Relação com o saber: possíveis articulações nas abordagens de Charlot e Chevallard

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, José Messildo Viana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Costa, Alcrley Rodrigues, Silva, Reginaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7173
Resumo: Este artigo visa refletir sobre como pesquisas em âmbito internacional e nacional que articularam a noção de relação com o saber nas abordagens de Bernard Charlot e Yves Chevallard. Para alçar esse objetivo realizamos uma pesquisa caracterizada como meta-análise qualitativa em estudos que enfocaram a temática em dissertações de mestrado, teses de doutorado e artigos científicos. Os estudos evidenciam características que diferenciam, aproximam e tratam como complementares as duas abordagens, além disso, as pesquisas apontam não somente a possibilidade de articulação, mas também que o uso das duas teorias em conjunto possibilita uma visão mais ampla da complexa relação com o saber estabelecida nos espaços escolares por professores e alunos.
id UFPA-7_d063b4ec9a90b48f3064bd39f8ce21f9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/7173
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Relação com o saber: possíveis articulações nas abordagens de Charlot e ChevallardRelationship with knowledge: possible articulations in the Charlot and Chevallard approachesrelação com o saber; Teoria antropológica do didático; teoria antropológica da relação do saber e do aprenderrelationship with knowledge; anthropological theory of didactics; anthropological theory of the relationship of knowledge and learningEste artigo visa refletir sobre como pesquisas em âmbito internacional e nacional que articularam a noção de relação com o saber nas abordagens de Bernard Charlot e Yves Chevallard. Para alçar esse objetivo realizamos uma pesquisa caracterizada como meta-análise qualitativa em estudos que enfocaram a temática em dissertações de mestrado, teses de doutorado e artigos científicos. Os estudos evidenciam características que diferenciam, aproximam e tratam como complementares as duas abordagens, além disso, as pesquisas apontam não somente a possibilidade de articulação, mas também que o uso das duas teorias em conjunto possibilita uma visão mais ampla da complexa relação com o saber estabelecida nos espaços escolares por professores e alunos.This article aims to reflect on how interactional and national research articulated the notion of relationship with knowledge in the approaches of Bernard Charlot and Yves Chevallard. In order to achieve this objective, we conducted a qualitative meta-analysis in studies that focused on thematic in master dissertations, doctoral theses and scientific articles. The studies show characteristics that distinguish, approximate and treat as complementary the two approaches, in addition, the researches point not only to the possibility of articulation, but also that the use of the two theories together allows a broader view of the complex relationship with knowledge established in the school spaces by teachers and students.Universidade Federal do ParáNunes, José Messildo VianaCosta, Alcrley RodriguesSilva, Reginaldo2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/717310.18542/amazrecm.v15i34.7173Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 15, n. 34 (2019); 240-264Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 15, n. 34 (2019); 240-2642317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7173/6047https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/downloadSuppFile/7173/2150/*ref*/ARRUDA, S. M.; LIMA, J. P. C.; PASSOS, M. M. Um novo instrumento para a análise da ação do professor em sala de aula. