Aprendizagem em química : a visão dos alunos sobre analogias no ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ronssen, Marília Elizabeth
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/65660
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Regina Maria Queiroz de Mello
id UFPR_535685b6eb1c8c5e92c71df9fe9a72a8
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/65660
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ronssen, Marília ElizabethMello, Regina Maria Queiroz de, 1965-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional2021-05-04T19:59:00Z2021-05-04T19:59:00Z2019https://hdl.handle.net/1884/65660Orientadora: Profa. Dra. Regina Maria Queiroz de MelloDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI. Defesa : Curitiba, 30/09/2019Inclui referências: p. 98-103Resumo: O presente trabalho teve por objetivo geral responder o seguinte questionamento: "Quais as contribuições do uso de analogias no ensino de química na visão de alunos do ensino médio?". Para tal foram desenvolvidas três analogias sobre os temas: (i) Condições para ocorrência de uma reação química, (ii) Uso do diagrama de Linus Pauling e (iii) Gráficos de cinética das reações. Com a análise estatística, foi possível responder de modo imparcial e com fundamentação científica a essa pergunta. O estudo foi realizado com três turmas do 3° ano do ensino médio do Colégio Estadual do Paraná, na cidade de Curitiba. Os dados foram obtidos através de questionários e as analogias foram apresentadas de forma impressa. Para obter um contraponto os alunos também responderam questionários sobre textos dos mesmos temas das analogias oriundos de livros didáticos, todos de forma impressa. Os testes estatísticos realizados foram: estatística inferencial pelos métodos de estimação e teste de hipóteses para as questões objetivas, técnica de text mining (mineração de texto) e análise de sentimento das respostas. Os principais resultados apontam que na visão dos alunos as analogias são recursos importantes como facilitadores na compreensão de conteúdos e como ponte para transpor obstáculos na aprendizagem, além de aproximarem a química do cotidiano. Palavras chaves: Analogias. Ensino de química. Ensino médio.Abstract: The present work aimed to answer the following question: "What are the contributions of the use of analogies in teaching chemistry in the view of high school students?". To this end, three analogies were developed: (i) Conditions for the occurrence of a chemical reaction, (ii) Use of the Linus Pauling diagram and (iii) Kinetic reaction graphs. With statistical analysis, it was possible to answer this question impartially and scientifically. The study was conducted with three classes of the third year of high school of the Colégio Estadual do Paraná (State College of Paraná), in the city of Curitiba. Data was obtained through questionnaires and analogies were presented in printed form. To obtain a counterpoint the students also answered questionnaires about texts of the same themes of the analogies coming from textbooks, all in printed form. The statistical tests performed were: inferential statistics by the estimation and hypothesis testing methods for the objective questions and text-mining technique and sentiment analysis of the answers. The main results indicate that in the students' view analogies are important resources as facilitators in the comprehension of contents and as a bridge to overcome learning obstacles, in addition to bringing chemistry closer to daily life. Keywords: Analogies. Chemistry teaching. High school.1 arquivo (134 p.) : il. (algumas color.).application/pdfQuímica - Estudo e ensinoQuímica (Ensino médio)Livros didáticos - AvaliaçãoAnalogiaQuimicaAprendizagem em química : a visão dos alunos sobre analogias no ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARILIA ELIZABETH RONSSEN.pdfapplication/pdf12570988https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65660/1/R%20-%20D%20-%20MARILIA%20ELIZABETH%20RONSSEN.pdfef38b5e3bb987f2fdddbf68cb3e4702eMD51open access1884/656602021-05-04 16:59:00.827open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/65660Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-04T19:59Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem em química : a visão dos alunos sobre analogias no ensino
title Aprendizagem em química : a visão dos alunos sobre analogias no ensino
spellingShingle Aprendizagem em química : a visão dos alunos sobre analogias no ensino
Ronssen, Marília Elizabeth
Química - Estudo e ensino
Química (Ensino médio)
Livros didáticos - Avaliação
Analogia
Quimica
title_short Aprendizagem em química : a visão dos alunos sobre analogias no ensino
title_full Aprendizagem em química : a visão dos alunos sobre analogias no ensino
title_fullStr Aprendizagem em química : a visão dos alunos sobre analogias no ensino
title_full_unstemmed Aprendizagem em química : a visão dos alunos sobre analogias no ensino
title_sort Aprendizagem em química : a visão dos alunos sobre analogias no ensino
author Ronssen, Marília Elizabeth
author_facet Ronssen, Marília Elizabeth
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Mello, Regina Maria Queiroz de, 1965-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional
dc.contributor.author.fl_str_mv Ronssen, Marília Elizabeth
dc.subject.por.fl_str_mv Química - Estudo e ensino
Química (Ensino médio)
Livros didáticos - Avaliação
Analogia
Quimica
topic Química - Estudo e ensino
Química (Ensino médio)
Livros didáticos - Avaliação
Analogia
Quimica
description Orientadora: Profa. Dra. Regina Maria Queiroz de Mello
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-04T19:59:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-04T19:59:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/65660
url https://hdl.handle.net/1884/65660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (134 p.) : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65660/1/R%20-%20D%20-%20MARILIA%20ELIZABETH%20RONSSEN.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ef38b5e3bb987f2fdddbf68cb3e4702e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860886154969088