Tessituras da autoria literária em narrativas docentes de vida e formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33622 |
Resumo: | O presente estudo, ao se identificar como uma pesquisaformação narrativa (auto)biográfica, se propôs a conhecer os percursos e as experiências de vida e de formação de um grupo de professoras autoras de textos literários da Rede Municipal de Educação de Niterói, bem como compreender o contexto institucional vivido por estas, em suas trajetórias de trabalho e formação docente. A pesquisa traz à centralidade as narrativas de três professoras que atuaram no contexto institucional da pesquisa, a Coordenação de Promoção da Leitura, na criação deste setor, na Secretaria Municipal de Educação de Niterói/RJ, e as narrativas de quatro professoras autoras de textos literários da Rede, na qual eu me incluo, entrelaçando a minha própria narrativa com as demais. Para dialogar com as narrativas, compõe o texto os autores Lev Vigotski, Mikhail Bakhtin, Walter Benjamin, Eda Maria de Oliveira Henriques, Inês Ferreira de Souza Bragança, dentre outros, que nos ajudaram a refletir sobre as questões centrais deste trabalho. As discussões teóricas e metodológicas desse aporte deram margem à entreconversa (Guimarães, 2023) e à contoconversa, a partir de uma discussão coletiva da construção de dispositivos metodológicos. O recurso metodológico entreconversa (Guimarães, 2023) foi utilizado como viés possível para deflagrar a produção de narrativas das três professoras que atuaram no contexto institucional da pesquisa, trazendo a possibilidade de construir um panorama contextual, histórico, temporal e social, a partir de suas memórias e experiências, também por ser consonante aos princípios da pesquisa e por realçar os aspectos singulares e plurais que nos constituem. A contoconversa, inspirado na conversa como metodologia (Ribeiro, Sampaio e Souza, 2018) e na concepção de crítica de leitor (Vigotski, 1999) foi trazido ao texto pela possibilidade de se constituir como uma experiência narrativa e de leitura, tendo o texto literário como deflagrador de narrativas e sentidos, suscitando as narrativas das professoras autoras de textos literários. Os fios tecidos na pesquisa apontam para processos de formação de autoria literária forjados nas experiências vividas, nas interações, em ações literárias e encontros de formação continuada de professores, na relação com os livros e com a literatura, na escola como lócus de incentivo e fomento para a formação de sujeitos leitores autores literários e no próprio reconhecimento de si mesmo como sujeito autor literário. |
id |
UFF-2_3c5b5f367923eb52a19692a00941f49e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/33622 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Tessituras da autoria literária em narrativas docentes de vida e formaçãoAutoria LiteráriaProfessoras Autoras de Textos LiteráriosNarrativasAutoriaNarrativaLeituraLiterary AuthorshipTeachers Who Authored Literary TextsNarrativesO presente estudo, ao se identificar como uma pesquisaformação narrativa (auto)biográfica, se propôs a conhecer os percursos e as experiências de vida e de formação de um grupo de professoras autoras de textos literários da Rede Municipal de Educação de Niterói, bem como compreender o contexto institucional vivido por estas, em suas trajetórias de trabalho e formação docente. A pesquisa traz à centralidade as narrativas de três professoras que atuaram no contexto institucional da pesquisa, a Coordenação de Promoção da Leitura, na criação deste setor, na Secretaria Municipal de Educação de Niterói/RJ, e as narrativas de quatro professoras autoras de textos literários da Rede, na qual eu me incluo, entrelaçando a minha própria narrativa com as demais. Para dialogar com as narrativas, compõe o texto os autores Lev Vigotski, Mikhail Bakhtin, Walter Benjamin, Eda Maria de Oliveira Henriques, Inês Ferreira de Souza Bragança, dentre outros, que nos ajudaram a refletir sobre as questões centrais deste trabalho. As discussões teóricas e metodológicas desse aporte deram margem à entreconversa (Guimarães, 2023) e à contoconversa, a partir de uma discussão coletiva da construção de dispositivos metodológicos. O recurso metodológico entreconversa (Guimarães, 2023) foi utilizado como viés possível para deflagrar a produção de narrativas das três professoras que atuaram no contexto institucional da pesquisa, trazendo a possibilidade de construir