Por onde se vê: a performance na dança na cena contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7794 |
Resumo: | Instigada pelas novas produções artísticas, vivenciadas principalmente no universo da dança, lancei-me no desafio de pesquisar que caminhos esses artistas percorrem, que instrumentos de trabalho utilizam e principalmente que ideias os fazem mover-se em busca de transformações neste meio artístico. Nesse sentido, elegi, como objeto de estudo, o espetáculo “Por onde se vê”, da Companhia Experimental de Dança Waldete Brito, da qual faço parte, por ter dançado na primeira versão deste espetáculo, também me incluo como objeto de estudo deste trabalho. Minha investigação nesta pesquisa objetivou analisar a linguagem da performance nesta obra, - cujo referencial teórico encontra-se assentado principalmente nos pensamentos de autores como Renato Cohen e Roselee Godlberg - onde tive como hipótese que a utilização desta linguagem poderia ser uma pista no que diz respeito à construção desta inusitada e instigante produção artística. O texto aponta algumas contribuições trazidas por essa arte de fronteira, no sentido de ampliar o universo criativo na cena. A metodologia utilizada baseou-se numa abordagem qualitativa descritiva, por meio do levantamento de dados coletados durante entrevistas padronizadas e estruturadas com a diretora e os intérpretes, sobre o processo de criação e a realização das quatro versões do espetáculo, bem como os depoimentos dos espectadores da obra em questão. |
id |
UFPA_7d15b878971ead878aeeacc8faab3339 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/7794 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2017-03-06T13:51:05Z2017-03-06T13:51:05Z2011-03-02GOMES, Erika Silva. Por onde se vê: a performance na dança na cena contemporânea. 2011. 120 f. Dissertação (Mestrado) -Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém 2011. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7794>. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7794Instigada pelas novas produções artísticas, vivenciadas principalmente no universo da dança, lancei-me no desafio de pesquisar que caminhos esses artistas percorrem, que instrumentos de trabalho utilizam e principalmente que ideias os fazem mover-se em busca de transformações neste meio artístico. Nesse sentido, elegi, como objeto de estudo, o espetáculo “Por onde se vê”, da Companhia Experimental de Dança Waldete Brito, da qual faço parte, por ter dançado na primeira versão deste espetáculo, também me incluo como objeto de estudo deste trabalho. Minha investigação nesta pesquisa objetivou analisar a linguagem da performance nesta obra, - cujo referencial teórico encontra-se assentado principalmente nos pensamentos de autores como Renato Cohen e Roselee Godlberg - onde tive como hipótese que a utilização desta linguagem poderia ser uma pista no que diz respeito à construção desta inusitada e instigante produção artística. O texto aponta algumas contribuições trazidas por essa arte de fronteira, no sentido de ampliar o universo criativo na cena. A metodologia utilizada baseou-se numa abordagem qualitativa descritiva, por meio do levantamento de dados coletados durante entrevistas padronizadas e estruturadas com a diretora e os intérpretes, sobre o processo de criação e a realização das quatro versões do espetáculo, bem como os depoimentos dos espectadores da obra em questão.Instigated for the new artistic productions, especially experienced at the dance universe , I throwed myself at the challenge to research which ways these artists have been tracking, what work instruments they have been using and mostly what the ideas that make them search for transformations look like. In this direction, I choose as study object the spectacle “Por onde se vê” from the Waldete Brito Experimental Dance Company of which I am part, and for which have danced on its first version. Therefore I included myself as objetc of study too. My inquire in this resarch aims to analyze the language of the performance in this spectacle, - whose theoretical referencial is based in the thoughts of authors as Renato Cohen and Roselee Godlberg - where it had as hypothesis that the use of this language could be a track in what the construction of these unusual and instigating artistic productions is closely concerned. The text points out some contributions brought from this border art so as to extend the creative universe in the scene. The used methodology was based on a descriptive qualitative boarding, by means of the data collected during interviews standardized and structuralized with the director and the interpreters on the process of creation and the accomplishment of the four versions of the spectacle, as well as the reports of the spectators envolved into it.porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFPABrasilInstituto de Ciências da Arte1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROTeatro - Produção e direçãoArtes cênicasDança - PerformanceCompanhia Experimental de Dança Waldete BritoBelém - PAPará - EstadoPor onde se vê: a performance na dança na cena contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALENCAR, Cesário Augusto Pimentel