ANALOGIAS PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: ANALOGIES FOR TEACHING BIOCHEMISTRY IN HIGH SCHOOL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Jéssica Ulisses
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Leal, Murilo Cruz, Rossi, Samuel Quinaud, Dias, Tamara Nayara, Ferreira, Karla Aparecida, Oliveira, Cristiane Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34713
Resumo: O artigo tem como objetivos apresentar uma proposta de abordagem de temas de Bioquímica no Ensino Médio por meio de analogias, bem como avaliar a pertinência dessa proposta a partir de comentários escritos dos estudantes. O projeto "ExpoBiochimica: Compreendendo Fenômenos Bioquímicos por Meio de Analo gias" foi desenvolvido na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A apre sentação dos temas bioquímicos associados a sistemas analógicos cotidianos deu-se por meio de painéis. O material produzido, envolvendo oito temas, foi exposto em escolas públicas por alunos das licenciaturas de Ciências Biológicas e Química da UFSJ. Os comentários elaborados pelos alunos do Ensino Médio são discutidos no artigo, caracterizando uma avaliação positiva do uso de analogias para o ensino- aprendizagem de conteúdos bioquímicos. The article aims to present a proposal for addressing issues of Bio chemistry in high school by means of analogies, and assess the relevance of such a proposal from the students' written comments. The project "ExpoBiochimica: Un derstanding Biochemical Phenomena through Analogies " was developed at the Fed eral University of São João del-Rei (UFSJ). The presentation of the issues associated with biochemical analog was given daily through dashboards. The material produced, involving eight subjects was exposed in public schools by the undergraduate students of Biological Sciences and Chemistry UFSJ. The comments made by high school students are discussed in the article, featuring a positive evaluation of the use of analogies for teaching and learning of biochemical content.
id UFMG-11_df0c7bb623ae2eb90f67b602108bd124
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34713
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling ANALOGIAS PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: ANALOGIES FOR TEACHING BIOCHEMISTRY IN HIGH SCHOOLEnsino de Bioquímica; Analogias; Ensino Médio.O artigo tem como objetivos apresentar uma proposta de abordagem de temas de Bioquímica no Ensino Médio por meio de analogias, bem como avaliar a pertinência dessa proposta a partir de comentários escritos dos estudantes. O projeto "ExpoBiochimica: Compreendendo Fenômenos Bioquímicos por Meio de Analo gias" foi desenvolvido na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A apre sentação dos temas bioquímicos associados a sistemas analógicos cotidianos deu-se por meio de painéis. O material produzido, envolvendo oito temas, foi exposto em escolas públicas por alunos das licenciaturas de Ciências Biológicas e Química da UFSJ. Os comentários elaborados pelos alunos do Ensino Médio são discutidos no artigo, caracterizando uma avaliação positiva do uso de analogias para o ensino- aprendizagem de conteúdos bioquímicos. The article aims to present a proposal for addressing issues of Bio chemistry in high school by means of analogies, and assess the relevance of such a proposal from the students' written comments. The project "ExpoBiochimica: Un derstanding Biochemical Phenomena through Analogies " was developed at the Fed eral University of São João del-Rei (UFSJ). The presentation of the issues associated with biochemical analog was given daily through dashboards. The material produced, involving eight subjects was exposed in public schools by the undergraduate students of Biological Sciences and Chemistry UFSJ. The comments made by high school students are discussed in the article, featuring a positive evaluation of the use of analogies for teaching and learning of biochemical content.CECIMIG-FaE-UFMG2012-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Pareshttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3471310.1590/1983-21172012140113Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 1 (2012)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 1 (2012)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 1 (2012)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34713/27403Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Jéssica Ulisses Leal, Murilo CruzRossi, Samuel QuinaudDias, Tamara Nayara Ferreira, Karla Aparecida Oliveira, Cristiane Pereira de 2021-06-19T18:02:27Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34713Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-19T18:02:27Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ANALOGIAS PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: ANALOGIES FOR TEACHING BIOCHEMISTRY IN HIGH SCHOOL
title ANALOGIAS PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: ANALOGIES FOR TEACHING BIOCHEMISTRY IN HIGH SCHOOL
spellingShingle ANALOGIAS PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: ANALOGIES FOR TEACHING BIOCHEMISTRY IN HIGH SCHOOL
Barbosa, Jéssica Ulisses
Ensino de Bioquímica; Analogias; Ensino Médio.
title_short ANALOGIAS PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: ANALOGIES FOR TEACHING BIOCHEMISTRY IN HIGH SCHOOL
title_full ANALOGIAS PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: ANALOGIES FOR TEACHING BIOCHEMISTRY IN HIGH SCHOOL
title_fullStr ANALOGIAS PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: ANALOGIES FOR TEACHING BIOCHEMISTRY IN HIGH SCHOOL
title_full_unstemmed ANALOGIAS PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: ANALOGIES FOR TEACHING BIOCHEMISTRY IN HIGH SCHOOL
title_sort ANALOGIAS PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: ANALOGIES FOR TEACHING BIOCHEMISTRY IN HIGH SCHOOL
author Barbosa, Jéssica Ulisses
author_facet Barbosa, Jéssica Ulisses
Leal, Murilo Cruz
Rossi, Samuel Quinaud
Dias, Tamara Nayara
Ferreira, Karla Aparecida
Oliveira, Cristiane Pereira de
author_role author
author2 Leal, Murilo Cruz
Rossi, Samuel Quinaud
Dias, Tamara Nayara
Ferreira, Karla Aparecida
Oliveira, Cristiane Pereira de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Jéssica Ulisses
Leal, Murilo Cruz
Rossi, Samuel Quinaud
Dias, Tamara Nayara
Ferreira, Karla Aparecida
Oliveira, Cristiane Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Bioquímica; Analogias; Ensino Médio.
topic Ensino de Bioquímica; Analogias; Ensino Médio.
description O artigo tem como objetivos apresentar uma proposta de abordagem de temas de Bioquímica no Ensino Médio por meio de analogias, bem como avaliar a pertinência dessa proposta a partir de comentários escritos dos estudantes. O projeto "ExpoBiochimica: Compreendendo Fenômenos Bioquímicos por Meio de Analo gias" foi desenvolvido na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A apre sentação dos temas bioquímicos associados a sistemas analógicos cotidianos deu-se por meio de painéis. O material produzido, envolvendo oito temas, foi exposto em escolas públicas por alunos das licenciaturas de Ciências Biológicas e Química da UFSJ. Os comentários elaborados pelos alunos do Ensino Médio são discutidos no artigo, caracterizando uma avaliação positiva do uso de analogias para o ensino- aprendizagem de conteúdos bioquímicos. The article aims to present a proposal for addressing issues of Bio chemistry in high school by means of analogies, and assess the relevance of such a proposal from the students' written comments. The project "ExpoBiochimica: Un derstanding Biochemical Phenomena through Analogies " was developed at the Fed eral University of São João del-Rei (UFSJ). The presentation of the issues associated with biochemical analog was given daily through dashboards. The material produced, involving eight subjects was exposed in public schools by the undergraduate students of Biological Sciences and Chemistry UFSJ. The comments made by high school students are discussed in the article, featuring a positive evaluation of the use of analogies for teaching and learning of biochemical content.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34713
10.1590/1983-21172012140113
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34713
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172012140113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34713/27403
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 1 (2012)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 1 (2012)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 1 (2012)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711165014605824