A POTÊNCIA DAS NARRATIVAS DE FORMAÇÃO PARA O PROCESSO DE TESSITURA IDENTITÁRIA DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza Maria, Liliane Sant'Anna
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fontoura, Helena Amaral da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temas em Educação
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20022
Resumo: Este artigo traz uma reflexão sobre a constituição da identidade docente e a possibilidade metodológica de se inserirem as histórias de vida, na área da Educação, como um caminho para fortalecer a formação de professores da Educação de Jovens e Adultos. Situamos, brevemente, a formação docente em EJA com Haddad e Soares e discorremos sobre a trajetória da identidade a partir de Dubar e Hall, mais especificamente, na formação docente com base em Marcelo. A escolha por esses autores se junta ao objetivo deste trabalho - de entender o processo formativo trilhando outras lógicas de compreensão de práticas, como as narrativas dos sujeitos. Refletimos também sobre a experiência formativa a partir de Josso, tendo em vista que suas considerações contribuem para formar professores quando coloca como centralidade as narrativas de formação. Por meio da abordagem teórico-metodológica, analisamos as percepções individuais e coletivas dos futuros docentes e sua dimensão social, ao dar ênfase aos relatos conectados à cultura do sujeito que narra, o que corrobora para o entendimento dos percursos formativos e a constituição da identidade docente.  Assim, buscamos apoio nas reflexões de Josso, no que concerne aos percursos de vida de docentes em formação e sua influência e significado na formação de professores e Souza na perspectiva do falar do conhecimento de si nas vivências de escolarização. Objetivamos, com este trabalho, dar visibilidade teórica sobre os processos formativos em Educação de Jovens e Adultos. Para isso, partimos das narrativas de formação dos sujeitos que, ao exercer sua docência, vão tecendo sua identidade docente.Palavras-chave: Identidade docente. Narrativas de formação. Experiências de formação em EJA.
id UFPB-11_e96b38beeee7b5cc7b887c0c24ebb5be
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/20022
network_acronym_str UFPB-11
network_name_str Temas em Educação
repository_id_str
spelling A POTÊNCIA DAS NARRATIVAS DE FORMAÇÃO PARA O PROCESSO DE TESSITURA IDENTITÁRIA DOCENTEEste artigo traz uma reflexão sobre a constituição da identidade docente e a possibilidade metodológica de se inserirem as histórias de vida, na área da Educação, como um caminho para fortalecer a formação de professores da Educação de Jovens e Adultos. Situamos, brevemente, a formação docente em EJA com Haddad e Soares e discorremos sobre a trajetória da identidade a partir de Dubar e Hall, mais especificamente, na formação docente com base em Marcelo. A escolha por esses autores se junta ao objetivo deste trabalho - de entender o processo formativo trilhando outras lógicas de compreensão de práticas, como as narrativas dos sujeitos. Refletimos também sobre a experiência formativa a partir de Josso, tendo em vista que suas considerações contribuem para formar professores quando coloca como centralidade as narrativas de formação. Por meio da abordagem teórico-metodológica, analisamos as percepções individuais e coletivas dos futuros docentes e sua dimensão social, ao dar ênfase aos relatos conectados à cultura do sujeito que narra, o que corrobora para o entendimento dos percursos formativos e a constituição da identidade docente.  Assim, buscamos apoio nas reflexões de Josso, no que concerne aos percursos de vida de docentes em formação e sua influência e significado na formação de professores e Souza na perspectiva do falar do conhecimento de si nas vivências de escolarização. Objetivamos, com este trabalho, dar visibilidade teórica sobre os processos formativos em Educação de Jovens e Adultos. Para isso, partimos das narrativas de formação dos sujeitos que, ao exercer sua docência, vão tecendo sua identidade docente.Palavras-chave: Identidade docente. Narrativas de formação. Experiências de formação em EJA.Editora da UFPB2015-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20022Revista Temas em Educação; Vol. 24 No. 2 (2015): RTE (July-Dec.); 106-121Revista Temas em Educação; Vol. 24 Núm. 2 (2015): RTE (jul.