As analogias como instrumentos úteis para o ensino do conteúdo químico no nível médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1831 |
Resumo: | The need of the analogy in the process teaching-learning is a theme hardly studied by many authors, although there are some limits within its application. The present work, inside a qualitative research, that seeks to verify how useful the analogies in the process of teaching-learning of the chemical contents are, had a major purpose: show in which way teachers use the analogical method in their explanations about atomic models. This study was realized with three chemistry teachers of a public school in the city of Belém. The main results aim for many difficulties of the teachers within the production and performing of analogies, what seems to be very tightening linked with the lack of knowledge themselves own about their students, so they badly choose the analogies for use in the classroom, then these procedures become not very useful. |
id |
UFPA_afa50ec6f67ca45c9761dd8f5a4e34d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/1831 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2011-03-23T21:19:33Z2011-03-23T21:19:33Z2006-04-18CARMO, Everaldo Almeida do. As analogias como instrumentos úteis para o ensino do conteúdo químico no nível médio. 2006. 81 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1831The need of the analogy in the process teaching-learning is a theme hardly studied by many authors, although there are some limits within its application. The present work, inside a qualitative research, that seeks to verify how useful the analogies in the process of teaching-learning of the chemical contents are, had a major purpose: show in which way teachers use the analogical method in their explanations about atomic models. This study was realized with three chemistry teachers of a public school in the city of Belém. The main results aim for many difficulties of the teachers within the production and performing of analogies, what seems to be very tightening linked with the lack of knowledge themselves own about their students, so they badly choose the analogies for use in the classroom, then these procedures become not very useful.A importância da analogia no processo ensino-aprendizagem é assunto trabalhado exaustivamente por vários autores, embora existam algumas limitações associadas ao seu uso. O trabalho apresentado, que se insere numa investigação qualitativa, que procura verificar a utilidade das analogias no processo ensinoaprendizagem dos conteúdos de química no ensino médio, teve como objetivo mostrar como os professores fazem uso do processo analógico em suas explanações sobre modelos atômicos. O estudo foi realizado com três professores de química de uma escola pública de Belém. Os principais resultados apontam para diversas dificuldades dos professores na produção e exploração de analogias, que parecem estar estreitamente relacionadas com a dificuldade que os alunos apresentam em assimilar os conceitos químicos, o que, em geral, culmina com a má escolha dos análogos a serem explorados durante as aulas, tornando ineficaz o uso desses procedimentos.Universidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticasUFPABrasilInstituto de Educação Matemática e CientíficaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMQuímicaEnsino médioPrática de ensinoAnalogiaAs analogias como instrumentos úteis para o ensino do conteúdo químico no nível médioAnalogies as useful tools for teaching chemical content at the secondary schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCORDEIRO, Luiz Acácio Centenohttp://lattes.cnpq.br/3737752474189702http://lattes.cnpq.br/7440075665310989CARMO, Everaldo Almeida doinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALDissertacao_AnalogiasInstrumentosUteis.pdfDissertacao_AnalogiasInstrumentosUteis.pdfapplication/pdf577778http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1831/5/Dissertacao_AnalogiasInstrumentosUteis.pdf50f9a6d61b9e25fb9d1b88c0a5d543e3MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823930http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1831/6/license_rdf6b71892b27c4389434057b8b0e86b43eMD56license_textlicense_texttext/html; charset=utf-823738http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1831/7/license_text1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6MD57license_urllicense_urltext/plain; charset=utf-852http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1831/8/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD58TEXTDissertacao_AnalogiasInstrumentosUteis.pdf.txtDissertacao_AnalogiasInstrumentosUteis.pdf.txtExtracted texttext/plain174763http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1831/9/Dissertacao_AnalogiasInstrumentosUteis.pdf.txt3bc8c118a9708847f406d59c2fb7bb13MD592011/18312018-02-27 09:09:29.896oai:repositorio.ufpa.br:2011/1831Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232018-02-27T12:09:29Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As analogias como instrumentos úteis para o ensino do conteúdo químico no nível médio |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
Analogies as useful tools for teaching chemical content at the secondary school |
title |
As analogias como instrumentos úteis para o ensino do conteúdo químico no nível médio |
spellingShingle |
As analogias como instrumentos úteis para o ensino do conteúdo químico no nível médio CARMO, Everaldo Almeida do CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Química Ensino médio Prática de ensino Analogia |
title_short |
As analogias como instrumentos úteis para o ensino do conteúdo químico no nível médio |
title_full |
As analogias como instrumentos úteis para o ensino do conteúdo químico no nível médio |
title_fullStr |
As analogias como instrumentos úteis para o ensino do conteúdo químico no nível médio |
title_full_unstemmed |
As analogias como instrumentos úteis para o ensino do conteúdo químico no nível médio |
title_sort |
As analogias como instrumentos úteis para o ensino do conteúdo químico no nível médio |
author |
CARMO, Everaldo Almeida do |
author_facet |
CARMO, Everaldo Almeida do |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
CORDEIRO, Luiz Acácio Centeno |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3737752474189702 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7440075665310989 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CARMO, Everaldo Almeida do |
contributor_str_mv |
CORDEIRO, Luiz Acácio Centeno |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Química Ensino médio Prática de ensino Analogia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química Ensino médio Prática de ensino Analogia |
description |
The need of the analogy in the process teaching-learning is a theme hardly studied by many authors, although there are some limits within its application. The present work, inside a qualitative research, that seeks to verify how useful the analogies in the process of teaching-learning of the chemical contents are, had a major purpose: show in which way teachers use the analogical method in their explanations about atomic models. This study was realized with three chemistry teachers of a public school in the city of Belém. The main results aim for many difficulties of the teachers within the production and performing of analogies, what seems to be very tightening linked with the lack of knowledge themselves own about their students, so they badly choose the analogies for use in the classroom, then these procedures become not very useful. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-04-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-03-23T21:19:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-03-23T21:19:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CARMO, Everaldo Almeida do. As analogias como instrumentos úteis para o ensino do conteúdo químico no nível médio. 2006. 81 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1831 |
identifier_str_mv |
CARMO, Everaldo Almeida do. As analogias como instrumentos úteis para o ensino do conteúdo químico no nível médio. 2006. 81 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. |
url |
http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1831 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Educação Matemática e Científica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1831/5/Dissertacao_AnalogiasInstrumentosUteis.pdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1831/6/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1831/7/license_text http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1831/8/license_url http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1831/9/Dissertacao_AnalogiasInstrumentosUteis.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
50f9a6d61b9e25fb9d1b88c0a5d543e3 6b71892b27c4389434057b8b0e86b43e 1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6 3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9 3bc8c118a9708847f406d59c2fb7bb13 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771851154718720 |