Saberes de professores formadores e a prática de formação para a docência em matemática nos anos iniciais de escolaridade
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Data de Publicação: | 2013 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8504 |
Resumo: | Saberes de professores formadores em trajetórias de vida e a formação para a docência em matemática nos anos iniciais de escolaridade é objeto desta pesquisa narrativa apoiada em Connelly; Clandinin (2008); Benjamin (1994); Gonçalves (2011) e outros. A partir da literatura de saberes e conhecimentos profissionais docentes Tardif (2000, 2002); Tardif; Raymond (2000); Shulman (1986, 2005); Gauthier et al (2006), indago que saberes são constituídos ao longo das histórias de vida desses professores e como repercutem ou se expressam nas práticas de formação para a docência em matemática de professores em formação inicial. Assim, investigo a construção e a expressão dos saberes ao longo de experiências de vida e formação e que repercutem no pensar e conduzir as práticas em contextos de formação para a docência em matemática de estudantes de pedagogia. A partir do diálogo com autores diversos e constructos acerca das histórias de vida e formação (NÓVOA, 1992, 2000; MOITA, 2000), defendo que os saberes erigidos em cada trajetória delimitam formas de pensar e agir na prática formadora. Tanto em narrativas, quanto no movimento de mobilização há repercussão de saberes numa sintonia biográfica e pragmática que possibilita uma formação para a docência com feições particulares definidoras de uma identidade formadora segundo cada história pessoal e os contextos formativos onde ocorrem. Foram meus interlocutores cinco professores universitários, efetivos de três universidades localizadas em Belém-Pa, e que atuam como professores formadores em atividades curriculares relativas à matemática, e se dispuseram a participar da pesquisa. As análises são construídas a partir de questionários e entrevistas semiestruturadas, notas de campo, observações de aulas, documentos diversos, e textos narrativos escritos pelos formadores. Recorro à biografia de formação, através da história de vida, descrevendo e interpretando cenários ou experiências de constituição dos saberes durante cada trajetória, delineando narrativamente tempos, espaços, enredos, conflitos, personagens. Em análise apresento o caminhar singular de cada sujeito através de interpretações sucessivas e dialógicas a partir do que emergem saberes implícitos nas diversas manifestações declaradas ou caladas desde o início da constituição dos saberes em meio à socialização familiar, escolar e profissional no curso de licenciatura em matemática, evidenciando saberes nesses processos; bem como analisando processos ulteriores de socialização profissional em práticas profissionais, frisando experiências marcantes e recursivas, e por fim coroando a tessitura analítica sobre o objeto de tese discuto os saberes em movimento na ação pedagógica ou incluídos no processo de raciocínio pedagógico organizados em duas dimensões do movimento formador para as quais convergem os diversos saberes constituídos nas trajetórias investigadas: Saberes dos formadores relativos ao ensinar matemática e os relativos à promoção da formação para a docência em matemática. Tal movimento corrobora a tese de que o pensamento e a prática do formador refletem suas crenças, concepções e aprendizagens em processos formativos que justificam opções, posturas e abordagens assumidas e caracterizam um modelo didático e assim um modelo de formação profissional de professores para ensinar matemática nos anos iniciais de escolaridade. |
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2017-05-25T21:53:03Z2017-05-25T21:53:03Z2013-09-04MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt. Saberes de professores formadores e a prática de formação para a docência em matemática nos anos iniciais de escolaridade. 2013. 233 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8504Saberes de professores formadores em trajetórias de vida e a formação para a docência em matemática nos anos iniciais de escolaridade é objeto desta pesquisa narrativa apoiada em Connelly; Clandinin (2008); Benjamin (1994); Gonçalves (2011) e outros. A partir da literatura de saberes e conhecimentos profissionais docentes Tardif (2000, 2002); Tardif; Raymond (2000); Shulman (1986, 2005); Gauthier et al (2006), indago que saberes são constituídos ao longo das histórias de vida desses professores e como repercutem ou se expressam nas práticas de formação para a docência em matemática de professores em formação inicial. Assim, investigo a construção e a expressão dos saberes ao longo de experiências de vida e formação e que repercutem no pensar e conduzir as práticas em contextos de formação para a docência em matemática de estudantes de pedagogia. A partir do diálogo com autores diversos e constructos acerca das histórias de vida e formação (NÓVOA, 1992, 2000; MOITA, 2000), defendo que os saberes erigidos em cada trajetória delimitam formas de pensar e agir na prática formadora. Tanto em narrativas, quanto no movimento de mobilização há repercussão de saberes numa sintonia biográfica e pragmática que possibilita uma formação para a docência com feições particulares definidoras de uma identidade formadora segundo cada história pessoal e os contextos formativos onde ocorrem. Foram meus interlocutores cinco professores universitários, efetivos de três universidades localizadas em Belém-Pa, e que atuam como professores formadores em atividades curriculares relativas à matemática, e se dispuseram a participar da pesquisa. As análises são construídas a partir de questionários e entrevistas semiestruturadas, notas de campo, observações de aulas, documentos diversos, e textos narrativos escritos pelos formadores. Recorro à biografia de formação, através da história de vida, descrevendo e interpretando cenários ou experiências de constituição dos saberes durante cada trajetória, delineando