“Out of place and time”: the queer time and space of milton hatoum’s the brothers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12101 http://dx.doi.org/10.18542/nra.v1i1.6278 |
Resumo: | De acordo com Juana Rodríguez (2010) perspectivas queer transcendem significados précondicionados no que concerne à conceitos normativos do mundo que nos cerca (p. 338). Stuart Hall (1996), por sua vez, afirma que o sujeito pós-colonial autoriza a proliferação de movimentos culturais que contribuem para a desconstrução e descentralização de discursos eurocêntricos e essencialistas (p. 248). Tendo isto em mente, o contexto desse artigo engloba o romance The Brothers (2002), com o propósito de identificar como Milton Hatoum acaba por problematizar o espaço e tempo da Amazônia como interpretados por discursos hegemônicos. Promovendo uma ponte relevante entre perspectivas queer e o sujeito pós-colonial, analisa-se como o posicionamento do narrador em uma margem pós-moderna, como articulado por Santiago Colás (1994), é contrário à linearidade do imaginário ocidental. A Amazônia em The Brothers (2002) (re)presenta um mundo significante em si, e não um estágio vazio do desenvolvimento humano, aonde o tempo e espaço não são mais tão facilmente categorizados à maneira da hegemonia. A conclusão, desta maneira, desmistifica uma construção histórica singular, imposta pela hegemonia, tão questionada por Eduardo Galeano (1997, p.4) quando este argumenta que não existe apenas uma maneira para que um espaço se desenvolva. Existem, na verdade, diversas. |
id |
UFPA_0080a61742f34a56c847e498efa09788 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/12101 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2019-11-28T15:16:25Z2019-11-28T15:16:25Z2013-06GONÇALVES, Davi Silva. “Out of place and time”: the queer time and space of milton hatoum’s the brothers. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 1, n. 1, p. 91-106, Jan./ Jun. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v1i1.6278. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12101. Acesso em:.2318-1346http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12101http://dx.doi.org/10.18542/nra.v1i1.6278De acordo com Juana Rodríguez (2010) perspectivas queer transcendem significados précondicionados no que concerne à conceitos normativos do mundo que nos cerca (p. 338). Stuart Hall (1996), por sua vez, afirma que o sujeito pós-colonial autoriza a proliferação de movimentos culturais que contribuem para a desconstrução e descentralização de discursos eurocêntricos e essencialistas (p. 248). Tendo isto em mente, o contexto desse artigo engloba o romance The Brothers (2002), com o propósito de identificar como Milton Hatoum acaba por problematizar o espaço e tempo da Amazônia como interpretados por discursos hegemônicos. Promovendo uma ponte relevante entre perspectivas queer e o sujeito pós-colonial, analisa-se como o posicionamento do narrador em uma margem pós-moderna, como articulado por Santiago Colás (1994), é contrário à linearidade do imaginário ocidental. A Amazônia em The Brothers (2002) (re)presenta um mundo significante em si, e não um estágio vazio do desenvolvimento humano, aonde o tempo e espaço não são mais tão facilmente categorizados à maneira da hegemonia. A conclusão, desta maneira, desmistifica uma construção histórica singular, imposta pela hegemonia, tão questionada por Eduardo Galeano (1997, p.4) quando este argumenta que não existe apenas uma maneira para que um espaço se desenvolva. Existem, na verdade, diversas.According to Juana María Rodríguez (2010) queer perspectives allow bodies and acts to be disentangled from preconditioned meanings regarding normative conceptualisations of the world that surrounds us (p. 338), while, to Stuart Hall (1996), the postcolonial allows deviating cultural movements to proliferate, thence contributing to the deconstruction and decentralisation of essentialist Eurocentric discourses (p. 248). Taking that into account, the context of this essay comprises Milton Hatoum’s novel The Brothers (2002), aiming at identifying how Milton Hatoum problematises the space and time of the Amazon as interpreted by hegemonic discourses. Therefore, promoting a profitable bridge between queer perspectives and the postcolonial subject, this study analyses how Hatoum’s narrator positioning on a postmodern margin, as articulated by Santiago Colás (1994), debunks the mainstream linearity of Western imaginary. The Amazon of The Brothers (2002) (re)presents a world significant in itself, rather than an empty stage of human development, wherein time and space are no longer so easily encapsulated as hegemony wishes. The conclusion, hence, demystifies a singular construction of history recurrently questioned by Eduardo Galeano (1997) since it poses that “there is no other way” (p. 4) for a space to develop. There are, actually, many.engUniversidade Federal do ParáUFPABrasilNova Revista Amazônicahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6278reponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAAmazôniaLiteraturaHatoumPós-colonialismoTeoria QueerAmazonLiteraturePostcolonialismQueer Theory“Out of place and time”: the queer time and space of milton hatoum’s the brothersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1191106http://lattes.cnpq.br/4264535213871108GONÇALVES, Davi Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALArticle_OutPlaceTime.pdfArticle_OutPlaceTime.pdfapplication/pdf465930http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12101/1/Article_OutPlaceTime.pdf1388b334a46c47c06b2a93233792ece4MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12101/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12101/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12101/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12101/5/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD55TEXTArticle_OutPlaceTime.pdf.txtArticle_OutPlaceTime.pdf.txtExtracted texttext/plain48827http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12101/6/Article_OutPlaceTime.pdf.txtad62572592aa8e5fe94c8e3f93a022a0MD562011/121012020-08-04 10:57:50.785oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232020-08-04T13:57:50Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
