EDUCAÇÃO E APRENDIZAGENS DE ADULTOS NO ESPAÇO DA UNIVERSIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prestes, Emília Mª da Trindade
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sousa, Ítalo Eduardo Medeiros, Bezerra, Juliália Cássia Alves, Silva, Shirleide Karla de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temas em Educação
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17792
Resumo: Este artigo tem por finalidade evidenciar a relação entre a educação de adultos e o ensino superior, através da participação de alunos adultos acima de 30 anos, nos cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal da Paraíba - Campus I. O seu arcabouço teórico está relacionado à concepção de educação e de aprendizagens ao longo da vida, tida como “uma filosofia, um marco conceitual e um princípio organizador de todas as formas de educação, baseada em valores inclusivos, emancipatórios, humanistas e democráticos, sendo abrangente e parte integrantes da visão de uma sociedade do conhecimento” (UNESCO, 2010, p. 06) e em um contexto de riscos e de indefinições.No texto são apresentados alguns dados estatísticos relacionados à expansão do ensino superior da UFPB, entre os anos de 2007 e 2011, etapa pós-Reuni, no que tange ao atendimento das metas previstas pela Instituição universitária para o seu processo de democratização do acesso ao alunado, com destaque para a presença do aluno adulto.
id UFPB-11_f94e712392449c48c4a342966d8ecc4d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/17792
network_acronym_str UFPB-11
network_name_str Temas em Educação
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO E APRENDIZAGENS DE ADULTOS NO ESPAÇO DA UNIVERSIDADEEste artigo tem por finalidade evidenciar a relação entre a educação de adultos e o ensino superior, através da participação de alunos adultos acima de 30 anos, nos cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal da Paraíba - Campus I. O seu arcabouço teórico está relacionado à concepção de educação e de aprendizagens ao longo da vida, tida como “uma filosofia, um marco conceitual e um princípio organizador de todas as formas de educação, baseada em valores inclusivos, emancipatórios, humanistas e democráticos, sendo abrangente e parte integrantes da visão de uma sociedade do conhecimento” (UNESCO, 2010, p. 06) e em um contexto de riscos e de indefinições.No texto são apresentados alguns dados estatísticos relacionados à expansão do ensino superior da UFPB, entre os anos de 2007 e 2011, etapa pós-Reuni, no que tange ao atendimento das metas previstas pela Instituição universitária para o seu processo de democratização do acesso ao alunado, com destaque para a presença do aluno adulto.Editora da UFPB2013-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17792Revista Temas em Educação; Vol. 22 No. 2 (2013): RTE (July.-Dec.); 208-223Revista Temas em Educação; Vol. 22 Núm. 2 (2013): RTE (jul.-dic.); 208-223Revista Temas em Educação; v. 22 n. 2 (2013): RTE (jul.-dez.); 208-2232359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17792/10154Prestes, Emília Mª da TrindadeSousa, Ítalo Eduardo MedeirosBezerra, Juliália Cássia AlvesSilva, Shirleide Karla de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:50:47Zoai:periodicos.ufpb.br:article/17792Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:50:47Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO E APRENDIZAGENS DE ADULTOS NO ESPAÇO DA UNIVERSIDADE
title EDUCAÇÃO E APRENDIZAGENS DE ADULTOS NO ESPAÇO DA UNIVERSIDADE
spellingShingle EDUCAÇÃO E APRENDIZAGENS DE ADULTOS NO ESPAÇO DA UNIVERSIDADE
Prestes, Emília Mª da Trindade
title_short EDUCAÇÃO E APRENDIZAGENS DE ADULTOS NO ESPAÇO DA UNIVERSIDADE
title_full EDUCAÇÃO E APRENDIZAGENS DE ADULTOS NO ESPAÇO DA UNIVERSIDADE
title_fullStr EDUCAÇÃO E APRENDIZAGENS DE ADULTOS NO ESPAÇO DA UNIVERSIDADE
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO E APRENDIZAGENS DE ADULTOS NO ESPAÇO DA UNIVERSIDADE
title_sort EDUCAÇÃO E APRENDIZAGENS DE ADULTOS NO ESPAÇO DA UNIVERSIDADE
author Prestes, Emília Mª da Trindade
author_facet Prestes, Emília Mª da Trindade
Sousa, Ítalo Eduardo Medeiros
Bezerra, Juliália Cássia Alves
Silva, Shirleide Karla de Oliveira
author_role author
author2 Sousa, Ítalo Eduardo Medeiros
Bezerra, Juliália Cássia Alves
Silva, Shirleide Karla de Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prestes, Emília Mª da Trindade
Sousa, Ítalo Eduardo Medeiros
Bezerra, Juliália Cássia Alves
Silva, Shirleide Karla de Oliveira
description Este artigo tem por finalidade evidenciar a relação entre a educação de adultos e o ensino superior, através da participação de alunos adultos acima de 30 anos, nos cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal da Paraíba - Campus I. O seu arcabouço teórico está relacionado à concepção de educação e de aprendizagens ao longo da vida, tida como “uma filosofia, um marco conceitual e um princípio organizador de todas as formas de educação, baseada em valores inclusivos, emancipatórios, humanistas e democráticos, sendo abrangente e parte integrantes da visão de uma sociedade do conhecimento” (UNESCO, 2010, p. 06) e em um contexto de riscos e de indefinições.No texto são apresentados alguns dados estatísticos relacionados à expansão do ensino superior da UFPB, entre os anos de 2007 e 2011, etapa pós-Reuni, no que tange ao atendimento das metas previstas pela Instituição universitária para o seu processo de democratização do acesso ao alunado, com destaque para a presença do aluno adulto.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17792
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17792/10154
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Temas em Educação; Vol. 22 No. 2 (2013): RTE (July.-Dec.); 208-223
Revista Temas em Educação; Vol. 22 Núm. 2 (2013): RTE (jul.-dic.); 208-223
Revista Temas em Educação; v. 22 n. 2 (2013): RTE (jul.-dez.); 208-223
2359-7003
0104-2777
reponame:Temas em Educação
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Temas em Educação
collection Temas em Educação
repository.name.fl_str_mv Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1798045908704690176