dehttp://lattes.cnpq.br/0024366223698692GOMES, Erika Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_PorOndeSeVe.pdfDissertacao_PorOndeSeVe.pdfapplication/pdf3052023http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7794/1/Dissertacao_PorOndeSeVe.pdf0b6047a0d01cd87fa9ec8efbcf01215cMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7794/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7794/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7794/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7794/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55TEXTDissertacao_PorOndeSeVe.pdf.txtDissertacao_PorOndeSeVe.pdf.txtExtracted texttext/plain245037http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7794/6/Dissertacao_PorOndeSeVe.pdf.txt115ea151003f7ee3196644cb6680a081MD562011/77942018-05-04 12:34:58.604oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232018-05-04T15:34:58Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Por onde se vê: a performance na dança na cena contemporânea |
title |
Por onde se vê: a performance na dança na cena contemporânea |
spellingShingle |
Por onde se vê: a performance na dança na cena contemporânea GOMES, Erika Silva CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO Teatro - Produção e direção Artes cênicas Dança - Performance Companhia Experimental de Dança Waldete Brito Belém - PA Pará - Estado |
title_short |
Por onde se vê: a performance na dança na cena contemporânea |
title_full |
Por onde se vê: a performance na dança na cena contemporânea |
title_fullStr |
Por onde se vê: a performance na dança na cena contemporânea |
title_full_unstemmed |
Por onde se vê: a performance na dança na cena contemporânea |
title_sort |
Por onde se vê: a performance na dança na cena contemporânea |
author |
GOMES, Erika Silva |
author_facet |
GOMES, Erika Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
ALENCAR, Cesário Augusto Pimentel de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0024366223698692 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GOMES, Erika Silva |
contributor_str_mv |
ALENCAR, Cesário Augusto Pimentel de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO Teatro - Produção e direção Artes cênicas Dança - Performance Companhia Experimental de Dança Waldete Brito Belém - PA Pará - Estado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro - Produção e direção Artes cênicas Dança - Performance Companhia Experimental de Dança Waldete Brito Belém - PA Pará - Estado |
description |
Instigada pelas novas produções artísticas, vivenciadas principalmente no universo da dança, lancei-me no desafio de pesquisar que caminhos esses artistas percorrem, que instrumentos de trabalho utilizam e principalmente que ideias os fazem mover-se em busca de transformações neste meio artístico. Nesse sentido, elegi, como objeto de estudo, o espetáculo “Por onde se vê”, da Companhia Experimental de Dança Waldete Brito, da qual faço parte, por ter dançado na primeira versão deste espetáculo, também me incluo como objeto de estudo deste trabalho. Minha investigação nesta pesquisa objetivou analisar a linguagem da performance nesta obra, - cujo referencial teórico encontra-se assentado principalmente nos pensamentos de autores como Renato Cohen e Roselee Godlberg - onde tive como hipótese que a utilização desta linguagem poderia ser uma pista no que diz respeito à construção desta inusitada e instigante produção artística. O texto aponta algumas contribuições trazidas por essa arte de fronteira, no sentido de ampliar o universo criativo na cena. A metodologia utilizada baseou-se numa abordagem qualitativa descritiva, por meio do levantamento de dados coletados durante entrevistas padronizadas e estruturadas com a diretora e os intérpretes, sobre o processo de criação e a realização das quatro versões do espetáculo, bem como os depoimentos dos espectadores da obra em questão. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-03-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-03-06T13:51:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-03-06T13:51:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GOMES, Erika Silva. Por onde se vê: a performance na dança na cena contemporânea. 2011. 120 f. Dissertação (Mestrado) -Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém 2011. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7794>. Acesso em:. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7794 |
identifier_str_mv |
GOMES, Erika Silva. Por onde se vê: a performance na dança na cena contemporânea. 2011. 120 f. Dissertação (Mestrado) -Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém 2011. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7794>. Acesso em:. |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Ciências da Arte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.pt_BR.fl_str_mv |
1 CD-ROM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7794/1/Dissertacao_PorOndeSeVe.pdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7794/2/license_url http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7794/3/license_text http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7794/4/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7794/5/license.txt http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7794/6/Dissertacao_PorOndeSeVe.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0b6047a0d01cd87fa9ec8efbcf01215c 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 115ea151003f7ee3196644cb6680a081 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771855113093120 |