As analogias como instrumentos úteis para o ensino do conteúdo químico no nível médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARMO, Everaldo Almeida do
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1831
Resumo: The need of the analogy in the process teaching-learning is a theme hardly studied by many authors, although there are some limits within its application. The present work, inside a qualitative research, that seeks to verify how useful the analogies in the process of teaching-learning of the chemical contents are, had a major purpose: show in which way teachers use the analogical method in their explanations about atomic models. This study was realized with three chemistry teachers of a public school in the city of Belém. The main results aim for many difficulties of the teachers within the production and performing of analogies, what seems to be very tightening linked with the lack of knowledge themselves own about their students, so they badly choose the analogies for use in the classroom, then these procedures become not very useful.
id UFPA_afa50ec6f67ca45c9761dd8f5a4e34d7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/1831
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2011-03-23T21:19:33Z2011-03-23T21:19:33Z2006-04-18CARMO, Everaldo Almeida do. As analogias como instrumentos úteis para o ensino do conteúdo químico no nível médio. 2006. 81 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1831The need of the analogy in the process teaching-learning is a theme hardly studied by many authors, although there are some limits within its application. The present work, inside a qualitative research, that seeks to verify how useful the analogies in the process of teaching-learning of the chemical contents are, had a major purpose: show in which way teachers use the analogical method in their explanations about atomic models. This study was realized with three chemistry teachers of a public school in the city of Belém. The main results aim for many difficulties of the teachers within the production and performing of analogies, what seems to be very tightening linked with the lack of knowledge themselves own about their students, so they badly choose the analogies for use in the classroom, then these procedures become not very useful.A importância da analogia no processo ensino-aprendizagem é assunto trabalhado exaustivamente por vários autores, embora existam algumas limitações associadas ao seu uso. O trabalho apresentado, que se insere numa investigação qualitativa, que procura verificar a utilidade das analogias no processo ensinoaprendizagem dos conteúdos de química no ensino médio, teve como objetivo mostrar como os professores fazem uso do processo analógico em suas explanações sobre modelos atômicos. O estudo foi realizado com três professores de química de uma escola pública de Belém. Os principais resultados apontam para diversas dificuldades dos professores na produção e exploração de analogias, que parecem estar estreitamente relacionadas com a dificuldade que os alunos apresentam em assimilar os conceitos químicos, o que, em geral, culmina com a má escolha dos análogos a serem explorados durante as aulas, tornando ineficaz o uso desses procedimentos.Universidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticasUFPABrasilInstituto de Educação Matemática e CientíficaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMQuímicaEnsino médioPrática de ensinoAnalogiaAs analogias como instrumentos úteis para o ensino do conteúdo químico no nível médioAnalogies as useful tools for teaching chemical content at the secondary schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCORDEIRO, Luiz Acácio Centenohttp://lattes.cnpq.br/3737752474189702http://lattes.cnpq.br/7440075665310989CARMO, Everaldo Almeida doinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALDissertacao_AnalogiasInstrumentosUteis.pdfDissertacao_AnalogiasInstrumentosUteis.pdfapplication/pdf577778http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1831/5/Dissertacao_AnalogiasInstrumentosUteis.pdf50f9a6d61b9e25fb9d1b88c0a5d543e3MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823930http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1831/6/license_rdf6b71892b27c4389434057b8b0e86b43eMD56license_textlicense_texttext/html; charset=utf-823738http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1831/7/license_text1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6MD57license_urllicense_urltext/plain; charset=utf-852http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1831/8/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD58TEXTDissertacao_AnalogiasInstrumentosUteis.pdf.txtDissertacao_AnalogiasInstrumentosUteis.pdf.txtExtracted texttext/plain174763http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1831/9/Dissertacao_AnalogiasInstrumentosUteis.pdf.txt3bc8c118a9708847f406d59c2fb7bb13MD592011/18312018-02-27 09:09:29.896oai:repositorio.ufpa.br:2011/1831Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232018-02-27T12:09:29Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv As analogias como instrumentos úteis para o ensino do conteúdo químico no nível médio
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Analogies as useful tools for teaching chemical content at the secondary school
title As analogias como instrumentos úteis para o ensino do conteúdo químico no nível médio
spellingShingle As analogias como instrumentos úteis para o ensino do conteúdo químico no nível médio
CARMO, Everaldo Almeida do
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Química
Ensino médio
Prática de ensino
Analogia
title_short As analogias como instrumentos úteis para o ensino do conteúdo químico no nível médio
title_full As analogias como instrumentos úteis para o ensino do conteúdo químico no nível médio
title_fullStr As analogias como instrumentos úteis para o ensino do conteúdo químico no nível médio
title_full_unstemmed As analogias como instrumentos úteis para o ensino do conteúdo químico no nível médio
title_sort As analogias como instrumentos úteis para o ensino do conteúdo químico no nível médio
author CARMO, Everaldo Almeida do
author_facet CARMO, Everaldo Almeida do
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CORDEIRO, Luiz Acácio Centeno
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3737752474189702
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7440075665310989
dc.contributor.author.fl_str_mv CARMO, Everaldo Almeida do
contributor_str_mv CORDEIRO, Luiz Acácio Centeno
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Química
Ensino médio
Prática de ensino
Analogia
dc.subject.por.fl_str_mv Química
Ensino médio
Prática de ensino
Analogia
description The need of the analogy in the process teaching-learning is a theme hardly studied by many authors, although there are some limits within its application. The present work, inside a qualitative research, that seeks to verify how useful the analogies in the process of teaching-learning of the chemical contents are, had a major purpose: show in which way teachers use the analogical method in their explanations about atomic models. This study was realized with three chemistry teachers of a public school in the city of Belém. The main results aim for many difficulties of the teachers within the production and performing of analogies, what seems to be very tightening linked with the lack of knowledge themselves own about their students, so they badly choose the analogies for use in the classroom, then these procedures become not very useful.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-04-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-03-23T21:19:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-03-23T21:19:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARMO, Everaldo Almeida do. As analogias como instrumentos úteis para o ensino do conteúdo químico no nível médio. 2006. 81 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1831
identifier_str_mv CARMO, Everaldo Almeida do. As analogias como instrumentos úteis para o ensino do conteúdo químico no nível médio. 2006. 81 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
url http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Educação Matemática e Científica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1831/5/Dissertacao_AnalogiasInstrumentosUteis.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1831/6/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1831/7/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1831/8/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1831/9/Dissertacao_AnalogiasInstrumentosUteis.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 50f9a6d61b9e25fb9d1b88c0a5d543e3
6b71892b27c4389434057b8b0e86b43e
1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6
3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9
3bc8c118a9708847f406d59c2fb7bb13
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801771851154718720