História da Ciência: uma análise em uma coleção de livros didáticos de Ciências – ensino fundamental – anos finais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pretto, Eduardo de Moraes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Goldschmidt, Andréa Inês, Richter, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14286
Resumo: As discussões acerca da inserção da História da Ciência (HC) em livros didáticos têm ganhado espaço devido ao seu potencial na compreensão da Natureza da Ciência, assim como na superação de visões distorcidas da produção do conhecimento. A investigação trata de uma análise da inserção da HC em uma coleção de livros didáticos da área de Ciências da Natureza dos anos finais do Ensino Fundamental, aprovados no PNLD 2020-2023. A abordagem é qualitativa, exploratória, descritiva e para a análise dos livros didáticos, recorreu-se à Análise de Conteúdo. Averiguou-se um total de 62 inserções distribuídas em 4 categorias: (1) Cientista/Naturalista; (2) Atividade Científica;(3) Produção do conhecimento; e, (4) Contextualização da Ciência. Os resultados evidenciaram uma ampla inserção de HC, sendo a menor contribuição no LD de 8º ano e a maior contribuição no LD de 9º ano. Diante do significativo número de inserções de HC e das concepções encontradas, pode-se inferir que esta não apresenta uma abordagem superficial.
id UFPA-7_d8df52de41722f3ac005011c045993d0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/14286
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling História da Ciência: uma análise em uma coleção de livros didáticos de Ciências – ensino fundamental – anos finaisHistory of science: an analysis of a collection of science textbooks - elementary education - final yearsEnsino de ciências; concepção da ciência; livro escolarScience teaching; conception of science; schoolbookAs discussões acerca da inserção da História da Ciência (HC) em livros didáticos têm ganhado espaço devido ao seu potencial na compreensão da Natureza da Ciência, assim como na superação de visões distorcidas da produção do conhecimento. A investigação trata de uma análise da inserção da HC em uma coleção de livros didáticos da área de Ciências da Natureza dos anos finais do Ensino Fundamental, aprovados no PNLD 2020-2023. A abordagem é qualitativa, exploratória, descritiva e para a análise dos livros didáticos, recorreu-se à Análise de Conteúdo. Averiguou-se um total de 62 inserções distribuídas em 4 categorias: (1) Cientista/Naturalista; (2) Atividade Científica;(3) Produção do conhecimento; e, (4) Contextualização da Ciência. Os resultados evidenciaram uma ampla inserção de HC, sendo a menor contribuição no LD de 8º ano e a maior contribuição no LD de 9º ano. Diante do significativo número de inserções de HC e das concepções encontradas, pode-se inferir que esta não apresenta uma abordagem superficial.Discussions about the insertion of the History of Science (HC) in textbooks have gained space due to its potential in understanding the Nature of Science, as well as in overcoming distorted views of knowledge production. The investigation deals with an analysis of the insertion of HC in a collection of textbooks in the field of Natural Sciences from the final years of Elementary School, approved in the PNLD 2020-2023. The approach is qualitative, exploratory, descriptive and for the analysis of textbooks, Content Analysis was used. A total of 62 entries were found, divided into 4 categories: (1) Scientist/Naturalist; (2) Scientific Activity; (3) Production of knowledge; and, (4) Contextualization of Science. The results showed a wide insertion of HC, with the lowest contribution in the 8th grade LD and the highest contribution in the 9th grade LD. Given the significant number of insertions of HC and the conceptions found, it can be inferred that this does not present a superficial approach.Universidade Federal do ParáPretto, Eduardo de MoraesGoldschmidt, Andréa InêsRichter, Luciana2023-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1428610.18542/amazrecm.v19i42.14286Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 19, n. 42 (2023); 177-193Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 19, n. 42 (2023); 177-1932317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14286/10383/*ref*/AMERICAN ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF SCIENCE. Science for all americans. [Project 2061]. Washington: AAAS, 1989./*ref*/AUGUSTO, T. G. S.; BASILIO, L. V. Ensino de biologia e história e filosofia da ciência: uma análise qualitativa das pesquisas acadêmicas produzidas no Brasil (1983-2013). Ciênc. Educ., Bauru, v. 24, n. 1, p. 71-93, 2018./*ref*/BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edição 70. University Press de France, 2011./*ref*/BATISTA, Rosana Paulo. História da Ciência: investigação do tema em livros didáticos do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2007. 