Qual a influência da COVID -19 na prática de atividades físicas de docentes do bacharelado em educação física da UFPB?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Lucas Mota Soares
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27535
Resumo: Introdução: As medidas de combate à COVID-19, como o distanciamento social e o fechamento de estabelecimentos alteraram a rotina das pessoas, interferindo na prática regular de Atividades Físicas (AF). Objetivo: analisar como a COVID-19 influenciou a prática de AF dos docentes do Bacharelado em Educação Física da UFPB. Metodologia: Pesquisa quantitativa, descritiva, com delineamento transversal e questionário aplicado virtualmente (n= 14). Comparando-se duas fases temporais distintas, investigou-se variáveis sociodemográficas, aspectos da prática semanal de AF no lazer, no trabalho e no cotidiano, e fatores influenciadores da prática. Resultados: Na “fase 1” houve redução de locais das AF e na “fase 2” manutenção ou piora. Exercícios Físicos mistos e aeróbicos de intensidade moderada ou vigorosa diminuíram na “fase 1”; as AF de lazer, Exercícios aeróbicos de intensidade leves, Exercícios tipicamente de força, AF utilitárias ou preparatórias no trabalho e AF no trabalho apresentaram redução (ou manutenção de redução) nas duas fases. Exercícios de flexibilidade, mobilidade e recuperadores apresentaram considerável quantidade de não praticantes nas duas fases. Houve aumento de prática das AF no cotidiano nas duas fases, e os Exercícios Físicos aeróbicos de intensidade moderada ou vigorosa apresentam aumento na “fase 2”. O que mais influenciou na redução das AF foram a existência de medidas restritivas e o medo, enquanto o interesse em aptidão física saúde e/ou qualidade de vida influenciou no aumento. Conclusão: a prática de AF dos docentes estudados foi afetada, em geral, negativamente, apesar de seus conhecimentos técnicos e científicos acerca das AF.
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Exercícios Físicos mistos e aeróbicos de intensidade moderada ou vigorosa diminuíram na “fase 1”; as AF de lazer, Exercícios aeróbicos de intensidade leves, Exercícios tipicamente de força, AF utilitárias ou preparatórias no trabalho e AF no trabalho apresentaram redução (ou manutenção de redução) nas duas fases. Exercícios de flexibilidade, mobilidade e recuperadores apresentaram considerável quantidade de não praticantes nas duas fases. Houve aumento de prática das AF no cotidiano nas duas fases, e os Exercícios Físicos aeróbicos de intensidade moderada ou vigorosa apresentam aumento na “fase 2”. O que mais influenciou na redução das AF foram a existência de medidas restritivas e o medo, enquanto o interesse em aptidão física saúde e/ou qualidade de vida influenciou no aumento. Conclusão: a prática de AF dos docentes estudados foi afetada, em geral, negativamente, apesar de seus conhecimentos técnicos e científicos acerca das AF.Introduction: Measures to combat COVID-19, such as social distancing and the closure of establishments, have changed people's routines, interfering with the regular practice of Physical Activities (PA). Objective: to analyze how COVID-19 influenced the practice of PA by teachers of the Bachelor of Physical Education at UFPB. Methodology: Quantitative, descriptive research, with cross-sectional design and questionnaire applied virtually (n= 14). Comparing two distinct temporal phases, sociodemographic variables, aspects of the weekly practice of PA at leisure, at work and in everyday life, and factors influencing the practice were investigated. Results: In “phase 1” there was a reduction in the number of PA sites and in “phase 2” maintenance or worsening. Mixed physical exercises and aerobics of moderate or vigorous intensity decreased in “phase 1”; leisure PA, light intensity aerobic exercises, typically strength exercises, utilitarian or preparatory PA at work and PA at work showed a reduction (or maintenance of reduction) in both phases. Flexibility, mobility and recovery exercises had a considerable number of non-practitioners in both phases. There was an increase in the practice of PA in daily life in both phases, and aerobic Physical Exercises of moderate or vigorous intensity increased in “phase 2”. What most influenced the reduction of PA were the existence of restrictive measures and fear, while the interest in physical fitness, health and/or quality of life influenced the increase. Conclusion: the practice of PA by the professors studied was generally negatively affected, despite their technical and scientific knowledge about PA.Submitted by maria dalvanir lima (dalvanir07@gmail.com) on 2023-07-20T11:18:32Z No. of bitstreams: 1 LMSL27012023.pdf: 1186177 bytes, checksum: f44fc661cb3f8f38270985e3f6a1e5b7 (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-20T11:18:32Z (GMT). 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