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 11, n. 2, 2011./*ref*/ASSUDE, T.; FEUILLADIEU, S.; DUNAND, C. Conditions d’évolution du rapport au savoir mathématique de jeunes ”décrocheurs”. Carrefours de l’éducation, Armand Colin, 2015. <hal-01781773>./*ref*/ASTOLFI, J. P.; DEVELAY, M. A didática das ciências. Campinas: Papirus, 2014./*ref*/BACCON, A. L. P.; ARRUDA, S. M. Estilos de gestão da sala de aula: uma análise a partir da ação docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 10, n. 2, p. 463-487, jul./dez. 2015/*ref*/BARBOSA, M. G. Pró-letramento: relações com o saber e o aprender de tutores do Polo Itapecuru-Mirim/MA. 2008, 134f. (dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas). Universidade Federal do Pará -UFPA. 2008./*ref*/BEILLEROT, J. Le rapport au savoir: une notion em formation. BEILLEROT, Jacky et al., Savoir et rapport au savoir: élaborations théoriques et cliniques. Bégédis: Editions Universitaires, 1989. p. 165-202./*ref*/CAILLOT, M. Les rapports aux savoirs d’élèves et d’enseignants, in: Le Rapport Aux Savoirs: une clé pour analyser les épistémologies enseignantes et les pratiques de classe. Org. Marie-Claude Bernard; Annie Savard; Chantale Beaucher. Quebec, 2014, p. 7-19./*ref*/CAPPIELLO, P.; VENTURINI, P. L’approche socio-anthropologique du rapport au savoir en sciences de l’éducation et en didactique des sciences. 1er Colloque International de didactique comparée, 2011./*ref*/CARVALHO, D. F.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M.; SAVIOLI, A. M. P. D. Relações com o saber, com o ensinar e com a aprendizagem em um projeto de formação inicial de professores de matemática no Brasil. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.19, n.2, 119-144, 2017./*ref*/CATEL, L. COQUIDÉ, M. L. GALLEZOT, M. Rapport au savoir et apprentissage différencié de savoirs scientifiques des collégiens et de lycéens: quelles questions. Aster, v. 35, p. 123-148, 2002./*ref*/CAVALCANTI, J. D. B. A Noção de Relação ao Saber: História e Epistemologia, Panorama do Contexto Francófono e Mapeamento de sua Utilização na Literatura Científica Brasileira. 2015, 427f. (tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFPE. 2015./*ref*/CAVALCANTI, J. D. B.; LIMA, A. P. A. B. A utilização da noção de relação ao saber (rapport au savoir) no contexto do Ensino de Matemática: mapeamento inicial de referências bibliográficas. Ciência & Educação, v. 24, n. 4, p. 1065-1079, 2018./*ref*/CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2014./*ref*/CHARLOT, B.; ÉMIN, J. C. (Coords.). Violences à l’école-état des savoirs. Paris: Masson & Armand Colin Éditeurs, 1997./*ref*/CHARLOT, Bernard. A noção de relação com o saber: bases de apoio teórico e fundamentas antropológicos. In: CHARLOT, Bernard (Org.). Os jovens e o saber: perpectivas mundiais. Tradução Fátima Murad. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001./*ref*/CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000./*ref*/CHEVALLARD, Y. Approche anthropologique du rapport au savoir et didactique des mathematiques. In S. Maury, M. C aillot (eds.). Rapport au savoir et didactiques. Paris: Fabert, p. 81-104, 2003/*ref*/CHEVALLARD, Y. concepts fondamentaux de la didactique: perspectives apportees par une approche anthropologique. Recherches en didactique des mathématiques, v. 12, n.1, p. 73-111, 1992./*ref*/CHEVALLARD, Y. El análisis de las prácticas docentes en la teoría antropológica de lo didáctico. Recherches en Didactique des Mathématiques, v. 19, n. 2, p. 221-266, 1999./*ref*/CHEVALLARD, Y. Journal du seminaire tad/idd: Theorie Anthropologique du didactique & Ingenierie Didactique du Developpementn, Séance 7 – Vendredi 11 juin 2010, L’organisation de la recherche. Disponível em: <http://yves.chevallard.free.fr>. Acesso em: jan. 2019./*ref*/CHEVALLARD, Y. La TAD face au professeur de mathématiques. UMR ADEF, Toulouse, 2009./*ref*/CHEVALLARD, Y. La Transposición Didáctica: del saber sabio al saber enseñado. 2a ed. 3. reimp. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 2005./*ref*/CHEVALLARD, Y. La transposition didactique. Grenoble. La pensée Sauvage Éditions, 1991./*ref*/ÉMERY-BRUNEAU, J. La notion de “rapport à”: de la psychanalyse et à la sociologie à la didactique du français. In: La Lettre de l'AIRDF, n. 55, p. 24-30, 2014./*ref*/FIORENTINI, D. Investigação em Educação Matemática desde a perspectiva acadêmica e profissional: desafios e possibilidades de aproximação. