Science and comics: some possible relationships

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fioresi, Claudia Almeida
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gomes, Jean Francisco de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/11911
Resumo: The circulation of comics in society is an increasingly common practice, both among children, youth and adults. Believing in the potential of comics, as a motivating element, and because it can arouse the interest of students, we seek in this article to discuss possible approaches between comics and science education. Therefore, we made a clipping of comic books exploring some popular stories, such as those produced by Marvel, DC comics and Mangás, demonstrating how they can relate to some concepts of science education. From our perspective, we seek an intertwining between speculative science fiction, scientific knowledge and science education, presenting some possibilities and alternatives for the insertion of this language in the classroom. Furthermore, we believe that this study can foster new research that thinks about possible relationships and articulations between science and comics
id UFPA-7_f97479e9d9fbe8b372c61e0e59ed61a3
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/11911
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Science and comics: some possible relationshipsCiência e quadrinhos: algumas relações possíveisComics, Science Fiction, Science Teaching.Quadrinhos, Ficção científica, Ensino de Ciências.The circulation of comics in society is an increasingly common practice, both among children, youth and adults. Believing in the potential of comics, as a motivating element, and because it can arouse the interest of students, we seek in this article to discuss possible approaches between comics and science education. Therefore, we made a clipping of comic books exploring some popular stories, such as those produced by Marvel, DC comics and Mangás, demonstrating how they can relate to some concepts of science education. From our perspective, we seek an intertwining between speculative science fiction, scientific knowledge and science education, presenting some possibilities and alternatives for the insertion of this language in the classroom. Furthermore, we believe that this study can foster new research that thinks about possible relationships and articulations between science and comicsA circulac?a?o dos quadrinhos na sociedade é uma prática cada vez mais comum, tanto entre crianças, jovens como adultos. Acreditando nas potencialidades dos quadrinhos, como um elemento motivador, e por poder despertar o interesse dos estudantes, buscamos neste artigo discutir sobre possíveis aproximações dos quadrinhos com o ensino de ciências. Para tanto, realizamos um recorte de revistas de quadrinhos explorando algumas histórias populares, como as produzidas pela Marvel, DC comics e Manga?s, demostrando como os mesmos podem se relacionar com alguns conceitos científicos. A partir de nosso recorte buscamos um entrelaçamento entre ficção científica especulativa, o conhecimento científico e o ensino de ciências, apresentando algumas possibilidades e alternativas para a inserção desta linguagem na sala de aula. Além disso, acreditamos que este estudo pode fomentar novas pesquisas que pensem em relações e articulações possíveis entre a ciência e quadrinhos.Universidade Federal do ParáFioresi, Claudia AlmeidaGomes, Jean Francisco de Oliveira2022-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1191110.18542/amazrecm.v18i40.11911Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 18, n. 40 (2022): Ahead of Print; 52-67Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 18, n. 40 (2022): Ahead of Print; 52-672317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/11911/8379/*ref*/BATISTELLA D. Palavras e imagens: As transposições do mangá para o anime no Brasil. Tese (Doutorado) Programa de pós-graduação em letras da universidade Federal do Rio grande do Sul, Porto alegre, 2014./*ref*/CARVALHO, L. S. Quadrinhos nas aulas de ciências: narrando uma história de formação continuada. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010./*ref*/CASTILHO, C. Quando e como o homem começou a ver os átomos! Revista brasileira de ensino de física, vol. 25 n 4. 