de atitudes reflexivas e construção de conhecimentos/saberes profissionais em estudantes do Curso de Licenciatura em Biologia noturno da Universidade Federal do Pará, no decorrer do módulo “Prática de Ensino II”, em situação de formação compartilhada com professores da Rede Pública Estadual de Ensino de Belém. Foram analisados seis episódios de aula, a partir de diários de campo dos sujeitos da pesquisa, evidenciando-se formação de conhecimentos estratégicos, atitudes re?exivas (Dewey, 1910) e destrezas ou habilidades necessárias, segundo Pollard e Tann (1987) apud Garcia (1995), à realização de um ensino reflexivo.This is an investigation on reflective attitudes and professional knowledge building among Federal University of Pate (UFPA) - Brazil -Biology Students who were taking Teaching Practice II Course. Analysis took into consideration six classroom events as reported by the teachers. Theoretical framework of analysis is based on Dewey's (1910) strategic knowledge building, reflective attitudes and necessary abilities and skills as they promote reflective teachingUniversidade Federal do ParáGonçalves, Terezinha Valim2005-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/148410.18542/amazrecm.v1i0.1484Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 1 (2005); 73-79Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 1 (2005); 73-792317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1484/1875/*ref*/ALARCÃO, I. (org) Formação Reflexiva de Professores. Estratégias de Supervisão. Porto: Editora Lda Portugal, 1996./*ref*/DEWEY, J. How tive think. Boston, Heath & Co. Publishers, 1910 apud ALARCÃO, I. (org) Formação Reflexiva de Professores. Estratégias de Supervisão. Porto: Editora Lda Portugal, 1996./*ref*/DEWEY, J. Como Pensamos-Como se relaciona o Pensamento Reflexivo com o Processo Educativo: uma Reexposição. 3. ed. São Paulo. Cia Ed. Nacional, 1959. Apud ALARCÃO, I. (org) Formação Reflexiva de Professores. Estratégias de Supervisão. Porto: Editora Lda Portugal, 1996./*ref*/CAMARGO, M.P.D'AV. de. A reflexão de estudantes a professores da UNIMEP sobre sua formação profissional em Matemática e Ciências: subsídios para um novo projeto de Licenciatura. Piracicaba/SP: 1998. (Mestrado)/*ref*/CARR, W. & KEMMIS, S. Teoria Crítica de la EnseFianza. Barcelona: Martínez Roca, 1988 APUD GARCÍA, C.M. A Formação de Professores: Novas perspectivas baseadas na Investigação sobre o Pensamento do Professor. In: NÓVOA, A. (ORG). Os Professores e sua Formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999./*ref*/FRIZZO, M. N. A Formação Profissional do Professor pela Pesquisa e Interação com a Escola. Espaços da Escola. n. 31. buí: Ed. UNIJUÍ, Jan/1999«. p. 31-42./*ref*/GALIAZZI, M. do C. Professor pesquisador: é preciso mudar de paradigma. IN: Ciência, Ética e Cultura. São Leopoldo/RS: Ed. UNISINOS, 1998./*ref*/GARCÍA, C.M. A Formação de Professores: Novas perspectivas baseadas na Investigação sobre o Pensamento do Professor. IN: NÓVOA, A. (ORG). Os Professores e sua Formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995./*ref*/GONÇALVES, T. V. O. METODOLOGIA DA CONVERGÊNCIA: Indivíduo, Conhecimento e Realidade — uma proposta para formação de professores de Ciências. São Paulo: UNICAMP, 1981. 234p.(Dissertação Mestrado Metodologia do Ensino)/*ref*/GONÇALVES, T.V.O. Ensino de Ciências e Matemática e Formação de Professores: marcas da Diferença. São Paulo/Campinas: UNICAMP (Tese de Doutorado), 2000./*ref*/GUNSTONE, R e NORTHFIELD, J. Metacognition and learning to teach. International Journal of Science Education. 1994. v.16, n. 5. p. 523-537./*ref*/MAFFESOLI, M. Elogio da Razão Sensível. Trad. de Albert Christophe Migueis Stuckenbruck. Petrópolis/RJ: Vozes, 1998./*ref*/POLLARD, A & TANN, S. Reflective Teaching in the Primary School. A Handbookfor the Classroom. London: Cassell, 1987 apud GARCÍA, C.M. A Formação de Professores: Novas perspectivas baseadas na Investigação sobre o Pensamento, do Professor. IN: NÓVOA, A. (ORG). Os Professores e sua Formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995./*ref*/SCHÓN, D. A. La Formación de Profesionales Reflexivos. Hacia un nuevo diseijo de la ensefi anza y el aprendizaje en las profesiones. Barcelona: Paidós, 1992./*ref*/SHULMNAN, L. Those who understand• the knowledge growths in teaching. IN: Educational Researcher. fev. 1986. 4-14./*ref*/ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: Idéias e Práticas. Lisboa: Educa Professor, 1993.Direitos autorais 2005 CC-BYinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-17T00:59:05Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1484Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-08-17T00:59:05Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação inicial de professores: Prática docente e atitudes reflexivas Teacher trainning: teachers' practice and reflective attitudes |
title |
Formação inicial de professores: Prática docente e atitudes reflexivas |
spellingShingle |
Formação inicial de professores: Prática docente e atitudes reflexivas Gonçalves, Terezinha Valim professor reflexivo; formação de professores; professores de biologia reflective teachers' trainning; reflective attitudes; skills and abilities for reflection |
title_short |
Formação inicial de professores: Prática docente e atitudes reflexivas |
title_full |
Formação inicial de professores: Prática docente e atitudes reflexivas |