um panorama contextual, histórico, temporal e social, a partir de suas memórias e experiências, também por ser consonante aos princípios da pesquisa e por realçar os aspectos singulares e plurais que nos constituem. A contoconversa, inspirado na conversa como metodologia (Ribeiro, Sampaio e Souza, 2018) e na concepção de crítica de leitor (Vigotski, 1999) foi trazido ao texto pela possibilidade de se constituir como uma experiência narrativa e de leitura, tendo o texto literário como deflagrador de narrativas e sentidos, suscitando as narrativas das professoras autoras de textos literários. Os fios tecidos na pesquisa apontam para processos de formação de autoria literária forjados nas experiências vividas, nas interações, em ações literárias e encontros de formação continuada de professores, na relação com os livros e com a literatura, na escola como lócus de incentivo e fomento para a formação de sujeitos leitores autores literários e no próprio reconhecimento de si mesmo como sujeito autor literário.The present study, identifying itself as (auto)biographical narrative formation research, aimed to understand the paths and life experiences and training of a group of teachers who authored literary texts from the Niterói Municipal Education Network, as well as understanding the institutional context experienced by them, in their work trajectories and teaching training. The research brings to the center the narratives of three teachers who worked in the institutional context of the research, the Reading Promotion Coordination, in the creation of this sector, at the Municipal Department of Education of Niterói/RJ, and the narratives of four teachers who are authors of literary texts of the Network, in which I include myself, intertwining my own narrative with the others. To dialogue with the narratives, the authors composed the text Lev Vigotski, Mikhail Bakhtin, Walter Benjamin, Eda Maria de Oliveira Henriques, Inês Ferreira de Souza Bragança, among others, who helped us reflect on the central issues of this work. The theoretical and methodological discussions of this contribution gave rise to interviewconversation (Guimarães, 2023) and contoconversa, based on a collective discussion of the construction of methodological devices. The methodological resource interviewconversation (Guimarães, 2023) was used as a possible bias to trigger the production of narratives by the three teachers who worked in the institutional context of the research, bringing the possibility of building a contextual, historical, temporal and social panorama, based on their memories and experiences, also because it is in line with the principles of research and highlights the singular and plural aspects that constitute us. The contoconversa, inspired by conversation as a methodology (Ribeiro, Sampaio and Souza, 2018) and in the conception of reader criticism (Vigotski, 1999) was brought to the text due to the possibility of constituting itself as a narrative and reading experience, with the literary text as a trigger of narratives and meanings, raising the narratives of teachers who author literary texts. The threads woven in the research point to processes of formation of literary authorship forged in lived experiences, interactions, literary actions and continuing teacher training meetings, in the relationship with books and literature, in the school as a locus of encouragement and development for the formation of literary author-reading subjects and in the recognition of oneself as a literary author subject.216 p.Henriques, Eda Maria de OliveiraPérez, Carmen Lúcia VidalSilva, Dagmar de Mello eBragança, Inês Ferreira de SouzaVarani, AdrianaMunhoz, Silmara Carina DornelasSilva, Jacqueline Martins da2024-07-25T12:12:41Z2024-07-25T12:12:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Jacqueline Martins da. Tessituras da autoria literária em narrativas docentes de vida e formação. 2024. 216f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33622CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-25T12:12:45Zoai:app.uff.br:1/33622Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:55:35.814364Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tessituras da autoria literária em narrativas docentes de vida e formação |
title |
Tessituras da autoria literária em narrativas docentes de vida e formação |
spellingShingle |
