Por onde se vê: a performance na dança na cena contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Erika Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7794
Resumo: Instigada pelas novas produções artísticas, vivenciadas principalmente no universo da dança, lancei-me no desafio de pesquisar que caminhos esses artistas percorrem, que instrumentos de trabalho utilizam e principalmente que ideias os fazem mover-se em busca de transformações neste meio artístico. Nesse sentido, elegi, como objeto de estudo, o espetáculo “Por onde se vê”, da Companhia Experimental de Dança Waldete Brito, da qual faço parte, por ter dançado na primeira versão deste espetáculo, também me incluo como objeto de estudo deste trabalho. Minha investigação nesta pesquisa objetivou analisar a linguagem da performance nesta obra, - cujo referencial teórico encontra-se assentado principalmente nos pensamentos de autores como Renato Cohen e Roselee Godlberg - onde tive como hipótese que a utilização desta linguagem poderia ser uma pista no que diz respeito à construção desta inusitada e instigante produção artística. O texto aponta algumas contribuições trazidas por essa arte de fronteira, no sentido de ampliar o universo criativo na cena. A metodologia utilizada baseou-se numa abordagem qualitativa descritiva, por meio do levantamento de dados coletados durante entrevistas padronizadas e estruturadas com a diretora e os intérpretes, sobre o processo de criação e a realização das quatro versões do espetáculo, bem como os depoimentos dos espectadores da obra em questão.
id UFPA_7d15b878971ead878aeeacc8faab3339
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/7794
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2017-03-06T13:51:05Z2017-03-06T13:51:05Z2011-03-02GOMES, Erika Silva. Por onde se vê: a performance na dança na cena contemporânea. 2011. 120 f. Dissertação (Mestrado) -Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém 2011. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7794>. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7794Instigada pelas novas produções artísticas, vivenciadas principalmente no universo da dança, lancei-me no desafio de pesquisar que caminhos esses artistas percorrem, que instrumentos de trabalho utilizam e principalmente que ideias os fazem mover-se em busca de transformações neste meio artístico. Nesse sentido, elegi, como objeto de estudo, o espetáculo “Por onde se vê”, da Companhia Experimental de Dança Waldete Brito, da qual faço parte, por ter dançado na primeira versão deste espetáculo, também me incluo como objeto de estudo deste trabalho. Minha investigação nesta pesquisa objetivou analisar a linguagem da performance nesta obra, - cujo referencial teórico encontra-se assentado principalmente nos pensamentos de autores como Renato Cohen e Roselee Godlberg - onde tive como hipótese que a utilização desta linguagem poderia ser uma pista no que diz respeito à construção desta inusitada e instigante produção artística. O texto aponta algumas contribuições trazidas por essa arte de fronteira, no sentido de ampliar o universo criativo na cena. A metodologia utilizada baseou-se numa abordagem qualitativa descritiva, por meio do levantamento de dados coletados durante entrevistas padronizadas e estruturadas com a diretora e os intérpretes, sobre o processo de criação e a realização das quatro versões do espetáculo, bem como os depoimentos dos espectadores da obra em questão.Instigated for the new artistic productions, especially experienced at the dance universe , I throwed myself at the challenge to research which ways these artists have been tracking, what work instruments they have been using and mostly what the ideas that make them search for transformations look like. In this direction, I choose as study object the spectacle “Por onde se vê” from the Waldete Brito Experimental Dance Company of which I am part, and for which have danced on its first version. Therefore I included myself as objetc of study too. My inquire in this resarch aims to analyze the language of the performance in this spectacle, - whose theoretical referencial is based in the thoughts of authors as Renato Cohen and Roselee Godlberg - where it had as hypothesis that the use of this language could be a track in what the construction of these unusual and instigating artistic productions is closely concerned. The text points out some contributions brought from this border art so as to extend the creative universe in the scene. The used methodology was based on a descriptive qualitative boarding, by means of the data collected during interviews standardized and structuralized with the director and the interpreters on the process of creation and the accomplishment of the four versions of the spectacle, as well as the reports of the spectators envolved into it.porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFPABrasilInstituto de Ciências da Arte1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROTeatro - Produção e direçãoArtes cênicasDança - PerformanceCompanhia Experimental de Dança Waldete BritoBelém - PAPará - EstadoPor onde se vê: a performance na dança na cena contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALENCAR, Cesário Augusto Pimentel