Tem palhaça na rua-rio? Tem sinsinhô! : Vivências de palhaçaria e educação popular no Porto do Sal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Alana Clemente
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10802
Resumo: Tem palhaça na rua-rio? Tem sinsinhô! configura-se como uma pesquisa lítero-científica que investiga as relações entre a palhaçaria e a prática da educação popular no contexto do projeto Ter.Ser, de arte e educação popular, desenvolvido na comunidade do Porto do Sal, no bairro da Cidade Velha em Belém do Pará. O projeto, de cunho social, artístico e político, organiza-se por meio de uma escolinha popular com atividades regulares na comunidade e intervenções artístico-políticas pontuais. A pesquisa, fundamentada na fenomenologia de Gaston Bachelard e na fenomenologia do olhar de Alfredo Bosi, estrutura-se como bibliográfica e de campo, mergulhando na obra poética de Manoel de Barros e na obra literária Peter Pan para construção da escrita lítero-científica. Parto da minha trajetória enquanto palhaça-educadora-pesquisadora e atravesso estes três olhares para discutir as vivências da pesquisa, pois me posiciono enquanto pesquisadora-participante. O trabalho é dividido em três cadernos conduzidos por três verbos norteadores: olhar, brincar e esperançar. Estes verbos e cadernos mostram-se interdependentes e interligados pela escrita narrativa que estabelece sempre uma continuidade, trazendo referências diretas à obra de James Barrie – Peter Pan – desde o sumário até as considerações finais do trabalho. Nas considerações iniciais – Em busca da terra do nunca – contextualizo minha trajetória a partir da relação com o brincar, apresentando os elementos da obra de Barrie e Manoel de Barros que conversam com a pesquisa e nesse contexto convido o leitor a voar comigo nessa busca. No caderno 1 – Olhar, intitulado Segunda à direita, depois direto até amanhã de manhã, apresento a perspectiva dos três olhares que assumo na pesquisa, palhaça-educadora-pesquisadora, trazendo as imagens poéticas e reais construídas a partir do contato com a comunidade do Porto do Sal, é o caderno de apresentação do lugar e da prática educativa do projeto, onde mergulho nos estudos de João de Jesus Paes Loureiro, Gaston Bachelard, Alfredo Bosi, Sônia Rangel, Paulo Freire e Carlos Rodrigues Brandão. No caderno 2 – Brincar, intitulado Pó de pirlimpimpim, atravesso os nascimentos da minha palhaça Xulipa Margarida e a relação com o brincar, o jogo, a palhaçaria e o teatro de invasão, buscando referenciais de Alice Viveiros de Castro, Marton Maués, Romana Melo, Andréa Flores, André Carreira, Johan Huizinga, e Tizuko Kishimoto. O caderno 3 – Esperançar, também chamado de Com um pouco de poeira de fada a menina perdida começa a voar, traz o voo da palhaça-educadora-pesquisadora à terra do nunca e ao universo da palhaçaria e educação popular na comunidade do Porto do Sal. Entrelaçando teoria e relatos das vivências, é o caderno que constroi os atravessamentos de todo o caminho do voo até aqui. No lugar das considerações finais, Pois tudo isso aconteceu há muito tempo, as reflexões sobre as vivências, a educação popular e sobre a produção de conhecimento em artes se organizam neste ponto, que pretende deixar sempre a janela aberta para que o voo para as muitas terras do nunca sempre exista. Disto isto, fechem os olhos, pensem em coisas boas que o pó de pirlimpimpim nos mostrará o caminho!