title_fullStr |
Formação inicial de professores: Prática docente e atitudes reflexivas |
title_full_unstemmed |
Formação inicial de professores: Prática docente e atitudes reflexivas |
title_sort |
Formação inicial de professores: Prática docente e atitudes reflexivas |
author |
Gonçalves, Terezinha Valim |
author_facet |
Gonçalves, Terezinha Valim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Terezinha Valim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
professor reflexivo; formação de professores; professores de biologia reflective teachers' trainning; reflective attitudes; skills and abilities for reflection |
topic |
professor reflexivo; formação de professores; professores de biologia reflective teachers' trainning; reflective attitudes; skills and abilities for reflection |
description |
O propósito deste trabalho é investigar o desenvolvimento de atitudes reflexivas e construção de conhecimentos/saberes profissionais em estudantes do Curso de Licenciatura em Biologia noturno da Universidade Federal do Pará, no decorrer do módulo “Prática de Ensino II”, em situação de formação compartilhada com professores da Rede Pública Estadual de Ensino de Belém. Foram analisados seis episódios de aula, a partir de diários de campo dos sujeitos da pesquisa, evidenciando-se formação de conhecimentos estratégicos, atitudes re?exivas (Dewey, 1910) e destrezas ou habilidades necessárias, segundo Pollard e Tann (1987) apud Garcia (1995), à realização de um ensino reflexivo. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-06-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1484 10.18542/amazrecm.v1i0.1484 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1484 |
identifier_str_mv |
10.18542/amazrecm.v1i0.1484 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1484/1875 /*ref*/ALARCÃO, I. (org) Formação Reflexiva de Professores. Estratégias de Supervisão. Porto: Editora Lda Portugal, 1996. /*ref*/DEWEY, J. How tive think. Boston, Heath & Co. Publishers, 1910 apud ALARCÃO, I. (org) Formação Reflexiva de Professores. Estratégias de Supervisão. Porto: Editora Lda Portugal, 1996. /*ref*/DEWEY, J. Como Pensamos-Como se relaciona o Pensamento Reflexivo com o Processo Educativo: uma Reexposição. 3. ed. São Paulo. Cia Ed. Nacional, 1959. Apud ALARCÃO, I. (org) Formação Reflexiva de Professores. Estratégias de Supervisão. Porto: Editora Lda Portugal, 1996. /*ref*/CAMARGO, M.P.D'AV. de. A reflexão de estudantes a professores da UNIMEP sobre sua formação profissional em Matemática e Ciências: subsídios para um novo projeto de Licenciatura. Piracicaba/SP: 1998. (Mestrado) /*ref*/CARR, W. & KEMMIS, S. Teoria Crítica de la EnseFianza. Barcelona: Martínez Roca, 1988 APUD GARCÍA, C.M. A Formação de Professores: Novas perspectivas baseadas na Investigação sobre o Pensamento do Professor. In: NÓVOA, A. (ORG). Os Professores e sua Formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. /*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. /*ref*/FRIZZO, M. N. A Formação Profissional do Professor pela Pesquisa e Interação com a Escola. Espaços da Escola. n. 31. buí: Ed. UNIJUÍ, Jan/1999«. p. 31-42. /*ref*/GALIAZZI, M. do C. Professor pesquisador: é preciso mudar de paradigma. IN: Ciência, Ética e Cultura. São Leopoldo/RS: Ed. UNISINOS, 1998. /*ref*/GARCÍA, C.M. A Formação de Professores: Novas perspectivas baseadas na Investigação sobre o Pensamento do Professor. IN: NÓVOA, A. (ORG). Os Professores e sua Formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. /*ref*/GONÇALVES, T. V. O. METODOLOGIA DA CONVERGÊNCIA: Indivíduo, Conhecimento e Realidade — uma proposta para formação de professores de Ciências. São Paulo: UNICAMP, 1981. 234p.(Dissertação Mestrado Metodologia do Ensino) /*ref*/GONÇALVES, T.V.O. Ensino de Ciências e Matemática e Formação de Professores: marcas da Diferença. São Paulo/Campinas: UNICAMP (Tese de Doutorado), 2000. /*ref*/GUNSTONE, R e NORTHFIELD, J. Metacognition and learning to teach. International Journal of Science Education. 1994. v.16, n. 5. p. 523-537. /*ref*/MAFFESOLI, M. Elogio da Razão Sensível. Trad. de Albert Christophe Migueis Stuckenbruck. Petrópolis/RJ: Vozes, 1998. /*ref*/POLLARD, A & TANN, S. Reflective Teaching in the Primary School. A Handbookfor the Classroom. London: Cassell, 1987 apud GARCÍA, C.M. A Formação de Professores: Novas perspectivas baseadas na Investigação sobre o Pensamento, do Professor. IN: NÓVOA, A. (ORG). Os Professores e sua Formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. /*ref*/SCHÓN, D. A. La Formación de Profesionales Reflexivos. Hacia un nuevo diseijo de la ensefi anza y el aprendizaje en las profesiones. Barcelona: Paidós, 1992. /*ref*/SHULMNAN, L. Those who understand• the knowledge growths in teaching. IN: Educational Researcher. fev. 1986. 4-14. /*ref*/ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: Idéias e Práticas. Lisboa: Educa Professor, 1993. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2005 CC-BY info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2005 CC-BY |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 1 (2005); 73-79 Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 1 (2005); 73-79 2317-5125 1980-5128 reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
collection |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br |
_version_ |
1809465144360566784 |