A formação do professor de matemática para a escola inclusiva: os projetos político curriculares das IES públicas do município de Belém-PA em análise
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3144 |
Resumo: | O estudo trata da formação inicial de professores de matemática das IES públicas do município de Belém-PA, estabelecendo como objetivos identificar as características da educação e escola inclusivas; descrever, a partir da vigência da Lei 9.394/96 (LDBEN), que prescrições oficiais foram definidas nessas propostas para tornarem o licenciado em matemática apto para trabalhar na escola inclusiva; identificar que propostas curriculares as IES públicas de Belém elaboraram para seus cursos de licenciatura em matemática, a partir da atual legislação, no sentido de atender as prescrições legais para a atuação desse profissional na escola inclusiva; e, identificar quais as concepções de competências e habilidades foram adotadas nos PPC dos cursos de licenciatura em matemática das IES públicas UFPA, UEPA e IFPA, no município de Belém-PA, em função da necessidade de formar o professor de matemática inclusivo. O estudo mostrou a necessidade de que a educação inclusiva seja considerada como um construto social flexível e não limitado ao trato da pessoa com deficiência, o que incide na necessidade de uma formação inicial que busque fomentar no futuro professor uma atuação que tenha a diversidade como princípio de atuação profissional. O estudo mostra, também, que as competências, enquanto eixo estruturador dessa formação, presentes nas prescrições oficiais vigentes para a educação, traz uma matriz de competência funcionalista, fundada nas psicologias behaviorista e cognitivista, matriz essa que exerceu influências significativas em uma das propostas de formação pesquisadas (UFPA), ao passo que a proposta de formação da UEPA não atendeu as prescrições oficiais no sentido de adotar as competências como eixo nuclear de formação, bem como quanto a uma formação de professores na perspectiva da Educação Inclusiva. A terceira proposta (IFPA) buscou atender as prescrições oficiais vigentes, tanto quanto à adoção das competências, como eixo de formação, quanto uma formação de professores de matemática na perspectiva da educação inclusiva, adotando, para tanto, como um diferencial significativo, competências e concepções que trazem a aprendizagem fundada nas interações entre os atores envolvidos no processo educativo, onde se observou a preponderância da matriz construtivista de competências, sob as bases da Psicologia Sócio- Histórica de Vygotsky, Leontiev e Luria. |
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2012-11-07T17:04:33Z2012-11-07T17:04:33Z2012-06-26AMORIM, Adiel Santos de. A formação do professor de matemática para a escola inclusiva: os projetos político curriculares das IES públicas do município de Belém-PA em análise. 2012. 368 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2012. Programa de Pós-Graduação em Educação.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3144O estudo trata da formação inicial de professores de matemática das IES públicas do município de Belém-PA, estabelecendo como objetivos identificar as características da educação e escola inclusivas; descrever, a partir da vigência da Lei 9.394/96 (LDBEN), que prescrições oficiais foram definidas nessas propostas para tornarem o licenciado em matemática apto para trabalhar na escola inclusiva; identificar que propostas curriculares as IES públicas de Belém elaboraram para seus cursos de licenciatura em matemática, a partir da atual legislação, no sentido de atender as prescrições legais para a atuação desse profissional na escola inclusiva; e, identificar quais as concepções de competências e habilidades foram adotadas nos PPC dos cursos de licenciatura em matemática das IES públicas UFPA, UEPA e IFPA, no município de Belém-PA, em função da necessidade de formar o professor de matemática inclusivo. O estudo mostrou a necessidade de que a educação inclusiva seja considerada como um construto social flexível e não limitado ao trato da pessoa com deficiência, o que incide na necessidade de uma formação inicial que busque fomentar no futuro professor uma atuação que tenha a diversidade como princípio de atuação profissional. O estudo mostra, também, que as competências, enquanto eixo estruturador dessa formação, presentes nas prescrições oficiais vigentes para a educação, traz uma matriz de competência funcionalista, fundada nas psicologias behaviorista e cognitivista, matriz essa que exerceu influências significativas em uma das propostas de formação pesquisadas (UFPA), ao passo que a proposta de formação da UEPA não atendeu as prescrições oficiais no sentido de adotar as competências como eixo nuclear de formação, bem como quanto a uma formação de professores na perspectiva da Educação Inclusiva. A terceira proposta (IFPA) buscou atender as prescrições oficiais vigentes, tanto quanto à adoção das competências, como eixo de formação, quanto uma formação de professores de matemática na perspectiva da educação inclusiva, adotando, para tanto, como um diferencial significativo, competências e concepções que trazem a aprendizagem fundada nas interações entre os atores envolvidos no processo educativo, onde se observou a preponderância da matriz construtivista de competências, sob as bases da Psicologia Sócio- Histórica de Vygotsky, Leontiev e Luria.The study deals with the initial training of mathematics teachers in the public higher education institutions in Belem-PA, establishing aims to identify the characteristics of inclusive education and school; and describe, from the enactment of the Law 9.394/96 (LDBEN), that official prescriptions were set on these proposals to become the licensee in mathematics suitable for working in inclusive schools; identify the curriculum proposals that the public higher education institutions of Belem prepared for their undergraduate degrees in mathematics, concerning the current legislation, in order to attend the legal requirements for this professional role in inclusive schools; and identify the concepts of competences and abilities that have been adopted in the PPC of degree courses in mathematics of the following public higher education institutions UFPA, UEPA IFPA, in Belem-PA, because of the need to train teachers math inclusive. The study showed the need for inclusive education to be considered as a flexible social construct and not a limited one to the treatment of the disabled person, which focuses on the need for training that seeks to foster the future teachers a performance that has diversity as a principle of professional performance. The study also shows that the competences as a structural basis of this teachers‘ training, also available on the official requirements for education, brings an array of functional competence, based on behavioral and cognitive psychology, this array had a significant influence on one of the proposed teachers‘ training surveyed (UFPA), whereas the proposed teachers‘ training of UEPA did not achieve the official requirements in order to adopt the skills as a teachers‘ training nuclear basis, as well as training teachers in the perspective of Inclusive Education. The third proposal (IFPA), attended the current official requirements as far as the adoption of teachers‘ training skills as a nuclear basis, and concerning the training of mathematics teachers in the perspective of inclusive education, adopting, for that reason, as a significant differential, competences and concepts that bring learning based on interactions between the actors involved in the educational process, where there was a preponderance of the constructivist framework of competences, under the foundations of Socio-historical Psychology of Vygotsky, Leontiev and Luria.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorSEDUC/PA - Secretaria de Estado de EducaçãoporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPABrasilInstituto de Ciências da EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALEducação inclusivaMatemáticaProfessores de matemáticaCurso de Licenciatura em MatemáticaBelém - PAPará - EstadoAmazônia brasileiraA formação do professor de matemática para a escola inclusiva: os projetos político curriculares das IES públicas do município de Belém-PA em análiseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisROCHA, Genylton Odilon Rêgo dahttp://lattes.cnpq.br/3735617515418666http://lattes.cnpq.br/8576751200865237AMORIM, Adiel Santos deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALDissertacao_FormacaoProfessorMatematica.pdfDissertacao_FormacaoProfessorMatematica.pdfapplication/pdf2249220http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/3144/1/Dissertacao_FormacaoProfessorMatematica.pdfca4245bce34760d1ae85f26ffe05e2edMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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