2003 p. 364 – 373./*ref*/DAVID, W. B. Físico-Química, vol 2, 1ª ed., Cengage Learning, São Paulo, 2014./*ref*/ECO, U. Sobre os espelhos e outros ensaios. Rio de Janeiro, Nova Fronteira,1989./*ref*/FURLAN, C. HQ e os “Syndicates norte-americanos”. In: LUYTEN, Sonia M. (org.). Histórias em quadrinhos – leitura crítica. São Paulo: Edições Paulinas, 1984../*ref*/GOMES, J. F. O.; FIORESI, C. A. Ficc?a?o Cienti?fica: A Linguagem dos Quadrinhos como possibilidade para o Ensino de Cie?ncias. In: Iv Encontro Nacional De Jogos E Atividades Lu?dicas No Ensino De Qui?mica, Fi?sica E Biologia, Rio de Janeiro, RJ – 19 a 23 de abril de 2021./*ref*/GOMES, P. C.; SIQUEIRA, A. B. Formação de professores de Biologia e a leitura semiológica de cartuns da Revista Ciência Hoje das Crianças. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 15, n. 34, p. 151-164, 2019./*ref*/GOIDA, H. C.; KLEINERT, A. Enciclopédia dos quadrinhos. Porto Alegre, Rio grande do sul./*ref*/HORIKOSHI, KOEI. My hero Academia, Vol 1 Weekly Shõnen Jump. Tóquio, 2014/*ref*/HORIKOSHI, KOEI. My hero Academia, Vol 5 Weekly Shõnen Jump. Tóquio, 2014/*ref*/INAGAKI, R.; PARK, M. Dr Stone. Nº 1 Shueisha. Tóquio, 2018./*ref*/JUNIOR, N. A. F. Quarteto Fantástico: Ensino de Física, Histórias em Quadrinhos, Ficção Cientifica Satisfação cultural. São Paulo: USP, 2013. 115 p. Dissertação (Mestrado) – Dissertação apresentada à faculdade de educação da universidade de São Paulo./*ref*/LEE, S.; KIRBY, J. Incrível Hulk. Nº 1. New York; Marvel Comics, 1963./*ref*/LEE, S.; KIRBY, J. X-men Nº 1. New York; Marvel Comics, 1963./*ref*/LUNNING, F. Mangá. In: BETTY, B. HATFIELD, C. (ED). Comics Studies a Guidebook. UK. Rutgers University Press. 2020. p. 66-82./*ref*/LUPETTI, K.; IWATA, A produção de histórias em quadrinhos como processo de alfabetização científica: a química em foco. Revista temporis[ação], v. 16, n. 2, p. 265-288, 11 out. 2016./*ref*/LUYTEN, S. O que é história em quadrinhos. São Paulo: Brasiliense, 1985./*ref*/MACWILLIANS, M. Japanese Visual Culture: Explorations in the World of Manga and anime. Routledge, UK. 2008./*ref*/MCCARTHY, H. A Brief History of Manga. Ilex Gift, U.S. 2014/*ref*/MOYA, A. História da história em quadrinhos. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993./*ref*/NASCIMENTO JUNIOR, F. A. Quarteto fantástico: ensino de física, histórias em quadrinhos, ficção científica e satisfação cultural. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013./*ref*/PACHECO, G.; ARMATA, D’. Os fabulosos X-men. Nº 125. New York; Marvel Comics 2011./*ref*/PIASSI, P. Contatos: A ficção cientifica no Ensino de ciências em um contexto sociocultural. São Paulo: USP, 2007. 462 p. Tese (Doutorado) –Tese apresentada à faculdade de educação da universidade de são Paulo para obtenção do título de Doutor em educação, 2007./*ref*/PIASSI, P.; PIETRO, C. Ficção cientifica e ensino de ciências: Para além do método de ‘encontrar erros em filmes. Educação & pesquisa, São Paulo. V 35 n.3. p.525-540 set/dez. 2009./*ref*/PIZARRO, M. V. Histórias em quadrinhos e o ensino de ciências nas séries iniciais: estabelecendo relações para o ensino de conteúdos curriculares procedimentais. 188 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2009./*ref*/QUEIROZ, A. B.; ROCHA, M. B. Análise da representação da figura do cientista em filmes de ficção cientifica. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 17, n. 38, p. 88-104, 2021./*ref*/SCALITER, J. A Ciência dos Superpoderes. São Paulo, cultrix. 2013/*ref*/SILVA, A. O Herói na Forma e no Conteúdo: Análise Textual do Mangá Dragon Ball e Dragon Ball Z. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006./*ref*/SILVA, L. A. Histórias em quadrinhos na escola: contribuições da Turma da Mônica em uma oficina de ciências. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. 2013./*ref*/SINGER, M. Super-herói. In: BETTY, B. HATFIELD, C. (ED). Comics Studies A Guidebook. UK. Rutgers University Press. 2020. p. 213-227./*ref*/TESTONI, L. A. Um corpo que cai: as histo?rias em quadrinhos no ensino de fi?sica. Dissertac?a?o de Mestrado apresentada na Universidade de Sa?o Paulo, 2004./*ref*/VERGUEIRO, W. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Editora Contexto, 2004./*ref*/VERGUEIRO, W. Pesquisa Acadêmica em quadrinhos. São Paulo: Editora criativo, 2017./*ref*/WATA, A. Y.; LUPETTI, K. O. Utilizando a narrativa sequencial dos mangás para ilustrar conceitos de química. Revista debates em ensino de química, [s. l.], v. 4, n. 2 (esp), p. 51–72, 2018.Direitos autorais 2022 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-28T12:54:15Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/11911Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2023-01-28T12:54:15Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Science and comics: some possible relationships
Ciência e quadrinhos: algumas relações possíveis
title Science and comics: some possible relationships
spellingShingle Science and comics: some possible relationships
Fioresi, Claudia Almeida
Comics, Science Fiction, Science Teaching.
