Integração e inclusão escolar : reflexões em torno da experiência alemã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beyer, Hugo Otto
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/20993
Resumo: os paradigmas da integração e da inclusão escolar, com acentos conceituais diferenciados, têm marcado a história da educação especial nos últimos 30 anos. São vários os países que têm aderido aos mesmos, com ênfases e experiências próprias. O presente artigo ocupa-se da experiência de integração escolar de alunos com necessidades especiais em escolas regulares nos diferentes estados alemães. Considera as temáticas que têm acompanhado tal experiência, no confronto de novos e velhos paradigmas. Conclui com considerações sobre a realidade brasileira, face à crescente ênfase nas políticas educacionais integradoras e inclusivas.
id UFRGS-2_a0eaed4207c268837db8ef62995e654b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20993
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Beyer, Hugo Otto2010-04-20T04:15:16Z20021413-6538http://hdl.handle.net/10183/20993000411351os paradigmas da integração e da inclusão escolar, com acentos conceituais diferenciados, têm marcado a história da educação especial nos últimos 30 anos. São vários os países que têm aderido aos mesmos, com ênfases e experiências próprias. O presente artigo ocupa-se da experiência de integração escolar de alunos com necessidades especiais em escolas regulares nos diferentes estados alemães. Considera as temáticas que têm acompanhado tal experiência, no confronto de novos e velhos paradigmas. Conclui com considerações sobre a realidade brasileira, face à crescente ênfase nas políticas educacionais integradoras e inclusivas.The paradigms of school integration and inclusion with differenciated conceptual emphasis have marked the history of special education during the last 30 years. They have been adopted by several countries with their own emphasis and experiences. The present work describes the school integration experience of students with special needs in regular school on German states. The concepts, which have followed those experiences, are considered in confrontation of new and old paradigms. The Brazilian reality, in face of the growing emphasis of integrating and inclusive educational policies, is discussed.application/pdfporRevista brasileira de educação especial. Marília, SP. Vol. 8, n. 2 (jul./dez. 2002), p. 157-167Integração escolarInclusão escolarPolítica educacionalAlemanhaBrasilSchool integrationInclusive educationGerman school integrationBrazilian policies on school integration/inclusionIntegração e inclusão escolar : reflexões em torno da experiência alemãSchool integration and inclusion: reflections on the German experience info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000411351.pdf.txt000411351.pdf.txtExtracted Texttext/plain34148http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20993/2/000411351.pdf.txt07e57880b471782fd4b3fae2033c0e66MD52ORIGINAL000411351.pdf000411351.pdfTexto completoapplication/pdf53117http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20993/1/000411351.pdfe3dd399848359a4ea8341a0ce93f4e4aMD51THUMBNAIL000411351.pdf.jpg000411351.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1387http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20993/3/000411351.pdf.jpgf4db5be5fc9d1b92800953244ecce37bMD5310183/209932020-10-15 04:06:09.223947oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20993Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-10-15T07:06:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Integração e inclusão escolar : reflexões em torno da experiência alemã
dc.title.alternative.en.fl_str_mv School integration and inclusion: reflections on the German experience
title Integração e inclusão escolar : reflexões em torno da experiência alemã
spellingShingle Integração e inclusão escolar : reflexões em torno da experiência alemã
Beyer, Hugo Otto
Integração escolar
Inclusão escolar
Política educacional
Alemanha
Brasil
School integration
Inclusive education
German school integration
Brazilian policies on school integration/inclusion
title_short Integração e inclusão escolar : reflexões em torno da experiência alemã
title_full Integração e inclusão escolar : reflexões em torno da experiência alemã
title_fullStr Integração e inclusão escolar : reflexões em torno da experiência alemã
title_full_unstemmed Integração e inclusão escolar : reflexões em torno da experiência alemã
title_sort Integração e inclusão escolar : reflexões em torno da experiência alemã
author Beyer, Hugo Otto
author_facet Beyer, Hugo Otto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Beyer, Hugo Otto
dc.subject.por.fl_str_mv Integração escolar
Inclusão escolar
Política educacional
Alemanha
Brasil
topic Integração escolar
Inclusão escolar
Política educacional
Alemanha
Brasil
School integration
Inclusive education
German school integration
Brazilian policies on school integration/inclusion
dc.subject.eng.fl_str_mv School integration
Inclusive education
German school integration
Brazilian policies on school integration/inclusion
description os paradigmas da integração e da inclusão escolar, com acentos conceituais diferenciados, têm marcado a história da educação especial nos últimos 30 anos. São vários os países que têm aderido aos mesmos, com ênfases e experiências próprias. O presente artigo ocupa-se da experiência de integração escolar de alunos com necessidades especiais em escolas regulares nos diferentes estados alemães. Considera as temáticas que têm acompanhado tal experiência, no confronto de novos e velhos paradigmas. Conclui com considerações sobre a realidade brasileira, face à crescente ênfase nas políticas educacionais integradoras e inclusivas.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-20T04:15:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/20993
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-6538
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000411351
identifier_str_mv 1413-6538
000411351
url http://hdl.handle.net/10183/20993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial. Marília, SP. Vol. 8, n. 2 (jul./dez. 2002), p. 157-167
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20993/2/000411351.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20993/1/000411351.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20993/3/000411351.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 07e57880b471782fd4b3fae2033c0e66
e3dd399848359a4ea8341a0ce93f4e4a
f4db5be5fc9d1b92800953244ecce37b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224709847646208