narrativamente tempos, espaços, enredos, conflitos, personagens. Em análise apresento o caminhar singular de cada sujeito através de interpretações sucessivas e dialógicas a partir do que emergem saberes implícitos nas diversas manifestações declaradas ou caladas desde o início da constituição dos saberes em meio à socialização familiar, escolar e profissional no curso de licenciatura em matemática, evidenciando saberes nesses processos; bem como analisando processos ulteriores de socialização profissional em práticas profissionais, frisando experiências marcantes e recursivas, e por fim coroando a tessitura analítica sobre o objeto de tese discuto os saberes em movimento na ação pedagógica ou incluídos no processo de raciocínio pedagógico organizados em duas dimensões do movimento formador para as quais convergem os diversos saberes constituídos nas trajetórias investigadas: Saberes dos formadores relativos ao ensinar matemática e os relativos à promoção da formação para a docência em matemática. Tal movimento corrobora a tese de que o pensamento e a prática do formador refletem suas crenças, concepções e aprendizagens em processos formativos que justificam opções, posturas e abordagens assumidas e caracterizam um modelo didático e assim um modelo de formação profissional de professores para ensinar matemática nos anos iniciais de escolaridade.Knowledge of teachers trainers of teachers in life trajectory and the teaching mathematics in the early years of elementary school is the subject of this narrative research based Connelly, Clandinin (2008), Benjamin (1994), Gill (2011) and others authors. Source in the literature of knowledge and professional knowledge teachers Tardif (2000, 2002); Tardif, Raymond (2000), Shulman (1986, 2005), Gauthier et al (2006), I ask as knowledge are constructed along of life trajectory teachers trainers and how manifest themselves in training practices for teaching math of teachers in initial training. The research objective is examine the construction and expression of knowledge over life experiences and training that impact on thinking and develops the practices in preparation contexts of student for be the teacher of children. Based in the dialogue with authors and constructs about the life trajectory and training (NÓVOA, 1992, 2000; MOITA, 2000) advocate that knowledge erected in each trajectory delimit ways of thinking and acting in the practices. In the narratives and us movement of mobilization there knowledge's repercussions in tune biographical and pragmatic that provides an education for teachers with particular defining features of training according to each personal history and training contexts where they occur. My interlocutors were five university professors from three universities located in Belém, Pa; who agreed to participate and work as teachers trainers of teachers in curricular activities related to mathematics. Analyses are constructed from questionnaires and semi-structured interviews, field notes, classroom observations, various documents, and narrative texts written by them. I interpret by life trajectory and professional training experiences the constitution of knowledge during each narrative outlining times in the spaces, plots, conflicts, characters. In the present analysis is presented the singularity each subject with through successive and dialogical interpretations that emerge from the implicit knowledge in the various manifestations silent or declared since the start of the acquisition of knowledge through the family, school and professional socialization in the degree course in mathematics, demonstrating knowledge in these processes; well as analyzing subsequent processes of professional socialization in professional practice, emphasizing striking and recursive experiments, and finally crowning the analytical texture about the object of the thesis discuss the pedagogical knowledge in motion or action included in the reasoning process pedagogical organized in two dimensions for which the maker movement converges for the diverse knowledge built in the trajectories investigated: knowledge of teachers trainers of teachers related to teaching mathematics and professional training for the teaching in mathematics. This movement supports the thesis that the thought and practice forming reflects their beliefs, conceptions and learning in formative processes justifying choices, attitudes and approaches taken and featuring making didactic model and is representing a model of professional training of teachers to teach mathematics in the early years of elementary school.porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticasUFPABrasilInstituto de Educação Matemática e CientíficaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMProfessores de matemáticaBibliografiaMatemáticaPrática de ensinoEstudo e ensinoEducação em matemáticaSaberes de professores formadores e a prática de formação para a docência em matemática nos anos iniciais de escolaridadeKnowledge of teachers trainers of teachers and the practical training for teaching mathematics in the early years of elementary schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisGONÇALVES, Tadeu Oliverhttp://lattes.cnpq.br/6789250569319668http://lattes.cnpq.br/5159121717599196MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardtinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPATEXTTese_SaberesProfessoresFormadores.pdf.txtTese_SaberesProfessoresFormadores.pdf.txtExtracted texttext/plain648494http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/8504/6/Tese_SaberesProfessoresFormadores.pdf.txt72e6933085b5a39091c1aaca30ffa699MD56ORIGINALTese_SaberesProfessoresFormadores.pdfTese_SaberesProfessoresFormadores.pdfapplication/pdf1723032http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/8504/1/Tese_SaberesProfessoresFormadores.pdf6e7894ddabbb2bd36558e6ff5b8be0e4MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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