-dic.); 106-121Revista Temas em Educação; v. 24 n. 2 (2015): RTE (jul.-dez.); 106-1212359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20022/14565de Souza Maria, Liliane Sant'AnnaFontoura, Helena Amaral dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:42:24Zoai:periodicos.ufpb.br:article/20022Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:42:24Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A POTÊNCIA DAS NARRATIVAS DE FORMAÇÃO PARA O PROCESSO DE TESSITURA IDENTITÁRIA DOCENTE
title A POTÊNCIA DAS NARRATIVAS DE FORMAÇÃO PARA O PROCESSO DE TESSITURA IDENTITÁRIA DOCENTE
spellingShingle A POTÊNCIA DAS NARRATIVAS DE FORMAÇÃO PARA O PROCESSO DE TESSITURA IDENTITÁRIA DOCENTE
de Souza Maria, Liliane Sant'Anna
title_short A POTÊNCIA DAS NARRATIVAS DE FORMAÇÃO PARA O PROCESSO DE TESSITURA IDENTITÁRIA DOCENTE
title_full A POTÊNCIA DAS NARRATIVAS DE FORMAÇÃO PARA O PROCESSO DE TESSITURA IDENTITÁRIA DOCENTE
title_fullStr A POTÊNCIA DAS NARRATIVAS DE FORMAÇÃO PARA O PROCESSO DE TESSITURA IDENTITÁRIA DOCENTE
title_full_unstemmed A POTÊNCIA DAS NARRATIVAS DE FORMAÇÃO PARA O PROCESSO DE TESSITURA IDENTITÁRIA DOCENTE
title_sort A POTÊNCIA DAS NARRATIVAS DE FORMAÇÃO PARA O PROCESSO DE TESSITURA IDENTITÁRIA DOCENTE
author de Souza Maria, Liliane Sant'Anna
author_facet de Souza Maria, Liliane Sant'Anna
Fontoura, Helena Amaral da
author_role author
author2 Fontoura, Helena Amaral da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza Maria, Liliane Sant'Anna
Fontoura, Helena Amaral da
description Este artigo traz uma reflexão sobre a constituição da identidade docente e a possibilidade metodológica de se inserirem as histórias de vida, na área da Educação, como um caminho para fortalecer a formação de professores da Educação de Jovens e Adultos. Situamos, brevemente, a formação docente em EJA com Haddad e Soares e discorremos sobre a trajetória da identidade a partir de Dubar e Hall, mais especificamente, na formação docente com base em Marcelo. A escolha por esses autores se junta ao objetivo deste trabalho - de entender o processo formativo trilhando outras lógicas de compreensão de práticas, como as narrativas dos sujeitos. Refletimos também sobre a experiência formativa a partir de Josso, tendo em vista que suas considerações contribuem para formar professores quando coloca como centralidade as narrativas de formação. Por meio da abordagem teórico-metodológica, analisamos as percepções individuais e coletivas dos futuros docentes e sua dimensão social, ao dar ênfase aos relatos conectados à cultura do sujeito que narra, o que corrobora para o entendimento dos percursos formativos e a constituição da identidade docente.  Assim, buscamos apoio nas reflexões de Josso, no que concerne aos percursos de vida de docentes em formação e sua influência e significado na formação de professores e Souza na perspectiva do falar do conhecimento de si nas vivências de escolarização. Objetivamos, com este trabalho, dar visibilidade teórica sobre os processos formativos em Educação de Jovens e Adultos. Para isso, partimos das narrativas de formação dos sujeitos que, ao exercer sua docência, vão tecendo sua identidade docente.Palavras-chave: Identidade docente. Narrativas de formação. Experiências de formação em EJA.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20022
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20022/14565
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Temas em Educação; Vol. 24 No. 2 (2015): RTE (July-Dec.); 106-121
Revista Temas em Educação; Vol. 24 Núm. 2 (2015): RTE (jul.-dic.); 106-121
Revista Temas em Educação; v. 24 n. 2 (2015): RTE (jul.-dez.); 106-121
2359-7003
0104-2777
reponame:Temas em Educação
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Temas em Educação
collection Temas em Educação
repository.name.fl_str_mv Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1798045908751876096