School efficiency in the state of São Paulo: interscholastic factors and performance in mathematics

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capelato, Érika
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Périco, Ana Elisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14377
Resumo: The aim of this paper is to classify sixteen regions of the state of São Paulo in terms of school efficiency. The Data Envelopment Analysis methodology was applied, relating the average performance in mathematics at SARESP with interscholastic variables. The results have indicated that the variables that best explain the performance in mathematics were adequacy of teacher training, number of students per class, teaching effort and socioeconomic level. However, it was possible to observe that the contribution margin of these variables is different among regions, demonstrating that they have different power to convert resources into performance in mathematics. We also identified that the region of Itapeva was the most efficient, and the region of São Paulo, the least efficient.
id UFPA-7_e982cbf0a6a65a617184fb9a728023df
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/14377
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling School efficiency in the state of São Paulo: interscholastic factors and performance in mathematicsEficiência escolar no estado de São Paulo: fatores interescolares e desempenho em matemáticaMathematics performance; interscholastic factors; Data Envelopment Analysis; SARESPDesempenho em matemática; fatores interescolares; Análise Envoltória de Dados; SARESPThe aim of this paper is to classify sixteen regions of the state of São Paulo in terms of school efficiency. The Data Envelopment Analysis methodology was applied, relating the average performance in mathematics at SARESP with interscholastic variables. The results have indicated that the variables that best explain the performance in mathematics were adequacy of teacher training, number of students per class, teaching effort and socioeconomic level. However, it was possible to observe that the contribution margin of these variables is different among regions, demonstrating that they have different power to convert resources into performance in mathematics. We also identified that the region of Itapeva was the most efficient, and the region of São Paulo, the least efficient.O objetivo deste artigo é classificar dezesseis regiões do estado de São Paulo quanto à eficiência escolar. Para tanto, foi aplicada a metodologia de Análise Envoltória de Dados, relacionando o desempenho médio em matemática no SARESP com variáveis interescolares. Os resultados indicaram que as variáveis que melhor explicam o desempenho em matemática foram a adequação da formação docente, a quantidade de alunos por turma, o esforço docente e o nível socioeconômico. No entanto, foi possível observar que a margem de contribuição dessas variáveis é distinta entre as regiões, demonstrando que elas possuem diferentes poderes de conversão dos recursos em desempenho em matemática. Além disso, identificamos que a região de Itapeva foi a mais eficiente e a região de São Paulo, a menos eficiente.Universidade Federal do ParáProjeto de Pesquisa - Regular da FAPESP no. 2018/03327-4Capelato, ÉrikaPérico, Ana Elisa2023-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1437710.18542/amazrecm.v19i42.14377Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 19, n. 42 (2023); 211-231Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 19, n. 42 (2023); 211-2312317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14377/10387/*ref*/ADLER, N.; YAZHEMSKY, E. Improving discrimination in data envelopment analysis: PCA-DEA or variable reduction. European Journal of Operational Research, v. 202, p. 273-284, 2010./*ref*/ALMEIDA, A. T. C.; AGUIAR, M. N. C. Eficiência dos gastos públicos em educação básica dos municípios nordestinos: 2007 a 2013. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 48, n.4, p.55-71, out/dez 2017./*ref*/ALVES, M. T. G; SOARES, F. F. Efeito-escola e estratificação escolar: o impacto da composição de turmas por nível de habilidade dos alunos. Educação em revista, n. 45, p. 25-59, 2007./*ref*/ALVES, P. J. H. et al. Uma análise dos resultados educacionais dos estados brasileiros. Estudos em Avaliação Educacional, v. 31, n. 78, p. 742-775, 2020./*ref*/AMÉRICO, B. L; LACRUZ, A. J. Contexto e desempenho escolar: análise das notas na Prova Brasil das escolas capixabas por meio de regressão linear múltipla. Revista de Administração Pública, v. 51, p. 854-878, 2017./*ref*/ANGRIST, J.; LAVY, V. Using maimonides’ rule to estimate the effect of class size on scholastic achievement. Quarterly Journal of Economics, v. 114, n. 2, p. 533-575, 1999./*ref*/BANKER, R. D.; CHANG, H.; COOPER, W. W. Equivalence and implementation of alternative methods for determining returns to scale in data envelopment analysis. European Journal of Operational Research, v. 89, n. 3, p. 473-481, 1996./*ref*/BARBOSA FILHO, F.; PESSÔA, S. Retorno da educação no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 38, n. 1, p. 97-125, 2008./*ref*/BARBOSA, M. E. F.; FERNANDES, C. A escola brasileira faz diferença? Uma investigação dos efeitos da escola na proficiência em Matemática dos alunos da 4ª série. Promoção, ciclos e avaliação educacional. Porto Alegre: ArtMed, p. 155-172, 2001./*ref*/BEGNINI, S.; TOSTA, H. T. A eficiência dos gastos públicos com a educação fundamental no Brasil: uma aplicação da análise envoltória de dados (DEA). Revista Economia & Gestão, v. 17, n. 46, p. 43-59, 2017./*ref*/BRITO JÚNIOR, J. J. R. T. et al. A relação entre nível socioeconômico e proficiência em matemática de estudantes pernambucanos do 9º ano através da Mineração de Dados Educacionais. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.18, n. 41, p. 112 – 126, 2022./*ref*/CAMARGO, J. O efeito do tamanho da turma sobre o desempenho escolar: uma avaliação do impacto da "enturmação" no ensino fundamental do rio grande do sul. Dissertação (Mestrado em Economia). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012./*ref*/CARMO, E. F. et al. A ampliação do indicador de formação docente na melhoria do desempenho escolar. Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica, v. 1, n. 1, p. 11-32, 2015./*ref*/CASE, A.; DEATON; A. School inputs and educational outcomes in South Africa. Quarterly Journal of Economics, v. 114, n. 3, p. 1047-1084, 1999./*ref*/CASTRO, M. H. G. D. Sistemas de avaliação da educação no Brasil: avanços e novos desafios. São Paulo em Perspectiva, Fundação Seade, v. 23, n.1, 5-18, 2009./*ref*/CHARNES, A.; COOPER, W. W.; RHODES, E. A Data Envelopment Analysis Approach to Evaluation of the Program Follow through Experiment in US Public School Education. Carnegie-Mellon Univ Pittsburgh Pa Management Sciences Research Group, 1978./*ref*/COSTA, R.; BRITTO, A.; WALTENBERG, F. Efeitos da formação docente sobre resultados escolares do ensino médio. Estudos Econômicos, v. 50, n. 3, p. 369-409, 2020./*ref*/COWAN, J.; GOLDHABER, D. National board certification and teacher effectiveness: Evidence from Washington State. Journal of Research on Educational Effectiveness, v. 9, n. 3, p. 233-258, 2016./*ref*/DAMIANI, M. F. Discurso pedagógico e fracasso escolar. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 14, n. 53, p. 457-478, 2006./*ref*/DANTAS, M. C; SILVA, M. V. Análise da eficiência dos gastos públicos com educação básica: um estudo na microrregião Borborema Potiguar-RN. Research, Society and Development, v. 8, n. 2, p. e3582782-e3582782, 2019./*ref*/FERRÃO, M. E; FERNANDES, C. O efeito-escola e a mudança - dá para mudar? Evidências da investigação Brasileira. REICE: Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 1, n. 1, p. 5, 2003./*ref*/FRANCO, C. et al. Qualidade e equidade em educação: reconsiderando o significado de "fatores intra-escolares". Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 15, n. 55, p. 277-298, 2007./*ref*/GLASS, G. V.; SMITH, M. L. Meta-analysis of research on class size and achievement. Educational evaluation and policy analysis, v. 1, n. 1, p. 2-16, 1979./*ref*/GUZZO, R. S. L.; EUZÉBIOS FILHO, A. Desigualdade social e Sistema educacional brasileiro: a urgência da educação emancipadora. Escritos sobre Educação, v. 4, n. 2, p. 39-48, 2005./*ref*/HANUSHEK, E. A.; WOESSMANN, L. The role of cognitive skills in economic development. Journal of economic literature, v. 46, n. 3, p. 607-68, 2008./*ref*/INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/. Acesso em: jun., 2021./*ref*/JACOB, B. A. et al. Teacher applicant hiring and teacher performance: Evidence from DC public schools. Journal of Public Economics, v. 166, p. 81-97, 2018./*ref*/JEPSEN, C.; RIVKIN, S. Class size reduction and student achievement the potential tradeoff between teacher quality and class size. Journal of human resources, v. 44, n. 1, p. 223-250, 2009./*ref*/MENESES FILHO, N.; NUÑEZ, D. F.; RIBEIRO, F. P. Comparando as escolas paulistas com melhor e pior desempenho no Saresp e na Prova Brasil. São Paulo Perspec, v. 23, n. 1, p. 115-134, 2009./*ref*/MORICONI, G. M. Medindo a eficácia dos professores: o uso de modelos de valor agregado para estimar o efeito do professor sobre o desempenho dos alunos. 2012. Tese (Doutorado em Administração Pública e Governo) - Escola de Administração de Empresas, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2012./*ref*/MOSTELLER, F. The Tennessee study of class size in the early school grades. The future of children, p. 113-127, 1995./*ref*/MURILLO, F. J. Hacia un Modelo de Eficacia Escolar. Estudio Multinivel sobre los Factores de Eficacia de las Escuelas Españolas. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, [S. l.], v. 6, n. 1, 2016./*ref*/RESENDE, M.; WYLLIE, R. Retornos para a educação no Brasil: evidências empíricas adicionais. Economia Aplicada, v. 10, n. 3, p. 349-365, 2006./*ref*/RODRIGUES, C. G; RIOS-NETO, E. L. G; PINTO, C. C. X. Diferenças intertemporais na média e distribuição do desempenho escolar no Brasil: o papel do nível socioeconômico, 1997 a 2005. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 28, p. 5-36, 2011./*ref*/SALGADO, A. P.; NOVI, J. C; FERREIRA, J. Práticas escolares e desempenho dos alunos: uso das abordagens quantitativa e qualitativa. Educação & Sociedade, v. 37, p. 217-243, 2016./*ref*/SEADE – Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados. São Paulo. Disponível em: https://www.seade.gov.br/. Acesso em: jun., 2021./*ref*/SEE – Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. São Paulo. Disponível em https://www.educacao.sp.gov.br/. Acesso em: jun., 2021./*ref*/SILVA, A. B. et al. Accountability para a Gestão de Verbas da Educação Pública em Municípios Brasileiros: Análise com Envoltória de Dados (DEA). Revista Iberoamericana de Contabilidad de Gestión, v. 12, p. 1-16, 2015./*ref*/SOARES, J. F. O efeito da escola no desempenho cognitivo de seus alunos. REICE: Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 2, n. 2, p. 6, 2004./*ref*/SOARES, J. F; ANDRADE, R. J. Nível socioeconômico, qualidade e equidade das escolas de Belo Horizonte. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 14, n. 50, p. 107-125, 2006./*ref*/TRAVITZKI, R.; CÁSSIO, F. L. Tamanho das classes na rede estadual paulista: A gestão da rede pública à margem das desigualdades educacionais. ETD: Educação Temática Digital, v. 19, n. 19, p. 159-183, 2017./*ref*/VIANA, G.; LIMA, J. F. Capital humano e crescimento econômico. Interações (Campo Grande), v. 11, n. 2, p. 137-148, 2010Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-24T13:42:52Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/14377Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2023-08-24T13:42:52Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv School efficiency in the state of São Paulo: interscholastic factors and performance in mathematics