2 jul./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2018./*ref*/BREUNIG, E. T; AMARAL, A. S; GOLDSCHMIDT, A, I. História da ciência: revelando concepções fragmentadas a partir de imagens de cientistas. Amazônia – R. de Educação em Ciências e Matemática, Pará, v.15, n. 33, p.134-150, 2019./*ref*/CAPRA, F. A teia da vida, uma nova compreensão dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996./*ref*/CARNEIRO M. H. S. e GASTAL M. L. História e Filosofia da Ciência no Ensino de Biologia. Ciência & Educação, Bauru, v. 11, n. 1, p. 33-39, 2005./*ref*/CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 7. ed. São Paulo: Ática, 2000./*ref*/FRISON, Marli Dallagnol; VIANNA, Jaqueline; CHAVES, Jéssica Mello; BERNARDI, Fernanda Naimann. Livro Didático como Instrumento de Apoio para a Construção de Propostas de Ensino de Ciências Naturais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Anais... Florianópolis: [s. n.], 2009./*ref*/GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008./*ref*/GOLDSCHMIDT, A. I. et al. A História da Ciência em Livros Didáticos dos Anos Iniciais: uma análise. ENCITEC, Santo Ângelo, v. 10, n. 2, p. 51-66, mai./ago. 2020./*ref*/GUEDES, M. de C.; AZEVEDO, N.; FERREIRA, L. O. A produtividade científica tem sexo? Um estudo sobre bolsistas de produtividade do CNPq. Cadernos Pagu, [s.l.], n. 45, p. 367–399, 2016./*ref*/HIDALGO, M. R e JUNIOR, A. L. Reflexões sobre a inserção da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, [s.l.], Volume 14, pp. 19-38, 2016./*ref*/IGNÁCIO, Leonardo Edi. O progresso da ciência: uma análise comparativa entre Karl R. Popper e Thomas S. Kuhn. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, RS, 2015./*ref*/KUHN, T. S. A Estrutura das Revoluções Científicas. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 2011./*ref*/LOPES, Sônia e AUDINO, J. Inovar Ciências da Natureza, 6º Ano: Ensino Fundamental, Anos Finais. 1ª ed. Editora Saraiva, São Paulo, 2020a./*ref*/LOPES, Sônia; AUDINO, J. Inovar Ciências da Natureza, 7º Ano: Ensino Fundamental, Anos Finais. 1ª ed. Editora Saraiva, São Paulo, 2020b./*ref*/LOPES, Sônia; AUDINO, J. Inovar Ciências da Natureza, 8º Ano: Ensino Fundamental, Anos Finais. 1ª ed. Editora Saraiva, São Paulo, 2020c./*ref*/LOPES, Sônia; AUDINO, J. Inovar Ciências da Natureza, 9º Ano: Ensino Fundamental, Anos Finais. 1ª ed. Editora Saraiva, São Paulo, 2020d./*ref*/MARTINS, Lilian Al-Chueyr Pereira. A história da ciência e o ensino da Biologia. Ciência & Ensino, [s.l.] n. 5, p. 18-21, 1998./*ref*/MARTINS, R. A. Introdução: a história das Ciências e seus usos na Educação. In: SILVA, C. C. (Org). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, p. 17-30, 2006./*ref*/MATTHEWS, M. R. (ed.). History, Philosophy, and Science Teaching: Selected Readings, Toronto: OISE Press, 1991./*ref*/OLIVEIRA, M. de.; CERQUEIRA, L. de M. Abordagem CTS no ensino de Ciências: um estudo a partir de Teses e Dissertações. Revista Eletrônica Pesquiseduca, [s.l.], v. 13, n. 32, p. 1262–1282, 2022./*ref*/OLIVEIRA, V. M. S. História e História ambiental: As rupturas e avanços nas relações Homem-Natureza. In: ANPUH – XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. Anais... Fortaleza, 2009./*ref*/RUSSEL, Thomas L. What History of Science, How Much, and Why?. Science Education, Ontario, Canadá, n. 65, vol. 1, p. 51-64, 1981. Disponível em: < https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/sce.3730650107> Acesso em: 19. jul. 2022./*ref*/SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, Brasília, v. 12, n. 36, set./dez. 2007./*ref*/SOBIECZIAK, S. A influência da religião na ciência: reflexões acerca da natureza da ciência em mapas-múndi medievais. XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS–(ENPEC). Anais... Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017./*ref*/TERNES, A. P. L; SCHEID, N. M. J; GULLICH, R. I. C. A História da Ciência em Livros Didáticos de Ciências utilizados no Ensino Fundamental. VII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Anais... Florianópolis, novembro de 2009./*ref*/URIAS, Guilherme; ASSIS, Alice. As biografias de cientistas e suas aplicações no ensino de ciências. Com Ciência, Campinas, n. 155, fev. 2014.Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-24T13:42:52Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/14286Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2023-08-24T13:42:52Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv História da Ciência: uma análise em uma coleção de livros didáticos de Ciências – ensino fundamental – anos finais