dehttp://lattes.cnpq.br/0024366223698692GOMES, Erika Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_PorOndeSeVe.pdfDissertacao_PorOndeSeVe.pdfapplication/pdf3052023http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7794/1/Dissertacao_PorOndeSeVe.pdf0b6047a0d01cd87fa9ec8efbcf01215cMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7794/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7794/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7794/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7794/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55TEXTDissertacao_PorOndeSeVe.pdf.txtDissertacao_PorOndeSeVe.pdf.txtExtracted texttext/plain245037http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7794/6/Dissertacao_PorOndeSeVe.pdf.txt115ea151003f7ee3196644cb6680a081MD562011/77942018-05-04 12:34:58.604oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232018-05-04T15:34:58Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Por onde se vê: a performance na dança na cena contemporânea
title Por onde se vê: a performance na dança na cena contemporânea
spellingShingle Por onde se vê: a performance na dança na cena contemporânea
GOMES, Erika Silva
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Teatro - Produção e direção
Artes cênicas
Dança - Performance
Companhia Experimental de Dança Waldete Brito
Belém - PA
Pará - Estado
title_short Por onde se vê: a performance na dança na cena contemporânea
title_full Por onde se vê: a performance na dança na cena contemporânea
title_fullStr Por onde se vê: a performance na dança na cena contemporânea
title_full_unstemmed Por onde se vê: a performance na dança na cena contemporânea
title_sort Por onde se vê: a performance na dança na cena contemporânea
author GOMES, Erika Silva
author_facet GOMES, Erika Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ALENCAR, Cesário Augusto Pimentel de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0024366223698692
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, Erika Silva
contributor_str_mv ALENCAR, Cesário Augusto Pimentel de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Teatro - Produção e direção
Artes cênicas
Dança - Performance
Companhia Experimental de Dança Waldete Brito
Belém - PA
Pará - Estado
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro - Produção e direção
Artes cênicas
Dança - Performance
Companhia Experimental de Dança Waldete Brito
Belém - PA
Pará - Estado
description Instigada pelas novas produções artísticas, vivenciadas principalmente no universo da dança, lancei-me no desafio de pesquisar que caminhos esses artistas percorrem, que instrumentos de trabalho utilizam e principalmente que ideias os fazem mover-se em busca de transformações neste meio artístico. Nesse sentido, elegi, como objeto de estudo, o espetáculo “Por onde se vê”, da Companhia Experimental de Dança Waldete Brito, da qual faço parte, por ter dançado na primeira versão deste espetáculo, também me incluo como objeto de estudo deste trabalho. Minha investigação nesta pesquisa objetivou analisar a linguagem da performance nesta obra, - cujo referencial teórico encontra-se assentado principalmente nos pensamentos de autores como Renato Cohen e Roselee Godlberg - onde tive como hipótese que a utilização desta linguagem poderia ser uma pista no que diz respeito à construção desta inusitada e instigante produção artística. O texto aponta algumas contribuições trazidas por essa arte de fronteira, no sentido de ampliar o universo criativo na cena. A metodologia utilizada baseou-se numa abordagem qualitativa descritiva, por meio do levantamento de dados coletados durante entrevistas padronizadas e estruturadas com a diretora e os intérpretes, sobre o processo de criação e a realização das quatro versões do espetáculo, bem como os depoimentos dos espectadores da obra em questão.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-06T13:51:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-03-06T13:51:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOMES, Erika Silva. Por onde se vê: a performance na dança na cena contemporânea. 2011. 120 f. Dissertação (Mestrado) -Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém 2011. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7794>. Acesso em:.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7794
identifier_str_mv GOMES, Erika Silva. Por onde se vê: a performance na dança na cena contemporânea. 2011. 120 f. Dissertação (Mestrado) -Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém 2011. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7794>. Acesso em:.
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências da Arte
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.pt_BR.fl_str_mv 1 CD-ROM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7794/1/Dissertacao_PorOndeSeVe.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7794/2/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7794/3/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7794/4/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7794/5/license.txt
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7794/6/Dissertacao_PorOndeSeVe.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0b6047a0d01cd87fa9ec8efbcf01215c
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
115ea151003f7ee3196644cb6680a081
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801771855113093120