Crítica ao trato com o conhecimento da educação física durante o ensino remoto emergencial: realidade em uma escola pública de João Pessoa - PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nathália Carolina da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27295
Resumo: A partir da instauração da pandemia, em meio a realidade de desemprego e mortes causadas pela COVID-19, as escolas tentaram se adequar utilizando estratégias para manter o contato com os seus estudantes, o ensino remoto foi discutido como um exemplo dessa ação. O objetivo deste estudo foi analisar a realidade do trato com o conhecimento, da participação e da aprendizagem na disciplina de educação física no período de 2020-2021, na Escola Municipal Antônio Santos Coelho Neto em João Pessoa-PB durante o ensino remoto. A população foi composta por 14 pessoas, 13 estudantes do 7º ano A que responderam um questionário sociodemográfico, de participação e aprendizagem, e o professor de educação física do fundamental II que, para além de um questionário sociodemográfico, formação acadêmica e realidade durante as aulas remotas, também participou de uma entrevista semiestruturada sobre a seleção, sistematização e organização dos conteúdos. Para a análise dos dados foram utilizadas duas técnicas, a estatística descritiva e a análise de conteúdo de Bardin, para chegar a uma interpretação de natureza materialista histórico-dialética. Constatou-se que, dentro da realidade da escola, de construção de atividades para enviar para os estudantes por um aplicativo de mensagens, sem o auxílio presencial do professor, a família se tornou a principal responsável pela mediação do ensino, tarefa que não é de sua responsabilidade ou domínio. É importante destacar também que os professores e gestores precisaram repensar suas práticas sem ajuda de políticas públicas ou de instruções de órgãos educacionais municipais ou estaduais e que, as atividades educacionais, nesse modelo de ensino, podem ter dissociado a tríade conteúdo-forma-destinatário, pela ruptura da natureza da educação, dificultando a realização da sua especificidade, o trato com os conhecimentos da educação física e a aprendizagem dos estudantes.
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spelling 2023-06-29T13:59:18Z2023-01-052023-06-29T13:59:18Z2022-12-09https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27295A partir da instauração da pandemia, em meio a realidade de desemprego e mortes causadas pela COVID-19, as escolas tentaram se adequar utilizando estratégias para manter o contato com os seus estudantes, o ensino remoto foi discutido como um exemplo dessa ação. O objetivo deste estudo foi analisar a realidade do trato com o conhecimento, da participação e da aprendizagem na disciplina de educação física no período de 2020-2021, na Escola Municipal Antônio Santos Coelho Neto em João Pessoa-PB durante o ensino remoto. A população foi composta por 14 pessoas, 13 estudantes do 7º ano A que responderam um questionário sociodemográfico, de participação e aprendizagem, e o professor de educação física do fundamental II que, para além de um questionário sociodemográfico, formação acadêmica e realidade durante as aulas remotas, também participou de uma entrevista semiestruturada sobre a seleção, sistematização e organização dos conteúdos. Para a análise dos dados foram utilizadas duas técnicas, a estatística descritiva e a análise de conteúdo de Bardin, para chegar a uma interpretação de natureza materialista histórico-dialética. Constatou-se que, dentro da realidade da escola, de construção de atividades para enviar para os estudantes por um aplicativo de mensagens, sem o auxílio presencial do professor, a família se tornou a principal responsável pela mediação do ensino, tarefa que não é de sua responsabilidade ou domínio. É importante destacar também que os professores e gestores precisaram repensar suas práticas sem ajuda de políticas públicas ou de instruções de órgãos educacionais municipais ou estaduais e que, as atividades educacionais, nesse modelo de ensino, podem ter dissociado a tríade conteúdo-forma-destinatário, pela ruptura da natureza da educação, dificultando a realização da sua especificidade, o trato com os conhecimentos da educação física e a aprendizagem dos estudantes.From the onset of the pandemic, despite the harsh reality of unemployment and deaths caused by COVID-19, schools tried to adapt by using strategies to keep in touch with their students, remote teaching was discussed as an example of this action. The main goal of this study was to analyze the reality of knowledge planning, participation and learning in physical education classes between 2020 and 2021, at the local School Antônio Santos Coelho Neto in João PessoaPB during remote teaching. The sample consisted of 14 people, 13 students from 7th grade A who answered a sociodemographic, participation and learning questionnaire and one physical education teacher from the second half of elementary school who, in addition to a sociodemographic questionnaire, academic background and reality during remote classes, also participated in a semi-structured interview on the selection, systematization and organization of contents. Two techniques were used for data analysis that were descriptive statistics and Bardin's content analysis, to arrive at an interpretation of a historical-dialectical materialistic nature. It was found that, within the reality of the school, of planning activities to send to students through a messaging app, without the teacher's in-person assistance, the family became the main responsible for mediating teaching, a task that is not its responsibility or domain. It is also important to highlight that teachers and principals needed to rethink their practices without the help of public policies or instructions from municipal or state educational organs of government and educational activities, in this teaching model, may have dissociated the triad content-form-recipient, by the disruption of the nature of education, making it difficult to achieve its specificity, planning the knowledge and learning in physical education classes.Submitted by Emmanuel Clemente (emmanuel.carneiro.clemente@academico.ufpb.br) on 2023-06-29T13:59:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NCS05012023.pdf: 1194450 bytes, checksum: f17c657b6bb6be139d40458ad88679f0 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-29T13:59:18Z (GMT). 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