Integração e inclusão escolar : reflexões em torno da experiência alemã
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/20993 |
Resumo: | os paradigmas da integração e da inclusão escolar, com acentos conceituais diferenciados, têm marcado a história da educação especial nos últimos 30 anos. São vários os países que têm aderido aos mesmos, com ênfases e experiências próprias. O presente artigo ocupa-se da experiência de integração escolar de alunos com necessidades especiais em escolas regulares nos diferentes estados alemães. Considera as temáticas que têm acompanhado tal experiência, no confronto de novos e velhos paradigmas. Conclui com considerações sobre a realidade brasileira, face à crescente ênfase nas políticas educacionais integradoras e inclusivas. |
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Beyer, Hugo Otto2010-04-20T04:15:16Z20021413-6538http://hdl.handle.net/10183/20993000411351os paradigmas da integração e da inclusão escolar, com acentos conceituais diferenciados, têm marcado a história da educação especial nos últimos 30 anos. São vários os países que têm aderido aos mesmos, com ênfases e experiências próprias. O presente artigo ocupa-se da experiência de integração escolar de alunos com necessidades especiais em escolas regulares nos diferentes estados alemães. Considera as temáticas que têm acompanhado tal experiência, no confronto de novos e velhos paradigmas. Conclui com considerações sobre a realidade brasileira, face à crescente ênfase nas políticas educacionais integradoras e inclusivas.The paradigms of school integration and inclusion with differenciated conceptual emphasis have marked the history of special education during the last 30 years. They have been adopted by several countries with their own emphasis and experiences. The present work describes the school integration experience of students with special needs in regular school on German states. The concepts, which have followed those experiences, are considered in confrontation of new and old paradigms. The Brazilian reality, in face of the growing emphasis of integrating and inclusive educational policies, is discussed.application/pdfporRevista brasileira de educação especial. Marília, SP. Vol. 8, n. 2 (jul./dez. 2002), p. 157-167Integração escolarInclusão escolarPolítica educacionalAlemanhaBrasilSchool integrationInclusive educationGerman school integrationBrazilian policies on school integration/inclusionIntegração e inclusão escolar : reflexões em torno da experiência alemãSchool integration and inclusion: reflections on the German experience info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000411351.pdf.txt000411351.pdf.txtExtracted Texttext/plain34148http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20993/2/000411351.pdf.txt07e57880b471782fd4b3fae2033c0e66MD52ORIGINAL000411351.pdf000411351.pdfTexto completoapplication/pdf53117http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20993/1/000411351.pdfe3dd399848359a4ea8341a0ce93f4e4aMD51THUMBNAIL000411351.pdf.jpg000411351.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1387http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20993/3/000411351.pdf.jpgf4db5be5fc9d1b92800953244ecce37bMD5310183/209932020-10-15 04:06:09.223947oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20993Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-10-15T07:06:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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