Dos rios à tela de cristal líquido: o retorno do mito e a arquitetura da cultura convergente em <i>League of Legends
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14575 |
Resumo: | Este trabalho busca tecer uma análise a respeito do jogo on-line conhecido como League of Legends, entendendo-o como um produto cultural contemporâneo e um mundo transmídia, com a hipótese de traçar um percurso dos jogos competitivos, muitas vezes tidos com predominância de competição (agôn), como vetores de uma experiência narrativa significativa. Nesse sentido, procuramos identificar alguns fenômenos da arquitetura da chamada cultura convergente no jogo a partir da criação de uma skin baseada na Iara amazônica. Assim, apresentamos a história, o funcionamento e as relações que o jogo e seus produtos transmidiáticostêm com a cultura globalizada de consumo, bem como suas estratégias na tentativa de atrair o consumidor para esse ambiente virtual, promovendo a cultura participativa, a ressignificação e o retorno do mito nas sociedades contemporâneas. |
id |
UFPA_abb9e22dd02e9cdafbba2a31f55630ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/14575 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2022-08-03T13:30:00Z2022-08-03T13:30:00Z2015-08MACEDO, Tarcízio; AMARAL FILHO, Otacílio. Dos rios à tela de cristal líquido: o retorno do mito e a arquitetura da cultura convergente em <i> League of Legends. Revista Fronteiras, online, v. 17, n. 2, p. 231-247, maio/ago. 2015. DOI: https://doi.org/10.4013/fem.2015.172.10. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14575. Acesso em:.1984-8226http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1457510.4013/fem.2015.172.10Este trabalho busca tecer uma análise a respeito do jogo on-line conhecido como League of Legends, entendendo-o como um produto cultural contemporâneo e um mundo transmídia, com a hipótese de traçar um percurso dos jogos competitivos, muitas vezes tidos com predominância de competição (agôn), como vetores de uma experiência narrativa significativa. Nesse sentido, procuramos identificar alguns fenômenos da arquitetura da chamada cultura convergente no jogo a partir da criação de uma skin baseada na Iara amazônica. Assim, apresentamos a história, o funcionamento e as relações que o jogo e seus produtos transmidiáticostêm com a cultura globalizada de consumo, bem como suas estratégias na tentativa de atrair o consumidor para esse ambiente virtual, promovendo a cultura participativa, a ressignificação e o retorno do mito nas sociedades contemporâneas.This paper seeks to weave an analysis about the online game known as League of Legends, understanding it as a contemporary cultural product and a transmedia world, with the possibility of tracing a path of competitive games, often taken with a predominance of competition (agôn), as vectors of a meaningful narrative. In this sense, we try to identify some phenomena of the so-called convergent architecture culture in the game from the creation of a skin based on Amazon Iara. Thus, we present the history, the functioning and the relationships that the game and its transmidiatic products have with the global consumer culture, as well as their strategies in order to attract consumers to a virtual environment, promoting participatory culture, the reframing and the return of the myth in contemporary societies.UFPA - Universidade Federal do ParáporUniversidade do Vale do Rio dos SinosUNISINOSBrasilRevista Fronteiras: estudos midiáticoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2015.172.10reponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACiberculturaCultura amazônicaCultura participativaBens virtuaisConsumoJogos on-lineNarrativa transmídiaMOBACybercultureAmazonian cultureParticipatory cultureVirtual goodsConsumptionOnline gamesTransmedia storytellingDos rios à tela de cristal líquido: o retorno do mito e a arquitetura da cultura convergente em <i>League of LegendsFrom the rivers to the LCD: The return of the myth and the architecture of convergence culture in League of Legendsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article172231http://lattes.cnpq.br/0523977022344824http://lattes.cnpq.br/2605877670235703MACEDO, Tarcízio PereiraAMARAL FILHO, Otacíliohttp://orcid.org/0000-0003-3600-1497247ORIGINALArtigo_RiosTelaCristal.pdfArtigo_RiosTelaCristal.pdfapplication/pdf4600213https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14575/1/Artigo_RiosTelaCristal.pdfd38f8b105d6d80ea228277b655790622MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14575/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81890https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14575/3/license.txt2b55adef5313c442051bad36d3312b2bMD532011/145752023-08-16 12:26:37.015oai:repositorio.ufpa.br:2011/14575TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUGFyw6EgKFJJVUZQQSkgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSBkaXN0cmlidWlyIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0csO0bmljbyBlIGVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8sIGluY2x1aW5kbyBvcyBmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gUklVRlBBIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJJVUZQQSBwb2RlIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgZGUgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIGZpbnMgZGUgc2VndXJhbsOnYSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIAoKVm9jw6ogdGFtYsOpbSBkZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRlcMOzc2l0byBkYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIG7Do28sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldSBjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc8OjbyBpcnJlc3RyaXRhIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBwYXJhIGNvbmNlZGVyIGFvIFJJVUZQQSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gCm91IG5vIGNvbnRlw7pkbyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28gb3JhIGRlcG9zaXRhZGEuCgpDQVNPIEEgUFVCTElDQcOHw4NPIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ8ONTklPIE9VIEFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIE9SR0FOSVNNTywgVk9Dw4ogREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklTw4NPIENPTU8gVEFNQsOJTSBBUyBERU1BSVMgT0JSSUdBw4fDlUVTIEVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIFJJVUZQQSBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lIChzKSBvdSBvKHMpIG5vbWUocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232023-08-16T15:26:37Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dos rios à tela de cristal líquido: o retorno do mito e a arquitetura da cultura convergente em <i>League of Legends |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
