Contribuições das estratégias metacognitivas para a formação de professores que ensinam ciências nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Elizangela das Silva Barboza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva-Forsberg, Maria Clara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7298
Resumo: Neste trabalho, relatamos a experiência no Estágio Docência, exigência de nossa formação doutoral em andamento, que objetiva evidenciar as contribuições das estratégias metacognitivas na formação inicial de professores que ensinam Ciências nos anos iniciais. Considerando a abordagem de pesquisa qualitativa, analisamos os registros nos Diários de Campo das alunas que realizaram o Estágio Supervisionado II do Curso de Pedagogia para identificar e discutir, à luz da Análise Textual Discursiva (ATD), os resultados das estratégias utilizadas na elaboração e na execução de aulas de Ciências Naturais ministradas pelas alunas. Os registros revelam momentos de reflexão e autoconhecimento, demonstrando relevantes apontamentos sobre a formação docente pautada em uma cultura científica. Com isso, constatamos a necessidade de favorecer espaços de discussão e construção coletiva dos saberes necessários para o ensino de Ciências nos anos iniciais, permitindo às alunas olharem para si mesmas em um processo de autoconhecimento, ressignificando suas memórias, crenças e percepções como forma de potencializar seu conhecimento para o exercício docente científico e socialmente comprometido.
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spelling Contribuições das estratégias metacognitivas para a formação de professores que ensinam ciências nos anos iniciaisContributions of metacognitive strategies to science teacher training in the early yearsestratégias metacognitivas; ensino de Ciências; formação de professormetacognitive strategies; science education; teacher trainingNeste trabalho, relatamos a experiência no Estágio Docência, exigência de nossa formação doutoral em andamento, que objetiva evidenciar as contribuições das estratégias metacognitivas na formação inicial de professores que ensinam Ciências nos anos iniciais. Considerando a abordagem de pesquisa qualitativa, analisamos os registros nos Diários de Campo das alunas que realizaram o Estágio Supervisionado II do Curso de Pedagogia para identificar e discutir, à luz da Análise Textual Discursiva (ATD), os resultados das estratégias utilizadas na elaboração e na execução de aulas de Ciências Naturais ministradas pelas alunas. Os registros revelam momentos de reflexão e autoconhecimento, demonstrando relevantes apontamentos sobre a formação docente pautada em uma cultura científica. Com isso, constatamos a necessidade de favorecer espaços de discussão e construção coletiva dos saberes necessários para o ensino de Ciências nos anos iniciais, permitindo às alunas olharem para si mesmas em um processo de autoconhecimento, ressignificando suas memórias, crenças e percepções como forma de potencializar seu conhecimento para o exercício docente científico e socialmente comprometido.In this paper, we report the experience gained in Teaching Internship, an academic discipline required for our doctoral training in progress, with the aim of highlighting the contributions of metacognitive strategies in initial Science teacher training in the early years. Considering the qualitative research approach, we analyzed the records in the field diaries of the students who attended Practicum II in the Education course to identify and discuss, in the light of Textual-Discursive Analysis (TDA), the results of the strategies used in the building and implementation of Natural Science lessons taught by students. The records reveal moments of reflection and self-knowledge, showing important notes about teacher training which has been adjusted to a scientific culture. At this, we realized that we need to promote spaces for discussion and collective knowledge construction necessary for Science education in the early years, allowing students to look at themselves in a process of self-knowledge by reframing their memories, beliefs and perceptions as a way to expand their knowledge for the scientific and socially committed teaching practice.Universidade Federal do ParáUFRRUEAREAMECRamos, Elizangela das Silva BarbozaSilva-Forsberg, Maria Clara2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/729810.18542/amazrecm.v15i34.7298Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 15, n. 34 (2019); 265-280Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 15, n. 34 (2019); 265-2802317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. 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