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática, v.1, n.8, p. 61-82, 2013./*ref*/FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3 ed. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2006./*ref*/FRANCISCO, W.; CASTRO, M. C. Relações com o saber constituídas por estudantes durante visitação a uma feira de Ciências. Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química – ReLAPEQ. v.1, n.1, 2017./*ref*/LEAL, A. Z. Rasgos de historia de un fenómeno y una teoria. História e Memória, n. 14, p. 291-316, 2017./*ref*/LIMA, J. M. M.; ARRUDA, S. M.; LORENCINI JÚNIOR, A. As Relações Com O Ensino E Com A Aprendizagem De Professoras Das Séries Iniciais. Anais ... XI Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), 2013./*ref*/MARTINAND, J. L. Connaître et transformer la matière. In: Revue française de pédagogie, volume 81, 1987. p. 113-115./*ref*/MAURY, S.; CAILLOT, M. Rapport au savoir et didactiques. Paris: Fabert, 2003./*ref*/MENDES, T. C.; BACCON, A. P. Refletindo o cotidiano escolar: do ser professor à relação com o saber. Revista Transmutare, Curitiba, v .1, n. 2, p. 256-274, jul./dez. 2016./*ref*/NIMIER, J. Les modes de relations aux mathématiques. Attitudes et représentations. Paris: Méridiens Klincksieck, 1988./*ref*/RAVEL, L. Des programmes a la classe: etude de la transposition didactique interne:Exemple de l’arithmétique en Terminale S spécialité mathématique. Thèse préparée au sein de l’équipe de Didactique des Mathématiques (DDM), Laboratoire Leibniz-IMAG. 2003./*ref*/ROCHEX, J.Y. La notion de rapport au savoir: convergences et débats théoriques. Pratiques psychologiques, v. 10, n. 2, 2004, p. 93-106./*ref*/SCHRAGER, Miriam. Le rapport au savoir scientifique d'élèves autochtones: vers une compréhension de l'expérience scolaire en sciences. 2011, 236f. (Thèse. Doctorat en éducation-Université du Québec à Montréal). Montréal (Québec, Canada), 2011./*ref*/SILVA, I. M. A Relação do Professor com o Saber Matemático e os Conhecimentos Mobilizados em sua Prática. 2014, 215f. (tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas). Universidade Federal do Pará -UFPA. 2014./*ref*/SILVA, R. O conhecimento matemático-didático do professor do multisseriado: análise praxeológica. 2013, 171f. (tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas). Universidade Federal do Pará -UFPA. 2013./*ref*/SILVA, V. A. Relação com o saber na aprendizagem matemática: uma contribuição para a reflexão didática sobre as práticas educativas. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, 2008./*ref*/SOUZA. L.S.S. Relação ao saber matemático de professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental: Estudo exploratório no Cabo de Santo Agostinho (Pernambuco - Brasil), 2017, 380f. (tese em cotutela de doutorado do Programa de Pós-Graduação Em Ensino De Ciências e Matemática). Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFPE. 2017./*ref*/TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Editora Vozes, 2011./*ref*/THERRIAULT, G., BADER, B. ET NDONG ANGOUÉ, C. L’apport de la notion de rapport (s) au(x) savoir (s) en éducation aux sciences et en formation initiale et continue des enseignants du secondaire : des exemples au Québec et au Gabon. Esprit critique, v. 17, p. 70-93, 2013./*ref*/VERCELLINO, S; VAN DEN HEUVEL, R.; GUERREIRO, M. Deslocamentos teóricos da noção da “relação com o saber” e suas possibilidades para a análise psicopedagógica das aprendizagens escolares. Revista de Psicopedagogia, v. 31, n. 96, p. 275-288, 2014.Direitos autorais 2019 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-21T13:23:56Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/7173Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-01-21T13:23:56Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação com o saber: possíveis articulações nas abordagens de Charlot e Chevallard