Quadrinhos, Ficção científica, Ensino de Ciências.
title_short Science and comics: some possible relationships
title_full Science and comics: some possible relationships
title_fullStr Science and comics: some possible relationships
title_full_unstemmed Science and comics: some possible relationships
title_sort Science and comics: some possible relationships
author Fioresi, Claudia Almeida
author_facet Fioresi, Claudia Almeida
Gomes, Jean Francisco de Oliveira
author_role author
author2 Gomes, Jean Francisco de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Fioresi, Claudia Almeida
Gomes, Jean Francisco de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Comics, Science Fiction, Science Teaching.
Quadrinhos, Ficção científica, Ensino de Ciências.
topic Comics, Science Fiction, Science Teaching.
Quadrinhos, Ficção científica, Ensino de Ciências.
description The circulation of comics in society is an increasingly common practice, both among children, youth and adults. Believing in the potential of comics, as a motivating element, and because it can arouse the interest of students, we seek in this article to discuss possible approaches between comics and science education. Therefore, we made a clipping of comic books exploring some popular stories, such as those produced by Marvel, DC comics and Mangás, demonstrating how they can relate to some concepts of science education. From our perspective, we seek an intertwining between speculative science fiction, scientific knowledge and science education, presenting some possibilities and alternatives for the insertion of this language in the classroom. Furthermore, we believe that this study can foster new research that thinks about possible relationships and articulations between science and comics
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/11911
10.18542/amazrecm.v18i40.11911
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/11911
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v18i40.11911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/11911/8379
/*ref*/BATISTELLA D. Palavras e imagens: As transposições do mangá para o anime no Brasil. Tese (Doutorado) Programa de pós-graduação em letras da universidade Federal do Rio grande do Sul, Porto alegre, 2014.
/*ref*/CARVALHO, L. S. Quadrinhos nas aulas de ciências: narrando uma história de formação continuada. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010.
/*ref*/CASTILHO, C. Quando e como o homem começou a ver os átomos! Revista brasileira de ensino de física, vol. 25 n 4. 2003 p. 364 – 373.
/*ref*/DAVID, W. B. Físico-Química, vol 2, 1ª ed., Cengage Learning, São Paulo, 2014.
/*ref*/ECO, U. Sobre os espelhos e outros ensaios. Rio de Janeiro, Nova Fronteira,1989.
/*ref*/FURLAN, C. HQ e os “Syndicates norte-americanos”. In: LUYTEN, Sonia M. (org.). Histórias em quadrinhos – leitura crítica. São Paulo: Edições Paulinas, 1984..
/*ref*/GOMES, J. F. O.; FIORESI, C. A. Ficc?a?o Cienti?fica: A Linguagem dos Quadrinhos como possibilidade para o Ensino de Cie?ncias. In: Iv Encontro Nacional De Jogos E Atividades Lu?dicas No Ensino De Qui?mica, Fi?sica E Biologia, Rio de Janeiro, RJ – 19 a 23 de abril de 2021.
/*ref*/GOMES, P. C.; SIQUEIRA, A. B. Formação de professores de Biologia e a leitura semiológica de cartuns da Revista Ciência Hoje das Crianças. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 15, n. 34, p. 151-164, 2019.
/*ref*/GOIDA, H. C.; KLEINERT, A. Enciclopédia dos quadrinhos. Porto Alegre, Rio grande do sul.
/*ref*/HORIKOSHI, KOEI. My hero Academia, Vol 1 Weekly Shõnen Jump. Tóquio, 2014
/*ref*/HORIKOSHI, KOEI. My hero Academia, Vol 5 Weekly Shõnen Jump. Tóquio, 2014
/*ref*/INAGAKI, R.; PARK, M. Dr Stone. Nº 1 Shueisha. Tóquio, 2018.