Eficiência escolar no estado de São Paulo: fatores interescolares e desempenho em matemática
title School efficiency in the state of São Paulo: interscholastic factors and performance in mathematics
spellingShingle School efficiency in the state of São Paulo: interscholastic factors and performance in mathematics
Capelato, Érika
Mathematics performance; interscholastic factors; Data Envelopment Analysis; SARESP
Desempenho em matemática; fatores interescolares; Análise Envoltória de Dados; SARESP
title_short School efficiency in the state of São Paulo: interscholastic factors and performance in mathematics
title_full School efficiency in the state of São Paulo: interscholastic factors and performance in mathematics
title_fullStr School efficiency in the state of São Paulo: interscholastic factors and performance in mathematics
title_full_unstemmed School efficiency in the state of São Paulo: interscholastic factors and performance in mathematics
title_sort School efficiency in the state of São Paulo: interscholastic factors and performance in mathematics
author Capelato, Érika
author_facet Capelato, Érika
Périco, Ana Elisa
author_role author
author2 Périco, Ana Elisa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
Projeto de Pesquisa - Regular da FAPESP no. 2018/03327-4
dc.contributor.author.fl_str_mv Capelato, Érika
Périco, Ana Elisa
dc.subject.por.fl_str_mv Mathematics performance; interscholastic factors; Data Envelopment Analysis; SARESP
Desempenho em matemática; fatores interescolares; Análise Envoltória de Dados; SARESP
topic Mathematics performance; interscholastic factors; Data Envelopment Analysis; SARESP
Desempenho em matemática; fatores interescolares; Análise Envoltória de Dados; SARESP
description The aim of this paper is to classify sixteen regions of the state of São Paulo in terms of school efficiency. The Data Envelopment Analysis methodology was applied, relating the average performance in mathematics at SARESP with interscholastic variables. The results have indicated that the variables that best explain the performance in mathematics were adequacy of teacher training, number of students per class, teaching effort and socioeconomic level. However, it was possible to observe that the contribution margin of these variables is different among regions, demonstrating that they have different power to convert resources into performance in mathematics. We also identified that the region of Itapeva was the most efficient, and the region of São Paulo, the least efficient.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14377
10.18542/amazrecm.v19i42.14377
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14377
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v19i42.14377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14377/10387
/*ref*/ADLER, N.; YAZHEMSKY, E. Improving discrimination in data envelopment analysis: PCA-DEA or variable reduction. European Journal of Operational Research, v. 202, p. 273-284, 2010.
/*ref*/ALMEIDA, A. T. C.; AGUIAR, M. N. C. Eficiência dos gastos públicos em educação básica dos municípios nordestinos: 2007 a 2013. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 48, n.4, p.55-71, out/dez 2017.
/*ref*/ALVES, M. T. G; SOARES, F. F. Efeito-escola e estratificação escolar: o impacto da composição de turmas por nível de habilidade dos alunos. Educação em revista, n. 45, p. 25-59, 2007.
/*ref*/ALVES, P. J. H. et al. Uma análise dos resultados educacionais dos estados brasileiros. Estudos em Avaliação Educacional, v. 31, n. 78, p. 742-775, 2020.
/*ref*/AMÉRICO, B. L; LACRUZ, A. J. Contexto e desempenho escolar: análise das notas na Prova Brasil das escolas capixabas por meio de regressão linear múltipla. Revista de Administração Pública, v. 51, p. 854-878, 2017.
/*ref*/ANGRIST, J.; LAVY, V. Using maimonides’ rule to estimate the effect of class size on scholastic achievement. Quarterly Journal of Economics, v. 114, n. 2, p. 533-575, 1999.