History of science: an analysis of a collection of science textbooks - elementary education - final years
title História da Ciência: uma análise em uma coleção de livros didáticos de Ciências – ensino fundamental – anos finais
spellingShingle História da Ciência: uma análise em uma coleção de livros didáticos de Ciências – ensino fundamental – anos finais
Pretto, Eduardo de Moraes
Ensino de ciências; concepção da ciência; livro escolar
Science teaching; conception of science; schoolbook
title_short História da Ciência: uma análise em uma coleção de livros didáticos de Ciências – ensino fundamental – anos finais
title_full História da Ciência: uma análise em uma coleção de livros didáticos de Ciências – ensino fundamental – anos finais
title_fullStr História da Ciência: uma análise em uma coleção de livros didáticos de Ciências – ensino fundamental – anos finais
title_full_unstemmed História da Ciência: uma análise em uma coleção de livros didáticos de Ciências – ensino fundamental – anos finais
title_sort História da Ciência: uma análise em uma coleção de livros didáticos de Ciências – ensino fundamental – anos finais
author Pretto, Eduardo de Moraes
author_facet Pretto, Eduardo de Moraes
Goldschmidt, Andréa Inês
Richter, Luciana
author_role author
author2 Goldschmidt, Andréa Inês
Richter, Luciana
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Pretto, Eduardo de Moraes
Goldschmidt, Andréa Inês
Richter, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências; concepção da ciência; livro escolar
Science teaching; conception of science; schoolbook
topic Ensino de ciências; concepção da ciência; livro escolar
Science teaching; conception of science; schoolbook
description As discussões acerca da inserção da História da Ciência (HC) em livros didáticos têm ganhado espaço devido ao seu potencial na compreensão da Natureza da Ciência, assim como na superação de visões distorcidas da produção do conhecimento. A investigação trata de uma análise da inserção da HC em uma coleção de livros didáticos da área de Ciências da Natureza dos anos finais do Ensino Fundamental, aprovados no PNLD 2020-2023. A abordagem é qualitativa, exploratória, descritiva e para a análise dos livros didáticos, recorreu-se à Análise de Conteúdo. Averiguou-se um total de 62 inserções distribuídas em 4 categorias: (1) Cientista/Naturalista; (2) Atividade Científica;(3) Produção do conhecimento; e, (4) Contextualização da Ciência. Os resultados evidenciaram uma ampla inserção de HC, sendo a menor contribuição no LD de 8º ano e a maior contribuição no LD de 9º ano. Diante do significativo número de inserções de HC e das concepções encontradas, pode-se inferir que esta não apresenta uma abordagem superficial.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14286
10.18542/amazrecm.v19i42.14286
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14286
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v19i42.14286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14286/10383
/*ref*/AMERICAN ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF SCIENCE. Science for all americans. [Project 2061]. Washington: AAAS, 1989.
/*ref*/AUGUSTO, T. G. S.; BASILIO, L. V. Ensino de biologia e história e filosofia da ciência: uma análise qualitativa das pesquisas acadêmicas produzidas no Brasil (1983-2013). Ciênc. Educ., Bauru, v. 24, n. 1, p. 71-93, 2018.
/*ref*/BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edição 70. University Press de France, 2011.
/*ref*/BATISTA, Rosana Paulo. História da Ciência: investigação do tema em livros didáticos do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2007. 2 jul.
/*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2018.
/*ref*/BREUNIG, E. T; AMARAL, A. S; GOLDSCHMIDT, A, I. História da ciência: revelando concepções fragmentadas a partir de imagens de cientistas. Amazônia – R. de Educação em Ciências e Matemática, Pará, v.15, n. 33, p.134-150, 2019.
/*ref*/CAPRA, F. A teia da vida, uma nova compreensão dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996.
/*ref*/CARNEIRO M. H. S. e GASTAL M. L. História e Filosofia da Ciência no Ensino de Biologia. Ciência & Educação, Bauru, v. 11, n. 1, p. 33-39, 2005.