/*ref*/JUNIOR, N. A. F. Quarteto Fantástico: Ensino de Física, Histórias em Quadrinhos, Ficção Cientifica Satisfação cultural. São Paulo: USP, 2013. 115 p. Dissertação (Mestrado) – Dissertação apresentada à faculdade de educação da universidade de São Paulo.
/*ref*/LEE, S.; KIRBY, J. Incrível Hulk. Nº 1. New York; Marvel Comics, 1963.
/*ref*/LEE, S.; KIRBY, J. X-men Nº 1. New York; Marvel Comics, 1963.
/*ref*/LUNNING, F. Mangá. In: BETTY, B. HATFIELD, C. (ED). Comics Studies a Guidebook. UK. Rutgers University Press. 2020. p. 66-82.
/*ref*/LUPETTI, K.; IWATA, A produção de histórias em quadrinhos como processo de alfabetização científica: a química em foco. Revista temporis[ação], v. 16, n. 2, p. 265-288, 11 out. 2016.
/*ref*/LUYTEN, S. O que é história em quadrinhos. São Paulo: Brasiliense, 1985.
/*ref*/MACWILLIANS, M. Japanese Visual Culture: Explorations in the World of Manga and anime. Routledge, UK. 2008.
/*ref*/MCCARTHY, H. A Brief History of Manga. Ilex Gift, U.S. 2014
/*ref*/MOYA, A. História da história em quadrinhos. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.
/*ref*/NASCIMENTO JUNIOR, F. A. Quarteto fantástico: ensino de física, histórias em quadrinhos, ficção científica e satisfação cultural. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
/*ref*/PACHECO, G.; ARMATA, D’. Os fabulosos X-men. Nº 125. New York; Marvel Comics 2011.
/*ref*/PIASSI, P. Contatos: A ficção cientifica no Ensino de ciências em um contexto sociocultural. São Paulo: USP, 2007. 462 p. Tese (Doutorado) –Tese apresentada à faculdade de educação da universidade de são Paulo para obtenção do título de Doutor em educação, 2007.
/*ref*/PIASSI, P.; PIETRO, C. Ficção cientifica e ensino de ciências: Para além do método de ‘encontrar erros em filmes. Educação & pesquisa, São Paulo. V 35 n.3. p.525-540 set/dez. 2009.
/*ref*/PIZARRO, M. V. Histórias em quadrinhos e o ensino de ciências nas séries iniciais: estabelecendo relações para o ensino de conteúdos curriculares procedimentais. 188 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2009.
/*ref*/QUEIROZ, A. B.; ROCHA, M. B. Análise da representação da figura do cientista em filmes de ficção cientifica. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 17, n. 38, p. 88-104, 2021.
/*ref*/SCALITER, J. A Ciência dos Superpoderes. São Paulo, cultrix. 2013
/*ref*/SILVA, A. O Herói na Forma e no Conteúdo: Análise Textual do Mangá Dragon Ball e Dragon Ball Z. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006.
/*ref*/SILVA, L. A. Histórias em quadrinhos na escola: contribuições da Turma da Mônica em uma oficina de ciências. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. 2013.
/*ref*/SINGER, M. Super-herói. In: BETTY, B. HATFIELD, C. (ED). Comics Studies A Guidebook. UK. Rutgers University Press. 2020. p. 213-227.
/*ref*/TESTONI, L. A. Um corpo que cai: as histo?rias em quadrinhos no ensino de fi?sica. Dissertac?a?o de Mestrado apresentada na Universidade de Sa?o Paulo, 2004.
/*ref*/VERGUEIRO, W. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Editora Contexto, 2004.
/*ref*/VERGUEIRO, W. Pesquisa Acadêmica em quadrinhos. São Paulo: Editora criativo, 2017.
/*ref*/WATA, A. Y.; LUPETTI, K. O. Utilizando a narrativa sequencial dos mangás para ilustrar conceitos de química. Revista debates em ensino de química, [s. l.], v. 4, n. 2 (esp), p. 51–72, 2018.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 18, n. 40 (2022): Ahead of Print; 52-67
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 18, n. 40 (2022): Ahead of Print; 52-67
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1809465146825768960