Formação de professores: a aprendizagem baseada em problemas e sua contribuição para o desempenho do professor na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1769 |
Resumo: | The Problem Based Learning (PBL) has been indicated out as an important tool to teach the students how to learn by themselves. The aim of the present work is to investigate under which way PBL may contribute to the formation of teachers both for the High School and Higher Education. In order to reach this objective we delivered a PBL based holiday course dedicated to re-discover the functional anatomy of animals with contrasting life styles. Teachers and students of the High School as well as Higher Education students of Biology and Medicine were subjects of the investigation. Quali-quantitative analysis were done applying questionnaires and semi-structured interviews to the teachers and students. The results revealed that PBL contributes to the formation of the reflexive teachers and increses motivation of both students and teachers at the holiday courses, suggesting that it is possible to start with PBL methodology at the High Schools and High Education in the Amazon Region, despite the present infrastructure limitations. |
id |
UFPA_17d025d8f305466948034a4f79c22da3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/1769 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2011-03-23T21:19:25Z2011-03-23T21:19:25Z2005-09-30ROSÁRIO, Daísa Gomes do. Formação de professores: a aprendizagem baseada em problemas e sua contribuição para o desempenho do professor na sala de aula. 2005. 166 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2005. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1769The Problem Based Learning (PBL) has been indicated out as an important tool to teach the students how to learn by themselves. The aim of the present work is to investigate under which way PBL may contribute to the formation of teachers both for the High School and Higher Education. In order to reach this objective we delivered a PBL based holiday course dedicated to re-discover the functional anatomy of animals with contrasting life styles. Teachers and students of the High School as well as Higher Education students of Biology and Medicine were subjects of the investigation. Quali-quantitative analysis were done applying questionnaires and semi-structured interviews to the teachers and students. The results revealed that PBL contributes to the formation of the reflexive teachers and increses motivation of both students and teachers at the holiday courses, suggesting that it is possible to start with PBL methodology at the High Schools and High Education in the Amazon Region, despite the present infrastructure limitations.O Aprendizado Baseado em Problemas (ABP) é apontado como ferramenta importante para ensinar os alunos a aprender por si mesmos. O objetivo deste trabalho é investigar de que forma a ABP pode contribuir para a formação de professores. Para tanto, foi realizado um estudo de caso dedicado a avaliar o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas em Curso de Férias direcionado à redescoberta da anatomia e fisiologia de animais com estilos de vida contrastantes. Participaram do estudo alunos e professores do Ensino Médio, alunos do Ensino Superior do Curso de Licenciatura em Biologia e monitores alunos do Curso de Medicina. Foram feitas análises qualitativas e quantitativas a partir dos dados obtidos por questionários e entrevistas semi-estruturadas, realizadas com alunos, professores e monitores. Os resultados das análises revelaram que ela contribui definitivamente para a formação do professor reflexivo assim como promove maior envolvimento e motivação dos alunos e professores com o curso assim como para a possibilidade de sua utilização imediata no ensino médio e superior na Amazônia, a despeito das restrições atuais de infraestrutura.Universidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticasUFPABrasilInstituto de Educação Matemática e CientíficaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEnsino médioEnsino superiorPrática de ensinoFormação de professoresAmazônia brasileiraFormação de professores: a aprendizagem baseada em problemas e sua contribuição para o desempenho do professor na sala de aulaFormation of teachers: the learning based on problems and its contribution for the performance of the professor in the classroominfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDINIZ, Cristovam Wanderley Picançohttp://lattes.cnpq.br/2014918752636286http://lattes.cnpq.br/4519301218600015ROSÁRIO, Daísa Gomes doinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823930http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1769/2/license_rdf6b71892b27c4389434057b8b0e86b43eMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-823738http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1769/3/license_text1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6MD53license_urllicense_urltext/plain; charset=utf-852http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1769/4/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD54ORIGINALDissertacao_FormacaoProfessoresAprendizagem.pdfDissertacao_FormacaoProfessoresAprendizagem.pdfapplication/pdf2074390http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1769/1/Dissertacao_FormacaoProfessoresAprendizagem.pdf70db022878a60de2d8ed781df75fab66MD51TEXTDissertacao_FormacaoProfessoresAprendizagem.pdf.txtDissertacao_FormacaoProfessoresAprendizagem.pdf.txtExtracted texttext/plain326105http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1769/5/Dissertacao_FormacaoProfessoresAprendizagem.pdf.txt78f5309cf0072b8098be0c6cfb0155d9MD552011/17692019-05-23 10:25:53.335oai:repositorio.ufpa.br:2011/1769Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-05-23T13:25:53Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores: a aprendizagem baseada em problemas e sua contribuição para o desempenho do professor na sala de aula |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