Tessituras da autoria literária em narrativas docentes de vida e formação Silva, Jacqueline Martins da Autoria Literária Professoras Autoras de Textos Literários Narrativas Autoria Narrativa Leitura Literary Authorship Teachers Who Authored Literary Texts Narratives |
title_short |
Tessituras da autoria literária em narrativas docentes de vida e formação |
title_full |
Tessituras da autoria literária em narrativas docentes de vida e formação |
title_fullStr |
Tessituras da autoria literária em narrativas docentes de vida e formação |
title_full_unstemmed |
Tessituras da autoria literária em narrativas docentes de vida e formação |
title_sort |
Tessituras da autoria literária em narrativas docentes de vida e formação |
author |
Silva, Jacqueline Martins da |
author_facet |
Silva, Jacqueline Martins da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Henriques, Eda Maria de Oliveira Pérez, Carmen Lúcia Vidal Silva, Dagmar de Mello e Bragança, Inês Ferreira de Souza Varani, Adriana Munhoz, Silmara Carina Dornelas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jacqueline Martins da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoria Literária Professoras Autoras de Textos Literários Narrativas Autoria Narrativa Leitura Literary Authorship Teachers Who Authored Literary Texts Narratives |
topic |
Autoria Literária Professoras Autoras de Textos Literários Narrativas Autoria Narrativa Leitura Literary Authorship Teachers Who Authored Literary Texts Narratives |
description |
O presente estudo, ao se identificar como uma pesquisaformação narrativa (auto)biográfica, se propôs a conhecer os percursos e as experiências de vida e de formação de um grupo de professoras autoras de textos literários da Rede Municipal de Educação de Niterói, bem como compreender o contexto institucional vivido por estas, em suas trajetórias de trabalho e formação docente. A pesquisa traz à centralidade as narrativas de três professoras que atuaram no contexto institucional da pesquisa, a Coordenação de Promoção da Leitura, na criação deste setor, na Secretaria Municipal de Educação de Niterói/RJ, e as narrativas de quatro professoras autoras de textos literários da Rede, na qual eu me incluo, entrelaçando a minha própria narrativa com as demais. Para dialogar com as narrativas, compõe o texto os autores Lev Vigotski, Mikhail Bakhtin, Walter Benjamin, Eda Maria de Oliveira Henriques, Inês Ferreira de Souza Bragança, dentre outros, que nos ajudaram a refletir sobre as questões centrais deste trabalho. As discussões teóricas e metodológicas desse aporte deram margem à entreconversa (Guimarães, 2023) e à contoconversa, a partir de uma discussão coletiva da construção de dispositivos metodológicos. O recurso metodológico entreconversa (Guimarães, 2023) foi utilizado como viés possível para deflagrar a produção de narrativas das três professoras que atuaram no contexto institucional da pesquisa, trazendo a possibilidade de construir um panorama contextual, histórico, temporal e social, a partir de suas memórias e experiências, também por ser consonante aos princípios da pesquisa e por realçar os aspectos singulares e plurais que nos constituem. A contoconversa, inspirado na conversa como metodologia (Ribeiro, Sampaio e Souza, 2018) e na concepção de crítica de leitor (Vigotski, 1999) foi trazido ao texto pela possibilidade de se constituir como uma experiência narrativa e de leitura, tendo o texto literário como deflagrador de narrativas e sentidos, suscitando as narrativas das professoras autoras de textos literários. Os fios tecidos na pesquisa apontam para processos de formação de autoria literária forjados nas experiências vividas, nas interações, em ações literárias e encontros de formação continuada de professores, na relação com os livros e com a literatura, na escola como lócus de incentivo e fomento para a formação de sujeitos leitores autores literários e no próprio reconhecimento de si mesmo como sujeito autor literário. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-25T12:12:41Z 2024-07-25T12:12:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Jacqueline Martins da. Tessituras da autoria literária em narrativas docentes de vida e formação. 2024. 216f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024. https://app.uff.br/riuff/handle/1/33622 |
identifier_str_mv |
SILVA, Jacqueline Martins da. Tessituras da autoria literária em narrativas docentes de vida e formação. 2024. 216f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823610622377984 |