Space and times school: continuing teachers education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Barros, Maricilda Nazaré Raposo
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1711
Resumo: We present a case study, whose objective was to know / understand the continuing teachers education in School City of Emmaus, since the beginning of its implementation, analyzing its initial proposal in the 80's until the year 2003. For this, we interviewed teachers from different decades of existence of the school and presented the work in the narrative research mode. Established as the guiding elements of teaches education the organization of the spaces and times school and educational activities at school
id UFPA-7_f82c365264225807ad199382a502000e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1711
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Space and times school: continuing teachers educationEspaços e tempos escolares: Formação continuada de professoresteacher education; spaces and times school; educational activities at schoolformação de professores; espaços e tempos escolares; ações formativas na escolaWe present a case study, whose objective was to know / understand the continuing teachers education in School City of Emmaus, since the beginning of its implementation, analyzing its initial proposal in the 80's until the year 2003. For this, we interviewed teachers from different decades of existence of the school and presented the work in the narrative research mode. Established as the guiding elements of teaches education the organization of the spaces and times school and educational activities at schoolApresentamos um estudo de caso, cujo objetivo foi o de conhecer/compreender a formação continuada dos professores na Escola Cidade de Emaús, desde o início de sua implantação, analisando sua proposta inicial na década de 80 até o ano de 2003. Para isso, entrevistamos professores das diferentes décadas de existência da escola e apresentamos o trabalho na modalidade de pesquisa narrativa. Estabelecemos como elementos norteadores dessa formação a organização de espaços e tempos escolares e as ações formativas na escola.Universidade Federal do Paráde Barros, Maricilda Nazaré RaposoGonçalves, Terezinha Valim Oliver2009-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/171110.18542/amazrecm.v5i0.1711Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 5 (2009); 11-18Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 5 (2009); 11-182317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1711/2117/*ref*/ALARCÃO, Isabel. (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996./*ref*/FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 6.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982./*ref*/FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991./*ref*/FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 9.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998./*ref*/GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Ensino de ciências e matemática e formação de professores: marcas da diferença. Campinas, 2000. 275p. Tese (Doutorado em Educação: Metodologia do Ensino). UNICAMP./*ref*/HAGE, Salomão A. M. Construindo uma escola que interessa as classes populares, análise da proposta político-pedagógica da Escola Cidade de Emaús - Belém - Pará. São Paulo, 1995. 236p. Dissertação (Mestrado em Educação: Supervisão e Currículo). PUC-SP./*ref*/HORA, Dinair Leal da. Gestão democrática na escola. São Paulo: Papirus, 1994./*ref*/IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000. (Questões da Nossa Época, n. 77)/*ref*/LELIS, Isabel Alice O M. Magistério primário: tempos e espaços de formação. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). construção e cidadania. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 1997./*ref*/MRE. Documento 1 - Filosofia da Escola Cidade de Emaús. Belém, [198_]./*ref*/MRE. Documento 2 - Oficio nº44 da Escola Cidade de Emaús. Belém, 1984./*ref*/NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antônio. (Coord.). . Lisboa: Dom Quixote, 1995./*ref*/SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antônio. (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995./*ref*/SILVA, Moacyr. A formação do professor centrada na escola: uma introdução - A experiência do vocacional. São Paulo: EDUC, 2002./*ref*/SWIFT, Anthony. Crianças para a mudança social – educação para a cidadania de crianças de rua e crianças trabalhadoras no Brasil. Tradução. jan.1998. (Original em inglês)./*ref*/VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org.). Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. 7.ed. Campinas: Papirus, 1995. (Magistério - Formação e Trabalho Pedagógico)./*ref*/ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: EDUCA, 1993.Direitos autorais 2009 CC-BYinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-17T00:59:10Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1711Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-08-17T00:59:10Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Space and times school: continuing teachers education
Espaços e tempos escolares: Formação continuada de professores
title Space and times school: continuing teachers education
spellingShingle Space and times school: continuing teachers education
de Barros, Maricilda Nazaré Raposo
teacher education; spaces and times school; educational activities at school
formação de professores; espaços e tempos escolares; ações formativas na escola
title_short Space and times school: continuing teachers education
title_full Space and times school: continuing teachers education
title_fullStr Space and times school: continuing teachers education
title_full_unstemmed Space and times school: continuing teachers education
title_sort Space and times school: continuing teachers education
author de Barros, Maricilda Nazaré Raposo
author_facet de Barros, Maricilda Nazaré Raposo
Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
author_role author
author2 Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv de Barros, Maricilda Nazaré Raposo
Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
dc.subject.por.fl_str_mv teacher education; spaces and times school; educational activities at school
formação de professores; espaços e tempos escolares; ações formativas na escola
topic teacher education; spaces and times school; educational activities at school
formação de professores; espaços e tempos escolares; ações formativas na escola
description We present a case study, whose objective was to know / understand the continuing teachers education in School City of Emmaus, since the beginning of its implementation, analyzing its initial proposal in the 80's until the year 2003. For this, we interviewed teachers from different decades of existence of the school and presented the work in the narrative research mode. Established as the guiding elements of teaches education the organization of the spaces and times school and educational activities at school
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1711
10.18542/amazrecm.v5i0.1711
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1711
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v5i0.1711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1711/2117
/*ref*/ALARCÃO, Isabel. (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996.
/*ref*/FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 6.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
/*ref*/FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
/*ref*/FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 9.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
/*ref*/GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Ensino de ciências e matemática e formação de professores: marcas da diferença. Campinas, 2000. 275p. Tese (Doutorado em Educação: Metodologia do Ensino). UNICAMP.
/*ref*/HAGE, Salomão A. M. Construindo uma escola que interessa as classes populares, análise da proposta político-pedagógica da Escola Cidade de Emaús - Belém - Pará. São Paulo, 1995. 236p. Dissertação (Mestrado em Educação: Supervisão e Currículo). PUC-SP.
/*ref*/HORA, Dinair Leal da. Gestão democrática na escola. São Paulo: Papirus, 1994.
/*ref*/IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000. (Questões da Nossa Época, n. 77)
/*ref*/LELIS, Isabel Alice O M. Magistério primário: tempos e espaços de formação. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). construção e cidadania. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
/*ref*/MRE. Documento 1 - Filosofia da Escola Cidade de Emaús. Belém, [198_].
/*ref*/MRE. Documento 2 - Oficio nº44 da Escola Cidade de Emaús. Belém, 1984.
/*ref*/NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antônio. (Coord.). . Lisboa: Dom Quixote, 1995.
/*ref*/SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antônio. (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
/*ref*/SILVA, Moacyr. A formação do professor centrada na escola: uma introdução - A experiência do vocacional. São Paulo: EDUC, 2002.
/*ref*/SWIFT, Anthony. Crianças para a mudança social – educação para a cidadania de crianças de rua e crianças trabalhadoras no Brasil. Tradução. jan.1998. (Original em inglês).
/*ref*/VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org.). Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. 7.ed. Campinas: Papirus, 1995. (Magistério - Formação e Trabalho Pedagógico).
/*ref*/ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: EDUCA, 1993.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2009 CC-BY
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2009 CC-BY
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 5 (2009); 11-18
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 5 (2009); 11-18
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1809465146844643328