“Out of place and time”: the queer time and space of milton hatoum’s the brothers |
title |
“Out of place and time”: the queer time and space of milton hatoum’s the brothers |
spellingShingle |
“Out of place and time”: the queer time and space of milton hatoum’s the brothers GONÇALVES, Davi Silva Amazônia Literatura Hatoum Pós-colonialismo Teoria Queer Amazon Literature Postcolonialism Queer Theory |
title_short |
“Out of place and time”: the queer time and space of milton hatoum’s the brothers |
title_full |
“Out of place and time”: the queer time and space of milton hatoum’s the brothers |
title_fullStr |
“Out of place and time”: the queer time and space of milton hatoum’s the brothers |
title_full_unstemmed |
“Out of place and time”: the queer time and space of milton hatoum’s the brothers |
title_sort |
“Out of place and time”: the queer time and space of milton hatoum’s the brothers |
author |
GONÇALVES, Davi Silva |
author_facet |
GONÇALVES, Davi Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4264535213871108 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GONÇALVES, Davi Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Amazônia Literatura Hatoum Pós-colonialismo Teoria Queer |
topic |
Amazônia Literatura Hatoum Pós-colonialismo Teoria Queer Amazon Literature Postcolonialism Queer Theory |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Amazon Literature Postcolonialism Queer Theory |
description |
De acordo com Juana Rodríguez (2010) perspectivas queer transcendem significados précondicionados no que concerne à conceitos normativos do mundo que nos cerca (p. 338). Stuart Hall (1996), por sua vez, afirma que o sujeito pós-colonial autoriza a proliferação de movimentos culturais que contribuem para a desconstrução e descentralização de discursos eurocêntricos e essencialistas (p. 248). Tendo isto em mente, o contexto desse artigo engloba o romance The Brothers (2002), com o propósito de identificar como Milton Hatoum acaba por problematizar o espaço e tempo da Amazônia como interpretados por discursos hegemônicos. Promovendo uma ponte relevante entre perspectivas queer e o sujeito pós-colonial, analisa-se como o posicionamento do narrador em uma margem pós-moderna, como articulado por Santiago Colás (1994), é contrário à linearidade do imaginário ocidental. A Amazônia em The Brothers (2002) (re)presenta um mundo significante em si, e não um estágio vazio do desenvolvimento humano, aonde o tempo e espaço não são mais tão facilmente categorizados à maneira da hegemonia. A conclusão, desta maneira, desmistifica uma construção histórica singular, imposta pela hegemonia, tão questionada por Eduardo Galeano (1997, p.4) quando este argumenta que não existe apenas uma maneira para que um espaço se desenvolva. Existem, na verdade, diversas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-28T15:16:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-28T15:16:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GONÇALVES, Davi Silva. “Out of place and time”: the queer time and space of milton hatoum’s the brothers. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 1, n. 1, p. 91-106, Jan./ Jun. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v1i1.6278. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12101. Acesso em:. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12101 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2318-1346 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.18542/nra.v1i1.6278 |
identifier_str_mv |
GONÇALVES, Davi Silva. “Out of place and time”: the queer time and space of milton hatoum’s the brothers. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 1, n. 1, p. 91-106, Jan./ Jun. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v1i1.6278. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12101. Acesso em:. 2318-1346 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12101 http://dx.doi.org/10.18542/nra.v1i1.6278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Nova Revista Amazônica |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
dc.source.uri.pt_BR.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6278 |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12101/1/Article_OutPlaceTime.pdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12101/2/license_url http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12101/3/license_text http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12101/4/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12101/5/license.txt http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12101/6/Article_OutPlaceTime.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1388b334a46c47c06b2a93233792ece4 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 9d4d300cff78e8f375d89aab37134138 ad62572592aa8e5fe94c8e3f93a022a0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771979492032512 |