Formation of teachers: the learning based on problems and its contribution for the performance of the professor in the classroom |
title |
Formação de professores: a aprendizagem baseada em problemas e sua contribuição para o desempenho do professor na sala de aula |
spellingShingle |
Formação de professores: a aprendizagem baseada em problemas e sua contribuição para o desempenho do professor na sala de aula ROSÁRIO, Daísa Gomes do CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino médio Ensino superior Prática de ensino Formação de professores Amazônia brasileira |
title_short |
Formação de professores: a aprendizagem baseada em problemas e sua contribuição para o desempenho do professor na sala de aula |
title_full |
Formação de professores: a aprendizagem baseada em problemas e sua contribuição para o desempenho do professor na sala de aula |
title_fullStr |
Formação de professores: a aprendizagem baseada em problemas e sua contribuição para o desempenho do professor na sala de aula |
title_full_unstemmed |
Formação de professores: a aprendizagem baseada em problemas e sua contribuição para o desempenho do professor na sala de aula |
title_sort |
Formação de professores: a aprendizagem baseada em problemas e sua contribuição para o desempenho do professor na sala de aula |
author |
ROSÁRIO, Daísa Gomes do |
author_facet |
ROSÁRIO, Daísa Gomes do |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
DINIZ, Cristovam Wanderley Picanço |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2014918752636286 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4519301218600015 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ROSÁRIO, Daísa Gomes do |
contributor_str_mv |
DINIZ, Cristovam Wanderley Picanço |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino médio Ensino superior Prática de ensino Formação de professores Amazônia brasileira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio Ensino superior Prática de ensino Formação de professores Amazônia brasileira |
description |
The Problem Based Learning (PBL) has been indicated out as an important tool to teach the students how to learn by themselves. The aim of the present work is to investigate under which way PBL may contribute to the formation of teachers both for the High School and Higher Education. In order to reach this objective we delivered a PBL based holiday course dedicated to re-discover the functional anatomy of animals with contrasting life styles. Teachers and students of the High School as well as Higher Education students of Biology and Medicine were subjects of the investigation. Quali-quantitative analysis were done applying questionnaires and semi-structured interviews to the teachers and students. The results revealed that PBL contributes to the formation of the reflexive teachers and increses motivation of both students and teachers at the holiday courses, suggesting that it is possible to start with PBL methodology at the High Schools and High Education in the Amazon Region, despite the present infrastructure limitations. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-09-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-03-23T21:19:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-03-23T21:19:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ROSÁRIO, Daísa Gomes do. Formação de professores: a aprendizagem baseada em problemas e sua contribuição para o desempenho do professor na sala de aula. 2005. 166 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2005. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1769 |
identifier_str_mv |
ROSÁRIO, Daísa Gomes do. Formação de professores: a aprendizagem baseada em problemas e sua contribuição para o desempenho do professor na sala de aula. 2005. 166 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2005. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. |
url |
http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Educação Matemática e Científica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1769/2/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1769/3/license_text http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1769/4/license_url http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1769/1/Dissertacao_FormacaoProfessoresAprendizagem.pdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1769/5/Dissertacao_FormacaoProfessoresAprendizagem.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6b71892b27c4389434057b8b0e86b43e 1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6 3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9 70db022878a60de2d8ed781df75fab66 78f5309cf0072b8098be0c6cfb0155d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771938421407744 |