Space and times school: continuing teachers education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1711 |
Resumo: | We present a case study, whose objective was to know / understand the continuing teachers education in School City of Emmaus, since the beginning of its implementation, analyzing its initial proposal in the 80's until the year 2003. For this, we interviewed teachers from different decades of existence of the school and presented the work in the narrative research mode. Established as the guiding elements of teaches education the organization of the spaces and times school and educational activities at school |
id |
UFPA-7_f82c365264225807ad199382a502000e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1711 |
network_acronym_str |
UFPA-7 |
network_name_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Space and times school: continuing teachers educationEspaços e tempos escolares: Formação continuada de professoresteacher education; spaces and times school; educational activities at schoolformação de professores; espaços e tempos escolares; ações formativas na escolaWe present a case study, whose objective was to know / understand the continuing teachers education in School City of Emmaus, since the beginning of its implementation, analyzing its initial proposal in the 80's until the year 2003. For this, we interviewed teachers from different decades of existence of the school and presented the work in the narrative research mode. Established as the guiding elements of teaches education the organization of the spaces and times school and educational activities at schoolApresentamos um estudo de caso, cujo objetivo foi o de conhecer/compreender a formação continuada dos professores na Escola Cidade de Emaús, desde o início de sua implantação, analisando sua proposta inicial na década de 80 até o ano de 2003. Para isso, entrevistamos professores das diferentes décadas de existência da escola e apresentamos o trabalho na modalidade de pesquisa narrativa. Estabelecemos como elementos norteadores dessa formação a organização de espaços e tempos escolares e as ações formativas na escola.Universidade Federal do Paráde Barros, Maricilda Nazaré RaposoGonçalves, Terezinha Valim Oliver2009-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/171110.18542/amazrecm.v5i0.1711Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 5 (2009); 11-18Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 5 (2009); 11-182317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1711/2117/*ref*/ALARCÃO, Isabel. (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996./*ref*/FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 6.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982./*ref*/FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991./*ref*/FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 9.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998./*ref*/GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Ensino de ciências e matemática e formação de professores: marcas da diferença. Campinas, 2000. 275p. Tese (Doutorado em Educação: Metodologia do Ensino). UNICAMP./*ref*/HAGE, Salomão A. M. Construindo uma escola que interessa as classes populares, análise da proposta político-pedagógica da Escola Cidade de Emaús - Belém - Pará. São Paulo, 1995. 236p. Dissertação (Mestrado em Educação: Supervisão e Currículo). PUC-SP./*ref*/HORA, Dinair Leal da. Gestão democrática na escola. São Paulo: Papirus, 1994./*ref*/IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000. (Questões da Nossa Época, n. 77)/*ref*/LELIS, Isabel Alice O M. Magistério primário: tempos e espaços de formação. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). construção e cidadania. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 1997./*ref*/MRE. Documento 1 - Filosofia da Escola Cidade de Emaús. Belém, [198_]./*ref*/MRE. Documento 2 - Oficio nº44 da Escola Cidade de Emaús. Belém, 1984./*ref*/NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antônio. (Coord.). . Lisboa: Dom Quixote, 1995./*ref*/SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antônio. (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995./*ref*/SILVA, Moacyr. A formação do professor centrada na escola: uma introdução - A experiência do vocacional. São Paulo: EDUC, 2002./*ref*/SWIFT, Anthony. Crianças para a mudança social – educação para a cidadania de crianças de rua e crianças trabalhadoras no Brasil. Tradução. jan.1998. (Original em inglês)./*ref*/VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org.). Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. 7.ed. Campinas: Papirus, 1995. (Magistério - Formação e Trabalho Pedagógico)./*ref*/ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: EDUCA, 1993.Direitos autorais 2009 CC-BYinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-17T00:59:10Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1711Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-08-17T00:59:10Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Space and times school: continuing teachers education Espaços e tempos escolares: Formação continuada de professores |
title |
Space and times school: continuing teachers education |
spellingShingle |
Space and times school: continuing teachers education de Barros, Maricilda Nazaré Raposo teacher education; spaces and times school; educational activities at school formação de professores; espaços e tempos escolares; ações formativas na escola |
title_short |
Space and times school: continuing teachers education |
title_full |
Space and times school: continuing teachers education |
title_fullStr |
Space and times school: continuing teachers education |
title_full_unstemmed |
Space and times school: continuing teachers education |
title_sort |
Space and times school: continuing teachers education |
author |
de Barros, Maricilda Nazaré Raposo |
author_facet |
de Barros, Maricilda Nazaré Raposo Gonçalves, Terezinha Valim Oliver |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Terezinha Valim Oliver |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Barros, Maricilda Nazaré Raposo Gonçalves, Terezinha Valim Oliver |
dc.subject.por.fl_str_mv |
teacher education; spaces and times school; educational activities at school formação de professores; espaços e tempos escolares; ações formativas na escola |
topic |
teacher education; spaces and times school; educational activities at school formação de professores; espaços e tempos escolares; ações formativas na escola |
description |
We present a case study, whose objective was to know / understand the continuing teachers education in School City of Emmaus, since the beginning of its implementation, analyzing its initial proposal in the 80's until the year 2003. For this, we interviewed teachers from different decades of existence of the school and presented the work in the narrative research mode. Established as the guiding elements of teaches education the organization of the spaces and times school and educational activities at school |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1711 10.18542/amazrecm.v5i0.1711 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1711 |
identifier_str_mv |
10.18542/amazrecm.v5i0.1711 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1711/2117 /*ref*/ALARCÃO, Isabel. (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996. /*ref*/FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 6.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. /*ref*/FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991. /*ref*/FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 9.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998. /*ref*/GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Ensino de ciências e matemática e formação de professores: marcas da diferença. Campinas, 2000. 275p. Tese (Doutorado em Educação: Metodologia do Ensino). UNICAMP. /*ref*/HAGE, Salomão A. M. Construindo uma escola que interessa as classes populares, análise da proposta político-pedagógica da Escola Cidade de Emaús - Belém - Pará. São Paulo, 1995. 236p. Dissertação (Mestrado em Educação: Supervisão e Currículo). PUC-SP. /*ref*/HORA, Dinair Leal da. Gestão democrática na escola. São Paulo: Papirus, 1994. /*ref*/IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000. (Questões da Nossa Época, n. 77) /*ref*/LELIS, Isabel Alice O M. Magistério primário: tempos e espaços de formação. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). construção e cidadania. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 1997. /*ref*/MRE. Documento 1 - Filosofia da Escola Cidade de Emaús. Belém, [198_]. /*ref*/MRE. Documento 2 - Oficio nº44 da Escola Cidade de Emaús. Belém, 1984. /*ref*/NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antônio. (Coord.). . Lisboa: Dom Quixote, 1995. /*ref*/SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antônio. (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995. /*ref*/SILVA, Moacyr. A formação do professor centrada na escola: uma introdução - A experiência do vocacional. São Paulo: EDUC, 2002. /*ref*/SWIFT, Anthony. Crianças para a mudança social – educação para a cidadania de crianças de rua e crianças trabalhadoras no Brasil. Tradução. jan.1998. (Original em inglês). /*ref*/VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org.). Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. 7.ed. Campinas: Papirus, 1995. (Magistério - Formação e Trabalho Pedagógico). /*ref*/ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: EDUCA, 1993. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2009 CC-BY info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2009 CC-BY |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 5 (2009); 11-18 Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 5 (2009); 11-18 2317-5125 1980-5128 reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
collection |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br |
_version_ |
1809465146844643328 |