EDUCAÇÃO SUPERIOR E DEMOCRATIZAÇÃO: O ACESSO DE POPULAÇÕES NEGRAS, INDÍGENAS E DO CAMPO NO ENSINO SUPERIOR NA AMAZÔNIA PARAENSE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temas em Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17788 |
Resumo: | O artigo reflete sobre a democratização da educação superior na Amazônia paraense, considerando o cenário das políticas educacionais brasileiras. Em uma perspectiva de análise, considera-se que os anos de 1990 até o momento atual tem se caracterizado pela adoção de políticas compensatórias adotadas para os grupos minoritários e que vem crescendo e se estabelecendo, em caráter pontual, reforçando as desigualdades sociais e educacionais. Em outra, considera-se a importância de fortalecer a reparação e ampliação da alteridade para com esses grupos, que não deve ser pontual ou meramente jurídica, caracterizadas pela ampliação das vagas oferecidas pelas instituições de Educação Superior, mas pela combinação de políticas que possibilitem a afirmação de suas identidades culturais. O artigo referencia-se nessas duas perspectivas para analisar o acesso das populações negras, indígenas e do campo ao ensino superior na Amazônia Paraense, tomando como foco de investigação, as ações promovidas pela Universidade Federal do Pará. |
id |
UFPB-11_68c43a29864ecac2e668abcc4ae88300 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/17788 |
network_acronym_str |
UFPB-11 |
network_name_str |
Temas em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO SUPERIOR E DEMOCRATIZAÇÃO: O ACESSO DE POPULAÇÕES NEGRAS, INDÍGENAS E DO CAMPO NO ENSINO SUPERIOR NA AMAZÔNIA PARAENSEO artigo reflete sobre a democratização da educação superior na Amazônia paraense, considerando o cenário das políticas educacionais brasileiras. Em uma perspectiva de análise, considera-se que os anos de 1990 até o momento atual tem se caracterizado pela adoção de políticas compensatórias adotadas para os grupos minoritários e que vem crescendo e se estabelecendo, em caráter pontual, reforçando as desigualdades sociais e educacionais. Em outra, considera-se a importância de fortalecer a reparação e ampliação da alteridade para com esses grupos, que não deve ser pontual ou meramente jurídica, caracterizadas pela ampliação das vagas oferecidas pelas instituições de Educação Superior, mas pela combinação de políticas que possibilitem a afirmação de suas identidades culturais. O artigo referencia-se nessas duas perspectivas para analisar o acesso das populações negras, indígenas e do campo ao ensino superior na Amazônia Paraense, tomando como foco de investigação, as ações promovidas pela Universidade Federal do Pará.Editora da UFPB2013-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17788Revista Temas em Educação; Vol. 22 No. 2 (2013): RTE (July.-Dec.); 83-102Revista Temas em Educação; Vol. 22 Núm. 2 (2013): RTE (jul.-dic.); 83-102Revista Temas em Educação; v. 22 n. 2 (2013): RTE (jul.-dez.); 83-1022359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17788/10151Hage, Salomão MufarrejPereira, Ricardo Augusto GomesBrito, Márcia Mariana Bittencourtinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:50:47Zoai:periodicos.ufpb.br:article/17788Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:50:47Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO SUPERIOR E DEMOCRATIZAÇÃO: O ACESSO DE POPULAÇÕES NEGRAS, INDÍGENAS E DO CAMPO NO ENSINO SUPERIOR NA AMAZÔNIA PARAENSE |
title |
EDUCAÇÃO SUPERIOR E DEMOCRATIZAÇÃO: O ACESSO DE POPULAÇÕES NEGRAS, INDÍGENAS E DO CAMPO NO ENSINO SUPERIOR NA AMAZÔNIA PARAENSE |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO SUPERIOR E DEMOCRATIZAÇÃO: O ACESSO DE POPULAÇÕES NEGRAS, INDÍGENAS E DO CAMPO NO ENSINO SUPERIOR NA AMAZÔNIA PARAENSE Hage, Salomão Mufarrej |
title_short |
EDUCAÇÃO SUPERIOR E DEMOCRATIZAÇÃO: O ACESSO DE POPULAÇÕES NEGRAS, INDÍGENAS E DO CAMPO NO ENSINO SUPERIOR NA AMAZÔNIA PARAENSE |
title_full |
EDUCAÇÃO SUPERIOR E DEMOCRATIZAÇÃO: O ACESSO DE POPULAÇÕES NEGRAS, INDÍGENAS E DO CAMPO NO ENSINO SUPERIOR NA AMAZÔNIA PARAENSE |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO SUPERIOR E DEMOCRATIZAÇÃO: O ACESSO DE POPULAÇÕES NEGRAS, INDÍGENAS E DO CAMPO NO ENSINO SUPERIOR NA AMAZÔNIA PARAENSE |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO SUPERIOR E DEMOCRATIZAÇÃO: O ACESSO DE POPULAÇÕES NEGRAS, INDÍGENAS E DO CAMPO NO ENSINO SUPERIOR NA AMAZÔNIA PARAENSE |
title_sort |
EDUCAÇÃO SUPERIOR E DEMOCRATIZAÇÃO: O ACESSO DE POPULAÇÕES NEGRAS, INDÍGENAS E DO CAMPO NO ENSINO SUPERIOR NA AMAZÔNIA PARAENSE |
author |
Hage, Salomão Mufarrej |
author_facet |
Hage, Salomão Mufarrej Pereira, Ricardo Augusto Gomes Brito, Márcia Mariana Bittencourt |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Ricardo Augusto Gomes Brito, Márcia Mariana Bittencourt |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hage, Salomão Mufarrej Pereira, Ricardo Augusto Gomes Brito, Márcia Mariana Bittencourt |
description |
O artigo reflete sobre a democratização da educação superior na Amazônia paraense, considerando o cenário das políticas educacionais brasileiras. Em uma perspectiva de análise, considera-se que os anos de 1990 até o momento atual tem se caracterizado pela adoção de políticas compensatórias adotadas para os grupos minoritários e que vem crescendo e se estabelecendo, em caráter pontual, reforçando as desigualdades sociais e educacionais. Em outra, considera-se a importância de fortalecer a reparação e ampliação da alteridade para com esses grupos, que não deve ser pontual ou meramente jurídica, caracterizadas pela ampliação das vagas oferecidas pelas instituições de Educação Superior, mas pela combinação de políticas que possibilitem a afirmação de suas identidades culturais. O artigo referencia-se nessas duas perspectivas para analisar o acesso das populações negras, indígenas e do campo ao ensino superior na Amazônia Paraense, tomando como foco de investigação, as ações promovidas pela Universidade Federal do Pará. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17788 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17788 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17788/10151 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Temas em Educação; Vol. 22 No. 2 (2013): RTE (July.-Dec.); 83-102 Revista Temas em Educação; Vol. 22 Núm. 2 (2013): RTE (jul.-dic.); 83-102 Revista Temas em Educação; v. 22 n. 2 (2013): RTE (jul.-dez.); 83-102 2359-7003 0104-2777 reponame:Temas em Educação instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Temas em Educação |
collection |
Temas em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1798045908700495872 |