Movimentos de (trans) formação na Amazônia legal: a educação em ciências e matemática
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8516 |
Resumo: | Este trabalho pesquisa os egressos dos Programas de Pós-graduação em Educação e Ciências e Matemáticas na Amazônia Legal, no intervalo temporal de 2002 a 2012. É uma pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, com o objetivo de analisar para compreender em que termos se configuram e se expressam as atitudes, ações e utopias de formadores de professores egressos dos programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas na Amazônia Legal, que trabalham de forma direta ou indireta no processo de formação de docente. Para tanto, investigo os dois primeiros programas implantadas na região, para que, por meio das dissertações publicadas e do currículo Lattes dos egressos seja possível demarcar as tendências investigativas dos programas e o campo de ação profissional que estão distribuídos. Considerei os currículos Lattes como biografia acadêmica e profissional de cada egresso, e os tomei como referência para mapear o espaço educacional em que estão inseridos. A pesquisa passou a dar voz a 13 (treze) egressos que trabalham como formadores de professores em Ciências e Matemática trazendo assim a visibilidade do protagonismo narrador de cada sujeito, tendo em vista de registrar as particularidades e singularidades que suas histórias vividas no processo de formação e exercício profissional. Considerei a pesquisa narrativa como forma de esboçar as experiências reveladas no conjunto de relatos articulados dentro do contexto sociocultural amazônico, com atitudes e ações propulsoras de movimentos de (trans) formação na educação em ciências e matemática. Na apropriação das vozes dos sujeitos encontrei histórias de vida reveladoras da construção pessoal e social de cada um, perpassando (trans) formações impulsionadas por utopias, explícitas ou implícitas, que se originaram no sentimento de incompletude percebida por cada sujeito. A desconstrução dos textos narrativos dos egressos e a reconstrução do metatexto foram conduzidas pela análise textual discursiva perspectivando três eixos de análise. Cada entrevista possibilitou ao sujeito a reflexão (auto) formativa no movimento de olhar para si ao descreverem seus percursos de formação, e também quando revelam suas ações que buscam (trans) formar a formação de professores em ciências e matemática na Amazônia Legal. O sentimento de incompletude dos egressos, aliado a utopias, propiciou em cada sujeito a construção e realização de mudanças, ensejando a necessidade de entender o chão em que cada um se encontrava, e assim, se tornar capaz de ousar e instituir novas significados para a educação em ciências e matemática. |
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2017-05-26T15:54:53Z2017-05-26T15:54:53Z2015-03-04MATOS, Maria da Conceição Gemaque de. Movimentos de (trans) formação na Amazônia legal: a educação em ciências e matemática. 2015. 168 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8516Este trabalho pesquisa os egressos dos Programas de Pós-graduação em Educação e Ciências e Matemáticas na Amazônia Legal, no intervalo temporal de 2002 a 2012. É uma pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, com o objetivo de analisar para compreender em que termos se configuram e se expressam as atitudes, ações e utopias de formadores de professores egressos dos programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas na Amazônia Legal, que trabalham de forma direta ou indireta no processo de formação de docente. Para tanto, investigo os dois primeiros programas implantadas na região, para que, por meio das dissertações publicadas e do currículo Lattes dos egressos seja possível demarcar as tendências investigativas dos programas e o campo de ação profissional que estão distribuídos. Considerei os currículos Lattes como biografia acadêmica e profissional de cada egresso, e os tomei como referência para mapear o espaço educacional em que estão inseridos. A pesquisa passou a dar voz a 13 (treze) egressos que trabalham como formadores de professores em Ciências e Matemática trazendo assim a visibilidade do protagonismo narrador de cada sujeito, tendo em vista de registrar as particularidades e singularidades que suas histórias vividas no processo de formação e exercício profissional. Considerei a pesquisa narrativa como forma de esboçar as experiências reveladas no conjunto de relatos articulados dentro do contexto sociocultural amazônico, com atitudes e ações propulsoras de movimentos de (trans) formação na educação em ciências e matemática. Na apropriação das vozes dos sujeitos encontrei histórias de vida reveladoras da construção pessoal e social de