Relationship with knowledge: possible articulations in the Charlot and Chevallard approaches
title Relação com o saber: possíveis articulações nas abordagens de Charlot e Chevallard
spellingShingle Relação com o saber: possíveis articulações nas abordagens de Charlot e Chevallard
Nunes, José Messildo Viana
relação com o saber; Teoria antropológica do didático; teoria antropológica da relação do saber e do aprender
relationship with knowledge; anthropological theory of didactics; anthropological theory of the relationship of knowledge and learning
title_short Relação com o saber: possíveis articulações nas abordagens de Charlot e Chevallard
title_full Relação com o saber: possíveis articulações nas abordagens de Charlot e Chevallard
title_fullStr Relação com o saber: possíveis articulações nas abordagens de Charlot e Chevallard
title_full_unstemmed Relação com o saber: possíveis articulações nas abordagens de Charlot e Chevallard
title_sort Relação com o saber: possíveis articulações nas abordagens de Charlot e Chevallard
author Nunes, José Messildo Viana
author_facet Nunes, José Messildo Viana
Costa, Alcrley Rodrigues
Silva, Reginaldo
author_role author
author2 Costa, Alcrley Rodrigues
Silva, Reginaldo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, José Messildo Viana
Costa, Alcrley Rodrigues
Silva, Reginaldo
dc.subject.por.fl_str_mv relação com o saber; Teoria antropológica do didático; teoria antropológica da relação do saber e do aprender
relationship with knowledge; anthropological theory of didactics; anthropological theory of the relationship of knowledge and learning
topic relação com o saber; Teoria antropológica do didático; teoria antropológica da relação do saber e do aprender
relationship with knowledge; anthropological theory of didactics; anthropological theory of the relationship of knowledge and learning
description Este artigo visa refletir sobre como pesquisas em âmbito internacional e nacional que articularam a noção de relação com o saber nas abordagens de Bernard Charlot e Yves Chevallard. Para alçar esse objetivo realizamos uma pesquisa caracterizada como meta-análise qualitativa em estudos que enfocaram a temática em dissertações de mestrado, teses de doutorado e artigos científicos. Os estudos evidenciam características que diferenciam, aproximam e tratam como complementares as duas abordagens, além disso, as pesquisas apontam não somente a possibilidade de articulação, mas também que o uso das duas teorias em conjunto possibilita uma visão mais ampla da complexa relação com o saber estabelecida nos espaços escolares por professores e alunos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7173
10.18542/amazrecm.v15i34.7173
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7173
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v15i34.7173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7173/6047
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/downloadSuppFile/7173/2150
/*ref*/ARRUDA, S. M.; LIMA, J. P. C.; PASSOS, M. M. Um novo instrumento para a análise da ação do professor em sala de aula. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 11, n. 2, 2011.
/*ref*/ASSUDE, T.; FEUILLADIEU, S.; DUNAND, C. Conditions d’évolution du rapport au savoir mathématique de jeunes ”décrocheurs”. Carrefours de l’éducation, Armand Colin, 2015. <hal-01781773>.
/*ref*/ASTOLFI, J. P.; DEVELAY, M. A didática das ciências. Campinas: Papirus, 2014.
/*ref*/BACCON, A. L. P.; ARRUDA, S. M. Estilos de gestão da sala de aula: uma análise a partir da ação docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 10, n. 2, p. 463-487, jul./dez. 2015
/*ref*/BARBOSA, M. G. Pró-letramento: relações com o saber e o aprender de tutores do Polo Itapecuru-Mirim/MA. 2008, 134f. (dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas). Universidade Federal do Pará -UFPA. 2008.
/*ref*/BEILLEROT, J. Le rapport au savoir: une notion em formation. BEILLEROT, Jacky et al., Savoir et rapport au savoir: élaborations théoriques et cliniques. Bégédis: Editions Universitaires, 1989. p. 165-202.