id UFPA_ad5340e57ccaa57bc44d22eee5ec9933
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/10802
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2019-03-28T19:59:11Z2019-03-272019-03-28T19:59:11Z2019-02-23LIMA, Alana Clemente. Tem palhaça na rua-rio? Tem sinsinhô! : vivências de palhaçaria e educação popular no Porto do Sal. Orientadora: Bene Afonso Martins. 2019. 90 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10802. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10802Tem palhaça na rua-rio? Tem sinsinhô! configura-se como uma pesquisa lítero-científica que investiga as relações entre a palhaçaria e a prática da educação popular no contexto do projeto Ter.Ser, de arte e educação popular, desenvolvido na comunidade do Porto do Sal, no bairro da Cidade Velha em Belém do Pará. O projeto, de cunho social, artístico e político, organiza-se por meio de uma escolinha popular com atividades regulares na comunidade e intervenções artístico-políticas pontuais. A pesquisa, fundamentada na fenomenologia de Gaston Bachelard e na fenomenologia do olhar de Alfredo Bosi, estrutura-se como bibliográfica e de campo, mergulhando na obra poética de Manoel de Barros e na obra literária Peter Pan para construção da escrita lítero-científica. Parto da minha trajetória enquanto palhaça-educadora-pesquisadora e atravesso estes três olhares para discutir as vivências da pesquisa, pois me posiciono enquanto pesquisadora-participante. O trabalho é dividido em três cadernos conduzidos por três verbos norteadores: olhar, brincar e esperançar. Estes verbos e cadernos mostram-se interdependentes e interligados pela escrita narrativa que estabelece sempre uma continuidade, trazendo referências diretas à obra de James Barrie – Peter Pan – desde o sumário até as considerações finais do trabalho. Nas considerações iniciais – Em busca da terra do nunca – contextualizo minha trajetória a partir da relação com o brincar, apresentando os elementos da obra de Barrie e Manoel de Barros que conversam com a pesquisa e nesse contexto convido o leitor a voar comigo nessa busca. No caderno 1 – Olhar, intitulado Segunda à direita, depois direto até amanhã de manhã, apresento a perspectiva dos três olhares que assumo na pesquisa, palhaça-educadora-pesquisadora, trazendo as imagens poéticas e reais construídas a partir do contato com a comunidade do Porto do Sal, é o caderno de apresentação do lugar e da prática educativa do projeto, onde mergulho nos estudos de João de Jesus Paes Loureiro, Gaston Bachelard, Alfredo Bosi, Sônia Rangel, Paulo Freire e Carlos Rodrigues Brandão. No caderno 2 – Brincar, intitulado Pó de pirlimpimpim, atravesso os nascimentos da minha palhaça Xulipa Margarida e a relação com o brincar, o jogo, a palhaçaria e o teatro de invasão, buscando referenciais de Alice Viveiros de Castro, Marton Maués, Romana Melo, Andréa Flores, André Carreira, Johan Huizinga, e Tizuko Kishimoto. O caderno 3 – Esperançar, também chamado de Com um pouco de poeira de fada a menina perdida começa a voar, traz o voo da palhaça-educadora-pesquisadora à terra do nunca e ao universo da palhaçaria e educação popular na comunidade do Porto do Sal. Entrelaçando teoria e relatos das vivências, é o caderno que constroi os atravessamentos de todo o caminho do voo até aqui. No lugar das considerações finais, Pois tudo isso aconteceu há muito tempo, as reflexões sobre as vivências, a educação popular e sobre a produção de conhecimento em artes se organizam neste ponto, que pretende deixar sempre a janela aberta para que o voo para as muitas terras do nunca sempre exista. Disto isto, fechem os olhos, pensem em coisas boas que o pó de pirlimpimpim nos mostrará o caminho!It has the clown on the street-river? Yes, it has sir is a research-literary that investigates the relationship between the clowning and the practice of popular education in the context of the Ter.Ser project, art and popular education, developed in the community of Porto do Sal, in the neighborhood of Cidade Velha in Belém do Pará. The project, social, artistic and political, is organized through a popular school with regular activities in the community and specific artistic-political interventions. The research, based on the phenomenology of Gaston Bachelard and on the phenomenology of the look of Alfredo Bosi, is structured as bibliographical and field, immersing in the poetic work of Manoel de Barros and in the literary work Peter Pan for the construction of the literary-scientific writing. I start from my trajectory as an educator-researcher-clown and I go through these three looks to discuss the experiences of the research, since I position myself as a researcher-participant. The work is divided into three notebooks driven by three guiding verbs: look, play and hope. These verbs and notebooks are interdependent and interconnected by narrative writing that always establishes continuity, bringing direct references to the work of James Barrie - Peter Pan - from the summary to the final considerations of the work. In the initial considerations - In search of the land of never - I