cada um, perpassando (trans) formações impulsionadas por utopias, explícitas ou implícitas, que se originaram no sentimento de incompletude percebida por cada sujeito. A desconstrução dos textos narrativos dos egressos e a reconstrução do metatexto foram conduzidas pela análise textual discursiva perspectivando três eixos de análise. Cada entrevista possibilitou ao sujeito a reflexão (auto) formativa no movimento de olhar para si ao descreverem seus percursos de formação, e também quando revelam suas ações que buscam (trans) formar a formação de professores em ciências e matemática na Amazônia Legal. O sentimento de incompletude dos egressos, aliado a utopias, propiciou em cada sujeito a construção e realização de mudanças, ensejando a necessidade de entender o chão em que cada um se encontrava, e assim, se tornar capaz de ousar e instituir novas significados para a educação em ciências e matemática.This work research students from graduate Programs in Education and Science and Mathematics in the Legal Amazon, the time interval from 2002 to 2012. It is a qualitative research, in narrative form, with the objective to analyze to understand in what terms set and to express their attitudes, actions, and utopias of teacher trainers alumni of graduate programs in Education in Science and Mathematics in the Legal Amazon, working directly or indirectly in the teacher training process. Therefore, I investigate the first two programs implemented in the region that through the published dissertations and Lattes curriculum of the graduates to demarcate the investigative trends of the programs and the professional field of action that are distributed. I considered the Lattes curriculum as the academic and professional biography of each graduate, and, took as a reference to map the educational space in which each one is inserted. The survey went on to give voice to thirteen (13) graduates who work as teacher educators in Science and Mathematics thus bringing visibility to the narrator role of each subject, in order to register the particularities and peculiarities of their stories in the training process and professional practice. I considered the narrative research as a way to outline the experiences revealed in the set of articulated accounts in the Amazonian socio-cultural context in driving actions of (trans) formation movements in science and mathematics education. In the appropriation of the voices of the subjects I found life stories of the personal and social construction of each traversing (trans) formations driven by utopias, explicit or implicit, which originated in the incompleteness perceived by each subject. The deconstruction of narrative texts of the graduates and the reconstruction of metatext were conducted by discursive textual analysis looking ahead three axes of analysis. Each interview enabled the subject the (self) training reflection in the movement to look at themselves to describe their training paths, and also revealed their actions seeking to (trans) form the training of teachers in science and mathematics in the Amazon. The feeling of incompleteness of graduates, coupled with the utopias, procured in each subject the construction and implementation of changes, requiring the need to understand the ground in which each one was, and thus, become able to dare and to introduce new meanings for education in science and mathematics.porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticasUFPABrasilInstituto de Educação Matemática e CientíficaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAProfessores de matemáticaEducação em matemáticaCiênciaMatemáticaProgramas de Pós-graduação em Educação e Ciências e MatemáticasEstudo e ensinoEducação em ciênciasFormação de professoresAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoMovimentos de (trans) formação na Amazônia legal: a educação em ciências e matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisGONÇALVES, Terezinha Valim Oliverhttp://lattes.cnpq.br/0496932429575513http://lattes.cnpq.br/3811282366596635MATOS, Maria da Conceição Gemaque deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPATEXTTese_MovimentosTransformacaoAmazonia.pdf.txtTese_MovimentosTransformacaoAmazonia.pdf.txtExtracted texttext/plain417959http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/8516/6/Tese_MovimentosTransformacaoAmazonia.pdf.txt1bc48bcfa8b43ad3d5855fcf4c2276b1MD56ORIGINALTese_MovimentosTransformacaoAmazonia.pdfTese_MovimentosTransformacaoAmazonia.pdfapplication/pdf1879319http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/8516/1/Tese_MovimentosTransformacaoAmazonia.pdf75126680d7ac5af379cda9db142778bbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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