/*ref*/CAILLOT, M. Les rapports aux savoirs d’élèves et d’enseignants, in: Le Rapport Aux Savoirs: une clé pour analyser les épistémologies enseignantes et les pratiques de classe. Org. Marie-Claude Bernard; Annie Savard; Chantale Beaucher. Quebec, 2014, p. 7-19.
/*ref*/CAPPIELLO, P.; VENTURINI, P. L’approche socio-anthropologique du rapport au savoir en sciences de l’éducation et en didactique des sciences. 1er Colloque International de didactique comparée, 2011.
/*ref*/CARVALHO, D. F.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M.; SAVIOLI, A. M. P. D. Relações com o saber, com o ensinar e com a aprendizagem em um projeto de formação inicial de professores de matemática no Brasil. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.19, n.2, 119-144, 2017.
/*ref*/CATEL, L. COQUIDÉ, M. L. GALLEZOT, M. Rapport au savoir et apprentissage différencié de savoirs scientifiques des collégiens et de lycéens: quelles questions. Aster, v. 35, p. 123-148, 2002.
/*ref*/CAVALCANTI, J. D. B. A Noção de Relação ao Saber: História e Epistemologia, Panorama do Contexto Francófono e Mapeamento de sua Utilização na Literatura Científica Brasileira. 2015, 427f. (tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFPE. 2015.
/*ref*/CAVALCANTI, J. D. B.; LIMA, A. P. A. B. A utilização da noção de relação ao saber (rapport au savoir) no contexto do Ensino de Matemática: mapeamento inicial de referências bibliográficas. Ciência & Educação, v. 24, n. 4, p. 1065-1079, 2018.
/*ref*/CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2014.
/*ref*/CHARLOT, B.; ÉMIN, J. C. (Coords.). Violences à l’école-état des savoirs. Paris: Masson & Armand Colin Éditeurs, 1997.
/*ref*/CHARLOT, Bernard. A noção de relação com o saber: bases de apoio teórico e fundamentas antropológicos. In: CHARLOT, Bernard (Org.). Os jovens e o saber: perpectivas mundiais. Tradução Fátima Murad. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001.
/*ref*/CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
/*ref*/CHEVALLARD, Y. Approche anthropologique du rapport au savoir et didactique des mathematiques. In S. Maury, M. C aillot (eds.). Rapport au savoir et didactiques. Paris: Fabert, p. 81-104, 2003
/*ref*/CHEVALLARD, Y. concepts fondamentaux de la didactique: perspectives apportees par une approche anthropologique. Recherches en didactique des mathématiques, v. 12, n.1, p. 73-111, 1992.
/*ref*/CHEVALLARD, Y. El análisis de las prácticas docentes en la teoría antropológica de lo didáctico. Recherches en Didactique des Mathématiques, v. 19, n. 2, p. 221-266, 1999.
/*ref*/CHEVALLARD, Y. Journal du seminaire tad/idd: Theorie Anthropologique du didactique & Ingenierie Didactique du Developpementn, Séance 7 – Vendredi 11 juin 2010, L’organisation de la recherche. Disponível em: <http://yves.chevallard.free.fr>. Acesso em: jan. 2019.
/*ref*/CHEVALLARD, Y. La TAD face au professeur de mathématiques. UMR ADEF, Toulouse, 2009.
/*ref*/CHEVALLARD, Y. La Transposición Didáctica: del saber sabio al saber enseñado. 2a ed. 3. reimp. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 2005.
/*ref*/CHEVALLARD, Y. La transposition didactique. Grenoble. La pensée Sauvage Éditions, 1991.
/*ref*/ÉMERY-BRUNEAU, J. La notion de “rapport à”: de la psychanalyse et à la sociologie à la didactique du français. In: La Lettre de l'AIRDF, n. 55, p. 24-30, 2014.
