ANALOGIAS PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: ANALOGIES FOR TEACHING BIOCHEMISTRY IN HIGH SCHOOL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34713 |
Resumo: | O artigo tem como objetivos apresentar uma proposta de abordagem de temas de Bioquímica no Ensino Médio por meio de analogias, bem como avaliar a pertinência dessa proposta a partir de comentários escritos dos estudantes. O projeto "ExpoBiochimica: Compreendendo Fenômenos Bioquímicos por Meio de Analo gias" foi desenvolvido na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A apre sentação dos temas bioquímicos associados a sistemas analógicos cotidianos deu-se por meio de painéis. O material produzido, envolvendo oito temas, foi exposto em escolas públicas por alunos das licenciaturas de Ciências Biológicas e Química da UFSJ. Os comentários elaborados pelos alunos do Ensino Médio são discutidos no artigo, caracterizando uma avaliação positiva do uso de analogias para o ensino- aprendizagem de conteúdos bioquímicos. The article aims to present a proposal for addressing issues of Bio chemistry in high school by means of analogies, and assess the relevance of such a proposal from the students' written comments. The project "ExpoBiochimica: Un derstanding Biochemical Phenomena through Analogies " was developed at the Fed eral University of São João del-Rei (UFSJ). The presentation of the issues associated with biochemical analog was given daily through dashboards. The material produced, involving eight subjects was exposed in public schools by the undergraduate students of Biological Sciences and Chemistry UFSJ. The comments made by high school students are discussed in the article, featuring a positive evaluation of the use of analogies for teaching and learning of biochemical content. |
id |
UFMG-11_df0c7bb623ae2eb90f67b602108bd124 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34713 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ANALOGIAS PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: ANALOGIES FOR TEACHING BIOCHEMISTRY IN HIGH SCHOOLEnsino de Bioquímica; Analogias; Ensino Médio.O artigo tem como objetivos apresentar uma proposta de abordagem de temas de Bioquímica no Ensino Médio por meio de analogias, bem como avaliar a pertinência dessa proposta a partir de comentários escritos dos estudantes. O projeto "ExpoBiochimica: Compreendendo Fenômenos Bioquímicos por Meio de Analo gias" foi desenvolvido na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A apre sentação dos temas bioquímicos associados a sistemas analógicos cotidianos deu-se por meio de painéis. O material produzido, envolvendo oito temas, foi exposto em escolas públicas por alunos das licenciaturas de Ciências Biológicas e Química da UFSJ. Os comentários elaborados pelos alunos do Ensino Médio são discutidos no artigo, caracterizando uma avaliação positiva do uso de analogias para o ensino- aprendizagem de conteúdos bioquímicos. The article aims to present a proposal for addressing issues of Bio chemistry in high school by means of analogies, and assess the relevance of such a proposal from the students' written comments. The project "ExpoBiochimica: Un derstanding Biochemical Phenomena through Analogies " was developed at the Fed eral University of São João del-Rei (UFSJ). The presentation of the issues associated with biochemical analog was given daily through dashboards. The material produced, involving eight subjects was exposed in public schools by the undergraduate students of Biological Sciences and Chemistry UFSJ. The comments made by high school students are discussed in the article, featuring a positive evaluation of the use of analogies for teaching and learning of biochemical content.CECIMIG-FaE-UFMG2012-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Pareshttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3471310.1590/1983-21172012140113Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 1 (2012)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 1 (2012)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 1 (2012)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34713/27403Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Jéssica Ulisses Leal, Murilo CruzRossi, Samuel QuinaudDias, Tamara Nayara Ferreira, Karla Aparecida Oliveira, Cristiane Pereira de 2021-06-19T18:02:27Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34713Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-19T18:02:27Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANALOGIAS PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: ANALOGIES FOR TEACHING BIOCHEMISTRY IN HIGH SCHOOL |
title |
ANALOGIAS PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: ANALOGIES FOR TEACHING BIOCHEMISTRY IN HIGH SCHOOL |
spellingShingle |
ANALOGIAS PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: ANALOGIES FOR TEACHING BIOCHEMISTRY IN HIGH SCHOOL Barbosa, Jéssica Ulisses Ensino de Bioquímica; Analogias; Ensino Médio. |
title_short |
ANALOGIAS PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: ANALOGIES FOR TEACHING BIOCHEMISTRY IN HIGH SCHOOL |
title_full |
ANALOGIAS PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: ANALOGIES FOR TEACHING BIOCHEMISTRY IN HIGH SCHOOL |
title_fullStr |
ANALOGIAS PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: ANALOGIES FOR TEACHING BIOCHEMISTRY IN HIGH SCHOOL |
title_full_unstemmed |
ANALOGIAS PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: ANALOGIES FOR TEACHING BIOCHEMISTRY IN HIGH SCHOOL |
title_sort |
ANALOGIAS PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: ANALOGIES FOR TEACHING BIOCHEMISTRY IN HIGH SCHOOL |
author |
Barbosa, Jéssica Ulisses |
author_facet |
Barbosa, Jéssica Ulisses Leal, Murilo Cruz Rossi, Samuel Quinaud Dias, Tamara Nayara Ferreira, Karla Aparecida Oliveira, Cristiane Pereira de |
author_role |
author |
author2 |
Leal, Murilo Cruz Rossi, Samuel Quinaud Dias, Tamara Nayara Ferreira, Karla Aparecida Oliveira, Cristiane Pereira de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Jéssica Ulisses Leal, Murilo Cruz Rossi, Samuel Quinaud Dias, Tamara Nayara Ferreira, Karla Aparecida Oliveira, Cristiane Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Bioquímica; Analogias; Ensino Médio. |
topic |
Ensino de Bioquímica; Analogias; Ensino Médio. |
description |
O artigo tem como objetivos apresentar uma proposta de abordagem de temas de Bioquímica no Ensino Médio por meio de analogias, bem como avaliar a pertinência dessa proposta a partir de comentários escritos dos estudantes. O projeto "ExpoBiochimica: Compreendendo Fenômenos Bioquímicos por Meio de Analo gias" foi desenvolvido na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A apre sentação dos temas bioquímicos associados a sistemas analógicos cotidianos deu-se por meio de painéis. O material produzido, envolvendo oito temas, foi exposto em escolas públicas por alunos das licenciaturas de Ciências Biológicas e Química da UFSJ. Os comentários elaborados pelos alunos do Ensino Médio são discutidos no artigo, caracterizando uma avaliação positiva do uso de analogias para o ensino- aprendizagem de conteúdos bioquímicos. The article aims to present a proposal for addressing issues of Bio chemistry in high school by means of analogies, and assess the relevance of such a proposal from the students' written comments. The project "ExpoBiochimica: Un derstanding Biochemical Phenomena through Analogies " was developed at the Fed eral University of São João del-Rei (UFSJ). The presentation of the issues associated with biochemical analog was given daily through dashboards. The material produced, involving eight subjects was exposed in public schools by the undergraduate students of Biological Sciences and Chemistry UFSJ. The comments made by high school students are discussed in the article, featuring a positive evaluation of the use of analogies for teaching and learning of biochemical content. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34713 10.1590/1983-21172012140113 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34713 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172012140113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34713/27403 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 1 (2012) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 1 (2012) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 1 (2012) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711165014605824 |