Quando a arte engajada se insurge contra a violência de Estado: a hora dos ruminantes e a luta política, da literatura ao cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELLO, Marcelo Cordeiro de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: https://orcid.org/0000-0001-6880-7503
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14090
Resumo: Partimos aqui de uma discussão teórica sobre arte engajada a partir de estéticas de resistência política com as quais o cineasta Luiz Sergio Person e o crítico e roteirista Jean-Claude Bernardet dialogam, em especial, o realismo mágico o Cinema de Terceiro Mundo, particularmente como representam o ambiente interiorano semiurbano. Analisaremos sua produção, desde o longa-metragem O caso dos irmãos Naves – filme que ousou denunciar a tortura e a violência de Estado em plena Ditadura Militar – até o roteiro não-filmado A hora dos ruminantes, verdadeiro manifesto de insurgência e resistência não-violenta à Ditadura Militar. Por fim, trataremos do filme que Person realizou no auge da Ditadura, Procissão dos mortos, uma fantasia que punha em cena elementos políticos reais da América Latina da época, como guerrilhas rurais e a morte de Che Guevara.
id UFPA_5c0d361a375e439df09749853c9389eb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/14090
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2022-04-01T14:41:01Z2022-04-01T14:41:01Z2021-06MELLO, Marcelo Cordeiro de. Quando a arte engajada se insurge contra a violência de Estado: a hora dos ruminantes e a luta política, da literatura ao cinema. Margens, online, v. 15, n. 24, p.165-180, jun. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v15i24.10056. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14090. Acesso em:.1982-5374http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1409010.18542/mri.v15i24.10056Partimos aqui de uma discussão teórica sobre arte engajada a partir de estéticas de resistência política com as quais o cineasta Luiz Sergio Person e o crítico e roteirista Jean-Claude Bernardet dialogam, em especial, o realismo mágico o Cinema de Terceiro Mundo, particularmente como representam o ambiente interiorano semiurbano. Analisaremos sua produção, desde o longa-metragem O caso dos irmãos Naves – filme que ousou denunciar a tortura e a violência de Estado em plena Ditadura Militar – até o roteiro não-filmado A hora dos ruminantes, verdadeiro manifesto de insurgência e resistência não-violenta à Ditadura Militar. Por fim, trataremos do filme que Person realizou no auge da Ditadura, Procissão dos mortos, uma fantasia que punha em cena elementos políticos reais da América Latina da época, como guerrilhas rurais e a morte de Che Guevara.Our starting point is a discussion about the committed art and political resistance to which filmmaker Luiz Sergio Person and critic-screenwriter Jean-Claude Bernardet respond, especially, magical realism and Third World Cinema. The duo Person and Bernardet is an original voice within the Sixties. We analyze their production, from the feature film The case of the Naves brothers – which dared to denounce torture and state violence in Brazilian military dictatorship – up to the non-filmed screenplay The plague of the ruminants, a manifesto of insurgency and resistance against the violence of the Military Dictatorship. Finally, we will speak about the film that Person made at the most violent moment of the Dictatorship, Procession of the Dead, a fantasy that brought into playing real political elements of Latin America at the time, such as rural guerrillas and the death of Che Guevara.porUniversidade Federal do ParáUFPABrasilMargenshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccesshttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/10056reponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPALuiz Sergio PersonJean-Claude BernardetA hora dos ruminantesAmérica LatinaArte engajadaThe plague of the ruminantsLatin AmericaCommitted artQuando a arte engajada se insurge contra a violência de Estado: a hora dos ruminantes e a luta política, da literatura ao cinemaWhen committed art rises against state violence: the plague of the ruminants and the political struggle in Brazil, from literature to cinemainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1524165http://lattes.cnpq.br/8514971131019930MELLO, Marcelo Cordeiro dehttps://orcid.org/0000-0001-6880-7503180ORIGINALArtigo_ArteEngajadaInsurge.pdfArtigo_ArteEngajadaInsurge.pdfapplication/pdf530104https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14090/1/Artigo_ArteEngajadaInsurge.pdf6602483ee80c80712c359c7000d57466MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14090/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14090/3/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD532011/140902023-08-29 11:41:21.516oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232023-08-29T14:41:21Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Quando a arte engajada se insurge contra a violência de Estado: a hora dos ruminantes e a luta política, da literatura ao cinema
