IMPLICAÇÕES DA GLOBALIZAÇÃO NA POLÍTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR: REFLEXÕES PARA ALÉM DE INCLUSÃO ENQUANTO INSERÇÃO FÍSICA
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temas em Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20434 |
Resumo: | O presente texto pretende oferecer subsídios para um olhar diferenciado sobre as políticas públicas educacionais, especificamente a política de inclusão. Procura superar as visões restritas que permeiam o tema, inserindo-o numa perspectiva que desloca os problemas educacionais da população-alvo (as pessoas com deficiência), para as políticas e práticas educacionais, influenciadas fortemente pelos processos sociais contemporâneos, como é o caso da globalização. Questiona a ideia de identidade fixa e imutável, na busca de respaldar uma visão epistemológica que tem por sustentáculo a Pedagogia das diferenças, como caminho para a superação das exclusões físicas e simbólicas existentes no sistema educacional. Nesse sentido, rejeita as simplificações estéreis e dirige-se a trilhas mais complexas, indefinidas e instáveis, mas, certamente, mais éticas, humanas e verdadeiramente inclusivas. Palavras-chave: Inclusão. Globalização. Educação. |
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IMPLICAÇÕES DA GLOBALIZAÇÃO NA POLÍTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR: REFLEXÕES PARA ALÉM DE INCLUSÃO ENQUANTO INSERÇÃO FÍSICAO presente texto pretende oferecer subsídios para um olhar diferenciado sobre as políticas públicas educacionais, especificamente a política de inclusão. Procura superar as visões restritas que permeiam o tema, inserindo-o numa perspectiva que desloca os problemas educacionais da população-alvo (as pessoas com deficiência), para as políticas e práticas educacionais, influenciadas fortemente pelos processos sociais contemporâneos, como é o caso da globalização. Questiona a ideia de identidade fixa e imutável, na busca de respaldar uma visão epistemológica que tem por sustentáculo a Pedagogia das diferenças, como caminho para a superação das exclusões físicas e simbólicas existentes no sistema educacional. Nesse sentido, rejeita as simplificações estéreis e dirige-se a trilhas mais complexas, indefinidas e instáveis, mas, certamente, mais éticas, humanas e verdadeiramente inclusivas. Palavras-chave: Inclusão. Globalização. Educação.Editora da UFPB2014-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20434Revista Temas em Educação; 2010: v.18 / 19, n.1 / 2, p. 1-286, Jan-Dec. 2009/2010; 88-113Revista Temas em Educação; 2010: v.18/19, n. 1/2, pág. 1-286, ene.-dic. 2009/2010; 88-113Revista Temas em Educação; 2010: v.18/19, n.1/2, p. 1-286, jan.-dez. 2009/2010; 88-1132359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20434/11299Dorziat, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:55:19Zoai:periodicos.ufpb.br:article/20434Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:55:19Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
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