contextualize my trajectory from the relationship with the play, presenting the elements of the work of Barrie and Manoel de Barros that talk with the research and in this context I invite the reader to fly with me in this search. In the notebook 1 - Look, titled The second to the right, then direct until tomorrow morning, I present the perspective of the three looks that I assume in the research, educator-researcher, bringing the poetic and real images constructed from the contact with the community of the Porto do Sal, is the presentation book of the place and the educational practice of the project, where he studied in. In the notebook 2 - Playing, titled Powder of pirlimpimpim, I cross the births of my clown Xulipa Margarida and the relation with the play, the game, the clownery and the theater of invasion, looking for references of Alice Viveiros de Castro, Marton Maués, Romana Melo , Andréa Flores, André Carreira, Johan Huizinga, and Tizuko Kishimoto. The notebook 3 – To Hope, also called With a little fairy dust the lost girl begins to fly, brings the flight of the educator-researcher clown to the land of never and to the universe of the clowning and popular education in the community of the Port of Sal Interlacing theory and stories of experiences, it is the notebook that builds the crossings of all the way of the flight until here. In the place of the final considerations, Since all this happened a long time ago, the reflections on the experiences, the popular education and the production of knowledge in arts organize in this point, that intends to always leave the window open for the flight from the many neverlands always exist. From this, close your eyes, think of good things that the powder of pirlimpimpim will show us the way!CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFPABrasilInstituto de Ciências da Arte1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROHISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTESARTESPalhaçaria-Porto do Sal (Belém, PA)Educação PopularArte e educaçãoTem palhaça na rua-rio? Tem sinsinhô! : Vivências de palhaçaria e educação popular no Porto do SalDo you have clown on the river? There are SUNSHINE! : Experiences of clownery and popular education in the Port of Salinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMARTINS, Benedita Afonsohttp://lattes.cnpq.br/6379814397024971http://lattes.cnpq.br/9611668522604132LIMA, Alana Clementeinfo:eu-repo/semantics/openAccessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10802/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10802/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10802/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10802/5/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD55TEXTDissertacao_PalhacaRuaRio.pdf.txtDissertacao_PalhacaRuaRio.pdf.txtExtracted texttext/plain217928http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10802/6/Dissertacao_PalhacaRuaRio.pdf.txt10fccc15dd6cb5e107d041ae60b053acMD56ORIGINALDissertacao_PalhacaRuaRio.pdfDissertacao_PalhacaRuaRio.pdfapplication/pdf3041495http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10802/7/Dissertacao_PalhacaRuaRio.pdf6b3aa605a40b55361dc991caa9495016MD572011/108022019-12-17 13:35:59.378oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-12-17T16:35:59Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tem palhaça na rua-rio? Tem sinsinhô! : Vivências de palhaçaria e educação popular no Porto do Sal
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Do you have clown on the river? There are SUNSHINE! : Experiences of clownery and popular education in the Port of Sal
title Tem palhaça na rua-rio? Tem sinsinhô! : Vivências de palhaçaria e educação popular no Porto do Sal
spellingShingle Tem palhaça na rua-rio? Tem sinsinhô! : Vivências de palhaçaria e educação popular no Porto do Sal
LIMA, Alana Clemente
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Palhaçaria-Porto do Sal (Belém, PA)
Educação Popular
Arte e educação
HISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTES
ARTES
title_short Tem palhaça na rua-rio? Tem sinsinhô! : Vivências de palhaçaria e educação popular no Porto do Sal
title_full Tem palhaça na rua-rio? Tem sinsinhô! : Vivências de palhaçaria e educação popular no Porto do Sal
title_fullStr Tem palhaça na rua-rio? Tem sinsinhô! : Vivências de palhaçaria e educação popular no Porto do Sal
title_full_unstemmed Tem palhaça na rua-rio? Tem sinsinhô! : Vivências de palhaçaria e educação popular no Porto do Sal
title_sort Tem palhaça na rua-rio? Tem sinsinhô! : Vivências de palhaçaria e educação popular no Porto do Sal
author LIMA, Alana Clemente
author_facet LIMA, Alana Clemente
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MARTINS, Benedita Afonso
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6379814397024971
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9611668522604132
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Alana Clemente
contributor_str_mv MARTINS, Benedita Afonso
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Palhaçaria-Porto do Sal (Belém, PA)