dc.title.alternative.en.fl_str_mv When committed art rises against state violence: the plague of the ruminants and the political struggle in Brazil, from literature to cinema
title Quando a arte engajada se insurge contra a violência de Estado: a hora dos ruminantes e a luta política, da literatura ao cinema
spellingShingle Quando a arte engajada se insurge contra a violência de Estado: a hora dos ruminantes e a luta política, da literatura ao cinema
MELLO, Marcelo Cordeiro de
Luiz Sergio Person
Jean-Claude Bernardet
A hora dos ruminantes
América Latina
Arte engajada
The plague of the ruminants
Latin America
Committed art
title_short Quando a arte engajada se insurge contra a violência de Estado: a hora dos ruminantes e a luta política, da literatura ao cinema
title_full Quando a arte engajada se insurge contra a violência de Estado: a hora dos ruminantes e a luta política, da literatura ao cinema
title_fullStr Quando a arte engajada se insurge contra a violência de Estado: a hora dos ruminantes e a luta política, da literatura ao cinema
title_full_unstemmed Quando a arte engajada se insurge contra a violência de Estado: a hora dos ruminantes e a luta política, da literatura ao cinema
title_sort Quando a arte engajada se insurge contra a violência de Estado: a hora dos ruminantes e a luta política, da literatura ao cinema
author MELLO, Marcelo Cordeiro de
author_facet MELLO, Marcelo Cordeiro de
https://orcid.org/0000-0001-6880-7503
author_role author
author2 https://orcid.org/0000-0001-6880-7503
author2_role author
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8514971131019930
dc.contributor.author.fl_str_mv MELLO, Marcelo Cordeiro de
https://orcid.org/0000-0001-6880-7503
dc.subject.por.fl_str_mv Luiz Sergio Person
Jean-Claude Bernardet
A hora dos ruminantes
América Latina
Arte engajada
topic Luiz Sergio Person
Jean-Claude Bernardet
A hora dos ruminantes
América Latina
Arte engajada
The plague of the ruminants
Latin America
Committed art
dc.subject.eng.fl_str_mv The plague of the ruminants
Latin America
Committed art
description Partimos aqui de uma discussão teórica sobre arte engajada a partir de estéticas de resistência política com as quais o cineasta Luiz Sergio Person e o crítico e roteirista Jean-Claude Bernardet dialogam, em especial, o realismo mágico o Cinema de Terceiro Mundo, particularmente como representam o ambiente interiorano semiurbano. Analisaremos sua produção, desde o longa-metragem O caso dos irmãos Naves – filme que ousou denunciar a tortura e a violência de Estado em plena Ditadura Militar – até o roteiro não-filmado A hora dos ruminantes, verdadeiro manifesto de insurgência e resistência não-violenta à Ditadura Militar. Por fim, trataremos do filme que Person realizou no auge da Ditadura, Procissão dos mortos, uma fantasia que punha em cena elementos políticos reais da América Latina da época, como guerrilhas rurais e a morte de Che Guevara.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-01T14:41:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-01T14:41:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MELLO, Marcelo Cordeiro de. Quando a arte engajada se insurge contra a violência de Estado: a hora dos ruminantes e a luta política, da literatura ao cinema. Margens, online, v. 15, n. 24, p.165-180, jun. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v15i24.10056. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14090. Acesso em:.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14090
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-5374
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv 10.18542/mri.v15i24.10056
identifier_str_mv MELLO, Marcelo Cordeiro de. Quando a arte engajada se insurge contra a violência de Estado: a hora dos ruminantes e a luta política, da literatura ao cinema. Margens, online, v. 15, n. 24, p.165-180, jun. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v15i24.10056. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14090. Acesso em:.
1982-5374
10.18542/mri.v15i24.10056
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Margens
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
dc.source.uri.pt_BR.fl_str_mv https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/10056
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14090/1/Artigo_ArteEngajadaInsurge.pdf
https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14090/2/license_rdf
https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14090/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6602483ee80c80712c359c7000d57466
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
9d4d300cff78e8f375d89aab37134138
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801771992102207488