/*ref*/FIORENTINI, D. Investigação em Educação Matemática desde a perspectiva acadêmica e profissional: desafios e possibilidades de aproximação. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática, v.1, n.8, p. 61-82, 2013.
/*ref*/FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3 ed. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2006.
/*ref*/FRANCISCO, W.; CASTRO, M. C. Relações com o saber constituídas por estudantes durante visitação a uma feira de Ciências. Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química – ReLAPEQ. v.1, n.1, 2017.
/*ref*/LEAL, A. Z. Rasgos de historia de un fenómeno y una teoria. História e Memória, n. 14, p. 291-316, 2017.
/*ref*/LIMA, J. M. M.; ARRUDA, S. M.; LORENCINI JÚNIOR, A. As Relações Com O Ensino E Com A Aprendizagem De Professoras Das Séries Iniciais. Anais ... XI Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), 2013.
/*ref*/MARTINAND, J. L. Connaître et transformer la matière. In: Revue française de pédagogie, volume 81, 1987. p. 113-115.
/*ref*/MAURY, S.; CAILLOT, M. Rapport au savoir et didactiques. Paris: Fabert, 2003.
/*ref*/MENDES, T. C.; BACCON, A. P. Refletindo o cotidiano escolar: do ser professor à relação com o saber. Revista Transmutare, Curitiba, v .1, n. 2, p. 256-274, jul./dez. 2016.
/*ref*/NIMIER, J. Les modes de relations aux mathématiques. Attitudes et représentations. Paris: Méridiens Klincksieck, 1988.
/*ref*/RAVEL, L. Des programmes a la classe: etude de la transposition didactique interne:Exemple de l’arithmétique en Terminale S spécialité mathématique. Thèse préparée au sein de l’équipe de Didactique des Mathématiques (DDM), Laboratoire Leibniz-IMAG. 2003.
/*ref*/ROCHEX, J.Y. La notion de rapport au savoir: convergences et débats théoriques. Pratiques psychologiques, v. 10, n. 2, 2004, p. 93-106.
/*ref*/SCHRAGER, Miriam. Le rapport au savoir scientifique d'élèves autochtones: vers une compréhension de l'expérience scolaire en sciences. 2011, 236f. (Thèse. Doctorat en éducation-Université du Québec à Montréal). Montréal (Québec, Canada), 2011.
/*ref*/SILVA, I. M. A Relação do Professor com o Saber Matemático e os Conhecimentos Mobilizados em sua Prática. 2014, 215f. (tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas). Universidade Federal do Pará -UFPA. 2014.
/*ref*/SILVA, R. O conhecimento matemático-didático do professor do multisseriado: análise praxeológica. 2013, 171f. (tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas). Universidade Federal do Pará -UFPA. 2013.
/*ref*/SILVA, V. A. Relação com o saber na aprendizagem matemática: uma contribuição para a reflexão didática sobre as práticas educativas. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, 2008.
/*ref*/SOUZA. L.S.S. Relação ao saber matemático de professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental: Estudo exploratório no Cabo de Santo Agostinho (Pernambuco - Brasil), 2017, 380f. (tese em cotutela de doutorado do Programa de Pós-Graduação Em Ensino De Ciências e Matemática). Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFPE. 2017.
/*ref*/TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.
/*ref*/THERRIAULT, G., BADER, B. ET NDONG ANGOUÉ, C. L’apport de la notion de rapport (s) au(x) savoir (s) en éducation aux sciences et en formation initiale et continue des enseignants du secondaire : des exemples au Québec et au Gabon. Esprit critique, v. 17, p. 70-93, 2013.
/*ref*/VERCELLINO, S; VAN DEN HEUVEL, R.; GUERREIRO, M. Deslocamentos teóricos da noção da “relação com o saber” e suas possibilidades para a análise psicopedagógica das aprendizagens escolares. Revista de Psicopedagogia, v. 31, n. 96, p. 275-288, 2014.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 15, n. 34 (2019); 240-264
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 15, n. 34 (2019); 240-264
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1809465149035118592