/*ref*/CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 7. ed. São Paulo: Ática, 2000.
/*ref*/FRISON, Marli Dallagnol; VIANNA, Jaqueline; CHAVES, Jéssica Mello; BERNARDI, Fernanda Naimann. Livro Didático como Instrumento de Apoio para a Construção de Propostas de Ensino de Ciências Naturais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Anais... Florianópolis: [s. n.], 2009.
/*ref*/GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
/*ref*/GOLDSCHMIDT, A. I. et al. A História da Ciência em Livros Didáticos dos Anos Iniciais: uma análise. ENCITEC, Santo Ângelo, v. 10, n. 2, p. 51-66, mai./ago. 2020.
/*ref*/GUEDES, M. de C.; AZEVEDO, N.; FERREIRA, L. O. A produtividade científica tem sexo? Um estudo sobre bolsistas de produtividade do CNPq. Cadernos Pagu, [s.l.], n. 45, p. 367–399, 2016.
/*ref*/HIDALGO, M. R e JUNIOR, A. L. Reflexões sobre a inserção da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, [s.l.], Volume 14, pp. 19-38, 2016.
/*ref*/IGNÁCIO, Leonardo Edi. O progresso da ciência: uma análise comparativa entre Karl R. Popper e Thomas S. Kuhn. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, RS, 2015.
/*ref*/KUHN, T. S. A Estrutura das Revoluções Científicas. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 2011.
/*ref*/LOPES, Sônia e AUDINO, J. Inovar Ciências da Natureza, 6º Ano: Ensino Fundamental, Anos Finais. 1ª ed. Editora Saraiva, São Paulo, 2020a.
/*ref*/LOPES, Sônia; AUDINO, J. Inovar Ciências da Natureza, 7º Ano: Ensino Fundamental, Anos Finais. 1ª ed. Editora Saraiva, São Paulo, 2020b.
/*ref*/LOPES, Sônia; AUDINO, J. Inovar Ciências da Natureza, 8º Ano: Ensino Fundamental, Anos Finais. 1ª ed. Editora Saraiva, São Paulo, 2020c.
/*ref*/LOPES, Sônia; AUDINO, J. Inovar Ciências da Natureza, 9º Ano: Ensino Fundamental, Anos Finais. 1ª ed. Editora Saraiva, São Paulo, 2020d.
/*ref*/MARTINS, Lilian Al-Chueyr Pereira. A história da ciência e o ensino da Biologia. Ciência & Ensino, [s.l.] n. 5, p. 18-21, 1998.
/*ref*/MARTINS, R. A. Introdução: a história das Ciências e seus usos na Educação. In: SILVA, C. C. (Org). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, p. 17-30, 2006.
/*ref*/MATTHEWS, M. R. (ed.). History, Philosophy, and Science Teaching: Selected Readings, Toronto: OISE Press, 1991.
/*ref*/OLIVEIRA, M. de.; CERQUEIRA, L. de M. Abordagem CTS no ensino de Ciências: um estudo a partir de Teses e Dissertações. Revista Eletrônica Pesquiseduca, [s.l.], v. 13, n. 32, p. 1262–1282, 2022.
/*ref*/OLIVEIRA, V. M. S. História e História ambiental: As rupturas e avanços nas relações Homem-Natureza. In: ANPUH – XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. Anais... Fortaleza, 2009.
/*ref*/RUSSEL, Thomas L. What History of Science, How Much, and Why?. Science Education, Ontario, Canadá, n. 65, vol. 1, p. 51-64, 1981. Disponível em: < https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/sce.3730650107> Acesso em: 19. jul. 2022.
/*ref*/SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, Brasília, v. 12, n. 36, set./dez. 2007.
/*ref*/SOBIECZIAK, S. A influência da religião na ciência: reflexões acerca da natureza da ciência em mapas-múndi medievais. XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS–(ENPEC). Anais... Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.
/*ref*/TERNES, A. P. L; SCHEID, N. M. J; GULLICH, R. I. C. A História da Ciência em Livros Didáticos de Ciências utilizados no Ensino Fundamental. VII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Anais... Florianópolis, novembro de 2009.
/*ref*/URIAS, Guilherme; ASSIS, Alice. As biografias de cientistas e suas aplicações no ensino de ciências. Com Ciência, Campinas, n. 155, fev. 2014.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 19, n. 42 (2023); 177-193
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 19, n. 42 (2023); 177-193
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1797068753018552320