/*ref*/BANKER, R. D.; CHANG, H.; COOPER, W. W. Equivalence and implementation of alternative methods for determining returns to scale in data envelopment analysis. European Journal of Operational Research, v. 89, n. 3, p. 473-481, 1996.
/*ref*/BARBOSA FILHO, F.; PESSÔA, S. Retorno da educação no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 38, n. 1, p. 97-125, 2008.
/*ref*/BARBOSA, M. E. F.; FERNANDES, C. A escola brasileira faz diferença? Uma investigação dos efeitos da escola na proficiência em Matemática dos alunos da 4ª série. Promoção, ciclos e avaliação educacional. Porto Alegre: ArtMed, p. 155-172, 2001.
/*ref*/BEGNINI, S.; TOSTA, H. T. A eficiência dos gastos públicos com a educação fundamental no Brasil: uma aplicação da análise envoltória de dados (DEA). Revista Economia & Gestão, v. 17, n. 46, p. 43-59, 2017.
/*ref*/BRITO JÚNIOR, J. J. R. T. et al. A relação entre nível socioeconômico e proficiência em matemática de estudantes pernambucanos do 9º ano através da Mineração de Dados Educacionais. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.18, n. 41, p. 112 – 126, 2022.
/*ref*/CAMARGO, J. O efeito do tamanho da turma sobre o desempenho escolar: uma avaliação do impacto da "enturmação" no ensino fundamental do rio grande do sul. Dissertação (Mestrado em Economia). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012.
/*ref*/CARMO, E. F. et al. A ampliação do indicador de formação docente na melhoria do desempenho escolar. Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica, v. 1, n. 1, p. 11-32, 2015.
/*ref*/CASE, A.; DEATON; A. School inputs and educational outcomes in South Africa. Quarterly Journal of Economics, v. 114, n. 3, p. 1047-1084, 1999.
/*ref*/CASTRO, M. H. G. D. Sistemas de avaliação da educação no Brasil: avanços e novos desafios. São Paulo em Perspectiva, Fundação Seade, v. 23, n.1, 5-18, 2009.
/*ref*/CHARNES, A.; COOPER, W. W.; RHODES, E. A Data Envelopment Analysis Approach to Evaluation of the Program Follow through Experiment in US Public School Education. Carnegie-Mellon Univ Pittsburgh Pa Management Sciences Research Group, 1978.
/*ref*/COSTA, R.; BRITTO, A.; WALTENBERG, F. Efeitos da formação docente sobre resultados escolares do ensino médio. Estudos Econômicos, v. 50, n. 3, p. 369-409, 2020.
/*ref*/COWAN, J.; GOLDHABER, D. National board certification and teacher effectiveness: Evidence from Washington State. Journal of Research on Educational Effectiveness, v. 9, n. 3, p. 233-258, 2016.
/*ref*/DAMIANI, M. F. Discurso pedagógico e fracasso escolar. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 14, n. 53, p. 457-478, 2006.
/*ref*/DANTAS, M. C; SILVA, M. V. Análise da eficiência dos gastos públicos com educação básica: um estudo na microrregião Borborema Potiguar-RN. Research, Society and Development, v. 8, n. 2, p. e3582782-e3582782, 2019.
/*ref*/FERRÃO, M. E; FERNANDES, C. O efeito-escola e a mudança - dá para mudar? Evidências da investigação Brasileira. REICE: Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 1, n. 1, p. 5, 2003.
/*ref*/FRANCO, C. et al. Qualidade e equidade em educação: reconsiderando o significado de "fatores intra-escolares". Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 15, n. 55, p. 277-298, 2007.
/*ref*/GLASS, G. V.; SMITH, M. L. Meta-analysis of research on class size and achievement. Educational evaluation and policy analysis, v. 1, n. 1, p. 2-16, 1979.
/*ref*/GUZZO, R. S. L.; EUZÉBIOS FILHO, A. Desigualdade social e Sistema educacional brasileiro: a urgência da educação emancipadora. Escritos sobre Educação, v. 4, n. 2, p. 39-48, 2005.
