Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da Educação Física na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosário, Luís Fernando Rocha [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Darido, Suraya Cristina [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1807-55092012000400013
http://hdl.handle.net/11449/211940
Resumo: The purpose of this study was to investigate the relations between the contents of History and Science and Physical Education (PE) at school. Therefore, an effort was made to set principles to establish the sequence of contents for the 6t h to 9t h grades, and at the same time assuring the integration of PE to the school's political pedagogical proposal. The results demonstrate that those documents present a set of knowledge that offers possibilities to systematize the PE contents at school and show that the participation of PE teachers and their knowledge about books adopted is essential to build the political pedagogical proposal. Moreover, teachers from other disciplines should be aware of Physical Education specific knowledge and its value to school projects. This approach could lead to reflections on how to organize the contents while taking advantage of this work.
id UNSP_8427386ef84880fd21042d4105c83d0d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/211940
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da Educação Física na escolaContents of history and science disciplines and their relation to the organization of physical education curriculum in schoolContenidos de los cursos de historia y de la ciencia y sus relaciones con la organización del currículo de educación física en la escuelaSchoolbookPrinciples of teachingCurriculumLivro didáticoPrincípios de ensinoCurrículoThe purpose of this study was to investigate the relations between the contents of History and Science and Physical Education (PE) at school. Therefore, an effort was made to set principles to establish the sequence of contents for the 6t h to 9t h grades, and at the same time assuring the integration of PE to the school's political pedagogical proposal. The results demonstrate that those documents present a set of knowledge that offers possibilities to systematize the PE contents at school and show that the participation of PE teachers and their knowledge about books adopted is essential to build the political pedagogical proposal. Moreover, teachers from other disciplines should be aware of Physical Education specific knowledge and its value to school projects. This approach could lead to reflections on how to organize the contents while taking advantage of this work.El propósito de este estudio fue investigar la relación entre el contenido de las disciplinas de Historia y Ciencias con de la Educación Física. Por lo tanto, hemos tratado de señalar principios para la organización de contenidos como los ciclos escolares a partir del 6 º al 9 º grado, lo que asegura su integración con el proyecto político pedagógico. Los resultados mostraron que los libros de otras disciplinas ayudan a sistematizar los contenidos de la educación física en la escuela y el maestro es crucial que participen en el desarrollo de los proyectos de enseñanza políticos y pedagógicos, además de conocer los libros de texto aprobados por la escuela. Asimismo, es importante aclarar a otros profesores del cuerpo específico de conocimiento de la educación física y su papel en proyectos de la escuela, lo que permite la reflexión sobre la forma de organizar el contenido y la información sobre la manera de hacer este trabajo.O propósito desse estudo foi investigaras relações entre os conteúdos das disciplinas de História e Ciências com a Educação Física. Assim, buscou-se apontar princípios para a organização dos conteúdos conforme os ciclos escolares do 6º ao 9º ano, garantindo sua integração com o projeto político pedagógico. Os resultados mostraram que os livros das demais disciplinas auxiliam a sistematização dos conteúdos da Educação Física na escola e que é fundamental o professor participar da elaboração do projeto político pedagógico e dos projetos de ensino, além de conhecer os livros didáticos adotados pela escola. Da mesma forma, é importante que se esclareça aos demais professores o corpo de conhecimentos específicos da Educação Física e qual seu papel nos projetos escolares, possibilitando a reflexão sobre como organizar os conteúdos e sobre como aproveitar as informações deste trabalho.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaEscola de Educação Física e Esporte da Universidade de São PauloUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rosário, Luís Fernando Rocha [UNESP]Darido, Suraya Cristina [UNESP]2021-07-14T10:31:56Z2021-07-14T10:31:56Z2012-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article691-704application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1807-55092012000400013Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo, SP, Brazil: Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, v. 26, n. 4, p. 691-704, 2012.1807-55091981-4690http://hdl.handle.net/11449/21194010.1590/S1807-55092012000400013S1807-55092012000400013S1807-55092012000400013.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-27T06:14:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/211940Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:51:19.776881Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da Educação Física na escola
Contents of history and science disciplines and their relation to the organization of physical education curriculum in school
Contenidos de los cursos de historia y de la ciencia y sus relaciones con la organización del currículo de educación física en la escuela
title Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da Educação Física na escola
spellingShingle Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da Educação Física na escola
Rosário, Luís Fernando Rocha [UNESP]
Schoolbook
Principles of teaching
Curriculum
Livro didático
Princípios de ensino
Currículo
title_short Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da Educação Física na escola
title_full Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da Educação Física na escola
title_fullStr Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da Educação Física na escola
title_full_unstemmed Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da Educação Física na escola
title_sort Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da Educação Física na escola
author Rosário, Luís Fernando Rocha [UNESP]
author_facet Rosário, Luís Fernando Rocha [UNESP]
Darido, Suraya Cristina [UNESP]
author_role author
author2 Darido, Suraya Cristina [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosário, Luís Fernando Rocha [UNESP]
Darido, Suraya Cristina [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Schoolbook
Principles of teaching
Curriculum
Livro didático
Princípios de ensino
Currículo
topic Schoolbook
Principles of teaching
Curriculum
Livro didático
Princípios de ensino
Currículo
description The purpose of this study was to investigate the relations between the contents of History and Science and Physical Education (PE) at school. Therefore, an effort was made to set principles to establish the sequence of contents for the 6t h to 9t h grades, and at the same time assuring the integration of PE to the school's political pedagogical proposal. The results demonstrate that those documents present a set of knowledge that offers possibilities to systematize the PE contents at school and show that the participation of PE teachers and their knowledge about books adopted is essential to build the political pedagogical proposal. Moreover, teachers from other disciplines should be aware of Physical Education specific knowledge and its value to school projects. This approach could lead to reflections on how to organize the contents while taking advantage of this work.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12
2021-07-14T10:31:56Z
2021-07-14T10:31:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1807-55092012000400013
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo, SP, Brazil: Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, v. 26, n. 4, p. 691-704, 2012.
1807-5509
1981-4690
http://hdl.handle.net/11449/211940
10.1590/S1807-55092012000400013
S1807-55092012000400013
S1807-55092012000400013.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1807-55092012000400013
http://hdl.handle.net/11449/211940
identifier_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo, SP, Brazil: Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, v. 26, n. 4, p. 691-704, 2012.
1807-5509
1981-4690
10.1590/S1807-55092012000400013
S1807-55092012000400013
S1807-55092012000400013.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 691-704
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128991342624768