From the rivers to the LCD: The return of the myth and the architecture of convergence culture in League of Legends |
title |
Dos rios à tela de cristal líquido: o retorno do mito e a arquitetura da cultura convergente em <i>League of Legends |
spellingShingle |
Dos rios à tela de cristal líquido: o retorno do mito e a arquitetura da cultura convergente em <i>League of Legends MACEDO, Tarcízio Pereira Cibercultura Cultura amazônica Cultura participativa Bens virtuais Consumo Jogos on-line Narrativa transmídia MOBA Cyberculture Amazonian culture Participatory culture Virtual goods Consumption Online games Transmedia storytelling |
title_short |
Dos rios à tela de cristal líquido: o retorno do mito e a arquitetura da cultura convergente em <i>League of Legends |
title_full |
Dos rios à tela de cristal líquido: o retorno do mito e a arquitetura da cultura convergente em <i>League of Legends |
title_fullStr |
Dos rios à tela de cristal líquido: o retorno do mito e a arquitetura da cultura convergente em <i>League of Legends |
title_full_unstemmed |
Dos rios à tela de cristal líquido: o retorno do mito e a arquitetura da cultura convergente em <i>League of Legends |
title_sort |
Dos rios à tela de cristal líquido: o retorno do mito e a arquitetura da cultura convergente em <i>League of Legends |
author |
MACEDO, Tarcízio Pereira |
author_facet |
MACEDO, Tarcízio Pereira AMARAL FILHO, Otacílio http://orcid.org/0000-0003-3600-1497 |
author_role |
author |
author2 |
AMARAL FILHO, Otacílio http://orcid.org/0000-0003-3600-1497 |
author2_role |
author author |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0523977022344824 http://lattes.cnpq.br/2605877670235703 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MACEDO, Tarcízio Pereira AMARAL FILHO, Otacílio http://orcid.org/0000-0003-3600-1497 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cibercultura Cultura amazônica Cultura participativa Bens virtuais Consumo Jogos on-line Narrativa transmídia MOBA |
topic |
Cibercultura Cultura amazônica Cultura participativa Bens virtuais Consumo Jogos on-line Narrativa transmídia MOBA Cyberculture Amazonian culture Participatory culture Virtual goods Consumption Online games Transmedia storytelling |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cyberculture Amazonian culture Participatory culture Virtual goods Consumption Online games Transmedia storytelling |
description |
Este trabalho busca tecer uma análise a respeito do jogo on-line conhecido como League of Legends, entendendo-o como um produto cultural contemporâneo e um mundo transmídia, com a hipótese de traçar um percurso dos jogos competitivos, muitas vezes tidos com predominância de competição (agôn), como vetores de uma experiência narrativa significativa. Nesse sentido, procuramos identificar alguns fenômenos da arquitetura da chamada cultura convergente no jogo a partir da criação de uma skin baseada na Iara amazônica. Assim, apresentamos a história, o funcionamento e as relações que o jogo e seus produtos transmidiáticostêm com a cultura globalizada de consumo, bem como suas estratégias na tentativa de atrair o consumidor para esse ambiente virtual, promovendo a cultura participativa, a ressignificação e o retorno do mito nas sociedades contemporâneas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-03T13:30:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-03T13:30:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MACEDO, Tarcízio; AMARAL FILHO, Otacílio. Dos rios à tela de cristal líquido: o retorno do mito e a arquitetura da cultura convergente em <i> League of Legends. Revista Fronteiras, online, v. 17, n. 2, p. 231-247, maio/ago. 2015. DOI: https://doi.org/10.4013/fem.2015.172.10. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14575. Acesso em:. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14575 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1984-8226 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
10.4013/fem.2015.172.10 |
identifier_str_mv |
MACEDO, Tarcízio; AMARAL FILHO, Otacílio. Dos rios à tela de cristal líquido: o retorno do mito e a arquitetura da cultura convergente em <i> League of Legends. Revista Fronteiras, online, v. 17, n. 2, p. 231-247, maio/ago. 2015. DOI: https://doi.org/10.4013/fem.2015.172.10. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14575. Acesso em:. 1984-8226 10.4013/fem.2015.172.10 |
url |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14575 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Fronteiras: estudos midiáticos |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
dc.source.uri.pt_BR.fl_str_mv |
http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2015.172.10 |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14575/1/Artigo_RiosTelaCristal.pdf https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14575/2/license_rdf https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14575/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d38f8b105d6d80ea228277b655790622 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 2b55adef5313c442051bad36d3312b2b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771929269436416 |