OS SABERES DA PRÁTICA NECESSÁRIOS À CONSTITUIÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA A VIDA EM FRANCOIS RABELAIS
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temas em Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/19805 |
Resumo: | RESUMO Este artigo tem o propósito de analisar como Francois Rabelais (1494-1553) no seu romance “Gargantua” desenvolve uma crítica ao formalismo ritual marcado pela educação dos “sofistas” (escolásticos), enfocando, ao mesmo tempo, a cultura oficial e a cultura não-oficial, a popular, ou seja, nos interessa analisar como a cultura popular é incorporada no romance para consubstanciar a crítica de Rabelais ao ensino escolástico, e como ele contribui para a reflexão sobre a educação, sobre os saberes da prática e o conhecimento das coisas e das palavras. Faremos uma rápida análise dos capítulos que são destinados a educação de Gargantua buscando dialogar também com outros, diretamente relacionados ao tema tais como, o capítulo XXII sobre “Os divertimentos de Gargantua”, o capítulo XXIV, intitulado “O que fazia Gargantua quando o tempo estava chuvoso” e o capítulo XIII, “Como Gradgousier conheceu o espírito maravilhoso de Gargantua na invenção de um limpa-cu”. Palavras-chave: cultura popular, educação, conhecimento. [1] Doutoranda em Educação da Linha de Pesquisa em Educação Popular, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista CAPES. E-mail: medeiae@yahoo.com.br. [2] Doutor em Educação, do Departamento de Fundamentação da Educação, do Centro de Educação, da Linha de Pesquisa Educação Popular, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB. |
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OS SABERES DA PRÁTICA NECESSÁRIOS À CONSTITUIÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA A VIDA EM FRANCOIS RABELAISRESUMO Este artigo tem o propósito de analisar como Francois Rabelais (1494-1553) no seu romance “Gargantua” desenvolve uma crítica ao formalismo ritual marcado pela educação dos “sofistas” (escolásticos), enfocando, ao mesmo tempo, a cultura oficial e a cultura não-oficial, a popular, ou seja, nos interessa analisar como a cultura popular é incorporada no romance para consubstanciar a crítica de Rabelais ao ensino escolástico, e como ele contribui para a reflexão sobre a educação, sobre os saberes da prática e o conhecimento das coisas e das palavras. Faremos uma rápida análise dos capítulos que são destinados a educação de Gargantua buscando dialogar também com outros, diretamente relacionados ao tema tais como, o capítulo XXII sobre “Os divertimentos de Gargantua”, o capítulo XXIV, intitulado “O que fazia Gargantua quando o tempo estava chuvoso” e o capítulo XIII, “Como Gradgousier conheceu o espírito maravilhoso de Gargantua na invenção de um limpa-cu”. Palavras-chave: cultura popular, educação, conhecimento. [1] Doutoranda em Educação da Linha de Pesquisa em Educação Popular, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista CAPES. E-mail: medeiae@yahoo.com.br. [2] Doutor em Educação, do Departamento de Fundamentação da Educação, do Centro de Educação, da Linha de Pesquisa Educação Popular, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB.Editora da UFPB2014-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/19805Revista Temas em Educação; Vol. 23 No. 1 (2014): RTE (July.-Dec.); 169-178Revista Temas em Educação; Vol. 23 Núm. 1 (2014): RTE (jul.-dic.); 169-178Revista Temas em Educação; v. 23 n. 1 (2014): RTE (jan.-jun.); 169-1782359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/19805/11426Lopes, Edna MariaGonçalves, Luiz Gonzagainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:48:55Zoai:periodicos.ufpb.br:article/19805Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:48:55Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
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