/*ref*/HANUSHEK, E. A.; WOESSMANN, L. The role of cognitive skills in economic development. Journal of economic literature, v. 46, n. 3, p. 607-68, 2008.
/*ref*/INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/. Acesso em: jun., 2021.
/*ref*/JACOB, B. A. et al. Teacher applicant hiring and teacher performance: Evidence from DC public schools. Journal of Public Economics, v. 166, p. 81-97, 2018.
/*ref*/JEPSEN, C.; RIVKIN, S. Class size reduction and student achievement the potential tradeoff between teacher quality and class size. Journal of human resources, v. 44, n. 1, p. 223-250, 2009.
/*ref*/MENESES FILHO, N.; NUÑEZ, D. F.; RIBEIRO, F. P. Comparando as escolas paulistas com melhor e pior desempenho no Saresp e na Prova Brasil. São Paulo Perspec, v. 23, n. 1, p. 115-134, 2009.
/*ref*/MORICONI, G. M. Medindo a eficácia dos professores: o uso de modelos de valor agregado para estimar o efeito do professor sobre o desempenho dos alunos. 2012. Tese (Doutorado em Administração Pública e Governo) - Escola de Administração de Empresas, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2012.
/*ref*/MOSTELLER, F. The Tennessee study of class size in the early school grades. The future of children, p. 113-127, 1995.
/*ref*/MURILLO, F. J. Hacia un Modelo de Eficacia Escolar. Estudio Multinivel sobre los Factores de Eficacia de las Escuelas Españolas. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, [S. l.], v. 6, n. 1, 2016.
/*ref*/RESENDE, M.; WYLLIE, R. Retornos para a educação no Brasil: evidências empíricas adicionais. Economia Aplicada, v. 10, n. 3, p. 349-365, 2006.
/*ref*/RODRIGUES, C. G; RIOS-NETO, E. L. G; PINTO, C. C. X. Diferenças intertemporais na média e distribuição do desempenho escolar no Brasil: o papel do nível socioeconômico, 1997 a 2005. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 28, p. 5-36, 2011.
/*ref*/SALGADO, A. P.; NOVI, J. C; FERREIRA, J. Práticas escolares e desempenho dos alunos: uso das abordagens quantitativa e qualitativa. Educação & Sociedade, v. 37, p. 217-243, 2016.
/*ref*/SEADE – Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados. São Paulo. Disponível em: https://www.seade.gov.br/. Acesso em: jun., 2021.
/*ref*/SEE – Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. São Paulo. Disponível em https://www.educacao.sp.gov.br/. Acesso em: jun., 2021.
/*ref*/SILVA, A. B. et al. Accountability para a Gestão de Verbas da Educação Pública em Municípios Brasileiros: Análise com Envoltória de Dados (DEA). Revista Iberoamericana de Contabilidad de Gestión, v. 12, p. 1-16, 2015.
/*ref*/SOARES, J. F. O efeito da escola no desempenho cognitivo de seus alunos. REICE: Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 2, n. 2, p. 6, 2004.
/*ref*/SOARES, J. F; ANDRADE, R. J. Nível socioeconômico, qualidade e equidade das escolas de Belo Horizonte. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 14, n. 50, p. 107-125, 2006.
/*ref*/TRAVITZKI, R.; CÁSSIO, F. L. Tamanho das classes na rede estadual paulista: A gestão da rede pública à margem das desigualdades educacionais. ETD: Educação Temática Digital, v. 19, n. 19, p. 159-183, 2017.
/*ref*/VIANA, G.; LIMA, J. F. Capital humano e crescimento econômico. Interações (Campo Grande), v. 11, n. 2, p. 137-148, 2010
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 19, n. 42 (2023); 211-231
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 19, n. 42 (2023); 211-231
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1809465146608713728