Educação Popular
Arte e educação
HISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTES
ARTES
dc.subject.por.fl_str_mv Palhaçaria-Porto do Sal (Belém, PA)
Educação Popular
Arte e educação
dc.subject.linhadepesquisa.pt_BR.fl_str_mv HISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTES
dc.subject.areadeconcentracao.pt_BR.fl_str_mv ARTES
description Tem palhaça na rua-rio? Tem sinsinhô! configura-se como uma pesquisa lítero-científica que investiga as relações entre a palhaçaria e a prática da educação popular no contexto do projeto Ter.Ser, de arte e educação popular, desenvolvido na comunidade do Porto do Sal, no bairro da Cidade Velha em Belém do Pará. O projeto, de cunho social, artístico e político, organiza-se por meio de uma escolinha popular com atividades regulares na comunidade e intervenções artístico-políticas pontuais. A pesquisa, fundamentada na fenomenologia de Gaston Bachelard e na fenomenologia do olhar de Alfredo Bosi, estrutura-se como bibliográfica e de campo, mergulhando na obra poética de Manoel de Barros e na obra literária Peter Pan para construção da escrita lítero-científica. Parto da minha trajetória enquanto palhaça-educadora-pesquisadora e atravesso estes três olhares para discutir as vivências da pesquisa, pois me posiciono enquanto pesquisadora-participante. O trabalho é dividido em três cadernos conduzidos por três verbos norteadores: olhar, brincar e esperançar. Estes verbos e cadernos mostram-se interdependentes e interligados pela escrita narrativa que estabelece sempre uma continuidade, trazendo referências diretas à obra de James Barrie – Peter Pan – desde o sumário até as considerações finais do trabalho. Nas considerações iniciais – Em busca da terra do nunca – contextualizo minha trajetória a partir da relação com o brincar, apresentando os elementos da obra de Barrie e Manoel de Barros que conversam com a pesquisa e nesse contexto convido o leitor a voar comigo nessa busca. No caderno 1 – Olhar, intitulado Segunda à direita, depois direto até amanhã de manhã, apresento a perspectiva dos três olhares que assumo na pesquisa, palhaça-educadora-pesquisadora, trazendo as imagens poéticas e reais construídas a partir do contato com a comunidade do Porto do Sal, é o caderno de apresentação do lugar e da prática educativa do projeto, onde mergulho nos estudos de João de Jesus Paes Loureiro, Gaston Bachelard, Alfredo Bosi, Sônia Rangel, Paulo Freire e Carlos Rodrigues Brandão. No caderno 2 – Brincar, intitulado Pó de pirlimpimpim, atravesso os nascimentos da minha palhaça Xulipa Margarida e a relação com o brincar, o jogo, a palhaçaria e o teatro de invasão, buscando referenciais de Alice Viveiros de Castro, Marton Maués, Romana Melo, Andréa Flores, André Carreira, Johan Huizinga, e Tizuko Kishimoto. O caderno 3 – Esperançar, também chamado de Com um pouco de poeira de fada a menina perdida começa a voar, traz o voo da palhaça-educadora-pesquisadora à terra do nunca e ao universo da palhaçaria e educação popular na comunidade do Porto do Sal. Entrelaçando teoria e relatos das vivências, é o caderno que constroi os atravessamentos de todo o caminho do voo até aqui. No lugar das considerações finais, Pois tudo isso aconteceu há muito tempo, as reflexões sobre as vivências, a educação popular e sobre a produção de conhecimento em artes se organizam neste ponto, que pretende deixar sempre a janela aberta para que o voo para as muitas terras do nunca sempre exista. Disto isto, fechem os olhos, pensem em coisas boas que o pó de pirlimpimpim nos mostrará o caminho!
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-28T19:59:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-03-27
2019-03-28T19:59:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Alana Clemente. Tem palhaça na rua-rio? Tem sinsinhô! : vivências de palhaçaria e educação popular no Porto do Sal. Orientadora: Bene Afonso Martins. 2019. 90 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10802. Acesso em:.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10802
identifier_str_mv LIMA, Alana Clemente. Tem palhaça na rua-rio? Tem sinsinhô! : vivências de palhaçaria e educação popular no Porto do Sal. Orientadora: Bene Afonso Martins. 2019. 90 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10802. Acesso em:.
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências da Arte
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.pt_BR.fl_str_mv 1 CD-ROM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10802/2/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10802/3/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10802/4/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10802/5/license.txt
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10802/6/Dissertacao_PalhacaRuaRio.pdf.txt
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10802/7/Dissertacao_PalhacaRuaRio.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9d4d300cff78e8f375d89aab37134138
10fccc15dd6cb5e107d041ae60b053ac
6b3aa605a40b55361dc991caa9495016
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801771972919558144